placardpt
    FC Porto vence na Madeira com golo nos descontos

    Uma daquelas que fazem acreditar

    Não se pode dizer que o FC Porto tenha convencido na Madeira, mas quase que podemos dizer que isso nem interessava muito a Sérgio Conceição. A equipa portista venceu (1x2), fê-lo já nos descontos e mantém viva a esperança para o Clássico do próximo fim de semana contra o Sporting. Até se pode dizer que ir para um jogo com líder depois de uma vitória como estas, de sofrimento, de querer e, vamos assumir, de alguma sorte, dá mais motivação a um grupo.

    Por seu lado, o Marítimo viu agudizar ainda mais a sua  crise. São muitas as derrotas seguidas e, apesar de não ser por este jogo, parece cada vez mais certo que Milton Mendes não chegará ao próximo fim de semana no banco de suplentes.

    Sérgio Conceição voltou a apostar num 4-4-2 mais clássico, deixando Otávio no banco, apostando assim em Luis Díaz na esquerda. Já Milton Mendes manteve a defesa a cinco, mas desta vez juntou-lhe ainda dois médios bem defensivos.

    As bolas paradas

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Apesar de estar em último e claramente pressionado, o Marítimo entrou bem na partida. Logo nos primeiros minutos ameaçou Marchesín, muito fruto de um meio-campo que estava em superioridade em relação aos azuis e brancos. Só que essa iniciativa insular rapidamente foi extinta pelos dragões. Declarando mais Corona e Díaz ao meio, os portistas passaram a mandar na partida logo ao fim dos primeiros 9/10 minutos.

    Já por cima do jogo, mas sem criar lances de perigo, foi uma bola parada que trouxe a vantagem à equipa de Sérgio Conceição. Alguma confusão após um livre indireto e Uribe, no centro da área, a aproveitar para fazer o primeiro golo do jogo.

    Só que, ao contrário de anos anteriores, este FC Porto não está uma defesa rochedo e pouco depois de se apanhar em vantagem o Marítimo empatou. Também numa bola parada, o central René Santos desviou ao segundo poste, num lance que só a intervenção do VAR validou.

    Passou então a ver-se um jogo de sentido praticamente único até ao intervalo, mas com os mesmos problemas que temos visto nos últimos jogos do FC Porto no campeonato. Um jogo muito afunilado, com os dois extremos muito ao meio e com dois laterais de boa capacidade física, mas que chegam ao último terço do terreno e não conseguem definir os  lances, nem cruzar com qualidade. Por isso, e mesmo com dois avançados, o perigo apenas chegava de bola parada e, apesar disso, acabou por ser Amir, (negou o golo a Mbemba e Taremi no mesmo lance) a evitar a vantagem azul e branca.

    Mais vontade, menos qualidade

    ©Catarina Morais / Kapta +
    O segundo tempo acabou por ser uma cópia do primeiro, mas com uma diferença: O jogo do FC Porto foi ainda mais previsível. Apesar da vontade, da intensidade e da raça, a qualidade não estava lá e tudo o que era construído era de forma atabalhoada.

    Por seu lado, o Marítimo percebeu que tendo dois jogadores bem perto dos centrais conseguia anular não só os cruzamentos, tendo sempre superioridade perante os homens de ataque portistas, mas também conseguia fechar nas combinações que Corona e Díaz tentavam fazer pelo meio.  Por isso, a segunda  parte do FC Porto, até à entrada de Francisco Conceição, limitou-se a cruzamentos longos e a tentativas de tabelas à entrada da área, que facilmente eram cortadas pela povoada defesa madeirense.

    Assim foi até à entrada de Conceição. Não que o filho do treinador tenha revolucionado o jogo com os seu lances individuais, mas porque trouxe algo que estava a faltar à equipa portuense. Trouxe uma forma de jogar capaz de furar, de ir para cima e criar alguma confusão na defesa adversária.

    Apesar disso, até foi o Marítimo a ficar perto do 2x1. Por duas vezes Marchesín negou o golo à equipa da casa, com duas defesas seguidas verdadeiramente monumentais, numa fase em que valeu ao FC Porto aquela tal ponta de sorte, porque este lance foi mesmo inacreditável a forma como a equipa insular não chegou à vantagem.

    O momento do jogo acabou por acontecer já a queimar o minuto 90, quando o próprio Conceição sofre falta Rúben Macedo na área, num penálti que foi convertido por Otávio e que valeu um triunfo importante aos dragões. É certo que o Sporting já vai com 10 pontos de avanço, mas para a semana temos clássico...

    U Segunda, 22 Fevereiro 2021 - 19:00
    Estádio do Marítimo
    Vítor Ferreira
    1-2
    Léo Andrade 21'
    Matheus Uribe 15'
    Otávio 90' (g.p.)
    Estádio do Marítimo
    Lotação10 565
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 20
    Lances Capitais
    15´
    GOLO FC Porto!
    Matheus Uribe marca
    Matheus Uribe marca o seu 2º golo na prova (18 jogos)
    18´
    GOLO INVALIDADO Marítimo
    Léo Andrade desviou para o fundo das redes na sequência de um livre, mas Vítor Ferreira apitou fora de jogo. É muito duvidoso...
    21´
    GOLO Marítimo!
    Léo Andrade marca
    Léo Andrade marca o seu 1º golo na prova (10 jogos)
    90´
    +2
    GOLO FC Porto
    Otávio marca de grande penalidade!
    Otávio marca o seu 3º golo na prova (13 jogos)
    A Chave

    Temos de destacar dois momentos. Primeiro a entrada de Francisco Conceição, que trouxe coisas novas ao FC Porto, e, claro, o penálti já nos descontos.

    O Árbitro

    Aceita-se a grande penalidade. Claro que o jogador do FC Porto se aproveita do toque, mas Macedo não pode entrar daquela forma nas costas de um adversário na área. Penálti bem assinalado. Fora isso, foi mais uma daquelas  arbitragens de apito na  boca.

    O Melhor
    Conceição está a tornar-se um Super-Sub

    Ao contrário do que aconteceu contra o Boavista, desta vez Francisco Conceição nem  foi particularmente interventivo no jogo, mas o seu  estilo de jogo voltou a dar um choque ao ataque do FC Porto. O jovem voltou a mexer com a partida e voltou a ganhar uma grande penalidade que desta vez foi mesmo convertida. Está a tornar-se um super suplente.

    O Pior
    Falta de variedade

    O FC Porto tem soluções e tem boas ideias no ataque, mas isso não se viu na Madeira. Faltou capacidade de fazer algo inesperado ao ataque do FC Porto. Muito disso está ligado ao números de jogadores que o Marítimo tinha a defender na sua área, ou na entrada desta, mas, ainda assim, faltaram ideias.

    Forma
    Marítimo
    2020/2021
    24J
    8V
    2E
    14D
    27-36G
    FC Porto
    2020/2021
    35J
    24V
    7E
    4D
    73-33G
    Sabia que...by playmaker stats
    Otávio volta a marcar nesta temporada frente ao Marítimo.

    Foi o 2.º golo de grande penalidade do médio em 2020/21: Olympiacos e Marítimo
    Quatro jogos depois, o FC Porto regressa às vitórias na Liga Portuguesa.

    A última vitória fora de casa dos dragões no campeonato, tinha sido em Faro há quase um mês.
    Nos últimos três jogos, o FC Porto fez sempre dois golos, 33% dos golos de grande penalidade (2/6):
    V 1-2 Marítimo
    V 2-1 Juventus
    E 2-2 Boavista
    Otávio fez o 25.º golo por equipas portuguesas: marcou 18 golos no FC Porto e 7 pelo Vitória SC.

    O Marítimo é a sua maior vítima em Portugal com 5 golos marcados.
    Há dois anos e meio que os dragões não fazia o golo da vitória de grande penalidade aos 90'+ minutos:
    2021 V 1-2 Marítimo, 90'+2 Otávio (g.p.)
    2018 V 2-3 Belenenses SAD, 90'+8 Alex Telles (g.p.)
    Marítimo fez mais remates enquadrados com a baliza do que o FC Porto (7-6).

    Taremi, Corona e Tagueu foram os jogadores mais rematadores (4). Luis Díaz foi o jogador que mais faltas cometeu (6)
    Os últimos cinco golos da vitória do FC Porto aos 90'+ minutos foram todos apontados fora de casa e a contar para a Liga Portuguesa:
    Hector Herrera
    Alex Telles
    Hernâni Fortes
    Marcano
    Otávio
    Marcehsín bateu o seu recorde de defesas num só jogo da Liga Portuguesa:
    6 vs Marítimo [F] 2020/21
    5 vs Gil Vicente [F] 2019/20
    5 vs Vitória FC [C] 20219/20

    Fotografias(33)

    Liga NOS: Marítimo x FC Porto
    Liga NOS: Marítimo x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARÍTIMO
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    AP
    Deves pensar
    2021-02-23 20h29m por apsd93
    Não, se queres fazer uma analise tens de olhar para varias câmeras e não só para aquela que te pode dar o resultado que queres. Porque por essa lógica eu digo que vendo pela câmera traseira e como é o movimento do Carmo que proporciona o contacto ficou por marcar um pênalti até. Agora se virmos as coisas com olhos de ver foi um contacto normal num desporto de contacto, que é o que os benfiquistas adoram dizer nos jogos em que tens o Pizzi, Samaris, Gabriel, Tavares a varrer tudo, agora o...ler comentário completo »
    SO
    Devespensar
    2021-02-23 19h07m por SomosPorto1989
    O Proença quando ficou sem um dente no Colombo depois de ser agredido por um adepto do Benfica devo ter sido eu a sonhar. . .
    SO
    zirel
    2021-02-23 18h27m por SomosPorto1989
    Nunca disse que o Benfica ou outra equipa qualquer que tenha um ataque bastante caro nunca tinha razões de queixa da arbitragem porque não é verdade mas virem-se desculpar com a falta de penaltis para justificarem o porquê de em 20 jogos terem 33 golos marcados e do top 4 do campeonato serem a equipa com menos golos marcados e com o ataque a custar mais que o ataque dos outros 3 juntos têm sempre obrigação de marcar mais golos ainda para mais frente a equipas com menos de 1/4 do orçamento e aten...ler comentário completo »
    AP
    Deves pensar
    2021-02-23 16h58m por apsd93
    Quer dizer para alem de desonesto ainda és hipócrita! Fu é que desde esse jogo que insiste para o pessoal ver pela câmara de trás da baliza e ignorar as outras e agora vens acusar outros de fazer isso! Está bem abelha!
    Só falta sugerires que o Diaz falhou o remate pq estava a olhar para as pernas do Carmo em vez da bola. . . E não, vê as repetições que quiseres o Diaz nunca olhou para o Carmo até este já estar em cima dele e o choque ser inevitável. Essa clubite está te a afectar mais do que a visão aparentemente
    Maritimo 1 x 2 FCPORTO
    2021-02-23 16h31m por PeevesThePoltergeist
    Desta vez começamos pelo fim. Começamos pelo coração, o coração de Quintana. A nossa equipa de futebol e o nosso treinador dedicaram esta vitória ao guardião da equipa de andebol que, neste momento, está em vias de fazer a defesa mais importante - A defesa da vida!
    Começando o jogo e logo se viu como ia ser. Uma equipa a querer jogar e outra a impedi-lo com 11 atrás da linha da bola, “canela até ao pescoço” e a perder tempo sempre que pudesse. De dentes de fora (como costuma ser s...ler comentário completo »
    RA
    Ruben Macedo
    2021-02-23 16h18m por ra1620
    que jogador
    "Choradeira" e investimento do Benfica
    2021-02-23 15h18m por zirel
    SomosPorto1989
    "E já agora para relembrar que o vosso ataque custou "apenas" custou mais de 60M, teria vergonha se precisasse de penaltis para ganhar quando era obrigação golear em praticamente todos os jogos. "

    KingDevil
    "Mas sobretudo, uma equipa que gasta 65 milhões de euros em atacantes, ter como melhor marcador o Haris Seferovic, explica muito da flopada que foi o Benfica no mercado. Por isso, deixem estar lá o Porto, parem de chorar com os árbitros, . . ...ler comentário completo »
    AP
    Deves pensar
    2021-02-23 15h17m por apsd93
    Ressabiado eu fico com gajos como tu que se armam em inteligentes e não percebem bola. Porque se realmente vires bem essa câmara também vês que o Diaz em momento algum olha para o Carmo e não tinha forma de prever que aquilo fosse acontecer. Nem benfiquistas ferrenhos conseguem defender esse lance mas tu na tua infima sabedoria consegues.
    Quanto ao resto estou longe de estar feliz com a nossa epoca agora tal como disseste as papoilas ainda estão piores por isso digo-te o que me dissest...ler comentário completo »
    azulibranco
    2021-02-23 14h45m por RCCCB
    Caro amigo, foi visto e revisto pela Sportv! E até a Sportv, que já foi acusada de beneficiar o FCP nas suas análises, concordou naquilo que é óbvio, o Manafa devia ter levado vermelho e ponto final! Já nem vou falar do 1o golo do FCP pois é irregular porque nas imagens a longe alcanse se vê que num livre, seja directo ou indirecto, para um jogador poder dar dois toques como o fez antes de cruzar para a área, a bola tem de rodar. O jogador do FCP pisou a bola e não a fez rodar, e o outr...ler comentário completo »
    AP
    Deves pensar
    2021-02-23 14h33m por apsd93
    É não ter paciência para aturar mais trolls especialmente daqueles que se fingem imparciais mas depois vem os lances de uma forma "especial". Pena é que seja sempre contra o Porto, mas IMPARCIAL
    JS
    Francisco Conceição é empurrado
    2021-02-23 13h58m por jsilva77
    Repito . . . Empurrado, quando se está a preparar para a receção de bola e só olha para ela . . . O que dizer da abordagem totalmente imprudente do jogador que o empurra ostensivamente ??? Isso sim . . . Agora dizer que isto não é penalty, enfim . . .
    MO
    Não percebo
    2021-02-23 13h36m por Motamaral
    Não marca penalti sobre Marega e marca um igual do Conceição. Alteram critério durante o jogo. Péssimo, muito mau, duvidoso, suspeitos de compensar arbitragens anteriores em prejuízo do Porto. Mau.
    TR
    Maremi
    2021-02-23 13h32m por tranquilissimo
    Subscrevo, agora esses órgãos apresentarem ou porem em prática medidas que favoreçam o nosso futebol tá quieto, é só sair com condenações a críticas (mais que merecidas a maior parte das vezes, e com menos papas na língua do que eles gostam) e ineficácia ridícula no que toca a tomar decisões. E os comentadores "que o que interessa é falar de futebol" mas que apelidam logo um penalti de MUITO contestado se um defesa da equipa contrária protesta, também não são capazes de dar ideias. .
    SD
    SO
    . . .
    2021-02-23 13h17m por SomosPorto1989
    E já agora para relembrar que o vosso ataque custou "apenas" custou mais de 60M, teria vergonha se precisasse de penaltis para ganhar quando era obrigação golear em praticamente todos os jogos.
    CO
    Vergonha
    2021-02-23 13h14m por costinhazz
    A arbitragem em Portugal beneficia o FC Porto sempre, nesta época. Vergonha
    SO
    Benfiquistas
    2021-02-23 13h14m por SomosPorto1989
    Lá porque vocês não têm penaltis a favor não quer dizer que os outros também não tenham que ter quando têm que ter e gostava que enumerassem dos penaltis que tivemos a fazer quais é que não eram mas referir quais tá quieto (dos que tivemos talvez contra Marítimo e o 1º frente ao Boavista eu não marcava mas no primeiro perdemos além que foi falhado e no segundo marcamos esse mas no que era penalti falhamos) e isto fora os que ficaram por marcar como no lance do Nanú apesar de continuarem a referi...ler comentário completo »
    PI
    da_ni82
    2021-02-23 13h00m por Pirisca
    12 penaltys chega e sobra para deixar o saldo entre entre benefícios e prejuízos muito favorável ao FCP mas muitooooooooooooooo mesmo.

    Diogomoura
    2021-02-23 12h49m por DepoisPago
    Dizes bem se jogasses mas ali só ta tudo a espera do seu ngm soa pela camisola parece uma equipa d papoilas e dps n ha ngm da direccao ou equipa tecnica q meta mao nisso ta tudo com os bolsos cheios é o q importa
    franscisquinho3 42
    2021-02-23 12h40m por diogomoura983
    Com estes gajos no comando, não vamos a lado nenhum na Europa, já me convenci disso há muito tempo
    Resta esperar que os próximos, dignifiquem mais o clube
    DepoisPago
    2021-02-23 12h37m por diogomoura983
    Jovem, não sou eu que sou pouco exigente
    A minha exigência é que não muda nada
    Eles continuam a fazer o que querem e bem lhes apetece
    Se eu jogasse, sei bem o que exegiria de mim
    franscisquinho3 42
    2021-02-23 12h34m por diogomoura983
    Isso é bem óbvio, tens pessoas de todos os tipos em clube seja e vão continuar a existir esse tipo de pessoas. O que eu vou sempre procurar acima de tudo, é defender o meu clube
    Mas acho que todos os verdadeiros adeptos procuram fazer o mesmo
    TR
    Penaltis
    2021-02-23 12h34m por tranquilissimo
    Agora no que toca a lances de penalti, o mais correto seria:
    Penalti claro nada a dizer
    Toquezinho e mergulho, se o jogador protestar leva amarelo e tá a andar, porque senão não há consequências negativas de se simular e assim está se indiretamente a incentivar
    Lances duvidosos não se leva amarelo mesmo que se proteste, lá está é um lance que se aceita um penalti ou não
    TR
    Maremi
    2021-02-23 12h30m por tranquilissimo
    Se fosse fora da área, apitar isso era a chamada faltinha que há que erradicar do futebol português, lances desse é pa seguir, se se começa a marcar penaltis por isso o nosso jogo ainda fica pior, volta aquela fase em que qualquer toque no braço por mais casual que fosse era penalti. E a ser aplicada sujeitas te aos marítimos etc desta vida a sacarem penaltis à toa contra equipas mais fortes
    franscisquinho3 42
    2021-02-23 12h29m por diogomoura983
    Nunca disse que éramos os maiores, nem me vais ver dizer isso algum dia. Tenho a plena consciência de que nos últimos anos temos ficado para trás em termos Europeus, mas quem te garante que vocês não vêem por aí abaixo? Ninguém, não é uma coisa que possas prever.
    Quanto aos lances, a carga nas costas é muito semelhante, só quem em lance de progressão(Taarabt) e o outro(Ceição Junior)digamos em lance parado(teve que parar para matar a bola no peito)
    Claro que depende da inte...ler comentário completo »
    Benfica
    2021-02-23 12h23m por DepoisPago
    Champions league desde 2003/2004
    Quartos de final 3 x
    Oitavos 1
    Fase d grupos 8
    Eliminatorias 3
    2008-2009/2009-2010 n participou
    Das 8 vezes que ficou pela fase d grupos ficou 5 em 3 lugar
    E falas em 1/2 epocas deploráveis exiges pouco entao

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Corte do podcast ´Ataque Rápido´
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.