A UEFA anunciou, esta terça-feira, que aprovou a introdução, a título experimental, de uma substituição extra em caso de suspeita de concussão na fase final do Europeu Sub-21 de 2021.
Esta foi uma nova regra que a FIFA e o International Football Association Board (IFAB - organismo que regulamenta as regras do futebol - introduziram no final do ano passado para ser experimentada ao longo de 2021 e que tem vindo a ser implementada em várias competições, como a Premier League ou o Mundial de Clubes.
Desta forma, como se pode ler no Protocolo A delineado pelo IFAB, cada equipa poderá efetuar uma substituição em caso de choque violento na cabeça, independentemente de já ter esgotado as suas substituições ou não. A única exceção é que o jogador a entrar não pode ser um jogador que já tenha sido anteriormente substituído.
O início da fase final do Campeonato Europeu sub-21 está agendado para o mês de março, com a fase de grupos a ter entre os dias 24 e 31, na Hungria e Eslovénia. Portugal está inserido no Grupo D, juntamente com a Inglaterra, Suíça e Croácia. A fase a eliminar disputa-se entre 31 de maio e 6 de junho.