placardpt
    Estoril vence depois de ter estado a perder até aos 90+8

    O canário renasceu das cinzas e voou para as «meias»

    2021/01/27 23:02

    * com Ricardo Miguel Gonçalves

    O bom futebol não tem nenhuma cor nem formato, pode acontecer em qualquer campo e com qualquer pessoal de operação, como Milton Mendes e Bruno Pinheiro fizeram questão de salientar nesta noite de quarta-feira, num jogo que não parou de surpreender.

    Jogou novamente em casa e novamente contra um líder do respetivo campeonato, como o tinha feito contra o Sporting na última ronda, mas na luta pelo primeiro bilhete para as «meias» não sorriu ao Marítimo, que caiu frente ao Estoril depois de ter tido a vitória no bolso. Dava para um filme...

    Futebol além-escalões

    Desde cedo viu-se uma partida entre duas equipas que sabiam o que estavam a fazer e faziam-no bem, o que gerava previsões de 90 - ou mais - minutos bem passados para qualquer espetador deste jogo. Estavam frente a frente duas equipas de escalões diferentes, mas esse era um fator que não transparecia com o Estoril a fazer justiça ao seu estatuto de líder na Liga Portugal SABSEG.

    Aziz esteve longe do jogo, muito devido a Kerkez ©Estoril Praia Futebol SAD
    A equipa da linha destacava-se principalmente pelo futebol dos médios, com Zé Valente e Miguel Crespo a destacar-se constantemente no ataque enquanto Gamboa fazia a diferença frente à sua antiga equipa, posicionando-se entre os dois centrais para encaixar no sistema adversário. O Marítimo, tal como o seu adversário, também chegava com facilidade ao ataque com bom futebol, mesmo que completamente diferente, com os alas a dar a largura que feriu os visitantes em mais de uma ocasião.

    O primeiro golo podia ter caído para qualquer lado, mas neste caso a «sorte» sorriu ao Marítimo. Correa conduziu pelo meio com intenção de fixar a defesa do Estoril antes de abrir para Fábio China, que de primeira cruzou para uma área carregada de jogadores, onde Joel Tagueu saltou mais alto e cabeceou para o golo que abriu o marcador nos Barreiros. Com a braçadeira de capitão, o camaronês correu até Milton Mendes para celebrar o golo de uma forma que explica bem o impacto que o treinador tem tido no Marítimo desde que assumiu a equipa principal. 

    Ambas as equipas reagem bem ao golo, embora, mais uma vez, de maneiras diferentes. O Estoril voltou a querer e conseguir ganhar controlo no jogo, recuando Zé Valente na construção para dar uma resposta ao Marítimo, mas os insulares estiveram bem no jogo sem bola, anulando a frente de ataque canarinha e levando a vantagem o mais longe que conseguiram.

    Estoril lutou até ao último minuto ©Estoril Praia Futebol SAD

    Golpe duro / Prémio merecido

    O 1x0 manteve-se durante toda a segunda parte, mesmo com um jogo amarelo, mas o sucesso no contragolpe motivou o Marítimo a voltar a sair da sua metade do campo, o que abriu espaços e gerou um jogo muito mais intenso e dividido do que nos minutos anteriores. Ainda assim, apesar da renovada facilidade na chegada à área não serviu de muito perante uma defesa de betão.

    Golo de Gamboa levou jogo a prolongamento ©Estoril Praia Futebol SAD
    O ouro chegou só no último lance do jogo, já no oitavo minuto de compensação, quando Gamboa rematou contra a mão de Kerkez e o árbitro assinalou penálti. A responsabilidade dos onze metros caiu sobre o próprio Gamboa, que balançou as redes e levou o jogo a prolongamento, num momento que foi simultaneamente um golpe duro para o Marítimo e um prémio justo para o Estoril.

    O tempo extra começou tal como acabou o tempo regulamentar: com uma grande penalidade a favor do Estoril. Caio Secco derrubou Harramiz na área e deu a João Gamboa uma chance para o bis, mas o ex-Marítimo foi do céu ao inferno quando atirou ao lado da baliza.

    O Estoril continuou por cima e acabou por chegar mesmo ao golo, numa jogada em que Pedro Empis desequilibrou e deu a Jean Amani o golo, que por pouco não foi cortado na linha de golo, mas terminou em celebrações efusivas. O mesmo Empis continuaria envolvido no jogo, primeiro na expulsão de Winck, onde sofreu a falta, e depois num remate que ainda bateu no poste.

    Com vantagem no marcador e um jogador a mais, o destino do jogo não estava decidido, mas fácil de adivinhar, Decidido só ficou quando chegou o 1x3, num lance em que Harramiz aproveitou o cansaço da defesa adversária para colocar o Estoril nas «meias» da Taça.

    jogos históricos
    U Quarta, 27 Janeiro 2021 - 20:15
    Estádio do Marítimo
    Hélder Malheiro
    1-3
    a.p.
    Joel Tagueu 30'
    João Gamboa 90' (g.p.)
    Lazare Amani 97'
    Harramiz 109'

    ESTÁDIO

    Estádio do Marítimo
    Lotação10 565
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    Lances Capitais
    30´
    GOLO Marítimo!
    Joel Tagueu marca
    Joel Tagueu marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    90´
    +10
    GOLO Estoril Praia
    João Gamboa marca de grande penalidade!
    João Gamboa marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    94´
    João Gamboa (Estoril Praia) falha a grande penalidade! O remate vai ao lado da baliza de Caio Secco!
    97´
    GOLO Estoril Praia!
    Jean Amani marca
    Jean Amani marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    102´
    Cartão vermelho para Cláudio Winck (Marítimo) Cláudio Winck vê o seu 1º vermelho na prova (3 jogos)
    103´
    Pedro Empis (Estoril Praia) remata ao ferro!!! O esquerdino remata cruzado, Caio ainda desvia de forma subtil e a bola bate no poste antes de sair.
    109´
    GOLO Estoril Praia!
    Harramiz marca
    Harramiz marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    118´
    GOLO INVALIDADO Marítimo
    Joel Tagueu
    finaliza muito bem, mas estava em posição irregular.
    120´
    Cartão vermelho para Edgar Costa (Marítimo) Edgar Costa vê o seu 1º vermelho na prova (3 jogos)
    Positivo
    Isto é o desporto!

    Boas equipas, bom futebol e entusiasmo até ao fim! Para qualquer maritimista ou estorilista será certamente um jogo inesquecível, mesmo apesar do resultado, mas também para o adepto neutro que teve a sorte de ver esta partida.

    Negativo
    Bancadas vazias

    Pouco neste jogo pode ser descrito como negativo, de maneira que só pode ser a inevitável referência há ausência dos adeptos nas bancadas. Teria sido um bom jogo para assistir nas bancadas, este.

    Forma
    Marítimo
    2020/2021
    19J
    8V
    2E
    9D
    24-27G
    Estoril Praia
    2020/2021
    23J
    16V
    5E
    2D
    45-16G
    O Árbitro

    O trabalho de Hélder Malheiro não era fácil uma vez que cada duelo era motivo para gritos nos bancos de suplentes, que pediam decisões opostas. O árbitro soube confiar no seu julgamento e tomou, na maior parte dos momentos, as ações corretas.

    Tomou decisões corretas em ambas as grandes penalidades e na expulsão de Winck. A expulsão de Edgar Costa, por outro lado, talvez tenha sido precipitada. Também o tempo adicional dado teve influência na eliminatória e pode ser ponto de discussão neste jogo.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARÍTIMO
    EMPATE
    ESTORIL PRAIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Estoril
    2021-01-28 11h04m por joaosousa367
    Provavelmente devem subir à 1ª Liga e a conseguirem manter a maior parte da equipa podem ser uma agradável "surpresa". O Crespo a continuar assim de certeza que não se vai manter por esses lados durante muito tempo.
    Estoril
    2021-01-28 10h53m por EstorilSLBVBRM
    Só não percebo como não conseguiram ganhar ao Covilhã e também não conseguiriam segurar o resultado contra o Vizela e o Mafra os 2 jogos q se deixaram empataram no último minuto . . assim já estavam em seguros no 1° lugar
    Estoril
    2021-01-28 00h26m por sporting4leReturns
    Fantástica campanha até aqui na Taça de Portugal!!

    Os meus parabéns a todos os seus adeptos, dirigentes e jogadores.

    Que a caminhada continue!
    Crespo
    2021-01-28 00h21m por 7sson
    Excelente jogo, e um exibição incrível de Crespo.
    Parabéns ao Estoril
    Marítimo vs. Estoril
    2021-01-27 23h30m por Acolito_Andrade
    Parece-me que o Marítimo hoje só foi uma vez á baliza!
    AC
    Quem viu
    2021-01-27 23h26m por acandrecoelho
    Quem viu o jogo o que pode dizer da exibição do Crespo?
    EN
    Estoril
    2021-01-27 23h19m por EnormeSCB
    Fantástica campanha. Jogam muito futebol.
    Estoril
    2021-01-27 23h11m por SCBFAN
    Excelente época q estão a fazer. Claramente uma equipa e projeto de primeira liga

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Ataque Rápido, podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.