placardpt
    SC Braga resolveu cedo frente ao Tondela (4x2)

    Todos os caminhos vão dar a Roma

    2021/02/21 20:01

    Na sempre traiçoeira jornada entre partidas europeias, o SC Braga foi muito competente e aproveitou uma primeira parte de sentido único para resolver e virar as atenções para a viagem a Roma, onde vai tentar virar a eliminatória da Liga Europa.

    Os comandados de Carlos Carvalhal mandaram desde cedo e não deram hipótese a um Tondela que quis subir no terreno, mas que teve nas costas da defesa uma fraqueza bem explorada pelos minhotos. Uma reação final dos beirões acabou por aligeirar a imagem da goleada (4x2). Com a missão cumprida, houve tempo para gestão a pensar na próxima quinta-feira.

    A anos-luz

    Este Gverreiros de Carlos Carvalhal já demonstraram ter qualidade suficiente para ser rolo compressor em noite inspirada. Se do outro lado houver uma equipa que, apesar das boas ideias, esteja vários níveis abaixo (e com alguma distração à mistura), estão reunidas todas as condições para uma goleada.

    O brasileiro levou sempre a melhor no duelo ©Vítor Parente / Kapta+
    Desde cedo se percebeu que os beirões não abdicariam dos seus princípios, pelo menos numa fase inicial. Construção pelos centrais, com uma defesa alta para chamar a pressão, e depois a tentativa de encontrar os homens rápidos da frente ou em tabela ou na profundidade. Só que o SC Braga fazia o mesmo, mas de forma muito mais rápida e rotinada. Tão rápida que deixava o meio campo visitante desorientado e sem resposta. Al Musrati (que forma!), João Novais e Piazón trabalhavam bem entrelinhas e a bola chegava quase sempre com critério aos velocistas.

    Galeno, uma autêntica mota pelo lado esquerdo foi quem mais aproveitou a lentidão do Tondela para atacar, constantemente, o espaço entre Tiago Almeida e Medioub. Foi assim que surgiu o primeiro, com o camisola 90 a encontrar Piazón à entrada da área. Seguiram-se várias tentativas e só a falta de acerto não permitiu um avolumar do marcador...

    Que golo! ©Vítor Parente / Kapta+
    ... que não levou muito a acontecer. Ricardo Horta fez o segundo com um remate dentro da área depois de um toque de Piazón e depois foi João Novais com uma autêntica bomba, que ainda bateu na barra antes de entrar para o terceiro. 

    Com os minhotos em alta rotação, o Tondela pouco podia fazer para responder. E dava ideia que as ideias do SC Braga não passavam por travar o quer que fosse. O intervalo chegou como um alívio para Pako, que tinha muito para pensar.

    Com os olhos na Europa

    A apatia do seu meio campo era tanta que o técnico espanhol tirou mudou três peças logo ao intervalo. Se a ideia era mudar o sentido do jogo, a estratégia não resultou, pois tendência continuou exatamente igual, com os Gverreiros ainda com o pé no acelerador. Piazón bisou e aumentou a vantagem cinco minutos depois do regresso do balneário. Tudo muito simples.

    Porque já há uma eliminatória europeia a meio da semana, Carvalhal aproveitou o ritmo para gerir e retirou três dos mais preponderantes da equipa. Fransérgio, Gaitán, Sporar saltaram do banco e, aí assim, o ritmo baixou, ainda que sem perder o controlo. Perdeu-se a verticalidade em prol de uma posse mais contida e que evitasse grandes desgastes.

    A reação beirã acabou por aparecer bem perto do fim, primeiros dos pés de Souleymane Anne, uma estreia a marcar pelo Tondela e depois por Jaquité, este mesmo em cima do apito final. O marcador final acabou por limpar um pouco a imagem de um Tondela que só depois do abrandar minhoto foi capaz de chegar com perigo ao ataque.

    jogos históricos
    U Domingo, 21 Fevereiro 2021 - 18:00
    Estádio Municipal de Braga
    Tiago Martins
    4-2
    Lucas Piazón 18' 50'
    Ricardo Horta 40'
    João Novais 42'
    Souleymane Anne 84'
    João Jaquité 90'

    ESTÁDIO

    Estádio Municipal de Braga
    Lotação30 286
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    Lances Capitais
    18´
    GOLO SC Braga!
    Lucas Piazón marca
    Lucas Piazón marca o seu 4º golo na prova (15 jogos)
    40´
    GOLO SC Braga!
    Ricardo Horta marca
    Ricardo Horta marca o seu 7º golo na prova (18 jogos)
    42´
    GOLO SC Braga!
    João Novais marca
    João Novais marca o seu 1º golo na prova (15 jogos)
    50´
    GOLO SC Braga!
    Lucas Piazón marca
    Lucas Piazón marca o seu 5º golo na prova (15 jogos)
    84´
    GOLO CD Tondela!
    Souleymane Anne marca
    Souleymane Anne marca o seu 1º golo na prova (13 jogos)
    85´
    GOLO INVALIDADO SC Braga
    Sporar serviu Fransérgio para um golo fácil, mas o lance foi invalidado por fora de jogo do esloveno do SC Braga
    90´
    +4
    GOLO CD Tondela!
    João Jaquité marca
    João Jaquité marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
    Positivo
    Competência para resolver

    Poderia ter sido um teste complicado se a equipa de Carvalhal não tivesse conseguido mudar o muito falado chip para as competições internas. Desde cedo ligados ao jogo, o SC Braga imprimiu velocidade e foi demasiado para as aspirações do Tondela. Jogo comprometido.

    Negativo
    Falta de velocidade

    As ideias são de valorizar, mas perante um adversário como o SC Braga, a intenção de jogar com linhas subidas e tentar controlar o terreno acabou por prejudicar a estratégia. A falta de velocidade ficou bem presente, sobretudo no corredor direito, de onde surgiram várias das ocasiões da equipa.

    Forma
    SC Braga
    2020/2021
    35J
    24V
    3E
    8D
    73-38G
    CD Tondela
    2020/2021
    22J
    7V
    3E
    12D
    23-36G
    O Árbitro

    Jogo tranquilo e sem casos para Tiago Martins. O ritmo ajudou.

    Fotografias(18)

    Liga NOS: SC Braga x Tondela
    Liga NOS: SC Braga x Tondela
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    CD TONDELA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CO
    Pre eliminatórias
    2021-02-22 00h33m por coolstreamm
    Queria só recordar aos comentadores que referem as dificuldades em passar as pré eliminatórias da LC, não há problema em esquecerem-se, mas o Braga já eliminou já o Celtic, Sevilha e Udinese nesse jogos, e que agora os principais países nem sequer estão presentes nas pré. Não significa que se passe sempre mas acho que fizemos resultados que qualquer outro clube português teria dificuldade em conseguir.
    OJaimePacheco
    2021-02-21 22h20m por track194
    Quer dizer, ontem dizias aos Sportinguistas para não darem o Campeonato como vencido por terem 13 pontos de avanço (com um jogo a mais) mas tu já das o primeiro ou segundo lugar como garantido, quando ainda por cima estás atrás do Braga (com um jogo a menos)

    Que lata a tua, vou adorar quando para a semana estiveres em terceiro lugar e espero que não saias de lá mais para ganhares humildade.

    Ridículo
    Porra
    2021-02-21 21h50m por OrgulhoBenfiquista
    Notícia errada, minha nossa ahah
    Só para relembrar
    2021-02-21 21h49m por OrgulhoBenfiquista
    Que o Benfica tem só um remate em direção à baliza, UM.
    Contra o Farense em 72 minutos de jogo.

    Fantástico! Continuem a apoiar garotões! Jogam tanto mas tanto. Melhor que isto só em 94/95 com o sabotador do Artur Jorge.
    Para não variar
    2021-02-21 20h24m por SCB1375
    Salvador, se por ventura estás a ler isto(sou crente eu sei), renova já com o Musrati e mete uma cláusula das boas. . . daquelas mesmo a sério. Que jogador.
    Braga
    2021-02-21 20h22m por SCB1375
    Daqueles jogos, com público, que valeria o preço do bilhete. Mesmo não jogando com a "primeira linha", a equipa demonstrou muito entrosamento e com golos a resultarem de jogadas fenomenais. Um regalo para quem gosta de futebol e uma delícia para quem gosta do Braga.
    Carlos Carvalhal
    2021-02-21 20h19m por patraodoAnzhi
    neste momento é um treinador de topo e adoro a sua postura dentro e fora de campo.
    Um exemplo para os jovens treinadores.
    OJaimePacheco
    2021-02-21 20h17m por OrgulhoBenfiquista
    Concordo especialmente se na próxima época a pré eliminatória for novamente a uma mão como aconteceu com o Benfica este ano.
    Um jogo é o tudo ou nada, tudo pode acontecer agora a 2 mãos já é diferente, por exemplo acredito que a 2 mãos (ou em casa e não fora) o Benfica tinha chegado ao play off.

    O Braga para mim é mais favorito a ficar em terceiro que o Benfica, jogam bem. Pena já estarem fora da Liga Europa mas a Champions seria um prémio para eles.
    SL
    Tondela
    2021-02-21 20h16m por SLBong
    Esta equipa tem quase tantos pontos em casa como o Porto ou o Benfica e tem sido altamente consistente, mas fora de casa tem tido montes de exibições miseráveis (o jogo no Dragão foi uma exceção)
    Que jogão
    2021-02-21 20h15m por dimitri13
    A sério, um dos melhores jogos do Braga de que me lembro, pelo menos até aos 70-75 min. Pena pelo desperdício e os 2 golos sofridos, que iludem em relação ao que realmente foi o jogo. Passes ao primeiro troca, velocidade e jogadas de equipa para deixar um adepto deliciado.

    Bom jogo do Musrati (como sempre :p) do Galeno (finalmente) e do Ricardo Horta (pese algum desperdício). Também bom jogo dos avançados, que só não a metem lá dentro xD

    Jogão mesmo do Piaz...ler comentário completo »
    Vitória normal
    2021-02-21 20h14m por OJaimePacheco
    Do Braga que conseguiu anular o Tondela.
    Pena os golos sofridos já numa altura onde estavam desconcentrados e relaxados, é normal.

    Mais uma semana no terceiro lugar. Eu acho que o Braga vai conseguir segurar esta posição e tentar o acesso à liga dos campeões na próxima época. Não vai ser fácil pois o Braga não tem experiência de Champions League e na maioria das vezes nas eliminatórias podem aparecer equipas complicadas (Porto e Benfica que o digam).

    Quanto ao Tondela vai se manter e eu não dava nada pelo Pako.
    YH
    Jogo
    2021-02-21 20h13m por Yharnam
    Boa primeira parte, foi pena estes dois golos do Tondela que resultam de algum desleixo e passividade, mas no geral foi bom.
    O Galeno continua a precisar de descanso e a não o ter, e o Esgaio igualmente. . .

    Os nossos avançados, oh pá vê-se qualidades neles mas falta-lhes o golo. Até acredito que tanto Ruiz como Sporar entrem numa boa forma assim que marquem, mas está difícil. São 14 golos do Braga para o campeonato desde o fim de janeiro, 0 marcados pelos avanç...ler comentário completo »
    Braga
    2021-02-21 20h12m por patraodoAnzhi
    Que jogo e que espectáculo de equipa.
    É um verdadeiro climax ver esta equipa a jogar.
    Pena o mau resultado com a Roma mas acredito que este Braga vai dar luta pelo 2º lugar.
    SC Braga
    2021-02-21 20h06m por Bracara_Avgvsta
    Não há muito a dizer sobre este jogo. Somos superiores e mostramos isso dentro do campo. Era escusado sofrer 2 golos. Borja tem me surpreendido imenso e o Lucas Piazón trouxe muita qualidade ao ataque.
    Obrigado!
    2021-02-21 20h05m por Esteves19
    Obrigado SC Braga, Carlos Carvalhal e restante equipa técnica por esta delícia de 1 hora e meia. Que bom!
    EN
    Braga
    2021-02-21 20h04m por EnormeSCB
    Que recital de futebol. Um jogo em que o resultado é completamente mentiroso e que deviam ser uns 6 ou 7 acaba por 4-2 com um golo oferecido pelo Matheus. Jogão e golão de Novais e Piazon tem tanta classe naqueles pés. Mais uma e estamos lá onde devemos estar, na luta! Siga para o próximo.
    Braga
    2021-02-21 20h03m por SCBFAN
    Grande jogo e grande vitória, pena pelos dois golos no final, grande frango do Mateus q já devia estar a dormir xD
    PS: Qm é este João Novais e onde é q ele esteve durante todos estes anos?

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.