placardpt
    SC Braga e FC Porto empatam

    Só com nove largaram o chapéu de presente

    2021/02/10 22:34

    Três dias depois, mais um jogo entre SC Braga e FC Porto repleto de emoção até ao apito final, de muita polémica e, no final, novo empate. Arsenalistas e dragões ficaram-se pela igualdade a uma bola num jogo com duas expulsões nos portistas - Díaz e Uribe - e com golos de Taremi e Fransérgio. Está tudo em aberto na primeira meia-final desta Taça de Portugal.

    O avançado iraniano dos portistas aproveitou um erro de Matheus para abrir o marcador com um chapéu bem medido e os portistas voltaram a ver um jogador ser expulso mais tarde, desta vez Díaz, num lance em que David Carmo saiu lesionado com gravidade mas não houve qualquer intenção de atingir o adversário por parte do extremo portista, pelo que o vermelho foi largamente exagerado.

    Desta vez, os dragões aguentaram-se por muito tempo no setor defensivo com dez mas acabaram mesmo por ficar reduzidos a nove e aí o Braga arrancou pelo menos o empate, mesmo no fim dos 12 minutos de compensação.

    Oferta desbloqueou

    Pouco tempo separou os dois duelos entre as equipas, mas Sérgio Conceição recusou-se a grandes alterações, enquanto Carlos Carvalhal mexeu um pouco mais na equipa inicial tendo por base o desgaste recente. Sequeira voltou de lesão direto ao onze inicial e dois reforços de inverno tiveram o segundo jogo como titulares: Piazón e Sporar. Nos portistas, apenas as entradas de Diogo Costa (dono do lugar nesta prova) e Fábio Vieira, um esquerdino a partir da direita onde estaria normalmente o suspenso Corona.

    ©Vítor Parente / Kapta+

    A nível tático, nada mudou de início nas duas formações, ambas muito organizadas e sem concederem espaços. Só mesmo um erro grave individual aproveitado na perfeição desbloquearia o resultado no primeiro tempo. As equipas ainda se sondavam e encaixavam, apenas um livre forte de Sérgio Oliveira tinha criado algum perigo que Matheus sacudira... mas um momento imperdoável do guardião do Braga mexeu com a eliminatória no seu todo. Numa saída da grande área de cabeça, com dois avançados portistas pela frente, o guarda-redes colocou a bola em Taremi e o iraniano foi exemplar na forma como colocou a bola sobre o guarda-redes para abrir o marcador. Os portistas agradeciam, claro.

    O Braga sofria cedo em casa, o que dado o facto de a eliminatória se jogar a duas mãos tinha influência imediata e muito relevante nesta meia-final. Assim, Carvalhal ajustou rapidamente, trocando o sistema de três centrais (Sequeira fechava a zona à esquerda) por uma linha de quatro, deixando Galeno mais solto para as tarefas ofensivas e Esgaio, por consequência, a pisar terrenos um pouco mais recuados do lado oposto. Mesmo com o crescente número de guerreiros no ataque à defesa portista, os dragões tinham a dupla de centrais a elevadíssimo nível, tinham Sérgio Oliveira incansável a cobrir espaços, mantinham a concentração e organização e controlavam na perfeição as dinâmicas do Braga, um pouco como aconteceu em grande parte do jogo para a Liga.

    ©Vítor Parente / Kapta+

    Fábio Vieira ameaçou duas vezes seguidas na meia distância - numa delas, a bola passou realmente perto do ferro -, Taremi pôs em prática a notável inteligência ofensiva numa série de combinações com colegas antes de rematar para uma boa intervenção de Matheus, com o Braga a responder também com uma jogada coletiva de qualidade que não chegou a ter remate à baliza de Diogo Costa. O primeiro tempo terminava com um golo apenas, com essa mínima vantagem a ter lógica face ao tal erro individual e ao reduzido de número de espaços encontrados em cada uma das defesas.

    Infelicidade de Carmo e história repetida

    Em busca de inverter a eliminatória, o Braga teve uma melhor entrada no segundo tempo do que no primeiro e até conseguiu um par de ocasiões consecutivas que podiam bem ter dado o empate, não fosse a ineficácia de Sporar, em particular no segundo momento, em que fez a bola passar ao lado da baliza na cara de Diogo Costa.

    ©Vítor Parente / Kapta+

    Os arsenalistas estavam mais perigosos quando Luis Díaz mostrou os pulmões cheios de ar e foi por ali fora da esquerda em direção à baliza, travado apenas pela defesa de Matheus... e essa mesma jogada acabou por ter um efeito tão infeliz como polémico. Para David Carmo, uma tremenda infelicidade, aparentemente com uma fratura no pé e, provavelmente, com o resto da época em risco. Quanto ao efeito para Luis Díaz e respetiva equipa... polémico e, para nós, incrivelmente errado: Luís Godinho mostrou um vermelho ao colombiano, que não teve qualquer intenção de acertar no adversário após o remate e lesionar o colega de profissão, por muito grave que a lesão possa ter sido.

    ©Vítor Parente / Kapta+

    Como no domingo, os portistas viam-se com um virtuoso expulso, o Braga via a oportunidade para ir atrás do resultado até ao final do encontro. Os portistas agarravam-se à vantagem mínima com unhas e dentes com dez em campo, sobrevivendo à avalanche ofensiva que ia resultando em cruzamentos, cabeceamentos fora do alvo e afins... mas ficariam com nove, e daí ficou ainda mais difícil para os dragões. O sangue fervia nos então 21 jogadores em campo, um momento feio de ver entre Uribe e Esgaio resultou na expulsão de mais um colombiano portista e foi com mais dois em campo que o Braga arrancou a ferros o empate, com Fransérgio a fuzilar as redes.

    O golo marcado fora dá ligeira vantagem aos portistas para a segunda mão, mas o Braga vai à luta pelo Jamor no Dragão.

    U Quarta, 10 Fevereiro 2021 - 20:15
    Estádio Municipal de Braga
    Luís Godinho
    1-1
    Fransérgio 90'
    Mehdi Taremi 9'
    Estádio Municipal de Braga
    Lotação30 286
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseMeias-Finais
    Mão1ª Mão
    Lances Capitais
    GOLO FC Porto!
    Mehdi Taremi marca
    Mehdi Taremi marca o seu 5º golo na prova (5 jogos)
    70´
    Cartão vermelho para Luis Díaz (FC Porto) Luis Díaz vê o seu 1º vermelho na prova (5 jogos), após o lance com David Carmo
    90´
    +7
    Cartão vermelho para Matheus Uribe (FC Porto) Matheus Uribe vê o seu 1º vermelho na prova (2 jogos), por ter dado uma cabeçada na cara de Ricardo Esgaio.
    90´
    +12
    GOLO SC Braga!
    Fransérgio marca
    Fransérgio marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    A Chave

    Minuto 70: Luis Díaz é expulso após David Carmo ter saído lesionado (ver as outras secções do artigo). A partir daí, o SC Braga conseguiu ir à procura do resultado e acabaria por conseguir empatar, embora só depois de mais uma expulsão.

    O Árbitro

    Expulsão de Luis Díaz sem qualquer sentido, no nosso entender. Por muito mal que Carmo tenha saído do lance (e desejamos as rápidas melhoras ao jogador), o contacto acontece como consequência do remate do colombiano e tentativa de corte do central. Quanto a Uribe, nada a dizer. Por outro lado, não houve igual critério no capítulo disciplinar em lances de jogadores do SC Braga. De resto, muitas dificuldades demonstradas pela equipa de arbitragem a controlar o jogo nos momentos mais quentes e clara nota negativa.

    O Melhor
    Organização defensiva

    De ambas as equipas, sempre que foi possível mantê-la. Os portistas voltaram a saber condicionar as dinâmicas arsenalistas, mas o processo defensivo do Braga foi também eficaz (tirando da equação o erro individual de Matheus). Os dragões resistiram também à primeira expulsão, não resistiram à segunda.

    O Pior
    Lesão de David Carmo

    Não entramos nesta secção na questão da expulsão, já abordada em outros espaços, focamos na infelicidade de um jogador sofrer uma lesão grave a meio da temporada e, provavelmente, perder boa parte do resto da época (ou tudo o que resta). Um acaso com terríveis efeitos para este jovem e promissor central, já até apontado a colossos europeus.

    Forma
    SC Braga
    2020/2021
    32J
    22V
    3E
    7D
    68-34G
    FC Porto
    2020/2021
    32J
    22V
    6E
    4D
    67-29G
    Sabia que...by playmaker stats
    Fransérgio marca há 3 jogos consecutivos, o melhor registo do médio desde que chegou a Portugal em 2013/14.

    Juntamente com o Vitória SC, o FC Porto são as maiores vítimas do médio com 5 golos marcados
    A última vez que o FC Porto teve dois jogadores expulsos no mesmo jogo aconteceu há quatro anos:
    E 1-1 SC Braga, Taça [árbitro: Luís Godinho]
    D 1-0 Moreirense, Taça da Liga [árbitro: Luís Godinho]
    Nos últimos quatro jogos que o FC Porto jogou com 9 homens, nunca venceu:
    E 1-1 SC Braga, Taça [2021]
    D 1-0 Moreirense, Taça da Liga [2017]
    E 1-1 SC Braga, Taça da Liga [2015]
    D 2-0 Barcelona, Supertaça Europeia [2011]
    Em 3 dos últimos 4 jogos disputados em Braga entre as duas equipas houve 3 golos do SC Braga nos descontos:

    1-1 90'+12 Fransérgio, Taça de Portugal
    2-2 90'+4 Nico Gaitán, Liga
    1-0 90'+5 Ricardo Horta, Taça da Liga, deu título
    FC Porto empatou pela 2.ª vez uma meia-final a uma bola fora de casa no formato da Taça de Portugal desde 2008/09:
    2020/21 SC Braga
    2019/20 Académico de Viseu, qualificou-se para a final

    Fotografias(31)

    Taça de Portugal: SC Braga x FC Porto
    Taça de Portugal: SC Braga x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TH
    O maior escândalo
    2021-02-11 23h30m por TheColorBlue
    Primeiras coisas primeiro.
    Quanto ao mais importante. . . as melhoras para o rapaz, que recupere bem. . . acidental ou não, ninguém merece tal infortúnio.

    Agora o maior escândalo. . .
    Nem é este vermelho ao Luis Diaz.
    Como dizia um colega meu e bem. . . "estive a ver 2 minutos, quando reparei. . . já estava sem carteira, já nem quis ver mais nada. . . "

    Há uns anos atrás o Simão Sabrosa lesionou-se sozinho quando pisou uma bola.
    ler comentário completo »
    TY
    Igualdade procura-se
    2021-02-11 17h55m por TYSAN64
    Fico espantado, quando me lembro que no jogo entro o SC Braga e o FC Porto para o campeonato, num lance de génio, o Corona sai do meio de dois e ainda faz um tunel ao Raul Silva e na mesma jogada o Carmo corta a bola ao Corona num carrinho normal, mas o Raul Silva, que vinha em corrida (quero agora ouvir as teorias dos dois pés do Diaz que iam a frente blablabla) calca o Corona que ja estava no relvado, talvez pudesse ter evitado, mas nao evitou. Porque é que o VAR nao interveio e expul...ler comentário completo »
    BASTA
    2021-02-11 17h20m por PeevesThePoltergeist
    Num país onde se rouba o bem mais essencial do MUNDO, as Vacinas do COVID-19, não admira nada o que se está a passar no futebol em Portugal.
    Resumo do jogo!
    2021-02-11 17h15m por PeevesThePoltergeist
    Um jogador do FC Porto foi expulso por rematar à baliza adversária!
    Sim, parece ridículo não parece? E é. . .
    Porque é que não disseram isso logo?
    2021-02-11 17h11m por PeevesThePoltergeist
    Portanto, está-se a dizer que se pelo menos o Nanu tivesse saído de ambulância em direção ao hospital, teria sido penalty e o guarda-redes do Belenenses seria expulso?
    PO
    Digam uma coisa e sejam intelectualment e
    2021-02-11 17h00m por PORTOTUGA2
    honestos . . . se vos baterem 1 vez, talvez fiquem se, 2vezes começam a resmungar, na 3vez vai cá disto!
    Quem não se sente, não é filho de boa gente. . . foi o que fez PdC com a declaração, e os adeptos do FCP apoiam!
    Falar por fora é fácil, mas "baterem" no FCP 3 vezes seguidas e não protestar veementemente não está no adn portista nem de ser humano normal. . .
    Se os árbitros são corrompidos, são incompetentes, terão que deixar a arbitragem, simples! Já não chega i...ler comentário completo »
    PI
    CR28
    2021-02-11 16h08m por Pirisca
    O problema do futebol não é de "uns podem queixar-se e outros não" é a GIGANTESCA HIPOCRISIA (nem no podre mundo da política isto chega a este ponto) do só me queixo qd sou prejudicado, e fico calado qd sou beneficiado.

    Sou prejudicado: isto é tudo uma ladroagem, bandidos, basta, todos têm de se demitir, este gajo nunca mais pode apitar jogos do meu clube, etc, etc, etc, e isto é transversal a TODOS.

    JS
    Será que também é esse o clube . . .
    2021-02-11 15h35m por jsilva77
    . . . dos problemas nos túneis mesmo quando ganham e também das provocações na tribuna VIP . . . será mesmo esse ??? Hmmmmm . . . Também não pode . . .
    JS
    CR28 . . .
    2021-02-11 15h33m por jsilva77
    . . . muito bem, fica registada aqui a opinião de um adepto do . . . Sporting ??? Aquele que empatou uma vez e foi pedir reuniões à Liga e aos Árbitros ??? Será esse Sporting ??? Aquele que pediu demissões em vários orgãos do futebol à poucas semanas atrás ??? Aqueles que choraram um amarelo . . . um amarelo . . . ao Palhinha e usaram um juíz do mesmo clube para abrir uma caixa de Pandora no futebol nacional para o menino ir a jogo a tempo de ajudar o Sporting a sacar mais dois pontos no úl...ler comentário completo »
    Ratel
    2021-02-11 15h26m por azul_e_branco96cnls
    Concordo, o SC tem de se acalmar. Percebo a indignação devido às 2 expulsões ridículas em 2 jogos com o Braga, mas ele é treinador do FCP não de uma equipa da distrital, pois este comportamento afeta os jogadores, tal como se viu ontem o Uribe a dar uma cabeçada num jogador quando já estávamos a jogar com 10, simplesmente inadmissível
    Yazapeyroteu
    2021-02-11 15h22m por azul_e_branco96cnls
    Já vi vários comentários como o teu, e apesar de tentar ter mente aberta e saber perfeitamente que não é só o porto que é prejudicado, aliás, quem acha que isto é um arranjinho contra o FCP anda a dormir pois esta época têm existido erros grosseiros de arbitragem em muitos jogos prejudicando assim muitos clubes. É sem dúvida falta de competência dos árbitros, uma autêntica vergonha para o futebol nacional, muito fracos mesmo!
    Em relação aos dois lances, não têm nada de semelhante ...ler comentário completo »
    Redes
    2021-02-11 14h02m por Bill76
    Tanto portista a falar da oferta do redes do gil jo dia anterior e logo a seguir tem uma benesse do redes dos minhotos
    andr3-
    2021-02-11 13h42m por brunosilva386
    Ámen!
    AS
    Sportinguistas e outros que tal
    2021-02-11 13h19m por ASNL
    Não clube e adeptos que chora mais neste país. E vêm agora dar lições aos outros e dizerem que os outros são isto e aquilo.

    O Porto já foi prejudicado em vários jogos tal como outras equipas. Estou me a lembrar no jogo com o SLB em que o Pizzi mais uma vez acaba um jogo inexplicávelmente, o jogo com o Braga para o campeonato em que o primeiro amarelo ao Corona é mal mostrado porque quem pisa é o Raul Silva, e outros jogos. Também já foi beneficiado numa ou outra situação num...ler comentário completo »
    O que é certo é
    2021-02-11 12h36m por wantorp
    o Porto foi e é sempre roubado quando não ganha e vai ser roubado quando não ganhar é cultural, não vale apena. Os outros são os culpados e já agora o arbitros são o saco de box. Claro que os outros 2 de Lisboa são iguais as desculpas são sempre as mesmas, mas voçes ganham por cansaço. Sim Sim eu dou vos a razão.
    Siga a marinha. Ao menos parto o coco a rir
    acordarparavida
    2021-02-11 12h22m por zirel
    Não vejo só para um lado não, e os do Braga fizeram bastante circo fizeram. O que eu disse não foi só em relação ao jogo de ontem mas sim em relação ao comportamento habitual das equipas. Temos equipas com alguns comportamentos desses, diria que o Braga e o Guimarães, por exemplo, também se esticam de vez em quando mas o Porto é o comportamento normal deles.
    AC
    Godinho
    2021-02-11 12h16m por acordarparavida
    Não pode arbitrar mais jogos do FCP. Esta expulsão de ontem ridícula e a expulsão do Danilo há uns anos atrás, quando ele ao andar para trás chocou contra o Danilo, é de bradar aos céus. Demasiados erros ridículos para passar impune.
    AC
    zirel
    2021-02-11 12h04m por acordarparavida
    Os jogadores do Braga passaram o jogo todo a fazer espectáculo, e a simular entradas violentas com berrinhos. Pena que só vejas para um lado, e que as palas não te deixem ver por todo.
    RATEL
    2021-02-11 11h59m por zirel
    "Levantarem-se para pedir penalty todos fazem. . . "

    Fazem mas não como o Porto faz. O banco do Porto é um espectáculo dentro do jogo, sempre em protesto e em gritarias acompanhadas pelo esbracejar de tudo o que é elemento. E isto é um facto. Todos protestam, todos pedem ao árbitro que apite penalty, que mostre um cartão, mas os níveis de pressão dos jogadores e outros elementos do Porto está acima de qualquer equipa.

    O "tem sido prejudicado" baseia-se na ...ler comentário completo »
    JS
    Eh pá, esta de andar a comparar . . .
    2021-02-11 11h54m por jsilva77
    . . . o incomparável é triste e deprimente . . . Comparar o caso do Nanu com o do Luis Diaz ??? A sério ??? Serve tudo para justificar dois erros tão distintos de arbitragem ??? Parece mesmo que sim, parabéns por isso . . . Uma coisa tenho reparado, aqui os do Norte são isto e aquilo, mas há equipas lá para baixo que vale tudo para ganhar . . .

    Já agora, o Sr Godinho além da sua incompetência, fez um mal bem maior . . . Passou uma responsabilidade para Luis Dias, um jo...ler comentário completo »
    PI
    futebol
    2021-02-11 11h53m por Pirisca
    Ainda me lembro qd a malta achava que agora, finalmente com o VAR, é q isto ía correr bem. . . . lol
    Arbitragem - Porto prejudicado
    2021-02-11 11h52m por matrioska_russa
    Hoje concordo com a crítica do ZZ ao árbitro. Porto foi claramente prejudicado. Tanto na expulsão do Luís Diaz, como depois no Uribe ser expulso com vermelho directo e os jogadores do Braga só levarem amarelo.

    Mas. . . não acho que seja motivo para um escândalo. As razões e decisões do árbitro não são uma aberração incompreensível. Aberração é comparar o lance do Carmo com o do Nanú. Tal como é ridículo estar a dizer que é o Benfica que comanda isto (ou o Benfica pediu ao...ler comentário completo »
    AC
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2021-02-11 11h45m por acordarparavida
    Esse johnmartin só vem destilar veneno para as notícias do FCP, é um incendiário anti-portista. É um dos que faz parte da cartilha.
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2021-02-11 11h33m por zirel
    É mentira? Este tipo de comportamentos do Conceição, não são recorrentes? Quando um jogador do Porto cai na área, não vês os outros jogadores quase todos de braços no ar aos gritos para o árbitro? Levam as mãos à cabeça como se fosse um escândalo? O "contra tudo e contra todos" e o "somos Porto" é o quê? Aquele Godinho do banco do Porto é o quê, civilizado? O macaco e seus super dragões são o quê? Esta falácia de que o Porto tem sido prejudicado quando não tem é o quê?

    Que não ...ler comentário completo »
    Arbitragem
    2021-02-11 11h20m por zirel
    Agora sim, o Porto pode-se queixar de ter sido prejudicado pela arbitragem. Expulsar o Diaz é uma aberração, é não perceber nada de futebol e vem de encontro aos que não sabem interpretar imagens, neste caso, do VAR. O pessoal que vê as imagens e procura o frame onde há um contacto para justificar faltas e cartões foi personificado pelo árbitro ontem, prejudicando o Porto no processo.

    Curiosamente, isto vem depois do lance do Nanu que também foi muito falado e que muitos ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.