placardpt
      A crónica do Benfica 2x0 Estoril

      A sentença anunciada

      2021/03/04 22:05
      Vasco Moreira

      Ninguém o quis dizer na antevisão à partida, por razões óbvias, mas todos sabiam que o Estoril tinha uma missão praticamente impossível pela frente. Ainda assim e apesar da sentença já anunciada, o Benfica não facilitou e consumou a passagem à final da Taça de Portugal com um triunfo que começou a ser desenhado ainda na primeira parte, com alguma ajuda da defensiva contrária, e foi concluído nos últimos minutos.

      Jorge Jesus mudou o onze quase por completo - só ficou Lucas Veríssimo, em relação ao último jogo -, mas deu-se bem, com a equipa a revelar-se sólida defensivamente, perante um Estoril que também pareceu estar mais focado na Segunda Liga do que na Taça de Portugal e praticamente não incomodou. Gonçalo Ramos foi uma das muitas novidades e aproveitou a oportunidade com um golo, que acabou com as poucas dúvidas que restavam na eliminatória.

      Se já estava difícil…

      Apesar das várias alterações em relação ao onze base, talvez com o duelo frente ao Feirense da próxima jornada da Segunda Liga na cabeça, o Estoril não se apresentou na Luz com o autocarro, até porque precisava de marcar pelo menos três golos para dar a volta à eliminatória. No entanto, o Benfica sabia disso e pressionou alto desde cedo, sendo que foi no seguimento de uma recuperação de bola que Pedrinho testou Thiago Rodrigues pela primeira vez.

      ©Kapta+
      Foi apenas o primeiro sinal de uma boa entrado do Benfica no jogo, muito pressionante e com vontade de matar cedo a eliminatória, criando vários lances junto da baliza estorilista no primeiro quarto de hora. No mais perigoso, Cervi viu a bola passear em cima da linha, mas não entrou.

      O Estoril precisava de pausar o jogo e conseguiu fazê-lo nos minutos que se seguiram, só que sem conseguir praticamente chegar ao último terço, com ou sem perigo. O resultado foi um jogo de ritmo muito baixo, com os canarinhos incapazes de criar perigo e o Benfica satisfeito com a vantagem na eliminatória.

      Tudo parecia caminhar para o nulo ao intervalo, até que chegaram duas ofertas inesperadas. Na primeira, de Thiago Rodrigues, Otamendi cabeceou ao lado, mas na segunda – um passe disparatado de Hugo Gomes para a entrada da grande área -, Gonçalo Ramos atirou mesmo a contar, sentenciando de vez a eliminatória.

      Todos sabiam o desfecho

      Era o Estoril quem continuava a precisar de marcar pelo menos três golos para sonhar com a passagem e a segunda parte até começou com a primeira tentativa de remate dos canarinhos na partida, mas a timidez de Murilo espelhava a dificuldade que a equipa tinha em chegar a zonas de finalização, algo que nem com as substituições melhorou.

      ©Kapta+
      Por outro lado, o Benfica estava confortável, com noção de que a final estava praticamente assegurada, mas não o suficiente para se desleixar. Aliás, os encarnados, apesar de nunca sufocarem o Estoril, mantiveram-se por cima durante toda a segunda metade e foram sempre a equipa mais perigosa, com Cervi e Chiquinho a desperdiçarem duas boas oportunidades nos primeiros 20 minutos.

      A artilharia pesada entrou nna reta final, para os dois lados, mas foi nos encarnados que mais se fez sentir, com o número de oportunidades junto da baliza de Thiago Rodrigues a aumentar. A pontaria, no entanto, continuava desafinada, até que, depois de alguma insistência, Luca Waldschmidt chegou mesmo ao 2x0, concluindo da melhor forma um lance de contra-ataque.

      No fim das contas, o Benfica conseguiu um triunfo importante - o segundo consecutivo, algo que não aconteceu muitas vezes nos últimos meses -, mas, mais do que isso, garantiu uma vaga na final da Taça de Portugal, que pode servir como uma espécie de salvação de uma época conturbada.

      U Quinta, 04 Março 2021 - 20:15
      Estádio do Sport Lisboa e Benfica
      Hélder Malheiro
      2-0
      Gonçalo Ramos 43'
      Luca Waldschmidt 90'
      Estádio do Sport Lisboa e Benfica
      Lotação64 642
      Medidas105x68m
      Inauguração2003
      FaseMeias-Finais
      Mão2ª Mão
      VIDEOS
      Lances Capitais
      43´
      GOLO Benfica!
      Gonçalo Ramos marca
      Gonçalo Ramos marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
      90´
      GOLO Benfica!
      Luca Waldschmidt marca
      Luca Waldschmidt marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
      A Chave

      Erro de Hugo Gomes, aos 43 minutos – A vida do Estoril na eliminatória já era complicada, mas ficou bem mais depois do defesa brasileiro entregar praticamente o «ouro ao bandido», com Gonçalo Ramos a aproveitar para sentenciar a eliminatória.

      O Árbitro

      Boa arbitragem por parte de Hélder Malheiro e da sua equipa, com um critério largo que beneficiou o espetáculo e sem erros graves a apontar.

      O Melhor
      Alguma tranquilidade

      A época do Benfica não tem sido fácil, com muitos sobressaltos, mas desta vez correu tudo bem. Os encarnados não encantaram, até porque se notou desde cedo que tinham noção de que bastava controlar o resultado da primeira mão, mas acabaram por realizar uma boa exibição, sem qualquer percalço no capítulo defensivo, e garantiram um lugar que pode ser muito importante, na final da Taça de Portugal.

      O Pior
      Falta de poder ofensivo

      O Estoril apresentou-se fiel ao seu estilo, apesar das várias alterações, mas houve algo que não foi capaz de replicar em relação ao que é habitual: o poder de fogo. A equipa de Bruno Pinheiro raramente chegou ao último terço e praticamente não criou perigo ao longo de todo o encontro, sendo que precisava de marcar pelo menos três golos para dar a volta à eliminatória.

      Forma
      Benfica
      2020/2021
      39J
      21V
      11E
      7D
      77-38G
      Estoril Praia
      2020/2021
      30J
      19V
      5E
      6D
      54-26G
      Sabia que...by playmaker stats
      O Benfica está presente pelo 2.º ano consecutivo na final da Taça de Portugal. Finais na prova em anos consecutivos, não acontecia desde 2013/14 com Jorge Jesus
      Primeira vez que há final entre SC Braga e Benfica numa Taça.

      O único jogo decisivo entre as duas equipas aconteceu em 2016 na final da Supertaça com vitória das águias por 3-0.
      Jorge Jesus chega à 10.ª final de uma competição pelo Benfica, Conquistou 5 Taças da Liga e 1 Taça de Portugal
      É a 38.ª final do Benfica na Taça de Portugal, conquistou a prova por 26 vezes, a última há quatro anos com direito a dobradinha de Rui Vitória
      Jorge Jesus em 27 edições só conquistou a Taça de Portugal por uma vez (2013/14), e foi derrotado na final por três ocasiões:
      2006/07 Belenenses
      2012/13 Benfica
      2017/18 Sporting
      Há um mês que as águias não conseguiam duas vitórias consecutivas, assim como, dois jogos consecutivos sem sofrer golos.

      Nos últimos 3 jogos, o Benfica marcou sempre 2 golos.
      Benfica sofreu apenas 1 golo (vs Estoril) nesta edição da Taça de Portugal.

      Os encarnados marcaram 18 golos em 6 jogos, uma média de 3 golos/jogo

      Fotografias(20)

      Taça de Portugal: Benfica x Estoril
      Taça de Portugal: Benfica x Estoril
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BENFICA
      EMPATE
      ESTORIL PRAIA
      Comentários (51)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      JD
      Benfica
      2021-03-05 16h32m por JDABM
      Tive oportunidade de ver o jogo em diferido, já a saber o resultado e com possibilidade de ter atenção a outros pormenores.

      Alguns destaques:

      Gonçalo Ramos dá muito mais à equipa que Seferovic. O Gonçalo com uma ou duas oportunidades fez 1 golo. Mas o que mais destaco é o envolvimento que Gonçalo tem no jogo do Benfica. Com as devidas distâncias, Gonçalo é o típico jogador que tem golo, finaliza bem, e se envolve bastante no jogo com os médios e extremos. . ...ler comentário completo »
      best
      2021-03-05 14h40m por Devespensar
      concordo contigo numa coisa mas discordo noutra. .
      Estamos de acordo que nao podemos basear-nos num jogo contra uma equipa do segundo escalão, e em que ja temos a eliminatória ganha, para avaliar a qualidade os jogadores, ainda para mais quando já estão em campo a queimar tempo. . . Por isso essa ma abordagem que falas, de fato aconteceu, mas diria que ele não a faria se o jogo não fosse a feijões.
      E discordo quando dizes que por ele não estar ao nivel do que o city se p...ler comentário completo »
      BestInTheWRLD
      2021-03-05 14h30m por CreedEinsteinBratton
      Eu acho que o Ronaldo acabará por renovar. Ano e meio parado é muito mau nesta fase da carreira.

      O Úmaro é as lesões. Dependerá muito por aí.

      Quanto aos maiores talentos da formação, aí há que colocar Tomás Araújo. Até ao patamar de B, nunca vi um DC superior na nossa formação. Nem mesmo Ruben. Ruben tinha era o extra de ser um líder nato e muito forte mentalmente o que é essencial para se chegar e se manter no topo. Mas este Tomás. . . muito bom mesmo.
      Devespensar
      2021-03-05 14h29m por BestInTheWRLD
      nao entendo cm te sentes seguro cada vez que o Otamendi aborda um lance. . . Ele nao tem estado mal, eu ate o referi, nao estou a dizer que qq mau resultado recente seja culpa dele (longe disso). Mas eu reparo em td, ainda ontem ele tem um lance na 1a parte onde nao ganha a bola no ar, vai a queima e é comido sem necessidade e de repente estamos num 3 pra 3. Nao deu em nada pq a execuçao do jogador do estoril logo a seguir foi má, claro que contra um adversario inferior estas coisas esca...ler comentário completo »
      Creed
      2021-03-05 14h23m por BestInTheWRLD
      espero que o Ronaldo acabe por renovar e ficar. Ele e o Umaro sao os maiores talentos da formaçao neste momento, têm aquele extra que nao se explica mas qd se vê o jogador sabe-se logo

      mas tb acredito que o Paulo dê jogador. So acho que precisara de mais trabalho que o Ronaldo. Esse so têm msm de ter cabeça e boas pessoas a sua volta, pq o talento vai carrega-lo
      Correção
      2021-03-05 14h06m por diogomoura983
      *Discutem
      best in
      2021-03-05 14h06m por Devespensar
      deixaste de ver os jogos do benfica em novembro e so viste este agora não? O otamendi tem mostrado pormenores e uma segurança com a bola que demonstram que ele não é um defesa central qualquer. . .

      Dizeres-me que este jogo não é o ideal para avaliar a qualidade dos jogadores porque jogamos conytra uma equipa da 2ª divisão, estou plenamente de acordo contigo. .

      Mas eu não perco um jogo e digo-te de caras que o otamendi já superou o vertonghen. . Dizes que ele nã...ler comentário completo »
      Gostos não se disciutem
      2021-03-05 14h03m por diogomoura983
      Eu pessoalmente gosto mais do Ronaldo Camará para a posição 8, mas compreendo e respeito a vossa opinião
      Até porque Paulo Bernardo também é um belíssimo jogador
      Tenho uma opinião muito concreta, em relação aos atletas que vêm de formações secundárias
      A menos que mostrem de caras uma capacidade física e mental para se afirmarem no plantel principal(Como Félix, Renato ou Rúben por exemplo), deveriam ser submetidos a um período de empréstimo de 1/2 anos a equipa a primeira liga
      JO
      Paulo Bernardo
      2021-03-05 13h18m por jorslb1
      Do que tenho visto acho que o Bernardo até rende mais a 8 que a 10 no apoio directo ao PL.
      Pelo menos entre jogos da Youth League e B as equipas joga muito melhor com ele a construir mais de trás. Para além de que é forte fisicamente e ganha muitas divididas defensivamente.

      O Camará é um diamante em bruto, mas não sei se aguenta o choque de uma 1a liga.
      Acho que acabará como o Dantas a renovar e ser logo emprestado para um grande clube, ficando encostado tambe...ler comentário completo »
      BestInTheWRLD
      2021-03-05 13h15m por CreedEinsteinBratton
      Por acaso acho que esta época tem tido uma excelente evolução a 8. Já não é o jogador que era na época passada por exemplo. Muito melhor defensivamente, mais intenso e até golo tem ganho.

      Em relação ao Ronaldo, este é mais "leve" no seu jogo. Mais fluído. Mais rotativo. Mas é menos jogador que este Bernardo. Um tem jogado, outro quis deixar de o fazer. Um evolui, outro estagna. . .

      O Bernardo eu tenho a certeza que irá ser 8. O Ronaldo não tenho tanta ...ler comentário completo »
      Gonçalo Ramos
      2021-03-05 13h09m por CreedEinsteinBratton
      Não aproveitou ontem a oportunidade. Marcou a aproveitar um disparate da defesa do Estoril. Primeiro a perda de bola e depois o DC Marcos Valente decide ir para a linha de golo nem percebi fazer o quê. O Gonçalo depois dispara forte na direção do GR que por acaso se atira quase como que se desviando da bola.

      De resto, no jogo jogado, o Gonçalo procurou pouco o jogo, teve vários lances de desentendimento com os colegas e esteve pouco ativo para quem tinha de se mostrar e apr...ler comentário completo »
      Creed
      2021-03-05 13h07m por BestInTheWRLD
      o Paulo Bernardo é bom jogador mas tem mt que melhorar para ser um 8. Pq o 10 ta em extinçao, nao tem aquele faro de 2o avançado e é demasiado lento para a ala. Ele tem bons pes, nota-se que é inteligente a ocupar os espaços, mas a rotaçao vai ter de subir mt ainda

      acho o Camara mt mais talento natural. Sozinho leva a equipa com ele, ainda me lembro da ultima youth league e a diferenca que era qd ele jogava
      diogomoura983
      2021-03-05 12h56m por CreedEinsteinBratton
      Não concordo. Paulo Bernardo tem muita qualidade técnica sim, mas é também bem mais forte no choque e físico no seu jogo em relação ao Ronaldo. Está um excelente 8 o Bernardo.
      Benfica 2-0 Estoril
      2021-03-05 11h51m por ReturnoftheEagle
      Acabou por ser uma vitória tranquila. O Estoril é bom com bola e tem algumas ideias interessantes. Se regressar à Liga NOS, não sei até que ponto não terá potencial para se afirmar como equipa de meio da tabela. Ainda assim, causou poucos problemas a um Benfica sólido na defesa e mais solto no ataque; foram dois golos mas podiam ter sido três ou quatro, o que não é mau, de todo, para a segunda mão de uma eliminatória decidida. A equipa abrandou, como seria de esperar, mas nem por isso...ler comentário completo »
      DSaraiva90
      2021-03-05 11h46m por BestInTheWRLD
      o Otamendi nao tem estado mal, é verdade. Mas eu nao me sinto minimamente confiante cada vez que ele aborda um lance ou que tenta sair a jogar. E isso nunca é um bom sinal. . . A diferença entre ele e o Vertonghen é enorme.

      de resto, eu nem acho que o Gonçalo deva estar ja no plantel principal, acho que ainda é cedo para ele. Mas ao menos ja se viu que sabe marcar golos, msm inserido com os suplentes.
      DS
      BestInTheWRLD
      2021-03-05 11h30m por DSaraiva90
      Concordo contigo em quase tudo.
      Tb critiquei mt o otamendi mas nao tem sido por ele e até subiu bastante de forma. Quanto ao resto tudo de acordo, não sei porque o miúdo Gonçalo não é titular mais vezes. Aquela bola dele, se fosse o Seferovic nao ia entrar. O golo que ele marca ao Rio Ave só marca pq os defesas vao lá estorvar. Como já disse, meu rico Azar Karadas 🤣
      benfica
      2021-03-05 11h09m por BestInTheWRLD
      o estoril é uma boa equipa, sim, e se calhar ate vao subir. Mas por amor de deus, ganhar 2-0 nao é nada de ficar feliz, isto aqui tem de ser um resultado rotina para o benfica.

      eu nao quero saber se o Chiquinho joga bem contra o estoril, o homem nao vale nada. Eu nao quero saber se o Otamendi nao faz asneira neste jogo qd é uma bomba relogio cada vez que aborda um lance. Eu nao quero saber o que o Nuno Tavares fez ou nao fez ontem qd em 5 bolas recebe mal 3.

      ler comentário completo »
      OrgulhoBenfiqui sta
      2021-03-05 03h21m por Galo1924
      Esse nick fica-te tão mal. Orgulho no clube não pareces ter nenhum e de benfiquista pareces ter muito pouco.
      O Braga é tão favorito que antes do jogo já te digo que as casas de apostas vão dar o Benfica como favorito. Porque será?
      Mas se é assim como dizes, é muito fácil: mete uns 50€ no Braga e já agora em quase todos os clubes que defrontarem o clube que tu tanto criticas. . . talvez no final do campeonato estejas milionário.
      ESTORIL
      2021-03-05 01h58m por Josnei
      Não mudo a minha opiniao , este estoril lutava por um luga na liga europa na 1 divisao !
      Markes88
      2021-03-05 01h19m por diogomoura983
      É sim, exatamente
      CreedEinsteinBr atton
      2021-03-05 01h17m por diogomoura983
      Em termos de preparação, não duvido que o Paulo esteja mais preparado
      Eu referia-me às características do jogador
      Paulo Bernardo parece-me ser aquele jogador mais refinado, enquanto que Ronaldo Camará parece-me ser aquele jogador de fisico(Como era Renato)
      Galo1924 - Nuno Tavares
      2021-03-05 00h16m por matrioska_russa
      Discordo. Gosto de cruzamentos com critério e de laterais com dinâmicas ofensivas que não passam por cruzar cada vez que lhes pára a bola. O Nuno, pelo que vejo pelas estatísticas, em 6 cruzamentos tem 1 bem sucedido. Pareceu-me mais cruzamentos, porque quando a bola vai ter com ele no último terço tenho 80% de certeza que vai cruzar, mesmo que seja a decisão errada.
      4 de março
      2021-03-05 00h15m por Devespensar
      Foi preciso chegar a 4 de março para ver a equipa a jogar em 433 uns minutinhos.
      RA
      CreedEinsteinBr atton
      2021-03-04 23h55m por razga
      Luca então :)

      Acredito que no inicio o que referiste sirva como motivação, mas nesta fase da época não, ainda para mais na fase que o Benfica vive, felizmente parece que estamos a recuperar. Weigl também não tinha agressividade e esta época tem sido o nosso melhor jogador. Para mim tanto Luca como Darwin precisam é de confiança, e Darwin que deixem de o tentarem queimar a força toda.
      razga
      2021-03-04 23h46m por CreedEinsteinBratton
      Luca e não Luka xD

      Ele veio do Friburgo, um clube pequeno onde nem era titularíssimo. Se está desmotivado num clube da dimensão do SL Benfica. . .

      Ele desde início que tem esta postura. Mesmo o Luca que jogou bem no início da época alheava-se muito do jogo. Joga de bolinha no pé. Correr e meter o pezinho não é para ele.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      com video
      Rio Ave recebe SC Braga
      Rio Ave recebe o SC Braga, na 27.ª jornada da Liga NOS.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      RATEL 16-04-2021, 18:55
      RR
      rrI 16-04-2021, 18:53
      ReturnoftheEagle 16-04-2021, 18:41
      otamendidossantos 16-04-2021, 18:23
      OrgulhoBenfiquista2 16-04-2021, 18:20
      otamendidossantos 16-04-2021, 18:13
      CabraCega 16-04-2021, 17:53
      otamendidossantos 16-04-2021, 17:49
      3D
      3dA 16-04-2021, 17:43
      JO
      JoaoSousaaa 16-04-2021, 17:32
      CreedEinsteinBratton 16-04-2021, 17:16
      bludouro 16-04-2021, 17:13
      JeSuisBurundi 16-04-2021, 17:09
      SE
      sergio_fcpedroso 16-04-2021, 17:07
      footballmanagerftwgo 16-04-2021, 17:07
      SE
      sergio_fcpedroso 16-04-2021, 17:07