placardpt
    Avançado tem somado poucos minutos com Jorge Jesus

    De regresso aos golos na B, cinco meses depois: O que pode ainda dar Gonçalo Ramos ao Benfica?

    Gonçalo Ramos regressou à formação secundária do Benfica esta segunda-feira para defrontar o CD Mafra no Seixal, depois de ter continuado a somar poucos minutos às ordens de Jorge Jesus na equipa principal. O avançado voltou a jogar por uma equipa onde já foi protagonista e ainda assinalou o regresso com a subida de um patamar no registo goleador.

    Mais de um mês depois do último jogo pela «B» e quase cinco meses depois do penúltimo - curiosamente também frente ao emblema mafrense (2x1) -, eis que este jovem voltou aos relvados da Liga Portugal SABSEG e fê-lo com um golo que também já há muito não aparecia, atraindo novamente a atenção dos adeptos do Benfica. O zerozero, naturalmente, esteve lá para ver.

    Como um peixe na água

    «O que é isto? Estamos a jogar boxe?», perguntou Gonçalo Ramos ao 4º árbitro Nuno Pereira pouco antes do intervalo, imediatamente depois de um lance que ocorreu na área comandada por Svilar, a 50 metros de si. Foi a primeira intervenção (oral, neste caso) durante a partida, e logo depois do seu golo, quando se soltou por completo física e mentalmente.

    Defrontou o CD Mafra duas vezes esta época ©Kapta+
    Começou o jogo surpreendentemente tímido, tendo em conta aquilo que já conquistou na equipa B. Possivelmente por causa da defesa que permitiu ao guarda-redes adversário nos minutos iniciais, com bola foi sempre correto mas pouco incisivo, como se não quisesse falhar um único passe e até com algum nervosismo à mistura.

    Talvez fosse a falta de prática em situação de jogo, ou então, mais provavelmente, o que faltava era o golo.

    Esse chegou aos 35 minutos de jogo, na conversão de uma grande penalidade que o próprio conquistou, e aí Gonçalo Ramos mudou. Fez a habitual celebração para as câmaras e levou o seu tempo a regressar ao meio campo, a caminhar lentamente enquanto conversava e ria com David Tavares. De repente deu a volta completa e já parecia demasiado relaxado, mas isso mudou assim que o jogo retomou. O apito do árbitro para o recomeço foi o tiro de partida para os 100 metros rasos, numa pressão desenfreada que não abrandou até ao intervalo. Estava ali o verdadeiro Gonçalo, rejuvenescido (na medida em que um miúdo de 19 anos o pode sequer ser), e como um peixe na água.

    Um avançado completo

    A não distinção entre «jogar» e «lutar» na tal frase que disse ao 4º árbitro, quando a segunda palavra seria mais adequada, diz muito sobre este jovem de 19 anos. Para Gonçalo Ramos lutar faz parte do jogo, como demonstra na maneira como disputa cada duelo contra os adversários, algo que não tem tido oportunidade de fazer com frequência. Esta é uma maneira potencialmente rebuscada de ver as coisas, claro, mas não estará muito longe da realidade.

    Trata-se de um avançado muito completo no seu conjunto de habilidades. Sozinho na frente, Gonçalo Ramos situa-se maioritariamente no meio dos dois centrais fixando-os para abrir espaço aos colegas, mas a verdade é que o seu passado em posições mais recuadas nunca desaparecerá completamente... Mesmo com instruções para não baixar, o avançado coloca-se sempre em posição pra receber um passe frontal que o deixe envolvido no jogo a cada oportunidade, mesmo quando parece nunca chegar. 

    Somou 300 minutos pela equipa principal esta época ©Kapta+

    Que idade tem ele, mesmo?

    O jogo acabou por não ser perfeito, longe disso, mas por problemas alheios à exibição do jogador em questão. Seria provavelmente um bom dia para completar 90 minutos que há muito fugiam, mas esses planos foram riscados na marca de uma hora de jogo quando o avançado caiu queixoso e teve mesmo de ser substituído prematuramente por um técnico que o conhece melhor que a grande maioria.

    Gonçalo Ramos
    Liga Portugal SABSEG 2020/21
    6 Jogos  511 Minutos
    8   0   0   02x

    ver mais »
    Nélson Veríssimo, recorde-se, não era o treinador no momento em que o avançado ganhou maior destaque com sete golos nas primeiras três jornadas, e não quis individualizar na conferência de imprensa após o jogo desta segunda-feira. Ainda assim, o técnico já provou ser apreciador das qualidades do avançado em janeiro de 2019, quando deu ao Gonçalo de então 17 anos a oportunidade de se estrear como sénior, numa derrota caseira frente ao SC Braga B (2x3).

    Dois anos depois, Gonçalo Ramos já passou por muito, desde a estreia na equipa principal com um bis em cinco minutos (0x4), até à subida permanente em que os minutos foram escassos. É, por isso mesmo, importante relembrar a quem olha para o avançado como «talento desperdiçado», que este jogador ainda tem idade de júnior. Tempo para vingar não lhe falta.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Ja comeca
    2021-02-23 21h09m por canelax
    Ainda o miudo nao fez nada nos seniores e as noticias falam dele como se fosse um deus. . . tem de deixar os miudos crescerem sem pressao pelo menos no inicio. Com estas noticias todas depois os adeptos vao estar sempre em cima a cobrar e exigir demasiado dele e no fim pode correr o risco de virar mais um ze do golo ou um carlos saleiro desta vida. . deixem os miudos em paz sejam eles de que clube forem
    Zé do Golo 2. 0??
    2021-02-23 20h04m por AteOBragaMarcar
    Só o vi nos jogos da equipa principal e sinceramente não percebo o hype. É melhor que o Darwin e sefe provavelmente mas estes dois não são propriamente craques. De lembrar q o N Oliveira também era muito bom na formação
    MA
    marcelinoSF
    2021-02-23 19h44m por Markes88
    Pessoalmente, acho que Lage perdeu o balneário quando apostou nos David e Tiago Tavares a titulares sem terem feito um jogo pela equipa principal antes, na LC.

    O que veio depois disso foi o caso Gabriel, e o Benfica implodiu, e até hoje, com ou sem Lage, não se levantou, o Benfica esta época resume-se basicamente a 5 vitórias no inicio do campeonato e nova derrocada. . . . .
    Gonçalo Ramos
    2021-02-23 18h41m por marcelinoSF
    Não sei se lembram-se como João Félix veio a ser titular.
    Foi depois da expulsão de Jonas em Portimão, jogo que ditou também o despedimento de Rui Vitória.
    Bruno Lage que conhecia muito bém o talento do João Félix que mostrava na B apostou logo nele para subsituir o castigado Jonas.
    O Jorge Jesus pouco lá quer saber o que se passa na B !
    Perdido por perdido, porque jogando assim o SLB ném vai a CL, que JJ aposte já no Gonçalo Ramos e nos seus colegas da formação...ler comentário completo »
    JO
    PL's
    2021-02-23 18h41m por josebrito123
    Ramos, Darwin e seferovic juntos não fazem 1 avançado em condições. . . É a triste realidade deste Benfica. . . Quem teve cardozo, Jonas, Mitroglou, Jimenez. . . Agora tem aqui um derley um pringle e um karadas. . .
    AnalistaDesport ivo
    2021-02-23 18h06m por Taument_da_Silva
    Ou seja, estás basicamente a dizer o seguinte: ao Nuno Mendes, tem-lhe sido dada a possibilidade de jogar e crescer relativamente longe dos holofontes, não tendo tanta pressão apesar do desempenho incrível que tem tido.

    Já o Gonçalo Ramos, com apenas DEZANOVE (!) anos de idade, já estão a ser lançados artigos a perguntar se ele tem ainda alguma coisa para dar ao clube.

    Se não gostas, diz-me onde e como podemos trocar. Quem me dera que os nossos miúdos pudes...ler comentário completo »
    SP
    MEU RICO LAGE. . .
    2021-02-23 18h03m por SpineRock
    Com o Bruno Lage a treinador, provavelmente seria vendido por €120 milhões no final da época. Até nisto Jesus dá prejuízo. . .
    Bom jogador
    2021-02-23 17h30m por ricardojsa17
    Bom jogador mas precisa de tempo e que a pressão não esteja tão grande como agora .
    Penso que melhor que Seferovic é de certeza mas pronto .
    Já faz falta o Vinigol.
    Tiago Tomás não é nenhum avançado é mais um extremo , mais um que só tem velocidade , não prevejo grande futuro .
    MA
    . . .
    2021-02-23 17h27m por Markes88
    E já agora, que o Benfica faça de tudo para forçar a saída do presidente do CA, Fontelas Gomes, marioneta deplorável, e para isso a direcção do clube tem de sair, visto que esta é só com newsletters e cartilhas da treta que pensa que as coisas mudam.

    Que se faça terminar a carreira de Vasco Santos, filho de Martins dos Santos, árbitro incriminado no processo do apito dourado, VAR da grande maioria dos jogos que o Benfica não ganha das épocas desde que foi introduzido. Já...ler comentário completo »
    AnalistaDesport ivo
    2021-02-23 17h15m por patraodoAnzhi
    Concordo com o Tiago Tomás.
    Joga muito e é incrível a qualidade dele e o impacto que tem na equipa e a pouca imprensa que tem em Portugal.
    É daqueles que não engana, vai ser umas das revelações na próxima Champions League e tem tudo ser um avançado de topo durante anos. Quase que atrevo a dizer que ainda vai ser chamado pela seleção para o Euro.
    MA
    Ramos
    2021-02-23 16h56m por Markes88
    Se é para jogar 5-10min por jogo a cada 5 jogos, ele que fique na equipa B a mostrar rendimento.

    Não acredito que JJ fique no fim da época, é demasiado descalabro e como o campo está inclinado contra nós ainda menos, o máximo que almejamos é o 3ºlugar e já estamos dependentes do Braga, que tem estado muito bem. . . .

    JJ é totalmente contra aquilo que deve ser o projecto do clube, saiu por causa disso e nunca devia ter regressado. Não se entende como o Leonar...ler comentário completo »
    AnalistaDesport ivo
    2021-02-23 16h36m por Solato
    Tens toda a razão nisso, mas o zerozero é um site de futebol e não apenas da Liga NOS. Isto e apenas uma analise a um jovem, que poderia responder ao que o JJ dissr que faltava alguem para por a bola la dentro, só isso.
    AnalistaDesport ivo
    2021-02-23 16h18m por Solato
    Em relação ao Nuno Mendes encanta-me profundamente que qualidade, será o futuro titular da seleção nacional e sem duvida estará num top5 dos melhores DE do mundo no futuro. Tiago Tomás é muito bom para equipas portuguesas e quando sair terá escolher muito bem o clube, penso que uma tática de 2 avançados era o ideal para ele até pelas características parece-me mais um segundo avançado, é sem duvida também muito bom e será jogador de seleção.
    AnalistaDesport ivo
    2021-02-23 16h16m por Solato
    O que dizes não tem lógica nenhuma porque se formos por aí então o zerozero já fez umas 3/4 noticias sobre o Eustáquio. E quanto a ser campeão outra vez estás mal, vai a 2 anos atrás e terás uma analise parecida com esta sobre o Rafael Leão, então o que estava a fazer o zerozero em relação a isso? Isto é um espaço para se falar sobre futebol sobre todos os clubes e jogadores, parem de se andarem armados em vítimas. Se quiseres fala sobre o jogador em questão ou sobre futebol e para de vomit...ler comentário completo »
    Benfica
    2021-02-23 15h04m por jorslb1
    Para terminar a analise, com os valores investidos o Benfica tinha obrigação de ter um 11 para campeonato nacional e outro 11 para as competições europeias + taças.

    Seriam 22 jogadores, com lesões e amarelos se falarmos de 25 jogadores com condições de serem titulares e dar tudo em campo, mais 2 ou 3 da B, seria suficiente e não é uma ideia assim tão dificil de idealizar.

    Ora esta epoca já foram utilizados 25 da A e uns 4 da B, até parece tudo bem.
    S...ler comentário completo »
    Devespensar
    2021-02-23 14h55m por jorslb1
    JJ veio do Brasil e o Benfica ainda tinha varios jogos oficiais por fazer, entre eles a final da Taça.

    Já não ter começado logo a treinar a equipa para mim já foi uma vergonha, então nem ter analisado. . . não há desculpas, falhou e tem de assumir as consequencias de sair.
    Devespensar
    2021-02-23 14h52m por jorslb1
    O que dizer de se despachar o Vinicius, Ferreyra e Cadiz, ficando só com 2 PL no plantel e jogar numa tactica com 2 PL.

    Rebentar estes dois e não ter alternativas? Muito bem pensado por estes génios que gerem o Benfica.

    E podiamos falar do Ramos, que é uma maquina de fazer golos, mas é da nossa formação, não foi comprado por 20M, por isso não presta.

    Tal como podiamos falar de outros jogadores do campeonato nacional que nos faziam ganhar muit...ler comentário completo »
    Darwin ou Sete
    2021-02-23 14h47m por farpas
    Não sou benfiquista mas entre estes dois preferia muito mais o Sefe! Ainda assim completa mais jogadas e é mais assertivo que o Darwin que mata muito do jogo do Benfica!
    Devespensar. . .
    2021-02-23 14h25m por AcaroInformatico
    "Sew não houvesse filhos nem entiados. . . "

    Eu acrescentaria as comissões. . .

    Se não houvesse filhos, nem enteados, nem comissões. . . o titular seria o Vinicius. Mas, o Vinicius só marcou 16 golos na liga da época passada, o que o grande Mestre do futebol JJ é muito escasso para o que um avançado de uma equipa como aquelas por ele treindas deveria marcar.
    Título
    2021-02-23 13h42m por MCastanho
    Deixem ver se percebi: o título deste artigo é "O que pode ainda dar um jovem de 19 anos ao Benfica?".
    É isso?
    Solato
    2021-02-23 13h28m por patraodoAnzhi
    Gosto muito do Seferovic, não é topo e está muito longe disso mas faz sempre os golos, tem presença na área e para terceira opção não é um mau jogador para pressionar quando o resultado não é melhor, para rotação ou para o "chuveirinho", para além de ser internacional que abre sempre portas para uma venda.
    P0
    Ramos
    2021-02-23 13h26m por P0P1
    Com JJ nunca vai ser real aposta. Vai ser queimado como tantos tantos outros de quem nunca ninguém fala. Espero que saia do Benfica o quanto antes ou que possa vir outro treinador que aposte realmente nele
    patraodoAnzhi
    2021-02-23 13h24m por Solato
    Verdade mas isso é quando tens melhor ou quando o jogador não esta preparado para isso. 2 coisas que não são assim como se pode ver, Gonçalo é muito melhor que Darwin e Seferovic e daria muito mais jogo que estes 2. Darwin e jovem e pode evoluir e se calhar até rendia mais a jogar atras do Gonçalo, mas Gonçalo e mais jovem e melhor que Darwin, já Seferovic esse nem se fala é muito mau.
    Lol
    2021-02-23 13h23m por DepoisPago
    Se houvesse 1 brasileiro por posicao eram eles os titulares helton leite já lá está everton nunca sai faça 0 ou 0. 5 é sempre a titular
    Gonçalo Ramos
    2021-02-23 13h20m por Solato
    Um avançado oportunista, matador, com relativa qualidade técnica e que pressiona muito, tanto ofensivamente como defensivamente, entrega se ao jogo como mais nenhum avançado no Benfica. Não é um João Félix nem nada que se pareça, não é um jogador vistoso mas é um matador nato, a bola quando caí na grande área ele ataca e finaliza. É um ponta de lança, que precisa de bola e de jogar dentro da área e não a segundo avançado como JJ o mete a jogar na equipa A, se for para fazer isso é quei...ler comentário completo »
    12
    jogos históricos
    U Segunda, 22 Fevereiro 2021 - 16:00
    Benfica Campus - Campo n.º 1
    Dinis Gorjão
    2-0
    Gonçalo Ramos 36' (g.p.)
    Diogo Mendes 51'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    OM 0-0 SLB em direto!
    Começou a 2ª parte no Vélodrome! Acompanhe aqui o Marseille x Benfica em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    VerdeRubro 18-04-2024, 21:32
    ZY
    zyxw4321 18-04-2024, 21:09
    Sotkio 18-04-2024, 21:06
    ZY
    zyxw4321 18-04-2024, 21:06
    Sotkio 18-04-2024, 21:05
    O_Pestinha666 18-04-2024, 21:02
    Sotkio 18-04-2024, 20:57
    fcpinvicta 18-04-2024, 20:33
    ZY
    zyxw4321 18-04-2024, 20:30
    RI
    river_shannon_is_bac 18-04-2024, 20:22
    RI
    river_shannon_is_bac 18-04-2024, 20:19
    RA
    RainBow_88 18-04-2024, 20:14
    JotaGo 18-04-2024, 20:07
    Sotkio 18-04-2024, 20:02
    fcpinvicta 18-04-2024, 20:01
    luishenriques729 18-04-2024, 19:58