placardpt
      FC Porto vence na Madeira com golo nos descontos

      Uma daquelas que fazem acreditar

      2021/02/22 21:36
      Igor Gonçalves

      Não se pode dizer que o FC Porto tenha convencido na Madeira, mas quase que podemos dizer que isso nem interessava muito a Sérgio Conceição. A equipa portista venceu (1x2), fê-lo já nos descontos e mantém viva a esperança para o Clássico do próximo fim de semana contra o Sporting. Até se pode dizer que ir para um jogo com líder depois de uma vitória como estas, de sofrimento, de querer e, vamos assumir, de alguma sorte, dá mais motivação a um grupo.

      Por seu lado, o Marítimo viu agudizar ainda mais a sua  crise. São muitas as derrotas seguidas e, apesar de não ser por este jogo, parece cada vez mais certo que Milton Mendes não chegará ao próximo fim de semana no banco de suplentes.

      Sérgio Conceição voltou a apostar num 4-4-2 mais clássico, deixando Otávio no banco, apostando assim em Luis Díaz na esquerda. Já Milton Mendes manteve a defesa a cinco, mas desta vez juntou-lhe ainda dois médios bem defensivos.

      As bolas paradas

      ©Catarina Morais / Kapta +
      Apesar de estar em último e claramente pressionado, o Marítimo entrou bem na partida. Logo nos primeiros minutos ameaçou Marchesín, muito fruto de um meio-campo que estava em superioridade em relação aos azuis e brancos. Só que essa iniciativa insular rapidamente foi extinta pelos dragões. Declarando mais Corona e Díaz ao meio, os portistas passaram a mandar na partida logo ao fim dos primeiros 9/10 minutos.

      Já por cima do jogo, mas sem criar lances de perigo, foi uma bola parada que trouxe a vantagem à equipa de Sérgio Conceição. Alguma confusão após um livre indireto e Uribe, no centro da área, a aproveitar para fazer o primeiro golo do jogo.

      Só que, ao contrário de anos anteriores, este FC Porto não está uma defesa rochedo e pouco depois de se apanhar em vantagem o Marítimo empatou. Também numa bola parada, o central René Santos desviou ao segundo poste, num lance que só a intervenção do VAR validou.

      Passou então a ver-se um jogo de sentido praticamente único até ao intervalo, mas com os mesmos problemas que temos visto nos últimos jogos do FC Porto no campeonato. Um jogo muito afunilado, com os dois extremos muito ao meio e com dois laterais de boa capacidade física, mas que chegam ao último terço do terreno e não conseguem definir os  lances, nem cruzar com qualidade. Por isso, e mesmo com dois avançados, o perigo apenas chegava de bola parada e, apesar disso, acabou por ser Amir, (negou o golo a Mbemba e Taremi no mesmo lance) a evitar a vantagem azul e branca.

      Mais vontade, menos qualidade

      ©Catarina Morais / Kapta +
      O segundo tempo acabou por ser uma cópia do primeiro, mas com uma diferença: O jogo do FC Porto foi ainda mais previsível. Apesar da vontade, da intensidade e da raça, a qualidade não estava lá e tudo o que era construído era de forma atabalhoada.

      Por seu lado, o Marítimo percebeu que tendo dois jogadores bem perto dos centrais conseguia anular não só os cruzamentos, tendo sempre superioridade perante os homens de ataque portistas, mas também conseguia fechar nas combinações que Corona e Díaz tentavam fazer pelo meio.  Por isso, a segunda  parte do FC Porto, até à entrada de Francisco Conceição, limitou-se a cruzamentos longos e a tentativas de tabelas à entrada da área, que facilmente eram cortadas pela povoada defesa madeirense.

      Assim foi até à entrada de Conceição. Não que o filho do treinador tenha revolucionado o jogo com os seu lances individuais, mas porque trouxe algo que estava a faltar à equipa portuense. Trouxe uma forma de jogar capaz de furar, de ir para cima e criar alguma confusão na defesa adversária.

      Apesar disso, até foi o Marítimo a ficar perto do 2x1. Por duas vezes Marchesín negou o golo à equipa da casa, com duas defesas seguidas verdadeiramente monumentais, numa fase em que valeu ao FC Porto aquela tal ponta de sorte, porque este lance foi mesmo inacreditável a forma como a equipa insular não chegou à vantagem.

      O momento do jogo acabou por acontecer já a queimar o minuto 90, quando o próprio Conceição sofre falta Rúben Macedo na área, num penálti que foi convertido por Otávio e que valeu um triunfo importante aos dragões. É certo que o Sporting já vai com 10 pontos de avanço, mas para a semana temos clássico...

      U Segunda, 22 Fevereiro 2021 - 19:00
      Estádio do Marítimo
      Vítor Ferreira
      1-2
      Léo Andrade 21'
      Matheus Uribe 15'
      Otávio 90' (g.p.)
      Estádio do Marítimo
      Lotação10 565
      Medidas105x68
      Inauguração1957
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 20
      VIDEOS
      Lances Capitais
      15´
      GOLO FC Porto!
      Matheus Uribe marca
      Matheus Uribe marca o seu 2º golo na prova (18 jogos)
      18´
      GOLO INVALIDADO Marítimo
      Léo Andrade desviou para o fundo das redes na sequência de um livre, mas Vítor Ferreira apitou fora de jogo. É muito duvidoso...
      21´
      GOLO Marítimo!
      Léo Andrade marca
      Léo Andrade marca o seu 1º golo na prova (10 jogos)
      90´
      +2
      GOLO FC Porto
      Otávio marca de grande penalidade!
      Otávio marca o seu 3º golo na prova (13 jogos)
      A Chave

      Temos de destacar dois momentos. Primeiro a entrada de Francisco Conceição, que trouxe coisas novas ao FC Porto, e, claro, o penálti já nos descontos.

      O Árbitro

      Aceita-se a grande penalidade. Claro que o jogador do FC Porto se aproveita do toque, mas Macedo não pode entrar daquela forma nas costas de um adversário na área. Penálti bem assinalado. Fora isso, foi mais uma daquelas  arbitragens de apito na  boca.

      O Melhor
      Conceição está a tornar-se um Super-Sub

      Ao contrário do que aconteceu contra o Boavista, desta vez Francisco Conceição nem  foi particularmente interventivo no jogo, mas o seu  estilo de jogo voltou a dar um choque ao ataque do FC Porto. O jovem voltou a mexer com a partida e voltou a ganhar uma grande penalidade que desta vez foi mesmo convertida. Está a tornar-se um super suplente.

      O Pior
      Falta de variedade

      O FC Porto tem soluções e tem boas ideias no ataque, mas isso não se viu na Madeira. Faltou capacidade de fazer algo inesperado ao ataque do FC Porto. Muito disso está ligado ao números de jogadores que o Marítimo tinha a defender na sua área, ou na entrada desta, mas, ainda assim, faltaram ideias.

      Forma
      Marítimo
      2020/2021
      24J
      8V
      2E
      14D
      27-36G
      FC Porto
      2020/2021
      35J
      24V
      7E
      4D
      73-33G
      Sabia que...by playmaker stats
      Otávio volta a marcar nesta temporada frente ao Marítimo.

      Foi o 2.º golo de grande penalidade do médio em 2020/21: Olympiacos e Marítimo
      Quatro jogos depois, o FC Porto regressa às vitórias na Liga Portuguesa.

      A última vitória fora de casa dos dragões no campeonato, tinha sido em Faro há quase um mês.
      Nos últimos três jogos, o FC Porto fez sempre dois golos, 33% dos golos de grande penalidade (2/6):
      V 1-2 Marítimo
      V 2-1 Juventus
      E 2-2 Boavista
      Otávio fez o 25.º golo por equipas portuguesas: marcou 18 golos no FC Porto e 7 pelo Vitória SC.

      O Marítimo é a sua maior vítima em Portugal com 5 golos marcados.
      Há dois anos e meio que os dragões não fazia o golo da vitória de grande penalidade aos 90'+ minutos:
      2021 V 1-2 Marítimo, 90'+2 Otávio (g.p.)
      2018 V 2-3 Belenenses SAD, 90'+8 Alex Telles (g.p.)
      Marítimo fez mais remates enquadrados com a baliza do que o FC Porto (7-6).

      Taremi, Corona e Tagueu foram os jogadores mais rematadores (4). Luis Díaz foi o jogador que mais faltas cometeu (6)
      Os últimos cinco golos da vitória do FC Porto aos 90'+ minutos foram todos apontados fora de casa e a contar para a Liga Portuguesa:
      Hector Herrera
      Alex Telles
      Hernâni Fortes
      Marcano
      Otávio
      Marcehsín bateu o seu recorde de defesas num só jogo da Liga Portuguesa:
      6 vs Marítimo [F] 2020/21
      5 vs Gil Vicente [F] 2019/20
      5 vs Vitória FC [C] 20219/20

      Fotografias(33)

      Liga NOS: Marítimo x FC Porto
      Liga NOS: Marítimo x FC Porto
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      MARÍTIMO
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (270)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Drifter00
      2021-02-24 20h21m por da_ni82
      Não pude responder antes. . .

      Para começar, não sou fanboy de ninguém. . . As pessoas é que confundem crítica barata com exigência, mas eu lá por gostar do SC não signifique que ache que tudo que ele faça é bem feito, a grande diferença é que eu acho que dificilmente alguém faria melhor do que ele tem feito até hoje. Vir alguém hoje dizer que o NES tinha melhor futebol do que o SC é de bradar aos céus, o Porto do NES era pastelão até dizer chega, só aí se vê a implicância ...ler comentário completo »
      AP
      Deves pensar
      2021-02-23 20h29m por apsd93
      Não, se queres fazer uma analise tens de olhar para varias câmeras e não só para aquela que te pode dar o resultado que queres. Porque por essa lógica eu digo que vendo pela câmera traseira e como é o movimento do Carmo que proporciona o contacto ficou por marcar um pênalti até. Agora se virmos as coisas com olhos de ver foi um contacto normal num desporto de contacto, que é o que os benfiquistas adoram dizer nos jogos em que tens o Pizzi, Samaris, Gabriel, Tavares a varrer tudo, agora o...ler comentário completo »
      MAREMI
      2021-02-23 19h30m por RATEL
      O sir bobby robson se nao estou em erro. . .
      zirel
      2021-02-23 19h29m por KingDevil
      Acho que não menti em nada. Uma equipa que ia ''jogar o triplo'' (Jorge Judas, 2020), agora a precisar de penalties para ganhar? Se o Porto tivesse gasto 65M em atacantes e não conseguisse ganhar a Boavistas e Farenses da vida, e precisasse de penalties também estava f****. Agora, virem todas as semanas com a choradeira de implorarem por penalties é que não. Mas hey, já sei o que aí vem, ''foi o Porto que comprou os árbitros para não marcarem penálti quando, depois de uma brisa passar,...ler comentário completo »
      MAREMI
      2021-02-23 19h26m por RATEL
      O mourinho se nao estou em erro. . .
      Talho
      2021-02-23 19h24m por RATEL
      Vandalizado depois da final da taça da liga.
      Imparcial e isento???
      Pseudo intelectual de pacotilha. Mas que tenta demonstrar-se superior em tudo que diz. O mais rídiculo que anda por aqui.

      Ja agora o pior caso de sempre do futebol português que eu vi foi um adepto do sporting numa final da taça com o peito a fumegar. . . rui r. i. p.
      SO
      Devespensar
      2021-02-23 19h07m por SomosPorto1989
      O Proença quando ficou sem um dente no Colombo depois de ser agredido por um adepto do Benfica devo ter sido eu a sonhar. . .
      SO
      zirel
      2021-02-23 18h27m por SomosPorto1989
      Nunca disse que o Benfica ou outra equipa qualquer que tenha um ataque bastante caro nunca tinha razões de queixa da arbitragem porque não é verdade mas virem-se desculpar com a falta de penaltis para justificarem o porquê de em 20 jogos terem 33 golos marcados e do top 4 do campeonato serem a equipa com menos golos marcados e com o ataque a custar mais que o ataque dos outros 3 juntos têm sempre obrigação de marcar mais golos ainda para mais frente a equipas com menos de 1/4 do orçamento e aten...ler comentário completo »
      Rrl
      2021-02-23 17h12m por RATEL
      Podes atirar a toalha ao chão!
      Eu não o faço e não acredito que o Porto ou outros clubes o façam.
      Até ao lavar dos cestos é sempre vindima meu caro
      AP
      Deves pensar
      2021-02-23 16h58m por apsd93
      Quer dizer para alem de desonesto ainda és hipócrita! Fu é que desde esse jogo que insiste para o pessoal ver pela câmara de trás da baliza e ignorar as outras e agora vens acusar outros de fazer isso! Está bem abelha!
      Só falta sugerires que o Diaz falhou o remate pq estava a olhar para as pernas do Carmo em vez da bola. . . E não, vê as repetições que quiseres o Diaz nunca olhou para o Carmo até este já estar em cima dele e o choque ser inevitável. Essa clubite está te a afectar mais do que a visão aparentemente
      Rrl
      2021-02-23 16h54m por RATEL
      O sporting é o principal candidato ao título neste momento mas ainda não ganhou o campeonato.
      Temos que ver exemplos dos outros para aprender nesta vida.
      E o sporting desta vida que falas tem mérito no lugar que ocupa neste momento. Jogam bem, atacam bem e defendem bem.
      Quanto ao SC errou quando mudou a nossa defesa para meter o Pepe mas este mesmo Pepe justifica hoje em dia essa inserçao. Saudaçoes
      Rrl
      2021-02-23 16h47m por RATEL
      Se nao interessa porque perguntas?
      Nao tens acesso ao google?
      Manafá vermelho!?
      2021-02-23 16h39m por JAOF
      Como se pode olhar as imagens aos 7 minutos sobre Luiz Dias e a de Manafá, e. . .
      . . . achar que pontapear a cabeça de Luiz Dias é normal, mas o lance de Manafá, esse nem amarelo, é logo vermelho directo!?

      Aqui no ZeroZero estão os vedeos de os 2 lances. . . sobre Diaz é mais gravoso, pois é atingida a cabeça. . . Mas no mais gravoso nada se passa, apenas falta, e no outro é que é mais do que amarelo, é logo vermelho!?

      Esta "coerência" é demonstrativa da honestidade intelectual.
      Maritimo 1 x 2 FCPORTO
      2021-02-23 16h31m por PeevesThePoltergeist
      Desta vez começamos pelo fim. Começamos pelo coração, o coração de Quintana. A nossa equipa de futebol e o nosso treinador dedicaram esta vitória ao guardião da equipa de andebol que, neste momento, está em vias de fazer a defesa mais importante - A defesa da vida!
      Começando o jogo e logo se viu como ia ser. Uma equipa a querer jogar e outra a impedi-lo com 11 atrás da linha da bola, “canela até ao pescoço” e a perder tempo sempre que pudesse. De dentes de fora (como costuma ser s...ler comentário completo »
      Rrl
      2021-02-23 16h24m por RATEL
      Ainda bem que nao despediu. Teria sido um erro tremendo.
      O JJ leva 5 no dragao e perde 3 campeonatos seguidos e nao foi despedido. Depois ganhou mais 2 campeonatos.
      Alex fergunson entra no ManU em 86 e só ganhou o primeiro campeonato em 92.
      Despedimento nem sempre é a melhor soluçao, é preciso dar tempo para se trabalhar bem
      RA
      Ruben Macedo
      2021-02-23 16h18m por ra1620
      que jogador
      Antis
      2021-02-23 15h38m por RATEL
      Façam-se sócios do porto e criem uma lista para derrotar o PdC. Sois tantos ou mais que o nr de sócios do porto
      "Choradeira" e investimento do Benfica
      2021-02-23 15h18m por zirel
      SomosPorto1989
      "E já agora para relembrar que o vosso ataque custou "apenas" custou mais de 60M, teria vergonha se precisasse de penaltis para ganhar quando era obrigação golear em praticamente todos os jogos. "

      KingDevil
      "Mas sobretudo, uma equipa que gasta 65 milhões de euros em atacantes, ter como melhor marcador o Haris Seferovic, explica muito da flopada que foi o Benfica no mercado. Por isso, deixem estar lá o Porto, parem de chorar com os árbitros, . . ...ler comentário completo »
      AP
      Deves pensar
      2021-02-23 15h17m por apsd93
      Ressabiado eu fico com gajos como tu que se armam em inteligentes e não percebem bola. Porque se realmente vires bem essa câmara também vês que o Diaz em momento algum olha para o Carmo e não tinha forma de prever que aquilo fosse acontecer. Nem benfiquistas ferrenhos conseguem defender esse lance mas tu na tua infima sabedoria consegues.
      Quanto ao resto estou longe de estar feliz com a nossa epoca agora tal como disseste as papoilas ainda estão piores por isso digo-te o que me dissest...ler comentário completo »
      franscisquinho3 42
      2021-02-23 15h17m por miketu
      Vai lá rever as imagens depois vem afirmar que Taremi ganhou a bola limpo, mas primeiro tira os Óculos de Penafiel.
      Em relação ao Portista que provocou o penalti, só estou a usar as mesmas desculpas de muitos Portistas que dizem que o Benfica tem emprestados em todas as equipas para facilitar nos jogos contra o Benfica.
      Arbitragem
      2021-02-23 15h06m por miketu
      "penálti bem assinalado" escrevem eles na análise ao árbitro. Nada escrevem da falta de Taremi imediatamente antes do penalti assinalado?
      E logo cometido no final do jogo por um Portista ferrenho. Há coincidências do caraças.
      Drifter00
      2021-02-23 15h02m por RATEL
      Ok. Compreendo a tua insatisfaçao.
      Mas tens que ver que o porto tem estado sob alçada do fair play financeiro e nessas condiçoes ganhou 2 campeonatos em 3. Mais uma taça de portugal e uma supertaça. E nem estado assim tao mal na europa
      Drifter00
      2021-02-23 14h47m por RATEL
      O otavio malvado foi o pior treinador que passou pelo porto.
      Foi uma pessoa que cuspiu no prato que comeu.
      E melhor que tudo foi que depois dele veio o special one, que em portugal todos detestavam. . . assim foi ate 2004.
      A partir de 2005 passou a ser o mais amado, o melhor treinador de sempre.
      Este é o nivel dos abutres hipocritas em portugal
      azulibranco
      2021-02-23 14h45m por RCCCB
      Caro amigo, foi visto e revisto pela Sportv! E até a Sportv, que já foi acusada de beneficiar o FCP nas suas análises, concordou naquilo que é óbvio, o Manafa devia ter levado vermelho e ponto final! Já nem vou falar do 1o golo do FCP pois é irregular porque nas imagens a longe alcanse se vê que num livre, seja directo ou indirecto, para um jogador poder dar dois toques como o fez antes de cruzar para a área, a bola tem de rodar. O jogador do FCP pisou a bola e não a fez rodar, e o outr...ler comentário completo »
      apsd93
      2021-02-23 14h41m por RATEL
      Isento e imparcial. . .
      Lol
      Debe pensar que engana alguem
      O golo é o orgasmo do futebol disse o goleador fernando gomes.
      Será que tambem ve porno em slow motion?
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Espanhol
      Barcelona empata com Atlético Madrid
      Não era um encontro decisivo, mas muito da luta pelo título da La Liga estava em jogo este sábado no Camp Nou. Com a oportunidade de chegar à liderança em caso de ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Tistan 08-05-2021, 18:00
      PE
      PERAMANCA 08-05-2021, 17:55
      redlegion 08-05-2021, 17:46
      RA
      razga 08-05-2021, 17:45
      Drifter05 08-05-2021, 17:41
      pedropereira934 08-05-2021, 17:38
      pedropereira934 08-05-2021, 17:38
      yousandro 08-05-2021, 17:35
      Markes88 08-05-2021, 17:23
      OrgulhoBenfiquista2 08-05-2021, 17:02
      Markes88 08-05-2021, 16:58
      Markes88 08-05-2021, 16:55
      buzinao_de_carinho 08-05-2021, 16:54
      AJ
      ajag 08-05-2021, 16:53
      Tistan 08-05-2021, 16:53
      buzinao_de_carinho 08-05-2021, 16:53