A EHF anunciou, esta terça-feira, que foi atribuída ao FC Porto a derrota por 10x0 no jogo com o Meshkov Brest, da fase de grupos da Liga dos Campeões, que estava agendado para o passado dia 28 de fevereiro, mas à qual os dragões não compareceram devido ao falecimento do guarda-redes Alfredo Quintana dois dias antes.
O jogo estava inicialmente marcado para 24 de fevereiro e foi reagendado para quatro dias depois, a 28, mas o FC Porto acabou por não comparecer devido a toda a situação ligada à morte do antigo internacional português Alfredo Quintana e o Tribunal de Andebol da EHF acabou mesmo por atribuir aos dragões a derrota administrativa, alegando questões temporais relativas ao fecho da fase de grupos da Liga dos Campeões.
«A fase de grupos da competição termina a 4 de março de 2021, não havendo nenhuma possibilidade de novo adiamento que pudesse ser considerada. O Tribunal de Andebol da EHF foi, assim, responsável pela apreciação do resultado do encontro e, para tal, foi instaurado um processo disciplinar contra o clube português», começa por ler-se na nota oficial daquele organismo.
«O Tribunal de Andebol da EHF considerou que a incapacidade do clube para jogar a partida se devia a um acontecimento que estava fora do controlo razoável do clube e que era imprevisível e irresistível. O júri considerou que o clube deve ser exonerado de responsabilidade por não jogar a partida devido ao caráter excecional da causa do fracasso. No entanto, sendo necessário o resultado do jogo, o júri decidiu aplicar o princípio da responsabilidade objetiva e considerar que, embora nenhuma culpa pudesse ser imputada ao FC Porto, o clube português não pôde deslocar-se a Brest e jogar o jogo. Portanto, HC Meshkov Brest não deveria ter que arcar com as consequências desta situação», conclui o comunicado oficial.
A EHF informa ainda que não serão impostas quaisquer outras sanções ao FC Porto, expressando o Tribunal de Andebol «as suas condolências ao clube e a todos os que estiveram próximos de Alfredo Quintana». Nos próximos dias, os dragões poderão ainda apresentar um recurso desta decisão junto Tribunal de Recursos da EHF.
The Court of Handball has taken a decision regarding the assessment of the match @meshkovbrest vs @FCPorto which could not be played on the 24th of February 2021.https://t.co/RZ1M04fabn
— EHF (@EHF_Activities) March 2, 2021
10-0 | ||