placardpt
      Equipa de Bruno Pinheiro em destaque na Liga SABSEG

      Não chegou aqui por acaso: conheça melhor o Estoril Praia versão 2020/21

      2021/02/10 18:47
      Hugo Filipe Martins
      E0

      Pela terceira vez na história, o Estoril Praia chega às meias-finais da Taça de Portugal, prova na qual foi finalista vencido em 1943/44 com uma derrota por 8x0 frente ao... Benfica. Os canarinhos voltam a encontrar as águias, desta vez na eliminatória que separa as duas equipas do Jamor, depois de um trajeto que fez tombar três equipas da Primeira Liga, onde o Estoril não está desde 2017/18.

      O trabalho de Bruno Pinheiro tem estado em destaque, não só pela boa época do Estoril mas também pela forma de jogar dos canarinhos, que chegam a esta fase adiantada da prova rainha do futebol português com méritos que passamos a explicar nos pontos que se seguem.

      O trajeto na Taça

      © Peter Spark / Kapta+

      Começamos por referir o trajeto do Estoril Praia na Taça de Portugal pelo contexto da partida com o Benfica e também pelo título em si. Como por lá referimos, este Estoril Praia não está nas meias-finais da Taça de Portugal por mero acaso, bem pelo contrário.

      A equipa de Bruno Pinheiro já fez mesmo história ao igualar o Estrela da Amadora como equipa da Segunda Liga que deixou pelo caminho mais emblemas do principal escalão. 

      Para chegar a esta fase da competição, os estorilistas começaram a viagem na Sertã, onde golearam o Sertanense por claros 0x4 ainda numa fase precoce da temporada. A terceira eliminatória teve também números de goleada, com a equipa de Cascais a derrotar o Lusitano de Évora por 5x0. Depois? Depois foram três equipas da Primeira Liga e todas ficaram pelo caminho.

      O Boavista, ainda sem Jesualdo Ferreira, foi eliminado na Amoreira após uma derrota por 2x1 onde a equipa da casa mostrou claramente potencial para atingir outros voos nas várias provas que foi disputando, mas os principais feitos do trajeto da equipa de Bruno Pinheiro na Taça de Portugal surgiram fora de casa.

      Na sempre complicada deslocação ao Estádio dos Arcos, o Rio Ave provou do mesmo veneno que o Boavista e também acabou derrotado por 1x2 e já nos quartos de final foi o Marítimo a perder nos Barreiros por 1x3, num jogo em que o Estoril esteve a perder desde a meia hora de jogo, marcou um penálti aos 90'+10, desperdiçou outro no prolongamento e viu os insulares ficarem reduzidos a 10 numa altura em que os canarinhos já haviam dado a volta ao marcador. 

      Confirma-se, o Estoril não chegou às meias-finais da Taça de Portugal por acaso.

      O jogo jogado

      © Kapta+

      Ponto prévio: este Estoril Praia é das equipas a praticar um futebol mais atrativo na Segunda Liga. Não somos só nós a escrevê-lo. No passado, o trabalho de Bruno Pinheiro no António Coimbra da Mota já foi elogiado, por exemplo, por Pepa: «Eu gosto muito de ver o Estoril jogar, é uma equipa que dá gosto ver jogar. É arrumada, sabe o que faz dentro de campo e faz muito bem».

      Antes do encontro de quinta-feira, também Jorge Jesus considerou a formação da Segunda Liga «uma equipa com uma ideia de jogo interessante». O mérito do trabalho de Bruno Pinheiro já lhe foi atribuído pelos seus pares, mas afinal de que forma tem vindo a jogar o Estoril Praia?

      A fórmula inicial vai variando entre um 4x4x2 e um 4x3x3, dependendo dos jogadores utilizados e da abordagem à partida, mas mais do que o esquema tático importa analisar o estilo de jogo e a evolução deste Estoril Praia, que começou primeiro a vencer e mais tarde a convencer. Em partidas em casa, o Estoril chegou a ser uma equipa a jogar mais na expectativa do que a assumir o jogo, mas à medida que os bons resultados foram surgindo a confiança levou o jogo a outro nível.

      Atualmente, o Estoril Praia é uma equipa que dá prioridade a um estilo de jogo apoiado, muitas vezes com o guarda-redes envolvido na saída de bola - Thiago Rodrigues, utilizado nos jogos da Taça de Portugal, é muito evoluído nesse aspeto - e paciente perante a pressão do adversário, procurando sempre os melhores caminhos para sair para o ataque pelos flancos, onde o Estoril tem jogadores capazes de fazer a diferença pela qualidade técnica, velocidade, inteligência e capacidade física.

      Os recentes resultados na Liga (quatro jornadas sem vencer) podem tirar alguma da confiança à formação estorilista, mas Bruno Pinheiro garantiu, logo depois de perder a liderança do campeonato com uma derrota diante da Académica, que a filosofia é para manter.

      As referências

      © Kapta+

      Com o acumular de jogos por várias competições, neste Estoril Praia já foram utilizados 26 jogadores, mas como em todas as equipas há referências e destaques claros na equipa de Bruno Pinheiro.

      Se falarmos de golos temos de mencionar Yakubu Aziz, avançado ganês emprestado pelo Vitória SC que já leva 10 golos marcados em 20 partidas, embora tenha falhado os recentes jogos devido a lesão. Se destacarmos a experiência há um nome que salta imediatamente à vista. Com 24 jogos e 2113 minutos, Joãozinho, lateral esquerdo que já fez 160 jogos na Primeira Liga, é a principal referência.

      No entanto o maior destaque deste Estoril Praia tem sido mesmo o médio Miguel Crespo, de 24 anos, contratado na época passada aos sub-23 do Sporting de Braga depois de uma excelente época em 2016/17 pelo Merelinense. O estilo faz lembrar o de jogadores de outros tempos. Cabelo longo, meia para baixo e um classe ímpar neste plantel do Estoril Praia (e na Liga SABSEG), que fazem de Crespo um jogador a ter em conta para outros voos.

      Nos canarinhos há também a juventude de André Vidigal e Chiquinho, a irreverência de Zé Valente e a capacidade tática de João Gamboa, mas esta análise de Bruno Pinheiro a Miguel Crespo diz muito da importância (e qualidade) do médio ofensivo do Estoril Praia.

      Metade de Primeira... e cansativa

      © Rogério Ferreira / Kapta+

      Não tem tantos jogos disputados como o Benfica, mas o Estoril Praia é mesmo a equipa da Segunda Liga com mais partidas realizadas, muito pelo trajeto positivo nas outras competições, para além do campeonato, liderado pelos canarinhos entre a 7ª e a 18ª jornadas.

      Para além da passagem às meias-finais da Taça de Portugal, o Estoril Praia conseguiu também chegar à Taça da Liga, acabando eliminado pelo Sporting de Braga por 3x1, no Municipal de Braga, nos quartos de final.

      O facto de ter um plantel com menor profundidade em relação à equipa de Jorge Jesus pode dificultar a tarefa a Bruno Pinheiro, que para além das ausências de Aziz e Harramiz certas para o jogo com os encarnados tem sentido alguma dificuldade para jogar duas vezes por semana, algo já referido pelo treinador, que lamentou apenas o facto de não ter tempo para trabalho específico nos treinos.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ESTORIL PRAIA
      EMPATE
      BENFICA

      Fotografias

      Taça de Portugal: GD Estoril Praia x SL Benfica
      Taça de Portugal: GD Estoril Praia x SL Benfica
      Comentários (0)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      jogos em destaque
      U Quinta, 11 Fevereiro 2021 - 20:15
      Estádio António Coimbra da Mota
      António Nobre
      1-3
      André Vidigal 23'
      Darwin Núñez 44' 77'
      Haris Seferovic 68'
      Tópicos Relacionados
      VIDEOS
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Inglês
      Oficial
      Anúncios feitos esta noite
      Depois de o Manchester City ter sido o primeiro clube a anunciar oficialmente a intenção de deixar a Superliga Europeia, quase todos os restantes clubes ingleses fizeram o mesmo em ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Sem_Misericordia 20-04-2021, 23:39
      luisFilipe791 20-04-2021, 23:38
      daniel_fcporto 20-04-2021, 23:35
      RATEL 20-04-2021, 23:35
      GatoPreto 20-04-2021, 23:30
      TA
      tagogoncalogomes 20-04-2021, 23:30
      baetatomskaSCP 20-04-2021, 23:29
      TA
      tagogoncalogomes 20-04-2021, 23:25
      SD
      sdriviere 20-04-2021, 23:24
      inform_again 20-04-2021, 23:24
      JHendrix 20-04-2021, 23:23
      Ruben_Ferreira 20-04-2021, 23:22
      Sem_Misericordia 20-04-2021, 23:21
      Ruben_Ferreira 20-04-2021, 23:20
      PE
      PeterSundays 20-04-2021, 23:18
      NU
      nunosantos09 20-04-2021, 23:18