placardpt
      Árbitros estiveram em reunião esta terça-feira

      Conselho de Arbitragem reconhece erro na expulsão de Luis Díaz

      2021/02/17 11:25
      Miguel Amaral

      Decorreu esta terça-feira a segunda ação de Reciclagem e Avaliação da época, que contou com a presença obrigatória dos árbitros das categorias C1, C2 e VAR. A recente expulsão de Luís Díaz esteve em discussão, com o Conselho de Arbitragem a esclarecer as instruções da UEFA e a dar ordens para este tipo de lances não serem punidos.

      «Quando não está em causa uma disputa de bola, os árbitros não devem focar-se na consequência», disse o Conselho de Arbitragem - representado por José Fontelas Gomes, João Ferreira e Jorge Sousa - sobre a jogada que resultou na expulsão de Díaz e a lesão grave de David Carmo.

      Pela particularidade do lance - situação pouco vista em Portugal - e algumas dúvidas de interpretação, o órgão «compreendeu» a decisão tomada por Luís Godinho e Hugo Miguel, árbitro principal e VAR do encontro entre SC Braga e FC Porto.

      Devido a este critério, a avaliação de «lance casual» numa jogada polémica que envolveu Nanú e Kritciuk, no Belenenses SAD e FC Porto, foi corroborada pelo Conselho de Arbitragem.

      Colômbia
      Luis Díaz
      NomeLuis Fernando Díaz Marulanda
      Nascimento1997-01-13(24 anos)
      Nacionalidade
      Colômbia
      Colômbia
      PosiçãoAvançado (Extremo Esquerdo) / Avançado (2.º avançado)

      Fotografias(52)

      Comentários (52)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      ironias
      2021-02-17 19h38m por azulibranco
      Se com Palhinha foi palhaçada, com Diaz foram dias perdidos. . .

      Querer comparar a justiça desportiva inglesa com a portuguesa é como comparar a estrada da Beira com a beira da estrada!

      Em Inglaterra - apesar de também por vezes parecer haver protegidos - na grande maioria dos casos não olham a nomes. Em Portugal olha-se, e de que maneira!
      Depois os julgamentos são rápidos. Em Portugal são irritantemente lentos porque é preciso acórdãos sobre acórdãos pa...ler comentário completo »
      Godinho
      2021-02-17 18h49m por VerdeRubro
      Era algo que toda a gente com bom senso e o mínimo de entendimento sobre futebol jogado já sabia, foi um lance casual de futebol em que o atleta que foi expulso não fez qualquer falta nem teve qualquer comportamento negligente ou imprudente.

      SCP4Lyfe
      2021-02-17 17h12m por JAOF
      Das duas uma. . . ou eu não percebo nada de futebol, ou és tu. Não há meio termo.

      Qual é a negligência ou imprudência de um jogador que tem a bola, está isolado de frente para a baliza, só baliza e guarda-redes pela frente. . . REMATAR A BOLA!?

      É que não há nada mais, um mero, simples, banal, vulgar remate. . . e como em qualquer remate, após o pé chocar contra a bola e está ganhar momento e sair "disparada", o pé não desaparece, nem entra num Univers...ler comentário completo »
      Francisquinho
      2021-02-17 16h44m por SCP4Lyfe
      Não digo o contrário, mas estás em Portugal, estás à espera do quê? Já o caso palhinha está a ser a palhaçada que está a ser. Provavelmente a decisão vem no fim da época.

      Em primeiro lugar nem acho que devessem ter suspendido o castigo, mas a terem-no feito nos dias seguintes deveria ter vindo uma decisão final, ou de anular o amarelo, ou que o jogador cumprisse castigo no jogo seguinte da liga. Na volta o palhinha ainda vai cumprir este castigo na próxima época.
      <...ler comentário completo »
      Palhaçada
      2021-02-17 16h06m por jtdrago
      "Pela particularidade do lance - situação pouco vista em Portugal - e algumas dúvidas de interpretação, o órgão «compreendeu» a decisão tomada por Luís Godinho e Hugo Miguel, árbitro principal e VAR do encontro entre SC Braga e FC Porto".
      Portanto, para que não haja dúvidas, o CA não admitiu erro nenhum!!!
      FR
      SCP4 lyfestile
      2021-02-17 15h57m por franscisquinho342
      Queres ver uma maneira simples de isto ter sido melhor feito?

      Tinham tomado esta decisão sexta (afinal isto é um trabalho a peso de ouro que ganham na ordem dos 5 mil ou mais euros por mês) e tinham retirado o castigo ao Diaz. Isso tinha tirado parte da polémica.

      Agora virem dizer isto passado 1 semana é tarde de mais. .
      JAOF
      2021-02-17 15h26m por SCP4Lyfe
      Acalma-te antes que tenhas um xelique. Nunca aqui falei em slow motions. Se fores ver o livro das leis do futebol e fores ao capitulo particular sobre faltas, tens lá que o árbitro pode considerar faltas lances que haja negligência ou imprudência, depois depende do critério do árbitro. Há uns com critério mais aberto, outros mais restritos.

      Agora espero ver-te com a mesma gana e com o mesmo afinco a defender os outros clubes quando acontecerem lances desse género a favor do...ler comentário completo »
      unihark
      2021-02-17 15h25m por CR28
      Os jogos não são repetidos mas entre ter alguns erros retificados e não ter, eu prefiro ter.
      E tal como eu já disse, ao Sporting foi roubado uma Taça da Liga, foi reposta a verdade? Não, a taça continua no museu errado e não se repetiu jogo nenhum. Apesar disso, sou defensor da verdade desportiva na mesma, e não estou a chamar ninguém de poeta.
      SCP4Lyfe
      2021-02-17 15h15m por JAOF
      Lá está. . . O comentário anterior serve para ti, desonestidade intelectual.

      Diaz chuta a bola, PONTO FINAL.
      Não há mais nada a não ser o defesa se meter DEPOIS a frente.
      O pé de Diaz não foi para lado nenhum, rematou a bola à bola seguiu e ele vai com a força da gravidade e o Momento que tinha de ir a correr, para o relvado, o contacto é provocado pelo defesa, pois ele não estava lá quando Diaz rematou, e quando vai à xair não há nada a fazer, ficou o C...ler comentário completo »
      CR 28
      2021-02-17 15h12m por unihark
      Gosto da parte da "verdade desportiva", mas na minha opinião só há verdade desportiva quando algum clube é beneficiado. Ou alguém vai repetir os jogos por erros? Ou só serve para amarelos? Poetas estes.
      SCP4Lyfe
      2021-02-17 14h54m por CR28
      👍 🦁
      Desonestidade
      2021-02-17 14h52m por JAOF
      Toda e qualquer afirmação de que existe alguma justificação para ser falta de Luís Diaz (nem falo em cartões), tem como base a DESONESTIDADE.

      Só quem analisa o lance por frames, fotos ou superslowmotion é que aponta a outra conclusão para além da única e factual conclusão. . . Diaz rematou a bola à baliza - sem ninguém a sua frente.

      É preciso ter défice cognitivo ou simplesmente desonesto para dizer que na fração de segundo - sim, esse foi o tempo entre remat...ler comentário completo »
      Hidetoshi_Nakat a7
      2021-02-17 14h44m por CR28
      Garanto-te que não foi mas se é assim que queres ver as coisas tudo bem.
      Talvez o problema seja considerares-me o pior user do site e quando vês os meus comentários lês as coisas como se eu tivesse a ser agressivo, sei lá lol, quando não gostamos de alguém, tudo o que essa pessoa diz irrita, então acredito que seja isso. . . de qualquer maneira vou ter mais atenção à forma como escrevo.
      CR28
      2021-02-17 14h32m por SCP4Lyfe
      Subscrevo totalmente
      rravv
      2021-02-17 14h26m por CR28
      "Todos nos percebemos que foi suspenso por um tribunal civil. "

      Pelos vistos o Hidetoshi_Nakata7 não percebeu por isso tive que clarificar.

      Tem a lógica que a lei permitiu. Havia uma falha na lei, esta foi aproveitada pelo Sporting. Sim, o Sporting foi "maroto", tal como já o foram os rivais noutras ocasiões. E o Sporting foi para o tribunal civil não pelo amarelo, mas pela suspensão que o amarelo significava.
      O cartão amarelo é meramente desportivo ...ler comentário completo »
      JAOF
      2021-02-17 14h25m por SCP4Lyfe
      Não são lances comparáveis, o GR só não toca na bola porque o seu defesa a cortou, de resto chocaram os 2 um contra o outro, calhou o Nanu ficar pior como também podia ter sido o GR. Eu vejo muita gente a dizer que o GR é que foi contra o Nanu, e porque não o contrário? O Nanu também estava a correr em direcção ao GR. .
      Esse lance para mim seria penalti e vermelho caso o GR tivesse atingido o Nanu com os punhos, o que não aconteceu (na altura até tive essa sensação).

      ...ler comentário completo »
      JAOF
      2021-02-17 14h21m por Hidetoshi_Nakata7
      Percebi*
      Correcção
      2021-02-17 14h21m por JAOF
      (. . . ) é casual e nada deve ser assinalado.
      (. . . )
      A única coisa que une ambos os lances, foi FCP ficar prejudicado, nos dois lances acabou ficando a jogar com 10. . . É ISTO QUE É COMPREENSÍVEL!?
      CR28
      2021-02-17 14h20m por Hidetoshi_Nakata7
      "Nao foi essa a intenção" Claro que nao, que ideia!😂😂ԅ 14;
      A ver se persebi
      2021-02-17 14h18m por JAOF
      Um guarda-redes atirar-se para jogar a bola mas não a toca, acabando por aterrar em cima do adversário que teve de sair em maca para o hospital, correndo risco de vida ou paralesia. . . É cápsula e nada deve ser assinalado. . .

      . . . Um jogador vai em recta para a baliza, sem ninguém a sua frente, vai com a bola dominada e remata à baliza. . . chega o defesa atrasado, atravessa-se a frente mas não consegue evitar o remate, acabando por provocar o choque, partindo a sua...ler comentário completo »
      Hidetoshi_Nakat a7
      2021-02-17 14h02m por CR28
      Opinião? Mas achas que eu quero saber o que achas de mim ou de quem quer que seja aqui neste site? A tua opinião sobre mim passa-me completamente ao lado.
      Eu não te fiz ataque nenhum, nem foi essa a intenção, apenas não gosto de mentiras e comparações descabidas.
      Uma pessoa pelos vistos não pode dizer nada porque fica tudo ofendido e tudo é um ataque. . . não me admira que a doença do século seja a depressão, qualquer coisa que seja dita hoje em dia é uma ofensa, uma afronta e dá processo nos tribunais.
      É preciso ter paciência.
      CA
      2021-02-17 13h59m por RATEL
      Incompetentes. Ja vem tarde esta decisao e mais uma vez prejudicaram os dragões
      FR
      Devespensar
      2021-02-17 13h55m por franscisquinho342
      Que cabeçona que deve ter ficado lol aqui com os seus ângulos marados a arranjar desculpas que era falta e que foi de propósito ahahahahahahahah comédia
      VAR
      2021-02-17 13h49m por joaosousa367
      Na minha opinião ficava-se pelos foras de jogo (e mesmo assim. . . ) pelo menos nesta altura. Enquanto os critérios não forem uniformizados e darem sempre azo a subjetividade de pessoas vai sempre haver queixas.
      JS
      Lance por demais evidente e
      2021-02-17 13h45m por jsilva77
      Sem margem para dúvidas, e com uma decisão, no mínimo, inacreditável, mas quem deu um vermelho por chocar de costas contra um jogador, curiosamente do FCPorto, whatelse ??? Mas ainda há quem aceite a decisão e o critério, já quando são jogadores das suas equipas, são tribunais, são reuniões, são pedidos de demissão, é isto . . .

      Uma coisa é certa, fomos fortemente prejudicados e de forma direta e comprovada . . . Empatamos um jogo que estava perfeitamente controlado ...ler comentário completo »
      Tópicos Relacionados
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      CreedEinsteinBratton 16-04-2021, 17:16
      bludouro 16-04-2021, 17:13
      JeSuisBurundi 16-04-2021, 17:09
      SE
      sergio_fcpedroso 16-04-2021, 17:07
      footballmanagerftwgo 16-04-2021, 17:07
      SE
      sergio_fcpedroso 16-04-2021, 17:07
      massapina1272 16-04-2021, 17:02
      OrgulhoBenfiquista2 16-04-2021, 17:01
      DiogompM 16-04-2021, 16:59
      andyves 16-04-2021, 16:45
      CreedEinsteinBratton 16-04-2021, 16:44
      LM
      Lmacha 16-04-2021, 16:25
      RR
      rrI 16-04-2021, 16:22
      Lidacomisto 16-04-2021, 16:18
      Lidacomisto 16-04-2021, 16:16
      MisticaEncarnada 16-04-2021, 16:13