placardpt
    Boavista bate Famalicão na luta pela salvação

    Pantera agarrou-se melhor à boia de salvação

    2021/03/06 22:27

    A noite foi de confronto entre «vizinhos» na parte baixa da classificação e o Boavista acabou agarrado à botija de oxigénio que permite respirar melhor na luta pela salvação. Um triunfo por 3x0 sobre o FC Famalicão, num jogo em que as duas equipas provaram ter mais qualidade do que a situação aflitiva que vivem.

    Receio? A fuga é para a frente

    No lançamento do encontro, Silas tinha refutado a ideia de um jogo mais especulativo; e estava certo. Indiferentes ao sufoco classificativo, Boavista e Famalicão «atiraram-se» ao jogo com a coragem de quem precisa mais dos três pontos do que da «segurança» do nulo. A consequência foi um espetáculo com qualidade entre duas equipas que a têm, mas que nem sempre a evidenciam.

    Entrou (bem) melhor o conjunto axadrezado, que só não ficou com a vantagem no marcador do seu lado logo no minuto inaugural porque o tiro de Angel Gomes foi colocado demais; a bola bateu no poste direito da baliza de Luiz Júnior e fez depois aquela travessia angustiante junto à linha de golo, sem entrar. Era o tónico para 45 minutos prazerosos, do ponto de vista do espectador.

    Enquanto o Boavista parecia mais homogéneo, a equipa de Silas apoiava-se sobretudo na qualidade individual. Gil Dias foi um dos casos, com um remate forte à malha lateral (6'). Respondeu a pantera, com Elis a usar a visão de jogo para encontrar Nuno Santos em posição frontal; o remate do médio boavisteiro encontrou Luiz Júnior como obstáculo.

    Mangas ganhou-lhe o gosto

    Ricardo Mangas marcou pelo segundo jogo consecutivo ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Mais Boavista no jogo, um dado coroado com o golo logo a seguir. Canto batido, Chidozie ganha o primeiro duelo pelo o ar e Ricardo Mangas foi quem tirou o proveito, ao segundo poste, desviando também com a cabeça. Depois de ter marcado em Guimarães, o lateral voltou a ser eficaz neste tipo de lance. E justo, porque os do Bessa eram por esta altura a melhor equipa em campo. 

    Exigia-se resposta por parte do Fama. E foi dada por Rúben Vinagre, que apesar de ter estado na origem do golo axadrezado (perdeu a bola que lançou o ataque rápido) se afirmou como a unidade em destaque nos visitantes. À meia hora de jogo teve no pé a bola do empate, mas o remate bem gizado teve a mesma pontaria que a tentativa de Angel Gomes no primeiro minuto: bola no ferro.

    Intenso e com vários momentos de qualidade técnica. Ainda antes do descanso, nova aproximação «venenoso» do Boavista, com Ricardo Mangas a sacar um daqueles cruzamentos à flor da relva que tiram a bola a qualquer defesa; mas Luiz Júnior teve comprimento suficiente nos dedos para atrapalhar a ação de Elis, que acabou por não conseguir a emenda feliz. 

    Mais Fama, menos proveito

    ©Rogério Ferreira / Kapta+

    O jogo nunca desiludiu. É esse o marco maior do duelo do Bessa. O Famalicão fez pela vida, e muito, mas a falta de rotinas ofensivas - e de confiança - voltou a atraiçoar o conjunto de Silas. Guedes acertou na trave aos 50 minutos (mas estaria em posição irregular) e Kraev chegou um segundo atrasado para ser feliz (64'); o castigo foi duro, no minuto seguinte. 

    Paulinho. Palavra para ele, o melhor da noite sem contestação. Primeiro em zonas mais centrais, a meio da segunda parte na direita no reformulado 4x4x2 do Boavista. E como quem chama a si a coroa do jogo, arrancou imparável e deixou para trás quem tentou pará-lo; fuzilou, depois, sem piedade para Luiz Júnior. A boa noite coletiva da pantera premiada pelo talento do brasileiro.

    Com o 2x0, o fim de história podia começar a escrever-se com letras de convicção. E quando Ugarte foi expulso, aos 75 minutos, por uma entrada duríssima sobre Nuno Santos, até o mais resistente dos adeptos famalicenses percebeu que a busca por pontos não seria bem conseguida na cidade do Porto. O 3x0, apontado por Sebástian Pérez (que tinha acabado de entrar), só confirmou o cenário.

    jogos históricos
    U Sábado, 06 Março 2021 - 20:30
    Estádio do Bessa Séc. XXI
    André Narciso
    3-0
    Ricardo Mangas 17'
    Paulinho 65'
    Sebastián Pérez 90'

    ESTÁDIO

    Estádio do Bessa Séc. XXI
    Lotação28 263
    Medidas105x68
    Inauguração1910
    Lances Capitais
    17´
    GOLO Boavista!
    Ricardo Mangas marca
    Ricardo Mangas marca o seu 4º golo na prova (20 jogos)
    50´
    Alexandre Guedes (FC Famalicão) remata ao ferro!!! O avançado parece estar em posição irregular, por isso, em caso de golo, o lance seria revisto, mas fica o aviso!
    65´
    GOLO Boavista!
    Paulinho marca
    Paulinho marca o seu 2º golo na prova (20 jogos)
    75´
    Cartão vermelho para Manuel Ugarte (FC Famalicão) Manuel Ugarte vê o seu 1º vermelho na prova (9 jogos)
    90´
    +1
    GOLO Boavista!
    Sebastián Pérez marca
    Sebastián Pérez marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
    Positivo
    Paulinho

    Jogo completo e pleno de qualidade do médio brasileiro do Boavista. Começou no meio e foi a partir daí que pautou o ritmo (quase sempre alto) do jogo axadrezado; a meio da segunda parte passou para o lado direito, acabando por fazer o segundo golo do Boavista, numa arrancada impossível de parar.

    Negativo
    Lance entre Ugarte e Nuno Santos

    Ao minuto 75, Ugarte, na tentativa de jogar a bola, acaba por ter uma entrada muito dura sobre Nuno Santos. Após recurso ao VAR, André Narciso decidiu-se pela expulsão do médio do Famalicão. Nuno Santos, esse, teve de ser substituído. Um momento sempre «arrepiante».

    Forma
    Boavista
    2020/2021
    24J
    5V
    9E
    10D
    26-36G
    FC Famalicão
    2020/2021
    24J
    5V
    7E
    12D
    22-37G
    O Árbitro

    O jogo foi intenso e disputado, mas só aos 75 minutos é que a equipa de arbitragem teve um momento de maior dúvida. No lance entre Ugarte e Nuno Santos, André Narciso deixou jogar, mas após consulta ao VAR mudou de opinião e exibiu bem o cartão vermelho ao médio do Famalicão.

    Fotografias(15)

    Liga NOS: Boavista x Famalicão
    Liga NOS: Boavista x Famalicão
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BOAVISTA
    EMPATE
    FC FAMALICÃO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Vilanova1
    2021-03-08 22h57m por Maxaqueen
    Onde leu essa notícia do Ivo Vieira no Famalicão?
    Já agora, também quero saber. . .
    Paulinho
    2021-03-07 11h10m por reginacosta
    Para além do bom jogo que fez e do golo, uma palavra para a flash aquando da recepção do prémio de melhor jogador. A demonstração de enorme satisfação, humildade e simpatia fizeram ver a uns quantos que por aí andam. . .
    Parabéns por tudo!
    Força Boavista!
    TA
    Famalicão
    2021-03-07 08h45m por tarik
    Os que dizem aqui que o Famalicão se vendeu, o que é que o Boavista fez ? O Rami e o Javi Garcia vieram por meia dúzia de euros? Juízo nessas cabeças.

    Quanto ao Famalicão. . . . aquela defesa mete dó, os Portistas que choraram a ida embora do Queirós, que vejam os jogos dele, ao nível do Riccieli, dois sacos rotos.
    O ataque nem se comenta. Incrível. Como é que o Anderson é banco do Guedes. Heriberto titular absoluto lool
    Vilanova
    2021-03-07 05h12m por DepoisPago
    Ivo vai para o fama?
    VI
    Erwinsanchez. . .
    2021-03-07 05h01m por Vilanova1
    Só descem 2. O 16o vai disputar o playoff com o 3o da 2a liga.
    Mas tirem todos o cavalinho da chuva, que o fama nao vai fazer parte desse rol.
    Como já li hoje, que o Ivo Vieira comece na 2a feira e mais não digo.
    Ps. Romagnoli, nao sabes o que estás a dizer. Tu e quem diz isso, ninguem vai abandonar nada aconteça o que acontecer - e nao vai acontecer. É só palpites lol
    Jogo
    2021-03-07 04h20m por DepoisPago
    Boa vitoria do Boavista sem espinhas
    Gostava que o Famalicao ficasse na primeira mas com esta amostra de treinador duvido muito má decisão de quem gere o clube. . .
    Boavista
    2021-03-07 03h14m por SCP4Lyfe
    Sendo sincero, no inicio da temporada com o ataque ao mercado que fizeram (Angel Gomes, Rami, Javi Garcia etc) pensei que fosse ser uma época relativamente tranquila para o Boavista, e quiçá pudessem fazer algo semelhante ao que o Paços está agora a fazer, a atacar as competições europeias. Fiquei algo surpreendido quando os resultados não apareceram, mas fico feliz que as coisas se estejam a encaminhar, sendo o Boavista o clube com a história que tem gostava que se mantivesse na primeir...ler comentário completo »
    erwinsanchezfre king
    2021-03-07 02h41m por Kurika
    Nem precisamos de ganhar esses jogos todos. Em princípio 4 desses chegam. Mas sim, já era altura de fazermos de novo o Bessa uma fortaleza. Bem sei que sem adeptos é mais difícil, mas ainda assim temos de voltar a ganhar jogos aqui.
    Além das melhorias, também temos tido a sorte que nos faltou noutras vezes (levámos 2 no poste) e isso também é importante. Destaque para Paulinho, Mangas, Chidozie, todos em alto nível. Continuamos é com o problema de termos poucas opções no banco...ler comentário completo »
    Manutenção e descidas
    2021-03-07 02h16m por baetatomskaSCP
    Boavista é um clube histórico que gostava que ficasse na 1ª. O Famalicão infelizmente vendeu-se a interesses que minam o mundo do futebol e temo que desçam e com isso essas sanguessugas fujam e o clube fique arredado de grandes palcos por uns tempos. Do Marítimo não tenho pena nenhuma que desçam, a 2ª liga já os chama há uns anos!
    Ricardo Mangas
    2021-03-06 23h57m por petitor
    Bom jogador, mais um bom valor do nosso campeonato, espero que o Porto esteja atento
    ME
    candidatos a descida
    2021-03-06 23h47m por Mendez16
    farense, nacional e gil vicente
    GS
    Boavista
    2021-03-06 23h06m por GSCGrandeamor
    Vitória muito importante das "panteras" frente a um adversário direto na luta intensa pela manutenção. Foram apenas mais três pontos, a luta pela manutenção está longe de estar ganha, contudo o pensamento tem de estar já no próximo jogo.
    O Boavista parece finalmente estar a melhorar e o professor Jesualdo Ferreira está a fazer o trabalho que esperava, embora tenha duvidado num certo momento.
    O Famalicão tem equipa para fazer muito melhor, a nível indivudal tem bons jogadore...ler comentário completo »
    Famalicão
    2021-03-06 22h50m por VocesSabemLa
    como é q o Sporting perdeu pontos com o Famalicão :\
    Boavista
    2021-03-06 22h44m por reginacosta
    3 golos, 3 pontos, a noite perfeita!
    Parabéns Panteras!
    Next!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...