placardpt
    Agnelli e Marchetti confirmaram

    Liga dos Campeões 2.0 a partir de 2024: «A maior renovação das provas europeias em décadas»

    2021/03/09 09:46

    A nova Liga dos Campeões vai, ao que tudo indica, arrancar em 2024. A confirmação foi dada por Andrea Agnelli, presidente da Juventus e da Associação Europeia de Clubes (ECA) e por Giorgio Marchetti, vice-secretário geral da UEFA, que anunciaram um novo formato para a prova.

    Com isto, a fase de grupos clássica vai desaparecer e os 36 clubes (atualmente 32) apurados jogarão 10 jogos contra adversários distintos (metade em casa, metade fora). A classificação será única, sendo que os ocupantes dos primeiros lugares qualificar-se-ão para os oitavos de final. Para além disso, há ainda a possibilidade de uma ronda de play-in entre o 9º e o 24º classificados.

    Ainda faltam limar algumas arestas em relação ao formato - os donos das quatro novas vagas, por exemplo -, mas Agnelli espera que «tudo fique resolvido nas próximas duas semanas».

    Para além disso, o dirigente máximo da Juventus salientou que a ideia do novo formato tem como mentor o antigo guarda-redes Van der Sar (hoje no Ajax) e que esta permite aumentar o número de jogos na primeira fase para 100 e reduzir os duelos mais desnivelados entre as equipas.

    Por fim, Marchetti apontou à «maior renovação das provas europeias em décadas» que manterá «a pirâmide aberta e democrática».

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    .
    2021-03-09 18h24m por alfineteiro
    acho piada a comentários dos tugas a isto e aquilo olhem fizessem pela vida estou a falar de Benfica e sporting que nunca fizeram nada nas competições europeias, assim como muitas outras equpas portuguesas mais pequenas parece que vao fazer turismo e nao lhes importa subir de ranking agora e desculpas para isto e para aquilo,
    Reformulando
    2021-03-09 15h37m por baetatomskaSCP
    O que quis dizer nos meus comentários foi que o atual formato da Champions (e também da LE) já há muito que não é competitivo e democrático para com ligas sem ser as big4. Daí estar a dar o benefício da dúvida ao Van der Sar. Os tubarões querem é ter o máximo de lucro possível. Se esta solução fizesse esses clubes abandonarem a ideia da Superliga, ao mesmo tempo que não destruísse a competitividade já reduzida do atual formato da Champions, não seria mau. Recordo que com a atual fase de gr...ler comentário completo »
    baetatomskaSCP
    2021-03-09 14h33m por MisticaEncarnada
    heh. . . a liga em si não é tão competitiva do 2º lugar para baixo. Além disso, a velocidade do futebol deles também é maior. Só por dizer que o Ajax ganha mais títulos que os outros. E a última equipa a chegar a umas meias na Champions foi o Ajax.
    O problema é retirar competitividade à LE porque aparecem 2 ou 3 daqueles países e a competição já não é para o bico dos outros. Antes a LE jogava-se pela LE e não por um apuramento para a LC. E jogava-se melhor futebol na LE na minha opinião.
    MisticaEncarnad a
    2021-03-09 14h25m por baetatomskaSCP
    O acesso à Champions pela Liga Europa é outro problema como apontaste e bem, dá azo a que possa haver ligas do top4 com 5 equipas na fase de grupos da Champions. . . Um Man United, Tottenham ou Sevilla pode sempre aspirar a salvar uma má época interna através de um título da LE! Por outro lado, o mentor desta ideia foi o Van der Sar e acredito que ele não esteja satisfeito com a atual competitividade da liga holandesa, que hoje em dia é bem menos competitiva do que já foi noutros tempos (o ...ler comentário completo »
    baetatomskaSCP
    2021-03-09 14h11m por MisticaEncarnada
    Se essa democratização houvesse metade das equipas não pertenciam a essas big four. Na realidade até é mais de metade, pois às vezes há um clube que vence a LE que ficou em 5º ou 6º lugar na época anterior.
    MisticaEncarnad a
    2021-03-09 14h08m por baetatomskaSCP
    Provavelmente é o que vai acontecer. . . Era eu na minha ingenuidade a ter alguma esperança em alguma democratização dos acessos à Champions. . . Mas é aguardar.
    baetatomskaSCP
    2021-03-09 14h04m por MisticaEncarnada
    Achas? Quase de certeza vai haver mais alguém a participar das big 4
    MisticaEncarnad a
    2021-03-09 13h34m por baetatomskaSCP
    MotoGP e ciclismo no meu caso ehhhehhe mas sim. . .
    Quanto a taças nacionais e supertaça concordo com tudo, a taça da liga para mim podia ficar com o formato atual de eliminatórias em vez daquela fase de grupos ultra viciada, eram menos jogos e tudo. A única vantagem que vejo neste novo formato da Champions são essas 4 vagas extra de alguma maneira poderem ser distribuídas por ligas sem ser das big4 (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália). Podiam por exemplo acrescentar uma vaga à...ler comentário completo »
    baetatomskaSCP
    2021-03-09 12h50m por MisticaEncarnada
    Se tal acontecer mais vale só ver jogos de seleções e provas nacionais e de resto seguimos outro desporto, tipo MotoGP ou Formula1.
    VerdeRubro
    2021-03-09 12h49m por MisticaEncarnada
    Espero que a taça nacional e a Supertaça não se extingam. De resto. . . apesar de que eu gosto da Taça da Liga, só sou contra o actual formato porque favorece os 3 grandes.
    Até podiam ir os primeiros 3, ok era o pódio. Em alguns países eram 2 em vez de um por exemplo. Mas haverem 16 equipas só de 4 países é péssimo. É como fazer uma Taça da Liga com 8 clubes e 4 deles serem os 3 grandes e o Sp. Braga. É igual sem tirar nem pôr.
    Mesmo a Liga Europa não deveria dar acess...ler comentário completo »
    Superliga Europeia
    2021-03-09 12h48m por baetatomskaSCP
    Seria só péssimo e o último prego no caixão do futebol tal como o conhecemos. . . Aguardemos pelos próximos episódios deste novo formato da Champions. . .
    MisticaEncarnad a
    2021-03-09 12h36m por VerdeRubro
    Exacto, no fim ganham sempre os mesmos.

    A competição que determinava o verdadeiro campeão europeu de clubes terminou em 1992, daí para cá tudo se conjugou virado para o negócio e para o lucro.

    Eu não defendo a Superliga, apenas entendo e acredito que será o futuro, tendo em conta tudo aquilo que vivemos. É o progresso e não há meio de o parar.

    E acho engraçado falar-se em favorecimento de clubes e nações grandes quando isso acontece desde 1992...ler comentário completo »
    JHendrix
    2021-03-09 12h25m por baetatomskaSCP
    Na prática agora a Liga Europa vai ser a taça das taças, visto por exemplo em Portugal só o vencedor da taça se qualificar para ela (a não ser que já esteja qualificado para a Champions e aí essa vaga passa para o 4º classificado do campeonato). A Conference League vai ser uma espécie de Inter-City ou Intertoto.
    VerdeRubro
    2021-03-09 12h15m por MisticaEncarnada
    Já não temos? Olha para os oitavos de final da Champions. . . e depois, com essa fase de grupos "aleatória" achas que vão meter um United a jogar com o Real Madrid, Bayern, PSG e Barcelona, por exemplo? Eles vão estar na mesma todos nos oitavos.
    E quanto à Superliga, pode ser muito giro haver grandes jogos todas as semanas mas depois deixam de jogar as provas nacionais? É que com mais jogos não vai ser fácil rodar as equipas. A não ser que só haja 2 provas: campeonato e Superliga Europeia.
    Superliga Europeia
    2021-03-09 12h06m por VerdeRubro
    Continua-se a adiar o futuro. Entretanto vão criando estas engenhocas ou geringonças só para fingirem que o futebol da alta roda é para todos, o que é mentira e até impossível de concretizar.

    Arrisco a dizer que antes de 2030 teremos a Superliga Europeia, composta pelos grandes tubarões europeus e com a uefa a organizar.
    MAREMI_FCP
    2021-03-09 11h51m por MisticaEncarnada
    Como é óbvio. Agora esquece aparecer uma Atalanta ou uma Roma ou um Sevilla nos oitavos. E mesmo para os tugas vai ser complicado. É uma treta, cada vez que mudam é para pior. Mais valia irem 64 clubes e ser só eliminatórias fora e casa.
    O formato actual é excelente, bastava fazer-se sorteio puro na fase de grupos para aumentar a competitividade nesses 6 jogos.
    Quantos mais jogos houverem mais difícil vai ser para as equipas com menos dinheiro passar a fase de grupos.
    O Van der Sar era um óptimo GR, apenas. .
    2021-03-09 10h54m por PensadorDaBola
    Mudança não significa melhoria, e aqui está um grande exemplo disso. Além de sobrecarregar ainda mais os calendários, vai tornar a competição muito menos equitativa. Por exemplo, com a actual fase de grupos, é garantido que as equipas visitam sempre as restantes que pertencem ao grupo em que ficaram inseridas.
    Isso agora acabou. Se eu vou jogar ao Real Madrid, o Real Madrid já não vem jogar a minha casa. Se vou jogar ao Liverpool, este já não vem a minha casa também, o que é ...ler comentário completo »
    P0
    Meio confuso
    2021-03-09 10h46m por P0P1
    Depois não haverá a grande probabilidade de equipas que já tenham jogado entre si na primeira fase se encontram logo outra vez nas eliminatórias??
    Sempre a mudar o que já está bem. . .
    UEFA
    2021-03-09 10h43m por JHendrix
    Houve uma altura que a UEFA achou muita piada depois de uma fase de grupos. . . Fazer outra fase de grupos. . . felizmente durou pouco tempo e voltou ao formato clássico. Depois quis reformular a Taça UEFA, com um fase de grupos totalmente tosca, e só depois é que a definiu no formato actual. Acabou com a Taça das Taças, mas recentemente pensa em trazê-la de volta. Já para não falar do torneio ambulante que será o EURO. . . Acham muita piada quererem mexer no que não devem e arrependem ...ler comentário completo »
    tratorXXL
    2021-03-09 10h26m por Kaizeler
    Isto é formato à la International Champions Cup. Ao menos na Liga Europa havia grupos de 5, e todos desse grupo jogavam entre si, e o apuramento era decidido entre esses cinco. Agora estamos a falar de uma única tabela de 36 equipas, mas não jogam todos contra todos (estou para ver como se faz o "sorteio" dos calendário)
    Juventus a decidir formatos?
    2021-03-09 10h05m por tiger1974
    Alteração para favorecer os grandes clubes, e as maiores ligas, financeiramente, seja por ter mais equipas, seja por estas chegarem mais longe.
    Parece a sociedade, escolhem-se os líderes em função de promessas de igualdade para todos, mas depois, quando chegam ao poder, as medidas são para favorecer sempre os mesmos, e os pequenos contentam-se com migalhas.
    Parvoíce.
    2021-03-09 09h56m por eduardonlirio
    Não tem sentido nenhum.
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Um dia rotineiro de treino, que acabou em grande preocupação para o Girona: Yan Couto, lateral ex-SC Braga, e Juanpe protagonizaram um violento choque de cabeça e foram ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Vic-54 25-04-2024, 15:45
    fcpinvicta 25-04-2024, 15:43
    TheBlankSpace 25-04-2024, 15:35
    FL
    flaviebse 25-04-2024, 15:31
    Blindsnake 25-04-2024, 15:22
    sexydriver 25-04-2024, 15:18
    andsleve 25-04-2024, 15:16
    TI
    tink 25-04-2024, 15:15
    marconeves559 25-04-2024, 15:07
    Gabri14 25-04-2024, 15:06
    DoctorDrew 25-04-2024, 14:47
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 14:33
    Sotkio 25-04-2024, 13:59
    andsleve 25-04-2024, 13:42
    FL
    flaviebse 25-04-2024, 13:33
    sexydriver 25-04-2024, 12:47