placardpt
Derrota na Grécia dita eliminação

Foi sonho, mas Benfica vive no pesadelo

Quase 30 anos depois, o Benfica esteve a poucos minutos de repetir a história e eliminar o Arsenal numa noite europeia. Mas um golo de Aubameyang, aos 87 minutos, deu o 3x2 aos gunners e tirou a glória aos encarnados. É o fim de linha na Europa. 

Jorge Jesus repetiu a fórmula de Roma e fez regressar a linha de três centrais para o fato europeu. Lucas Veríssimo juntou-se aos habitués Otamendi e Verthongen na tentativa de travar a profundidade dos gunners, mas seria ele a «validar» a posição de Pierre-Emerick Aubameyang no primeiro lance de verdadeiro perigo do encontro. Mas já lá vamos.

Antes disso, 20 minutos de uma espécie de «cheirar» mútuo. O Benfica começou com a intenção de pressionar alto a saída de bola do Arsenal, servindo-se para isso de Seferovic, Rafa e Pizzi, os primeiros no processo de travagem que se pretendia. Começou por funcionar bem, com as águias bem menos subjogadas do que há uma semana.

©Getty / DeFodi Images

Um descuido é suficiente

Com bola, as águias procuraram, sobretudo, ganhar confiança através da segurança. Sem precipitações, mas também sem rasgos. As arrancadas de Rafa prometiam perigo, mas as decisões no último passe esfumavam esses sinais. Sem isso, Seferovic «perdeu-se» entre David Luiz e Gabriel Magalhães, oferecendo pouco ou nada à vida atacante do Benfica.

Até que do nada, a qualidade individual do Arsenal fez estragos. Bukayo Saka tirou da gaveta todo o talento que possui e com um passe que nem faca quente em manteiga serviu Aubameyang, que com subtileza picou a bola sobre Helton Leite. Corria o minuto 21 e na dúvida sobre a legalidade do lance chegou a resposta: Lucas Veríssimo tinha falhado a «linha» e, com isso, anulado o fora de jogo.

Seguiram-se minutos em que o «soco» se notou no futebol do Benfica. Era preciso recomeçar da base, readquirindo a confiança tão alheada da equipa há vários meses. Mas pelo jogo, estava difícil. O sistema montado dava alguma segurança defensiva, mas não funcionava na frente. Por isso, o perigo nasceu da bola parada.

©Getty / ARIS MESSINIS

Acabar bem e virar melhor...

O primeiro, aos 34 minutos, com Verthongen a responder de cabeça a um cruzamento de Pizzi, ainda quem sem a melhor direção. Melhor, bem melhor, foi o livre de Diogo Gonçalves, aos 43 minutos. Um tiraço indefensável para Bernd Leno, no ângulo. O Benfica empatava o jogo e a eliminatória antes do intervalo. 

O primeiro quarto de hora da segunda parte prometia um Arsenal a carregar. Jorge Jesus sentiu e mexeu três vezes de uma assentada, aos 58 minutos. Darwin, Everton e Gabriel entraram, mas seriam os que já lá estavam a virar a sorte para o lado português, aos 61'. Helton Leite com um pontapé longo lançou a velocidade de Rafa, que aproveitou um erro de Ceballos para se isolar, passar por Leno e fazer o 1x2.

Aubameyang acabou com o sonho

O Benfica tinha a eliminatória na mão. Dois golos de vantagem para o cenário da eliminação. Mas o Arsenal respondeu de pronto, reabrindo a discussão pelos «oitavos» aos 67 minutos, com o golo do lateral Kieran Tierney. 

Mas até bem perto do final, o Benfica parecia ter o sonho na mão. Os gunners pressionaram, mas sem capacidade para criarem muitos sobressaltos às águias. Tudo parecia controlado. Parecia... porque aos 87 minutos, Saka e Aubameyang voltaram a «destruir» a última linha encarnada. O primeiro cruzou, o segundo voltou a escapar a Lucas Veríssimo. 3x2. Game Over, Benfica.

U Quinta, 25 Fevereiro 2021 - 17:55
Georgios Karaiskakis Stadium
Björn Kuipers
3-2
Pierre Aubameyang 21' 87'
Kieran Tierney 67'
Diogo Gonçalves 43'
Rafa Silva 61'
Georgios Karaiskakis Stadium
Lotação33 334
Medidas105x68
Inauguração2004
Fase1/16 de Final
Mão2ª Mão

GALERIAS

Liga Europa: Arsenal x Benfica
Encarnados foram eliminados
Lances Capitais
21´
GOLO Arsenal!
Pierre Aubameyang marca
Pierre Aubameyang marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
43´
GOLO Benfica!
Diogo Gonçalves marca
Diogo Gonçalves marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
50´
GOLO INVALIDADO Arsenal
Pierre Aubameyang volta a fugir à defesa encarnada e, após bom passe de Martin Odegaard, finaliza na cara de Helton Leite. No entanto, foi assinalado fora de jogo (no limite) ao avançado gabonês.
61´
GOLO Benfica!
Rafa Silva marca
Rafa Silva marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
67´
GOLO Arsenal!
Kieran Tierney marca
Kieran Tierney marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
87´
GOLO Arsenal!
Pierre Aubameyang marca
Pierre Aubameyang marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
A Chave

Minuto 67. O Benfica tinha acabado de se colocar em vantagem, mas uma resposta quase imediata do Arsenal reabriu a eliminatória, com mais de 20 minutos para se jogar. E acabaria por conseguir o apuramento bem perto do final.

O Árbitro

Atuação sóbria e sem problemas de Björn Kuipers, bem auxiliado pelos assistentes e pelo VAR. Bem na validação do golo de Aubameyang e bem no fora de jogo do mesmo já na segunda parte.

O Melhor
Golo de Diogo Gonçalves

Não servirá de consolo a nenhum benfiquista, e muito menos a Diogo Gonçalves. Mas o golo de livre direto apontado pelo laterla/extremo esquerdo é daqueles que levantam estádios. E fica a nota para o futuro: há ali novo batedor de livres, discípulo de Van Hoojdjonk, Simão e Cardozo.

O Pior
Desatenções que custam caro

O Benfica esteve bem durante grande parte da partida, mas pagou caro duas desatenções. Os dois tentos de Aubameyang (o primeiro e o terceiro) nascem no limite do fora de jogo; dois momentos que a última linha encarnada não foi capaz de controlar e que ditaram o adeus à Liga Europa.

Forma
Arsenal
2020/2021
39J
19V
7E
13D
61-40G
Benfica
2020/2021
37J
19V
11E
7D
73-38G
Sabia que...by playmaker stats
Benfica na Liga Europa 2020/21:
8 jogos
3 vitórias
4 empates
1 derrota
21 golos marcados
13 golos sofridos
Benfica cai dos dezasseis avos de final da Liga Europa pela 2.ª época consecutiva
Arsenal nos oitavos de final da Liga Europa, depois de na época passada ter sido eliminado nos dezasseis avos de final (pelo Olympiacos)
Arsenal nos oitavos de final da Liga Europa, depois de na época passada ter sido eliminado nos dezasseis avos de final (pelo Olympiacos)

Fotografias(12)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ARSENAL
EMPATE
BENFICA
Comentários (117)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RA
O barrete Paulinho do Braga
2021-02-26 15h25m por ra1620
foi o unico que não enfiámos esta época.
Em 6 anos de 1ª Liga tem média de 6. 66 golos.
MA
MisticaEncarnad a
2021-02-26 13h04m por Markes88
Era vir o Gerson por 20-25M para fazer as figurinhas do Everton ou Pedrinho em campo. . . .

Acho que o filão brasileiro foi fechado uma vez mais e ainda bem. Já sou contra brasileiros a vir diretos para o Benfica há anos. . . . sul americanos, só os que chegam a clubes pequenos na nossa liga/já estejam pela Europa e dão-se bem. . . .

Por aí, o Pinho para a próxima época não parece má opção, é algo lento, mas tem bons pés e chuta muito bem à baliza. . . .
MA
Diogomoura983
2021-02-26 12h55m por Markes88
Quase. . . . . . pessoalmente também acho que estivemos é muito longe de todas as competições que já fomos de vela. . . . .

Verdadeiramente. . . . a fase de grupos da LE foi 3 vitórias e 3 empates. Não é de todo nada de especial considerando as equipas em prova, e até o Poznan no 1jogo foi muito dificil, já para não falar do Rangers, que para mim estão ao nivel do Braga, que foi um 3-3 mesmo à rasca. . . . . .

Temos demasiados empates na liga portuguesa para ...ler comentário completo »
MisticaEncarnad a
2021-02-26 12h23m por diogomoura983
Exato, mas parece que tudo é desculpável com o Covid
É o tal slogan "A culpa é do Covid" que foi criado
Mais essa do Rangers que escapou ao meu comentário
O certo é, tal como referiste, que o Benfica já vem a jogar pessimamente muito antes do surto de Covid
Desde a transferência de Rúben Dias para o Manchester City e sinceramente acho que foi aí que começámos a perder esta época
diogomoura983
2021-02-26 12h15m por MisticaEncarnada
A questão é que o Covid afectou o Benfica mas não em Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro. Foram 5 meses pobres. Em que já estávamos longe do primeiro lugar, não tínhamos sido capazes de acabar à frente do Rangers na LE, não tínhamos sido capazes de ultrapassar o PAOK. E há uma coisa ainda mais curiosa. O Covid afectou o Benfica em Janeiro/Fevereiro. Mas o Benfica em Outubro estava pior que em Agosto/Setembro e em Novembro jogava pior que em Outubro e em Dezembro jogava pior ...ler comentário completo »
Equipa dos quase
2021-02-26 12h06m por diogomoura983
O Benfica na boca de muitos é a quipa dos quase
Quase que íamos buscar o empate com o Braga, quase que ganhamos no Dragão, quase que empatamos em Alvalade, quase que eliminamos o Arsenal
Mas quase, não é conseguir
E não conseguindo, não há nada que desculpe está época vergonhosa
Mais vergonhoso, só o slogan "A culpa é do Covid" que foi criado a volta desta instituição
O Covid teve influência em boa parte da época? Claro que teve
Teve para o Benfic...ler comentário completo »
Benfica
2021-02-26 11h11m por JHendrix
Uma equipa que facilmente sofre golos, em praticamente todas as partidas, não acalenta esperança para o quer que seja. Até contra este Arsenal meco, não se consegue ganhar.

Vá lá que a equipa está a crescer. . . Segundo o Jorge Jesus. . .
Tragédia & Comédia. . .
2021-02-26 10h25m por Artemis
. . . assim vai o Benfica de JJ, que vê o Flamengo campeão mesmo sem o ter por lá. . .
Final do sonho
2021-02-26 10h23m por patraodoAnzhi
O Benfica podia ter ganho esta eliminatória mas teve alguma infelicidade no final do jogo.
Resta não chorar sobre leite derramado e limpar as armas para o que falta do campeonato e taça e levantar a cabeça.
JO
. . .
2021-02-26 09h49m por josebrito123
https://twitter. com/jibreelinho/status/1356349 292542382088?s=20

Divir tam-se a ver este vídeo. . . Isto representa talvez 5% de todo o lixo que ele anda pra lá a fazer. . .
KingDevil
2021-02-26 09h23m por MisticaEncarnada
E as vezes em que ele joga e nem se nota?
Arsenal vs Benfica
2021-02-26 09h22m por MisticaEncarnada
O Arsenal está muito mal. Julgo que não chegarão muito longe a não ser que tenham muita sorte nos sorteios. Se no jogo da primeira mão houve falta de eficácia, no jogo de ontem houve muita porque o futebol foi pouco.
Apesar disso, se o Benfica tivesse passado tinha-o merecido embora também não tivesse jogado assim tão bem. O Benfica aproveitou 2 oportunidades mas ainda falta jogar muito para chegarem e um nível aceitável. Uma parte do aparente mérito do Benfica foi um Arsenal que ...ler comentário completo »
KingDevil
2021-02-26 09h10m por MisticaEncarnada
Jogou o Rafa. Considerando que todas as épocas ele faz mais de meia época má e faz algo decisivo em 4 ou 5 jogos, cada vez que aparece é como se fosse um reforço.
tink
2021-02-26 08h46m por joaosousa367
O Nápoles foi eliminado pelo Granada.

Ao observar os resultados das restantes equipas na Liga Europa, o Benfica (na teoria) tinha equipa para poder chegar longe na prova. Depois desta eliminatória fica a ideia que tinham mais que capacidade para passar este Arsenal mas os níveis anímicos andam perdidos pelas ruas da amargura. Como é que é possível faltar tanto querer, garra, ambição e agressividade a esta equipa? Fizeram o mais difícil e depois. . . o resultado habitual. ler comentário completo »
JOGO
2021-02-26 08h41m por orgulhovermelho
Não foi dos piores jogos que fizemos, houve até certos momentos do jogo que estavamos a trocar bem a bola o problema é que depois de termos dado a volta ao marcador, deixamos de querer atacar, metemos um bloco baixo e seria de esperar o que veio a acontecer, tínhamos de continuar a fazer contra ataques e procurar o 3 golo e não defender a vantagem. O JJ voltou a meter o Nuno Tavares para o lugar do Grimaldo no fim do jogo, já em Alvalade o fez e foi ele que deixou na altura o jogador do Sp...ler comentário completo »
Farpas
2021-02-26 08h10m por DepoisPago
Eu Tmbm n disse isso xD
Estava a dar a minha opiniao em relação ao q disseste apenas isso
Pancadas
2021-02-26 08h00m por farpas
Eu gosto de treinadores assim como o Sergio e o JJ. Dão outra mística ao futebol e não aquela coisa certinha gerida por departamentos de comunicação. Até de Rúben Amorim tenho gostado. Parece uma lufada de ar fresco no que toca às conferencias. Claro que ainda não o vimos em momentos maus, mas acho bem que se percam as manias da comunicação que não diz nada a ninguém. Conferencias de imprensa onde mais vale não se dizer nada porque não trazem nada de novo
DepoisPAgo
2021-02-26 07h56m por farpas
eu não disse que queria o SC fora. só disse que quando ele sair o Porto tem que pensar muito bem o que vai fazer e que plano é que quer.
Azulado
2021-02-26 07h50m por DepoisPago
É o covid Jesus n consegue trabalhar n ha condições 😂
AZ
Péssimo, Benfica
2021-02-26 07h45m por azulado
O Benfica consegue jogar pior futebol do que o Porto. Incrível!
Não percebo porque os sócios e adeptos aceitam esta vergonha.
Farpas
2021-02-26 07h41m por DepoisPago
Claro que no possivel penta o Porto tem o merito mas n deixa d ser verdade que nesse ano Vieira nao quis investir na equipa para colmatar as saidas de 4 jogadores importantes pq para ele na formação haviam jogadores para tapar esses jogadores e trocamos um ederson por um varela ahahah para n falar das outras
E na altura do tetra o Porto perdeu identidade sempre houve jogadores no balneario com a mistica portista e nesses anos nao que depois foram adquirindo novamente com o conceicao e ma...ler comentário completo »
Tutaemeia
2021-02-26 06h54m por farpas
Num programa eleitoral dizer que se vai conquistar o Tetra é simplesmente ridículo porque se esquece que os outros clubes também existem e também querem ganhar. . . Como portista desejo que o Porto ganhe o máximo de tetras possível mas nunca na vida acho que seja uma exigência plausível! Quero é um porto competitivo e a lutar pelo título todos os anos a juntar a boas prestações Europeias que dignifiquem o Clube.

Continuo a dizer que no ano do possível penta do Benfica onde toda...ler comentário completo »
Roma 3x1 Braga
2021-02-26 01h18m por Tekashi
Braga sim, desiludiu-me na Europa esta época!

Um agregado de 5x1 com uma Roma não é nada, é zero.

Arsenal 3x2 Benfica
2021-02-26 01h14m por Tekashi
Arteta demorou tanto tempo para lançar Lacazette para o jogo, aos 78 minutos, quando já se encontrava em desvantagem na eliminatória desde os 61 minutos, muito lento a reagir!

E ainda tinha um craque chamado Pépé no banco que também insistiu em não lança-lo para jogo perante as dificuldades, enfim contou com a estrelinha dos últimos minutos e com um improvável Tierney a ajudar, mas não soube mexer no jogo, e as coisas podiam perfeitamente ter corrido mal para o Arsenal, sa...ler comentário completo »
ReturnoftheEagl e
2021-02-26 00h53m por PSVIEW
Aí está, acredito que se o Sporting perder no Dragão vai mexer um pouco com eles, e talvez percam mais alguns pontos neste futuro próximo. Quanto ao Benfica não tenho dúvidas que vai melhorar de nível e subir na tabela, o problema vai ser o Braga ou o Porto se deixarem serem ultrapassados na tabela, mas o clássico que aí vem vai ditar o resto do campeonato. Quanto a taça, acho que vai ser duro, o Porto de Conceição parece ter acertado melhor nos momentos decisivos, que era algo que via ...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira o nosso Zapping
Aqui pode consultar todas as transmissões dos jogos de hoje.