placardpt
    Algumas explicações para o desastre

    Més que una crisis: cinco pontos que explicam o estado catastrófico do Barcelona

    2021/03/01 14:26

    A 14 de setembro de 2018, o zerozero publicou um artigo com o título «Um Barcelona 'milionário' e uma La Masia na escuridão: a crise de identidade em Can Barça» em alusão ao desvio preocupante do rumo de um dos maiores e melhores clubes da história do futebol. Foram feitas análises, entre outros temas, aos milhões gastos em transferências, à queda do Barcelona B e às polémicas envolvendo a gestão diretiva. Quase três anos mais tarde, a bolha rebentou e o conjunto catalão atravessa, por esta altura, uma das (se não a) maiores crises da sua história.

    Mas afinal, o que levou o Barcelona a chegar a este ponto? Antes das eleições para o novo presidente (7 de março), destacamos cinco pontos que ajudam a explicar o desastre atual. 

    A era Bartomeu: algum êxito desportivo, enorme desastre diretivo

    Foi a 18 de julho de 2015 que Josep María Bartomeu subiu, com pompa e circunstância, ao cargo de presidente do Barcelona, vencendo as eleições sob o slogan do «Temos Triplete, temos Tridente», em alusão ao trio Neymar, Messi e Suárez e aos três títulos conquistados anteriormente. Estava à vista uma nova era num dos maiores clubes do mundo, que ainda lambia as feridas da pesada herança de Sandro Rosell, herdada pelo seu antigo e braço direito e vice-presidente.

    A saída de Rosell em janeiro não havia sido propriamente pacífica e o escândalo da transferência que levou Neymar para Catalunha acabou por rebentar uma bolha inchada por uma sequência de outras polémicas graves, como a que levou a que o clube ficasse impedido de contratar durante duas janelas de transferências. Bartomeu assumiu em janeiro como interino, foi forçado a renunciar em fevereiro por ter sido incriminado pelo mesmo juiz devido a fraudes fiscais nas negociações por Neymar, concorreu e ganhou as eleições em julho do mesmo ano. Resumidamente, a sua imagem ficou manchada desde o início por motivos óbvios.

    Quase seis anos depois, Bartomeu resignou ao cargo de presidente (já foi detido devido ao BarçaGate), com uma mancha ainda maior do que a inicial, deixando o Barcelona afundado numa crise desportivo-financeira grave.

    No total, 13 títulos com a primeira equipa de futebol, entre outros tantos nas restantes modalidades, com destaque óbvio para o triplete de 2014/15 (campeonato, Taça e Liga dos Campeões) sob o comando de Luis Enrique e a magia do MSN, o bebé do presidente. Aí, os resultados financeiros e desportivos eram animadores, mas tudo isso se deteriorou com o passar do tempo.

    Longe de um mar de rosas, mais próximo de um mar poluído. Uma força significativa do universo culé foi-se insurgindo contra a gestão de Bartomeu, entre má comunicação, promessas falhadas e acontecimentos pouco dignos quer dentro, quer fora das quatro linhas.

    Até porque a lista de polémicas é consideravelmente longa, a leitura fica mais percetível no seguinte formato:

    • Despedimento de figuras importantes e conhecedoras da filosofia Barcelona como Zubizarreta e Guillermo Amor;
    • Fraude fiscal na transferência de Neymar para Camp Nou (2013/14) – Barcelona, em 2016, assumiu a culpa e aceitou pagar ao Fisco um valor de 5,5 milhões de euros, ilibando Sandro Rosell, o próprio Bartomeu e o jogador;
    • Saída de Neymar em 2017/18 para o Paris SG por 222 milhões de euros, com muita polémica e acusações graves pelo meio;
    • Uso do montante da venda do internacional brasileiro para contratar três potenciais substitutos, que ainda não justificaram o investimento recorde: Philippe Coutinho, Ousmane Dembélé e Antoine Griezmann.
    • Escândalo do BarçaGate: clube contratou uma empresa (I3Ventures) para defender Bartomeu e atacar jogadores e respetivas famílias através das redes sociais, como Messi e Piqué;
    • Instabilidade diretiva e desportiva: total de cinco diretores desportivos, cinco treinadores (Tata Martino, Luis Enrique, Ernesto Valverde, Quique Setién e Ronald Koeman) e seis vice-presidentes durante o seu mandato; 
    • Elevadíssima massa salarial: passou de 432 a 639 milhões de euros entre 2016/17 e 2017/18, coincidindo com a renovação de Leo Messi;
    • Prestações desastrosas na Liga dos Campeões: em 2018/19, contra a Roma (3x0), e em 2019/20, contra o Bayern Munique (2x8), que levou a uma «restruturação» e ao consequente despedimento de Eric Abidal e Quique Setién;
    • Polémica grave com Lionel Messi (e outros atletas de peso), maior jogador da história do clube que pela primeira vez e de forma pública pediu para sair através de um burofax;
    • Bartomeu foi eleito presidente em 2015 ©FC Barcelona
      Clube com passivo de mais de 1000 milhões de euros, sendo que quase 800 milhões de euros representam uma dívida a curto prazo; 
    • Projeto ‘Espai Barça’, uma das bandeiras da sua candidatura, ficou inacabado depois de um empréstimo de 815 milhões de euros e só o Estadi Johan Cruyff, na La Masia, virou realidade;
    • Falha em negociar a redução salarial com o plantel, que pretendia a sua demissão;
    • Moção de censura levada a cabo por um grupo de sócios reuniu os votos necessários para a sua saída;

    Certamente que a pandemia da Covid-19 provocou alguns e detonou alguns pontos supramencionados, mas, para os aficionados culés, o facto de Bartomeu ter anunciado a demissão e abandonado o cargo pelo próprio pé tratou-se de justiça poética. Para o ex-presidente, a Generalitat (governo da Catalunha) foi a culpada por «não ter inviabilizado o referendo à liderança do clube em plena pandemia e crise sanitária».

    Messi, mais fora do que dentro

    Longe vão os tempos em que Leo Messi era feliz em Barcelona. Claro que o brilho não sai das suas botas e é decisivo em quase todos os jogos, mas os efeitos da crise do clube transbordaram claramente para o seu rendimento.

    Messi encontra-se agastado ©Getty / David Ramos
    Acima de tudo, o argentino, capitão e figura emblemática dos blaugrana, tem vindo a aparecer em público mais vezes do que o normal, dada a personalidade reservada, e quase todas as intervenções surgiram pelos piores motivos. 

    Em três momentos marcantes, Messi mostrou ser contra a gestão do antigo presidente, como um autêntico membro da oposição. Defendeu-se a si e à restante equipa na ressaca da humilhação europeia diante do Bayern Munique (2x8) por causa da entrevista crítica de Eric Abidal, então secretário-geral; atacou a direção pela saída de Luís Suárez, utilizando expressões como «não devias ter sido expulso» e «nada me surpreende por esta altura»; e, por fim, a entrevista à Goal, em que, para além de garantir a sua continuidade por mais uma época, acusou Bartomeu de «ser um homem sem palavra».

    Lionel Messi
    Barcelona
    Total
    763 Jogos  62173 Minutos
    658   78   1   02x
    ver mais »
    No verão de 2020, já «cansado de ser sempre o problema», Messi instalou o pânico em Barcelona e colocou o mercado futebolístico em êxtase ao ter pedido para sair da Cidade Condal, sua casa há mais de 20 anos de onde nunca, em momento algum, mostrou vontade de sair, pelo menos em praça pública.

    Por fim, a reportagem do jornal El Mundo sobre a sua situação contratual também caiu como uma bomba. Segundo a referida fonte, o vínculo assinado em 2017 ficou estipulado em 555 milhões de euros em quatro temporadas – cláusulas estranhas incluídas – e rapidamente se levantaram os números em relação aos gastos do Barça com o astro sul-americano.

    A restruturação do plantel

    É outro dos pontos críticos. O plantel é desequilibrado, está em subrendimento e a renovação não foi efetuada devidamente.

    Piqué, um dos principais visados ©Getty / RAFAEL MARCHANTE
    Elementos históricos como Piqué, Jordi Alba ou Sergio Busquets estão na fase descendente das carreiras, não têm alternativas à altura e a falta de motivação tem-se levantado constantemente, visto que todos eles fizeram parte da era dourada do clube e conquistaram todos os troféus possíveis.

    Esta questão, aliada aos erros de casting nas janelas de transferência, continua a contribuir para as frequentes desilusões desportivas a nível nacional e, sobretudo, internacional que danificam o nome e a imagem do Barcelona como um dos mais bem-sucedidos clubes da história.

    Como consequência, rolam cabeças no comando técnico pelo fraco rendimento. Mas se a máquina não oleia como suposto, talvez o problema esteja mesmo nas peças…

    Política de contratações

    Durante o reinado de Josep María Bartomeu, a política de contratações do Barcelona mudou drasticamente, virando de pernas para o ar a identidade muito própria de um clube que fazia dos canteranos da Academia os reforços mais sonantes.

    Feitas as contas, com o ex-presidente foram gastos uns impressionantes 1.081,35 milhões de euros em 34 jogadores e nem todos para a equipa principal. Pelo meio, vários negócios incompreensíveis – nomeadamente de vários jogadores brasileiros – que não tiveram o mínimo impacto na esfera desportiva.

    Dembélé e Coutinho foram investimentos avultados ©Getty / Jose Breton
    No topo, aparece o trio Dembélé-Coutinho-Griezmann, cujos valores investidos individualmente superaram os 100 milhões de euros. Para já, todos eles fracassaram em justificar uma aposta tão elevada.

    Foi também com Bartomeu que chegaram nomes com Ter Stegen, Rakitic ou Luis Suárez, mas, também com o mesmo dirigente, o croata e o uruguaio, duas figuraças do passado mais recente dos blaugrana, abandonaram à força e sem qualquer retorno, tanto que criticaram publicamente a direção pela forma como foram tratados.

    Em termos de vendas, o valor ascende aos 724,05 milhões de euros: ou seja, o défice ainda é bastante considerável. Muitas delas de jogadores contratados anteriormente que não renderam o que se esperava.

    A lista completa:

    • Coutinho – 145 milhões de euros (faltam ainda outras variáveis);
    • Dembélé – 130 milhões de euros (faltam ainda outras variáveis);
    • Griezmann – 120 milhões de euros;
    • De Jong – 75 milhões de euros (mais 11 M€ em variáveis);
    • Pjanic – 60 milhões de euros;
    • Malcom – 41 milhões de euros;
    • Paulinho – 40 milhões de euros;
    • André Gomes – 37 milhões de euros;
    • Lenglet – 35,9 milhões de euros;
    • Semedo – 35,7 milhões de euros;
    • Arda Turan – 34 milhões de euros;
    • Trincão – 31 milhões de euros;
    • Arthur – 31 milhões de euros;
    • Paco Alcácer – 30 milhões de euros;
    • Neto – 26 milhões de euros;
    • Umtiti – 25 milhões de euros;
    • Dest – 21 milhões de euros;
    • Junior Firpo – 18 milhões de euros;
    • Braithwaite – 18 milhões de euros;
    • Arturo Vidal – 18 milhões de euros;
    • Aleix Vidal – 17 milhões de euros; 
    • Digne – 16,5 milhões de euros;
    • Cillessen – 13 milhões de euros;
    • Deulofeu – 12 milhões de euros;
    • Emerson – 12 milhões de euros;
    • Yerry Mina – 11,8 milhões de euros;
    • Matheus Fernandes – 7 milhões de euros;
    • Pedri  - 5 milhões de euros;
    • Marlon – 5 milhões de euros;
    • Cucurella – 4 milhões de euros;
    • Denis Suárez – 3,25 milhões de euros;
    • Murillo – 1,2 milhões de euros;
    • Todibo – 1 milhão de euros;
    • Kevin Prince Boateng – 1 milhão de euros.

    La Masia esquecida: e a mística?

    É outro dos temas recorrentes e mais debatidos: a falta de canteranos que vinguem na equipa principal e transportem a mística culé, como Puyol, Xavi ou Iniesta. Desde a saída de Guardiola, em 2012, o Barcelona mergulhou numa crise de identidade profunda, tendo a La Masia sido a principal lesada. 

    La Masia perdida no tempo ©Getty /
    Na era Bartomeu, alguns jovens da formação (nem com o trajeto ascendente) como Akieme, Araujo, Monchu, Iñaki Peña, Riqui Puig, Miranda, Ansu Fati, Carles Pérez, Wagué, Aleñá, Cucurella, Palencia, Cardona, Ortolà, Sergi Samper, Sandro, Munir e Halilovic passaram pelas mãos dos treinadores principais, mas poucos vingaram.

    E mais: o próprio Barcelona B, que caiu nas profundezas do terceiro escalão, passou a ser uma espécie de carrossel de negócios, com quase 20 milhões de euros canalizados para a contratação de jogadores que praticamente forçaram jogadores da casa a procurar novos desafios.

    Ansu Fati e Riqui Puig – mais o primeiro do que o segundo – emergiram e chegaram ao patamar mais alto. Mingüeza também tem recebido destaque, mas mais numa «solução de emergência» para colmatar as muitas baixas na defesa. Há esperança em Pedri, Dest ou Trincão, todos eles diamantes por lapidar e sem escola de Barcelona, um colosso à deriva.

    Argentina
    Lionel Messi
    NomeLionel Andrés Messi Cuccittini
    Nascimento/Idade1987-06-24(36 anos)
    Nacionalidade
    Argentina
    Argentina
    Dupla Nacionalidade
    Espanha
    Espanha
    PosiçãoAvançado (Extremo Direito) / Avançado (2.º avançado)

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ST
    Correção
    2021-03-01 21h11m por Staples
    *Época passada
    ST
    Correção Zerozero
    2021-03-01 21h10m por Staples
    Em 2018/19 foi o 4-0 do Liverpool-Barcelona em Anfield, o 8-2 do Bayern foi já na época paadafa 2019/20.
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.
    santossantos
    2021-03-01 20h52m por MisticaEncarnada
    Tem mais ou menos. Tem mais dinheiro queres tu dizer. Organização é o que lhes falta de cima abaixo.
    pedropereira934
    2021-03-01 20h51m por MisticaEncarnada
    O Coutinho era um craque em Inglaterra e deu uns perfumes desse nível no Bayern apesar de ser suplente. Quanto ao dinheiro do Coutinho, não foi gasto no Van Dijk, Fabinho e Alisson, foi gasto no Van Dijk e no Alisson só, o que também não muita diferença. O Klopp queria que ele ficasse e não o contrário, por isso não se está a rir ao pensar na carreira que o Coutinho poderia ter tido/estar a ter no Liverpool.
    Estou a falar do Barça de 2016 ou 2017 em que claramente ninguém ia tira...ler comentário completo »
    SA
    Benfica, Porto, Sporting
    2021-03-01 20h27m por santossantos
    O Barcelona tem uma organização infinitamente superior à dos 3 grandes a todos os níveis, uma massa adepta infinitamente maior, e mesmo assim aconteceu isto. Nem consigo imaginar o que se passa nos 3 grandes.
    Alexis_Arshavin 10
    2021-03-01 20h20m por pedropereira934
    Como dizes, é bem, Coutinho é um bom jogador, não um craque(apesar de ser melhor do que mostrou no Barca). Não se trata da política de contratações do Bayern, em Inglaterra, onde pagam absurdos por medianias e onde ele mostrou o melhor nível no Liverpool, ninguém o quis, e duvido que no fim da época alguém pague sequer 30 milhões por ele, estamos a falar de um jogador que ganha quase 30 milhões brutos por ano. Além disso vejo praticamente todos os jogos do Brasil(oficiais), e não acho...ler comentário completo »
    MisticaEncarnad a
    2021-03-01 19h55m por pedropereira934
    O Coutinho rendeu onde? Na Alemanha? Meu caro se ele era o 4 extremo do plantel, e o Bayern não o mostrou o mínimo interesse em mante lo, vê bem o rendimento. Coutinho é o maior barrete da historia(a par de Griezmann), Kloop ainda não se consegue parar de rir depois de ver que com os 160 milhões que receberam por ele, compraram Van Dijk, Alisson e Fabinho, e ganharam a Primier e Champions em 2 anos. Dembele, apesar do preço muito exagerado, tem umas condições brutais e vinha de uma épo...ler comentário completo »
    pedropereira934
    2021-03-01 19h40m por MisticaEncarnada
    Quando o Barça estava, nos quartos de final, em vantagem com a Roma após ganhar por 4-1 em casa e vai perder por 3-0 a Roma e na época seguinte o Valverde ficou está tudo dito. Além disso, a vinda do Dembelé não era aquilo que o Barça precisava. O Barça precisava claramente, naquela altura, de concorrência para o Piqué e para o Busquets, um jovem a crescer na sombra do Suárez e um Extremo para substituir de caras o Neymar. Em vez disso gastaram milhões e o único jogador que se aproveito...ler comentário completo »
    Pinho352
    2021-03-01 19h35m por MisticaEncarnada
    Vejo muita gente a apontar o dedo ao Koeman. Mas era fácil trabalhar com aquele balneário em que até o Messi queria sair do clube? Será que foi mesmo o Koeman que não quis o Suárez? Será que mesmo que quisesse o Barça não precisava de aliviar salários e por isso "dispensou" o Vidal, o Rakitic e o Suárez?
    Com este plantel desmotivado e com algumas lacunas, principalmente na defesa e no ataque, seria um treinador como o Guardiola ou o Klopp que quereriam deixar os seus clubes para vir t...ler comentário completo »
    Nunca um triplete custou tão caro
    2021-03-01 19h30m por pedropereira934
    Isto só surpreende os mais distraídos, quem acompanha o Barca de perto sabe a catástrofe que tem sido a gestão de Bartomeu, e ainda vem iluminados falar em reforços sonantes, quando não há dinheiro nem para pagar a Setien lol. Aquele 2015 brilhante do Barca, levou a que os adeptos votassem na continuidade(Bartomeu era vice presidente de Rossel), e não pensasem com a cabeça, já que por essa altura se começava a notar as trafulhas do Rosellismo. As razoes disto são as que pessoas como eu e...ler comentário completo »
    3D
    Barcelona
    2021-03-01 19h17m por 3dA
    Falando apenas do plantel:

    É nítido neste momento que a equipa precisa de uma reestruturação acentuada, e tal levará tempo até começar a dar resultados.

    A meu ver, o primeiro passo do Barcelona devia ser permitir a saída de Messi, pelos mais variados motivos. É público que Messi está insatisfeito no clube e tinha o desejo de abraçar um novo desafio. Por tudo o que deu ao clube, acho que Messi merece que tal seja concedido e permitiria ao Barcelona começar a p...ler comentário completo »
    formação
    2021-03-01 17h28m por unsub
    um dos sinais de que a formação do barça já não ia bem foi quando espanha ganha o ultimo euro sub 21 em 2019 com zero jogadores do barcelona na convocatoria
    o unico que tinha passado pela formação do barça foi o dani olmo mas uns 4 ou 5 anos antes
    SL
    Rui_Malheiro199 8
    2021-03-01 16h57m por SLBong
    A questão não é só a parte desportiva (e mesmo assim está a 5 pontos do primeiro lugar com um jogo a mais, não é exatamente uma grande época. . . ), é a parte financeira
    PI
    Barça
    2021-03-01 16h47m por Pinho352
    O Barça começou precisamente a cair quando Bartomeu entrou para a presidência, desde a saída de Luis Enrique do comando técnico que o sucesso já não foi o mesmo, quis copiar e mal o modelo do Real Madrid, com a contratação de vedetas pagas a peso de ouro e sem retorno, o problema é que o Real Madrid é uma marca fortíssima que consegue ter retorno financeiro, algo que o Barça não consegue.
    Outro erro prende-se com o pensar de que Messi seria eterno e iria durar até 2025 ao mais alto ...ler comentário completo »
    Choro, choro e mais choro
    2021-03-01 16h40m por Rui_Malheiro1998
    Quem dera a muitos adeptos (ainda mais nos dias que correm) estar num ''estado catastrófico'' ao estar perfeitamente na luta pelo título de campeão de uma das principais ligas europeias (e consequentemente do mundo), ter dos melhores jogadores do mundo, ter um plantel cheio de valor em potenciais vendas e montes de lendas a quem pode recorrer para socorrer a situação depois de uma década a ganhar uma média de 2 troféus por época.
    Neste mundo existem os Luton Towns e os Alvercas desta ...ler comentário completo »
    Barça
    2021-03-01 16h22m por MisticaEncarnada
    Parece-me fundamental reduzir os salários em 20 ou 30% devido ao impacto da pandemia, sobretudo. O Barça está a pagar ordenados pronográficos aos seus jogadores. Ainda será importante que o clube rescinda ou venda alguns jogadores que se foram acomodando ao longo dos anos e já não dão ao Barça o que o Barça precisa. Falo de Alba, Busquets e Piqué. Ainda por cima devem ser dos que ganham mais. E ainda vender alguns jogadores em sub rendimento como Griezmann ou Dembelé com os quais ainda é ...ler comentário completo »
    Ronald Koeman
    2021-03-01 16h15m por MisticaEncarnada
    É devido a esta situação que o Barça vive que defendo a continuidade do Koeman, pelo menos para a próxima temporada. Com o Barcelona a viver tempos complicados, não faz sentido contratar um treinador e investir mundos e fundos, endividando mais o clube, para voltar à ribalta até porque dificilmente isso acontecerá de uma temporada para a outra.
    O Koeman sabe trabalhar com juventude e não precisará de reforços de 80/100 M€ para construir um bom plantel. Além disso, não me parece m...ler comentário completo »
    bigshaq
    2021-03-01 16h12m por MisticaEncarnada
    Concordo que quase todos os nomes que apontaste foram falhanços mas há alguns que não. O Arda Turan era um bom jogador mas devido à presença do Naymar e do Messi nunca teve grande protagonismo. O Pjanic é um bom jogador mas preferia ter o Arthur, mais jovem e com muita margem de progressão apesar de já nesta tenra idade ser um craque. E acrescentaria o Coutinho que fez uma grande temporada no Bayern, no ano passado. Por algum motivo desconhecido não fez o mesmo no Barça. O Dembelé foi car...ler comentário completo »
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga Revelação
    Terceiro título do clube
    O Estoril Praia continua a dar cartas na Liga Revelação, como nova conquista da prova garantida esta quinta-feira. O empate na visita ao Vizela (0-0) bastou aos Canarinhos, que venceram ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 16:31
    pedrinho_dgl 25-04-2024, 16:27
    JS
    jsilva77 25-04-2024, 16:24
    pedrorosa107 25-04-2024, 16:22
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 16:21
    ricardocunha251 25-04-2024, 16:13
    MisticaEncarnada 25-04-2024, 16:08
    johnspencer 25-04-2024, 16:06
    BL
    Bluetrain 25-04-2024, 16:03
    MisticaEncarnada 25-04-2024, 16:03
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 15:49
    ruilapa 25-04-2024, 15:49
    fcpinvicta 25-04-2024, 15:47
    Vic-54 25-04-2024, 15:45
    fcpinvicta 25-04-2024, 15:43
    TheBlankSpace 25-04-2024, 15:35