placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Uma análise ao núcleo duro de Jorge Braz

    Mundial e Euro à porta: a renovação da seleção está à espreita?

    2021/03/05 10:06
    E0

    * com Tiago Ramalho

    Começa o fim de um ciclo: Mundial e Europeu. Caminhamos a passos largos para o Mundial da Lituânia e a qualificação para o Europeu da Holanda já está em andamento. Daqui a um ano terminamos este ciclo de competições e, portanto, fomos olhar para os números destes onze anos de Jorge Braz no comando da seleção e perceber como está a ser preparado o próximo ciclo através dos dados e dos números.

    Jorge Braz
    Portugal [Futsal]
    Total

    144 Jogos
    90 Vitórias
    27 Empates
    27 Derrotas

    494 Golos
    245 Golos sofridos

    ver mais »
    Jorge Braz já fez 53 listas de convocados para jogos desde que assumiu a seleção portuguesa de futsal, em 2010, depois do Euro Futsal em que Portugal perdeu com a Espanha na final, por 2x4. Destas contas ficaram excluídas as convocatórias para estágios sem amigáveis marcados, em que os escolhidos são naturalmente mais alargados, bem como as substituições de última hora por lesão (visto ser a convocatória do jogador que é analisada).

    Mas começamos por onde se deve: o início. Ou melhor, antes do início. Para o Euro Futsal 2010, na Hungria, Orlando Duarte convoca 14 jogadores: João Benedito, André Sousa e Bebé (os guarda-redes); Israel, Pedro Cary, Paulinho, Arnaldo, Gonçalo Alves, João Matos, Evandro, Pedro Costa, Joel Queirós, Cardinal e Leitão. Uma seleção com cerca de 28 anos de idade, em média, numa mescla entre a «geração Arnaldo» e a «geração Ricardinho» - à época com 24 anos, o ala falhava este europeu por uma lesão sofrida semanas antes do estágio para a competição.

    Falámos em duas gerações – talvez injustamente assentes em dois jogadores -, mas a grande pergunta será: “e a próxima?”.

    As caras fortes de onze anos com Braz

    A primeira grande competição com Jorge Braz ao leme foi em Zagreb (Croácia), com uma estreia auspiciosa diante do Azerbaijão – um 4x1 com Cardinal, Marinho e Ricardinho a marcarem. Nos cinco iniciais lançados pelo técnico os jogadores de campo eram: Ricardinho, Pedro Cary, João Matos e Cardinal. Em Lodz, há menos de um mês, Braz repetia o quarteto na vitória 0x3 (a salvar a honra do condado, depois do empate na primeira jornada).

    São nove anos (e um mês) que separam os dois jogos – mas os homens da confiança do mister mantêm-se. Durante os onze anos em que o recém-eleito melhor selecionador do mundo há nomes que nunca perderam o seu lugar. André Sousa e Vítor Hugo têm a baliza reservada – começa agora Edu a reclamar o seu espaço. João Matos é o favorito e marcou presença em praticamente todas as convocatórias neste período. Pedro Cary é o senhor que se segue, tal como Ricardinho, os capitães de equipa. Cardinal é o único pivot declarado com peso nesta lista – os outros pivots não ultrapassam as dez convocatórias, excetuando Fernando Leitão.

    ©FPF

    Todos estes juntam-se a Bruno Coelho, também ele um dos nomes recorrentes nas convocatórias. O ala estreou-se quando ainda jogava no Belenenses e, dos únicos três jogadores que Braz estreou na seleção entre a sua entrada e o Euro Futsal 2012, é o único que ainda hoje se mantém no núcleo duro da seleção, estando a jogar no campeonato francês. As únicas novidades das primeiras dez convocatórias – as tais até à primeira grande competição de Braz – foram Bruno Coelho (o primeiro), Paulinho Rocha e Davide Moura.

    Mais recentemente, assoma-se a preponderância de Tiago Brito e Fábio Cecílio – e logo atrás, André Coelho, que entrou nas contas da seleção mais tarde -, figuras basilares nas convocatórias do selecionador português.

    Em quem confiamos quando é a doer?

    Quando é a doer é que conta, dizem. Pegámos então nas vinte convocatórias para Europeus, Mundiais e fases de qualificação que Jorge Braz desenhou para encontrar o passado e o futuro da seleção. João Matos, Pedro Cary e Ricardinho estão em todas. Cardinal e Bruno Coelho vêm a seguir. Os cinco são os nomes mais presentes e estarão, ao que tudo indica – à exceção de Cardinal, cuja lesão é mais grave e poderá não recuperar a tempo - no Mundial que se realizará em setembro/outubro e no Euro Futsal 2022.

    ©FPF
    A dúvida não é só sobre a renovação desta geração – mas da próxima. É altura de olhar para as idades, valham elas o que valerem. Entre os convocados para estas qualificações quantos terão menos de 30 anos no Mundial de setembro/outubro? Apenas metade – e já contando com Zicky, que só agora foi chamado, ou com a convocatória única de André Correia (que ainda assim não esteve na ficha de jogo em nenhuma partida oficial). Entre estes destacam-se André Coelho, Fábio Cecílio, Miguel Ângelo e Nilson Miguel, os mais jovens entre as apostas consistentes de Jorge Braz (tendo entre 27 e 29 anos no próximo Mundial). Erick Mendonça, Pauleta (convocado apenas quatro vezes, contando com amigáveis), Afonso Jesus e Edu deverão ser os próximos – mas contam ainda com poucas internacionalizações.

    Resumindo, Jorge Braz estreou 34 jogadores ao longo destes onze anos como timoneiro português. Destes, apenas onze atletas foram convocados pelo menos dez vezes e apenas sete apareceram em mais do que cinco convocatórias para jogos oficiais.

    E depois de 2022?

    A espinha dorsal da seleção portuguesa não tem mudado, levando ao limite a máxima de núcleo duro defendida e praticada pela FPF e por Jorge Braz. Até 2015, o grupo manteve-se intacto, com uma ou outra mudança (com as entradas de Djô mais frequentes e uma curta passagem de Nandinho pela seleção, saindo Ricardo Fernandes de cena após presenças contínuas até 2012).

    Em 2016 chegaria a geração do SC Braga/AAUM ladeada por Pany Varela e Miguel Ângelo – nessas primeiras convocatórias também Mário Freitas tinha secundado a geração. Tiago Brito, Fábio Cecílio, Pany Varela, André Coelho e Miguel Ângelo acabaram por sobressair para colmatar de uma assentada as saídas de Gonçalo Alves, Joel Queirós, Marinho, Pedro Costa (que Jorge Braz tinha recuperado do Japão em 2014), Leitão e, a breve trecho, de Arnaldo.

    Repetimos a pergunta do subtítulo: e depois de 2022? Depois deste ciclo de Mundial e Europeu, Ricardinho terá 37 anos, Pedro Cary 38, Cardinal 37, André Sousa 36, Bruno Coelho e João Matos 35, e Vítor Hugo 40 anos. Mesmo da geração que chegou em 2016, Pany terá já 33 anos e Tiago Brito 31. Serão sub-30 André Coelho e Fábio Cecílio (29), Miguel Ângelo (28) ou Erick (27).

    O que dizem os selecionadores?

    Em 2018, Jorge Braz garantia ao Diário de Notícias que «a renovação geracional está a ser garantida e dá garantias». Desde aí, estrearam-se quatro guarda-redes – mas apenas Edu parece ter continuidade, depois de quatro convocatórias - e cinco jogadores de campo - Erick, Tiago Cruz, Pauleta, Ludgero e Zicky. O primeiro é o único regular, somando já dez convocatórias em onze possíveis desde o título europeu conquistado na Eslovénia.

    ©FPF/Diogo Pinto
    Há cerca de um mês, no Canal 11, espaço televisivo da Federação Portuguesa de Futebol, Jorge Braz dizia no programa Futebol Total que «agora é que estamos a ter atletas que fizeram todo o seu percurso formativo no futsal» – abordando a formação e o futuro da seleção e perspetivando um futuro muito distinto nos próximos anos, ideia corroborada por José Luís Mendes, técnico principal da seleção de sub-21 e sub-19.

    «O futsal português é dos melhores da Europa e dos melhores do Mundo e certamente continuará a ser, com as gerações que estão a aparecer e que estão ainda para vir», destacou José Luís Mendes em janeiro de 2020.

    Tendo a seleção sub-21 como base de análise, dos eleitos em março de 2018 para representar a seleção sub-21, logo após a conquista do Euro Futsal, apenas três marcaram presença em convocatórias da seleção AA. Se recuarmos cinco anos, numa convocatória com dois embates diante da Rússia novamente três nomes, sendo que daqui Erick já mostrou ter agarrado o seu lugar.

    Num exercício retórico, são mais as questões que as respostas, mas os dados mostram uma renovação a conta-gotas e repete-se a pergunta: e depois de 2022?



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    LEIxPEN em direto!
    Já há onze do FC Penafiel: Manuel Baldé, Miguel Maga, Leandro Teixeira, João Miguel, Rúben Pereira, Diogo Batista, Filipe Cardoso, Reko, Adílio Santos, Robinho, Gabriel Barbosa Acompanhe aqui o UD ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Ispeaksempolemicas 25-04-2024, 17:35
    VerdeRubro 25-04-2024, 17:20
    Ispeaksempolemicas 25-04-2024, 17:18
    Coach_89 25-04-2024, 17:08
    fcpinvicta 25-04-2024, 16:45
    fcpinvicta 25-04-2024, 16:41
    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 16:31
    pedrinho_dgl 25-04-2024, 16:27
    JS
    jsilva77 25-04-2024, 16:24
    pedrorosa107 25-04-2024, 16:22
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 16:21
    ricardocunha251 25-04-2024, 16:13
    MisticaEncarnada 25-04-2024, 16:08
    johnspencer 25-04-2024, 16:06
    BL
    Bluetrain 25-04-2024, 16:03
    MisticaEncarnada 25-04-2024, 16:03