placardpt
    Palmeiras vence Libertadores

    Glória eterna para Abel

    2021/01/30 22:10

    Incrível! Pouco mais de um ano depois, eis que há de novo um português no topo do futebol sul-americano! Liderado por Abel Ferreira, o Palmeiras venceu o Santos com um golo em cima do último minuto, numa altura em que já todos pensavam que o jogo ia seguir para prolongamento e conquistou a segunda Copa Libertadores da sua história! O desfecho acaba por fazer lembrar a final ganha pelo Flamengo, também nos instantes finais, e a glória eterna, essa, já ninguém tira a Abel.

    Faltaram as oportunidades

    A primeira surpresa surgiu a partir do banco, com Cuca a lançar Sandry para o onze titular no lugar de Lucas Braga, com o intuito de libertar Soteldo para uma ala. O efeito, no entanto, não foi o desejado ao longo da primeira parte, muito por culpa do bom trabalho da defensiva do Palmeiras, hoje de regresso a uma linha de quatro que começou por ter especial atenção ao craque venezuelano e o jogo apoiado do jovem Kaio Jorge.

    ©Cesar Greco/Palmeiras
    Os primeiros minutos trouxeram um jogo dentro do cenário habitual do futebol sul-americano, ou seja, com as duas equipas a procurar rapidamente chegar à baliza adversária. No entanto, ficaram-se pela intenção, com os minutos a passar e as oportunidades de golo a não aparecerem – o lance mais perigoso do primeiro tempo foi um remate de Raphael Veiga ao lado e teve pouco de perigoso...

    Ainda assim, numa primeira parte que ficou marcada pelo grande número de faltas e por um ritmo bem mais baixo do que o esperado, foi o Verdão quem esteve por cima, com mais bola e com Rony a conseguir por algumas vezes fazer a diferença através da sua técnica e velocidade, falhando depois no último passe. Perante a falta de oportunidades, foi sem surpresa que as duas equipas regressaram ao balneário com o nulo no marcador.

    Quando já nada o fazia prever...

    O Santos regressou melhor dos balneários, com Marinho agora mais em jogo, e começou por cima numa segunda metade que, à falta de boas oportunidades, abriu com duas quase oportunidades. Primeiro foi Rony a falhar por pouco o desvio certeiro, de um lado, e depois foi Lucas Veríssimo a falhar a conclusão a um livre estudado também por pouco, do outro.

    O jogo não tardou, no entanto, a voltar ao mesmo. Motivados por um remate de Raphael Veiga a rasar a barra na cobrança de um livre direto, o Palmeiras, que continuava a revelar-se muito sólido defensivamente, voltou a ficar por cima no jogo e começou a conseguir sair bem, mas faltava sempre critério quando chegava ao último terço.

    ©Cesar Greco/Palmeiras
    Pedia-se algo diferente ao Santos e foi o que Lucas Braga trouxe ao jogo, animando um ataque do Peixe em que Soteldo também começava a aparecer mais e que teve Diego Pituca e Felipe Jonatan a ficarem perto do primeiro golo da partida à entrada para o último quarto de hora. Faltava lucidez aos dois ataques na reta final e o lance de maior destaque acontecia fora das quatro linhas, num duelo entre Marcos Rocha e Cuca, que terminou com a expulsão do técnico brasileiro.

    Quando já nada o fazia prever, logo após a saída de Cuca do relvado e já em cima do último minuto, eis que surgiu Breno para o cabeceamento de uma carreira depois de um belo cruzamento de Rony! Já faltava pouco para terminar e o golo acabou por ser mesmo decisivo e permitiu a Abel subir ao topo do futebol sul-americano!

    jogos históricos
    U Sábado, 30 Janeiro 2021 - 20:00
    Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
    Patricio Loustau
    1-0
    Breno 90'

    ESTÁDIO

    Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
    Lotação78 838
    Medidas105x68
    Inauguração1950
    Positivo
    A conquista de Abel

    Abel juntou-se ao Palmeiras já com a temporada em andamento e o trabalho que tem feito merece todos os elogios. A campanha na Libertadores foi praticamente imaculada - apenas uma derrota - e, no fim das contas, consegue subir ao topo do futebol sul-americano, naquele que é o primeiro troféu da sua carreira. Muitos procuram a glória eterna na Libertadores, mas foi Abel e o seu Palmeiras a consegui-la.

    Negativo
    As oportunidades?

    Muito se fala sobre o futebol sul-americano de ritmo elevado e com oportunidade atrás de oportunidade, mas não foi, de todo, isso que aconteceu no Maracanã. A final disputou-se demasiado tempo longe das duas balizas, com as duas equipas demasiado preocupadas em não facilitar defensivamente. Talvez tenham ganho as equipas (pelo menos o Palmeiras, que acabou por vencer), mas perderam os adeptos.

    Forma
    Palmeiras
    2021
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Santos
    2021
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    O Árbitro

    O argentino Patricio Laustau esteve à altura do desafio, com uma arbitragem segura e sem ter qualquer influência no resultado final.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PALMEIRAS
    EMPATE
    SANTOS

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SCB1375
    2021-01-31 16h46m por MisticaEncarnada
    Atenção que o JJ atacou um bocado os outros porque também foi atacado tanto por comentadores como até jornalistas e um ou outro treinador e aí quando ia ganhando quis ficar por cima. Esta época se calhar o Abel não foi atacado da mesma forma, primeiro porque o Palmeiras nem era candidato a nada, nem ao campeonato (porque o Palmeiras já estava longe do primeiro classificado quando Abel entrou) nem na Libertadores onde o River e o Boca eram favoritos. Além disso, alguns Brasileiros já tinham ...ler comentário completo »
    Abel
    2021-01-31 15h04m por Minnowkr
    Quando se falava aqui de quem é que vinha treinar o Benfica, sempre defendi que Jesus era a primeira opção, e caso falhasse gostava muito que viesse o Abel, muitos riram-se de mim e gozaram comigo.

    Meus amigos, o Braga hoje em dia é assumidamente o 4ºgrande, e em muito pode agradecer ao que o Abel fez lá em 2 anos, foi ele que alavancou definitivamente o Braga para esse patamar, criou uma equipa forte, difícil de defrontar, que jogava futebol de qualidade, e com uma gar...ler comentário completo »
    Que final. . .
    2021-01-31 13h42m por bmgb_bmgb
    Ganhou o Abel e o Palmeiras, perdeu o futebol sul-americano. Uma final a fazer lembrar aqueles clássicos portugueses de pior espécie, em que metade do tempo é passado em reposições e em que o uso abusivo da falta é a tática predileta das duas equipas. Do primeiro ao último minuto estas equipas jogaram como se quisessem ir a grandes penalidades.
    bludouro
    2021-01-31 12h49m por pedropereira934
    Mas quais transfermarkts, qual carapuça. . . Mas queres comparar o plantel do Flamengo a época passada, com este Palmeiras? O valor de mercado vale o que vale, porque jogadores como Rafinha, Diego Alves, Felipe Luís ou Everton Ribeiro, que já estão acima dos 30, tem obviamente valores mais baixos que promessas de 20 ou 21, embora sendo muito melhores jogadores no presente. É não te esqueças que mal Jesus chegou ao Flamengo, chegaram logo com ele Gerson, Mari, Felipe Luís e Rafinha, ...ler comentário completo »
    Credo
    2021-01-31 12h41m por pedropereira934
    Que diferença de qualidade para as 2 equipas da final anterior, jogadores tecnicamente fraquissimos. Tenho visto vários jogos do Palmeiras, especialmente nos últimos tempos que tem passado no 11, e que Abel tenha sido campeão e chega se à final da taça do Brasil com estes jogadores é para fazer lhe uma estátua em frente ao estádio. Uma pena que não tenha o marketing de outros que se intitulam como os melhores do mundo, que até acompanhamento do jogo em direto de uma televisão portuguesa tiv...ler comentário completo »
    O preço de ser bronco
    2021-01-31 11h49m por vandersar
    Não foi JJ que logo após a conquista da Libertadores afirmou à Globesporte que nem em 100 anos mais nenhum treinador português faria tal feito?
    O menino de Penafiel
    2021-01-31 11h18m por johnmartin
    De menino, fez se homem e técnico de futebol, um homem simples, que subiu a pulso na carreira, ao contrário de outros no nosso futebol, que só falam e não ganham nada. . . Parabéns, mereces
    Menosprezar
    2021-01-31 10h50m por vandersar
    a terra do futebol, o país que mais dá ao Mundo, jogadores profissionais (e até não profissionais) de futebol, futsal, futebol de praia, é como dizer que prefere o Minho ao Algarve por causa do Sol!

    Tirando aquela catástrofe (anunciada) com o Scolari, o Brasil é sempre o candidato nº1 a ganhar o Mundial.

    Portanto, honra seja feita ao Jorge Jesus, ao Abel Ferreira, bem como ao Pedro Caixinha que nos deu a descobrir o futebol mexicano.
    PE
    Conquista e Orgulho
    2021-01-31 10h44m por PeterSundays
    Passo de gigante na carreira de Abel. Há muito elogiado e infelizmente ainda não tinha conseguido um troféu.

    Duas notas de atenção para a estupidez do comum adepto tuga:

    - A conquista de Abel Ferreira não tira mérito à conquista de JJ. É verdade que o Palmeiras tem menos qualidade no plantel, mas ambos os feitos são gloriosos e motivos de orgulho.

    - Não é por o Abel nunca ter ganho nada por aqui que podemos concluir que na América do Sul não há q...ler comentário completo »
    Abel
    2021-01-31 08h31m por ago
    Parabéns ao Abel, treinador jovem e com qualidade.
    A relação ao jogo , foi típico de um jogo brasileiro, lento, por isso deu para adormecer.
    Só o mestre JJ , para levantar o ego , dizia que o futebol brasileiro , estava a par das melhores ligas europeias, enfim.
    Incrível
    2021-01-31 06h32m por DepoisPago
    Ainda ha quem eleve o jj ao nível do seu ego 🤣 um gajo que chega com o discurso q chegou dps do investimento q foi feito o no minimo tem que ser campao ja sei que dps desta epoca ser um desastre completo a culpa vai ser do covid. . .
    Abel
    2021-01-31 03h41m por FCP_18
    Pelos vistos ter treinador português é cheat code para ganhar a Libertadores ahah. Parabéns Abel, orgulho por seres português e penafidelense!!
    BR
    Palmeiras
    2021-01-31 01h45m por Briosa_Amor
    Não sigo o futebol brasileiro, mas se o jogo for uma amostra da qualidade do campeonato é um futebol sofrível e qualquer treinador competente de top português ganharia uma Libertadores.
    manueldesousa
    2021-01-31 01h12m por vandersar
    O Abel não foi treinador do Braga? Palmeira não fica em Braga? Vai-se a ver a Libertadores é uma taça da Associação de Futebol de Braga!
    zerozero
    2021-01-31 01h01m por manueldesousa
    PALMEIRA vence? Precisam URGENTEMENTE dum revisor!
    Juntando
    2021-01-31 01h00m por luisFilipe791
    A supertaça do Brasil também
    JJ no Flamengo
    2021-01-31 00h54m por luisFilipe791
    Ganhou a Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro, e a Recopa Sudamericana, que e tipo a Supertaça Europeia
    Parabens
    2021-01-31 00h52m por vandersar
    ao Abel Ferreira pela conquista de uma Taça que parece fácil, mas não é assim tão fácil. equivale sem menosprezo algum à "nossa" Champions.
    BR
    Banal
    2021-01-31 00h49m por BRRIC
    De repente o feito do Jesus já não parece tão milagroso. Grande trabalho do Abel e que demonstra que os treinadores brasileiros estão uns furos abaixo. Bem que é necessário esse soco no estômago para saírem desse mundinho fechado deles.
    Gigante Abel
    2021-01-31 00h38m por gattuso_v2
    Muitos parabéns pela conquista, 21 anos depois, com um plantel repleto de garotada cheia de vontade de mostrar serviço

    Quanto às comparações com JJ, a meu ver, são ridiculas. Aquilo que o homem fez em 2019 é estratosférico, nem que tenha sido feito com o elenco hiper milionário
    ReidosFiados
    2021-01-31 00h34m por luisFilipe791
    Podes ter razão nisso, mas o JJ não deixa de ser um grande treinador, só porque tem mais que os outros, e que os outros conseguiram ganhar com menos, e na minha opinião a culpa disto tudo, não foi do Lage, mas sim da direção que o Benfica tem, e muitos desses jogadores que nem qualidade tem para jogar no Benfica
    ReidosFiados
    2021-01-31 00h29m por luisFilipe791
    Também espero que ele fique por muitos anos no meu clube, a culpa da situação do Benfica, não e dele, ou apenas dele, pode ter todos os defeitos, mas e um grande treinador, e já vi o Benfica a jogar um grande futebol com ele em outros anos, também perdeu, e já fez muita asneiras como aquele jogo com o Porto, mas pronto
    JDABM
    2021-01-31 00h18m por Bracara_Avgvsta
    O flamengo ainda pode ser campeão do Brasileirão. Não adianta ter um Lamborghini se não sabes conduzir. O Domènec Torrent e o Rogério Ceni que o digam.
    HI
    Parabéns
    2021-01-31 00h16m por Hidetoshi_Nakata7
    Abel!
    Se o Palmeiras ganhar o Mundial os brasileiros acabam logo com aquela piada:"O Palmeiras nao tem mundial".
    PS:A CM TV acompanhou o jogo em direto ou so fez o ano passado porque era o Chiclas?
    Tink
    2021-01-31 00h06m por SCB1375
    Essa do Vidigal. . . . priceless. . . hahahahaha

    OUTRAS NOTÍCIAS

    em direto!
    GOLO FC Porto!Wendel Silva marca Acompanhe aqui o AVS x FC Porto em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.