placardpt
      SC Braga caiu na Liga Europa aos pés da Roma

      A confirmação do adeus

      Está confirmado o adeus português da Liga Europa. Em ritmo de gestão, a Roma, de Paulo Fonseca, não teve dificuldades em voltar a superiorizar-se ao SC Braga e venceu a segunda mão da eliminatória por 3x1, confirmando a eliminação dos bracarenses, e dos representantes da liga portuguesa, da Liga Europa.

      Depois da derrota por 0x2, na primeira mão, em Braga, a turma comanda por Carlos Carvalhal foi até Itália tentar relançar a eliminatória e o técnico português começou logo por surpreender ao deixar o guardião Matheus e Ricardo Horta no banco, dando a titularidade a Tiago Sá e a André Horta, assim como a Zé Carlos, que ocupou a vaga deixada pelo suspenso Ricardo Esgaio. Do outro lado, Paulo Fonseca mexeu pouco face às lesões, destacando-se a titularidade de El Shaarawy, com Mkhitaryan no banco.

      Desatenção e ineficácia

      Com as duas equipas a apresentarem-se em campo com sistemas táticos semelhantes - 3x4x3 -, foi notório o encaixe entre as duas partes nos primeiros minutos, embora nenhum dos lados se tenha agarrado muito a marcações individuais e posicionais, o que permitiu um jogo de ataque e resposta.

      Com o jogo muito dividido e partido, a Roma aproveitou o mau controlo da profundidade da defesa do Braga e conseguiu fazer estragos. No meio de dois dos três centrais bracarenses, Dzeko recebeu de peito e deixou para El Shaarawy, que atirou de longe ao poste. A defesa portuguesa foi apanhada completamente a dormir pela segunda vez na jogada e viu o mesmo Dzeko encostar para uma baliza escancarada.

      Sporar esteve perto do golo no Braga ©Getty /
      O golo deixou a equipa comandada por Paulo Fonseca num ritmo de jogo bastante mais baixo e descontraído, face à vantagem de 3x0 na eliminatória, e isso deu maior espaço ao setor ofensivo bracarense, que conseguiu aproveitar a deambulação rápida entre corredores e o trabalho de Piazón enquanto pivot/médio ofensivo para criar algum perigo.

      O brasileiro esteve por duas vezes perto do golo, no espaço de apenas dois minutos, primeiro numa bola corrida, após a tal circulação rápida entre corredores e depois de meia distância, ao qual se juntou uma grande defesa de Pau López a defesa de Sporar, mas a eficácia dos Gverreiros estava longe da desejada. Do outro lado, mesmo a ritmo mais baixo, a Roma até podia ter acabado por completo com a pouca esperança que ainda existisse portuguesa, mas Pedro Rodríguez atirou com estrondo à trave da baliza de Tiago Sá.

      Golo de honra e o adeus em modo de avião

      A ineficácia do Braga levou a equipa portuguesa para o intervalo com a eliminatória praticamente decidida, mas restava deixar, pelo menos, uma boa imagem na segunda parte e ter possivelmente a vitória moral de levar a melhor nesta segunda mão. Do outro lado, Paulo Fonseca também não entrou em loucuras e permitiu aos bracarenses crescer no jogo e assumirem o controlo da posse de bola, baixando as suas linhas, mas mantendo a coesão defensiva que os tem caracterizado nos últimos jogos.

      Com mais bola no pé, o Braga começou a jogar cada vez mais no último terço do terreno, mas teve dificuldades em transformar essa posse de bola em ocasiões de golo e a saída de Piazón (além de Gaitán e Sporar) à passagem da hora de jogo acabou por retirar à equipa a capacidade de transportar jogo e ligar setores mais avançados. Abel Ruíz foi um dos jogadores que entrou e até esteve perto do golo alguns minutos depois, num bom movimento de rotura, mas o espanhol rematou fraco e já tinha sido apanhado em fora de jogo.

      substituições trouxeram golos ©Getty /
      Com o jogo em cada vez maior «modo de avião», com as equipas num ritmo de jogo treino, bastou o espanhol Carles Pérez, que tinha acabado de entrar, acrescentar algum velocidade ao jogo para «sacar» uma grande penalidade, ao ser rasteirado por Borja. Lorenzo Pellegrini foi chamado a bater, mas acabou a atirar ao lado da baliza de Tiago Sá. No entanto, o médio italiano redimir-se-ia desse erro apenas um par de minutos depois, ao fazer um grande passe para Carles Pérez, de primeira, aproveitar a falta de marcação ao segundo poste e fechar o resultado em 2x0.

      Com o jogo e a eliminatória decididos, Paulo Fonseca e Carlos Carvalhal começaram a gerir esforço, mas ainda assim o SC Braga foi a tempo de marcar o «golo de honra», como se costuma dizer, num auto golo de Cristante e a Roma de fechar o resultado nos 3x1, por Borja Mayoral, em período de compensação. Dado o apito final, confirmou-se a eliminação do SC Braga e de todas as equipas portuguesas - também o Benfica perdeu frente ao Arsenal - da Liga Europa. A Roma avança para os «oitavos» e o Braga foca-se agora no campeonato e na Taça de Portugal.

      U Quinta, 25 Fevereiro 2021 - 20:00
      Stadio Olimpico
      Andreas Ekberg
      3-1
      Edin Džeko 23'
      Carles Pérez 74'
      Bryan Cristante 88' (p.b.)
      Borja Mayoral 90'
      Stadio Olimpico
      Lotação70 634
      Medidas105x68
      Inauguração1937
      Fase1/16 de Final
      Mão2ª Mão
      Lances Capitais
      23´
      GOLO Roma!
      Edin Dzeko marca
      Edin Dzeko marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
      40´
      Pedro Rodríguez (Roma) remata ao ferro!!! O espanhol acerta em cheio na trave!
      74´
      GOLO Roma!
      Carles Pérez marca
      Carles Pérez marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
      88´
      GOLO SC Braga
      Bryan Cristante marca na própria baliza!
      90´
      +1
      GOLO Roma!
      Borja Mayoral marca
      Borja Mayoral marca o seu 5º golo na prova (8 jogos)
      A Chave

      A chave da partida foi a coesão defensiva dos romanos, que não deram aso a possíveis sonhos dos bracarenses. A equipa de Carlos Carvalhal conseguiu ainda construi alguns lances de perigo, especialmente na primeira parte, mas a muralha italiana fechou bem as contas da eliminatória.

      O Árbitro

      Andreas Ekberg teve uma exibição sóbria e tranquila, ajuizando corretamente nos poucos lances mais difíceis que teve pela frente, como foi o caso da queda de Sporar na área da Roma no arranque da segunda parte

      O Melhor
      Pivot Piazón

      Depois da grande exibição frente ao Tondela, Lucas Piazón voltou a ser o homem mais do lado do Braga e funcionou muito bem enquanto médio mais ofensivo na primeira parte. Foi dos pés deles que se criou mais perigo do lado do Braga e a sua saída retirou muito à equipa no último terço

      O Pior
      Desatenção defensiva

      É verdade que as opções de Carlos Carvalhal no setor mais recuado têm sido bastante limitadas, mas o trio que hoje se apresentou - Nuno Sequeira, Rolando e Tormena - demonstrou muitas dificuldades em controlar o processo defensivo e a profundidade, errando em dois dos lances de golo da Roma.

      Forma
      Roma
      2020/2021
      32J
      19V
      6E
      7D
      65-44G
      SC Braga
      2020/2021
      36J
      24V
      3E
      9D
      74-41G
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ROMA
      EMPATE
      SC BRAGA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Braga
      2021-02-26 10h12m por patraodoAnzhi
      Fez o que podia mas a Roma é uma equipa de outro patamar.
      De qualquer forma, parabéns ao Braga por ter acredito até ao fim pelo resultado e mostrou que é uma equipa que merece cada vez mais respeito na Europa :)
      AZ
      Cada vez mais baixo
      2021-02-26 07h41m por azulado
      Mais uma prova que o futebol português and a cair de ano pra ano. Importam estrangeiros de má qualidade e os jogadores jovens não são desenvolvidos em condições pra competir na Europa. Os clubes e a federação tem toda a culpa da péssima gestão do futebol português.
      YH
      redlegion
      2021-02-25 23h20m por Yharnam
      Oh, esquece, exato nós este ano nem passámos em 1º, foi no ano passado. . .
      Sim, esse golo já a passar do tempo foi péssimo ao ponto de me alterar a memória xD
      YH
      Eliminatória
      2021-02-25 23h13m por Yharnam
      Realmente o resultado conjunto dos dois jogos parece pesadom, mas oh pá, é a vida, não conseguimos mais. A liga europa agora é realmente muito competitiva, passar estas eliminatórias é sempre complicado. Fica mais uma campanha positiva europeia do Braga, em que passámos novamente o grupo em 1º lugar. Parece pouco mas basta olhar para as últimas prestações de Sporting ou Vitória na Europa para vermos que não é assim tão fácil.

      Fica a ideia de que podíamos ter feito muito m...ler comentário completo »
      SC Braga
      2021-02-25 22h49m por Tekashi
      Podia e tinha o dever de fazer melhor!
      Braga
      2021-02-25 22h39m por DepoisPago
      Depois da derrota em casa era comecar a planear o resto da epoca e aproveitar o jogo para rodar equipa foi a melhor decisao cairam mas cairam de pé
      AU
      Por fim. .
      2021-02-25 22h27m por Aurelio_Carvalho
      Uma equipa que gasta mais de 110 milhões de euros em contratações não pode jamais cair perante um paok, ou um modesto Arsenal, porque se fosse há uns anos, metade desta equipa inicial nem teria lugar no plantel.
      AU
      Lástima!
      2021-02-25 22h23m por Aurelio_Carvalho
      Todas as equipas portuguesas irão de "vela", o que espelha bem a competividade por baixo do nosso campeonato. . . e eu apesar de ser Benfiquista e orgulhoso português não posso compactuar com o péssimo nível do nosso dirigismo e postura de quem anda no futebol.
      Por isso que o nível mesquinho e podre de quem cá anda fique por cá. .
      E quem se preocupa em jogar futebol avance!
      Braga
      2021-02-25 22h17m por SCBFAN
      Expectável, ainda por cima pela poupança no onze inicial. Sporar pode voltar, parece o Schettine. O agregado acaba por ser pesado mas temos jogo mais importante domingo
      Elimiinatória
      2021-02-25 22h04m por dimitri13
      Não vi os jogos, mas tenho a impressão que o resultado final da eliminatória pinta mal o que o Braga fez nos jogos. Em ambos os jogos talvez derrotas pela margem mínima se ajustassem mais.

      Bem, toca a voltar para o campeonato, preferencialmente com mais um jogão.
      Sporar não vale 7. 5M€. . .
      EN
      Braga
      2021-02-25 22h03m por EnormeSCB
      Jogo em que pelo desnivelamento que a primeira mão tinha deixado no resultado serviu para fazer alguma gestão do plantel. Agora é atacar o que falta e ainda é muito e para o ano há mais Europa. Siga.
      SC Braga
      2021-02-25 22h00m por Bracara_Avgvsta
      Foi bom enquanto durou. Não vai ser este jogo que vai manchar o nosso percurso na liga europa. A prioridade é o campeonato e a Taça de Portugal.
      Continuamos a cometer erros defensivos e o Sporar é um cepo. Nem vontade para chutar uma bola ele tem.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futsal
      Não é caso único naquele país da América Central
      Mergulhado num sistema económico castrador do livre mercado, em grande medida estatizado e com poucas condições favoráveis à criação de riqueza ...