placardpt
    Tribunal Arbitral do Desporto esclareceu situação

    TAD esclarece quinto amarelo de Palhinha: cartão mantém-se, mas sanção é retirada

    2021/03/23 13:33

    Dias depois de a imprensa nacional ter dado conta que o Tribunal Arbitral do Desporto já tinha chegado a uma decisão acerca da situação relativa ao quinto amarelo que João Palhinha viu diante do Boavista, eis que o TAD esclareceu finalmente a situação. 

    Através de um documento com 159 páginas [que pode ser consultado aqui], o Tribunal Arbitral do Desporto informa que o quinto amarelo ao jogador do Sporting mantém-se, mas que a sanção aplicada em primeira instância - um jogo de suspensão - fica sem efeito

    «Resulta claríssimo, por tudo quando o Colégio Arbitral não disse e por tudo quanto o Colégio Arbitral disse, que não houve - nem podia haver - qualquer anulação do cartão amarelo exibido pelo árbitro Fábio Veríssimo ao Demandante no jogo sub judice. Resulta claríssimo, isso sim, que o que o Colégio Arbitral decidiu foi que tal cartão amarelo - face ao teor da referida pronúncia formalmente solicitada ao árbitro Fábio Veríssimo e embora por este efetivamente exibido durante o jogo sub judice - não pode integrar a hipótese, a previsão, o tatbestand, a facti species da norma sancionatória tipificada no artigo 164.º, n.º 7, do RDLPFP, não devendo, portanto, produzir quaisquer efeitos no âmbito desta mesma norma sancionatória», pode ler-se no relatório divulgado esta terça-feira. 

    Neste sentido, pressupõe-se que o próximo cartão amarelo visto por Palhinha será o sexto. Ainda assim, e como refere o o artigo 164.º, n.º 7, do RDLPFP, o jogador cumprirá um jogo de suspensão quando, e se, vir o nono cartão amarelo. 

    Portugal
    João Palhinha
    NomeJoão Maria Lobo Alves Palhares Costa Palhinha Gonçalves
    Nascimento/Idade1995-07-09(28 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Defensivo)

    Fotografias(66)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    da_ni82
    2021-03-23 20h58m por joaosousa367
    Na altura do Diaz penso que ja tinham tapado o buraco em relacao a lei. O jogador ja nao podia por ele proprio recorrer a um tribunal civil por ser "injustamente" suspenso.
    Claro que chateia aos adeptos ver como cada um se safa. Mas isto é apenas culpa de quem regula o futebol.
    Isso falar de castigos em relação ao Porto mais prejudicados fomos nos sumaríssimos.
    Só de me lembrar do Benny hoje em dia quase não havia um jogo sem um sumarissimo
    CA
    Puro gozo
    2021-03-23 20h43m por canjos
    Estas instâncias gozam com os portugueses; Tratam-nos como estúpidos.
    Que leis são estas, onde o bom senso não impera? Estes "juízes" deviam ter vergonha!
    Retiraram o castigo, logo o 5. º amarelo foi desconsiderado; Onde está a dúvida?
    Agora vamos ter a "novidade" de alguém que apenas será castigado pela 1. ª vez ao fim de 9 cartões amarelos! Esta gente deve viver em mundo paralelo, só pode.
    MA
    da_ni82
    2021-03-23 20h41m por Markes88
    8 jogos. . . ainda são mais do do que previa. . . .

    Tendo ele uma influência tremenda no Scp pela força que dá àquele meio campo e ajuda à defesa. . . . em condições normais já teria cumprido o castigo do 5amarelo e o do 9amarelo pela certa. . . . . enfim.
    da_ni82
    2021-03-23 20h29m por joaosousa367
    Se és mais experto que os outros para escapares por entre os buracos da chuva tens é de aproveitar senão alguém vai passar por ti lol
    A manutenção «absurda» do 5º amarelo. . .
    2021-03-23 20h29m por Artemis
    . . . decorre do facto de o anulamento do cartão em momento pós-jogo abriria caminho a «singularidades» irresolúveis.

    Por exemplo, um penalty que gerasse um golo, e só após o jogo se constatasse e confirmasse que tal penalty fora inexistente, suscitaria, por paralelo com o cartão, a sua subtracção?. . .

    Tal implicaria evidentes transtornos e imprevisibilidade nos resultados dos jogos e suas consequências mais imediatas (apostas, etc. . . ). . .
    MA
    . . .
    2021-03-23 20h28m por Markes88
    Agora só falta a FPF chamar o ''pai das regras do futebol'', tal como fez com o VAR, para dar o seu parecer. . . . . certamente está na campa aos saltos com esta decisão.
    MA
    Palhinha
    2021-03-23 20h14m por Markes88
    Não me lembro de um caso destes no futebol português e vejo futebol há mais de 25 anos. . . .

    Como pode ser uma decisão justa se anulam o efeito do 5amarelo? E todos os outros jogadores que levaram o 5amarelo? Afinal a solução dos clubes ou jogadores com 5amarelos é meter o processo no tribunal e também tentar ganhar? É que por aí, percebe-se que estão claramente a favorecer o Scp, e tal não aconteceria pela certa com um clube qualquer extra-Grande. . . . e mais: os outros Gran...ler comentário completo »
    Francisquinho
    2021-03-23 19h33m por SCP4Lyfe
    Não vás por aí, ele ser dos jogadores mais faltosos é única e exclusivamente por ser um jogador bastante agressivo (no bom sentido da palavra). Mais de metade das ''faltas'' que ele faz em Inglaterra era para seguir jogo.
    Isto é muito simples
    2021-03-23 19h31m por SCP4Lyfe
    Se não querem tirar o amarelo (Isto para mim são caprichos), então que mantenha o amarelo. . E caso leve o 6º amarelo seja suspenso, simples! Esta decisão não tem pés nem cabeça! Basicamente para ser suspenso vai precisar de levar 9 amarelos, onde está o sentido nisto? Sendo eu sportinguista estou bastante bem com esta decisão (caso se mantenha) como é óbvio, porém compreendo perfeitamente que os adeptos e dirigentes de outros clubes se sintam revoltados, é uma decisão no mínimo polémica e bastante discutível. .
    Mais lenha na fogueira
    2021-03-23 19h20m por joaosousa367
    As multas que sairam do CD (SC e Paulo Sérgio) são ridículas.
    Até as multas dentro do clube devem ser maiores
    Decisão TAD
    2021-03-23 19h13m por baetatomskaSCP
    Não consigo achar isto normal. . . Das duas uma, ou mantinham o cartão e ele cumpria o castigo, ou retiravam e ele voltava a ter 4 cartões amarelos e quando levasse o 5º cumpria o castigo. Agora isto? Eu como sportinguista, mesmo achando que isto não mancha a campanha desportiva deste ano, penso que é das tais situações em que não basta ser mulher de César, é preciso parecê-lo. E a nossa justiça desportiva se o é, não o parece. Por mim, no próximo amarelo que o Palhinha leve, o Rúben Amorim não o punha a jogar no jogo seguinte!
    jsilva77
    2021-03-23 18h46m por joaosousa367
    Vergonhosa atitude porque?
    Aproveitaram um buraco que pelos vistos só lhes dá razão a eles. Isto apenas envergonha é quem regula o futebol por cá.
    Mas já disse anteriormente a novela ainda não acabou.
    Não concordo
    2021-03-23 18h29m por Heimdallr
    E não concordo porque é mais uma polémica desnecessária. Se Palhinha viu bem ou mal o amarelo, isso faz parte do futebol, o que já não faz parte são estes casos que que teimam em não desaparecer do futebol português. Viu o 5° amarelo cumpria castigo e ficava o assunto resolvido.

    Mas. . .

    Não queiram fazer disto o maior escândalo do futebol português, já aconteceram coisas bem piores.
    OP
    Palhinha
    2021-03-23 18h21m por Opinadorimparcial
    Quantos jogadores já tiveram de cumprir castigo por decisões incorretas? Se for assim eu também consigo arranjar 2 ou 3 lances onde o palhinha deveria ter levado amarelo e não levou. Mas ainda bem que abrem um precedente porque se funcionou para um vai ter de funcionar para todos. Jogo de castigo ao 9° cartão amarelo, andamos a evoluir
    OP
    Palhinha
    2021-03-23 18h18m por Opinadorimparcial
    Só de saber que há gente a receber milhares de euros para tomar decisões destas até me dá vómitos, é uma vergonha. . .
    JS
    Vergonhosa atitude do SCP
    2021-03-23 18h13m por jsilva77
    Vergonhosa decisão . . . Agora temos um jogador único no mundo e o mais faltoso da Liga Portuguesa, que tem uma sequência de 5 cartões amarelos e é amnestiado, enfim . . . Chamam-lhe de . . . Verdade desportiva . . . 10 amarelos semore a jogar . . . É de se aplaudir de pé esta impunidade . . . Já agora, foram contabilizadas as vezes que devia ter levado amarelo e não levou ??? Pois, melhor não . . . O chamado, tadinho do crocodilo . . . Quantos jogadores têm um, dois ou mais amarel...ler comentário completo »
    joaosousa367 & Ratel. . .
    2021-03-23 18h08m por Artemis
    . . . grato pela informação, que confirmei como sendo correcta.

    Penso que a proposta inicial (2007) visava que no 3º ciclo de amarelos, o jogador fosse suspenso um jogo a cada dois amarelos.
    RATEL
    2021-03-23 18h01m por joaosousa367
    Chateia-me mais quando acontece o contrario que por acaso de tempos em tempos lá vem essas notícias.

    Voltando aos árbitros enquanto não houver transparência e mudar-se a cultura do adepto muito dificilmente se consegue fazer alguma coisa melhor.
    RATEL
    2021-03-23 17h27m por joaosousa367
    O problema é esse a nível profissional aquilo é um lodo. Vão para lá de boa fé e quando querem subir acontece tanta coisa estranha lol
    RATEL
    2021-03-23 17h14m por joaosousa367
    Eu por acaso lembro-me de apanhar muitos arbitros novos com menos de 30 anos. A maioria fica-se pelos escaloes de formação ou distritais. Eu por acaso nunca quis ser jogador de futebol mas algum do pessoal que jogou comigo so para se manter na bola e ser pago foi para arbitro.
    RATEL
    2021-03-23 16h58m por joaosousa367
    E quem é que quer ir para árbitro? Eu não ia de certeza lol
    Aquilo é um lodo autêntico, é mais fácil ser jogador profissional (não digo ser bom jogador)
    do que ser árbitro
    Artemis
    2021-03-23 16h54m por joaosousa367
    ao 9 cartão. Se não me engano os castigos são aplicados da seguinte forma:
    5 amarelos
    9 amarelos
    e depois sempre de 3 em 3
    O inacreditável futebol português. . .
    2021-03-23 16h52m por Artemis
    Um ciclo, pois, de 5 amarelos sem sanção. . .

    Palhinha, o mágico, só será sancionado ao 10º amarelo. . .

    É obra, e a responsabilidade não é de Palhinha. . .
    RATEL
    2021-03-23 16h46m por joaosousa367
    Os árbitros com o VAR não podem ser castigados lol, não há árbitros suficientes para estar a apitar e no VAR na cidade do futebol. Ainda querem VAR na 2a Liga lol
    RATEL
    2021-03-23 16h40m por championshipmanager
    Exatamente, e para além da arbitragem, temos os exemplos dos "observadores/avaliadores" que muitas vezes acabam por cometer erros , que levam muitas vezes a árbitros com bastante potencial serem afastados da elite… Mas esta conversa da arbitragem em Portugal dava "pano para mangas". . .
    Falavas do Marco Ferreira, curiosamente nessa época, desse penalty, ele foi escolhido para apitar a final da Taça de Portugal SCP vs SCB em 2014/2015 ( jogo que serve todos os anos de prémio pela bo...ler comentário completo »
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Relatório de penalizações referente à jornada 29
    O Conselho de Disciplina divulgou, na tarde desta sexta-feira, as penalizações referentes à jornada 29.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ZH
    zhar 19-04-2024, 17:28
    canelax 19-04-2024, 17:26
    Estigarribia 19-04-2024, 17:04
    xithombo 19-04-2024, 16:56
    GS
    GSCGrandeamor 19-04-2024, 16:56
    GS
    GSCGrandeamor 19-04-2024, 16:55
    xithombo 19-04-2024, 16:51
    moumu 19-04-2024, 16:42
    Ispeaksempolemicas 19-04-2024, 16:40
    PT
    pt74 19-04-2024, 16:17
    R_
    R_Pinto 19-04-2024, 16:03
    zecic 19-04-2024, 15:53
    RI
    RicardoHGoat21 19-04-2024, 15:35
    AngelEyes 19-04-2024, 15:14