Jozef Venglos, antigo treinador do Sporting na década de 80, faleceu esta terça-feira aos 84 anos.
O antigo técnico natural da República Checa comandou os leões no final da temporada 1982/83 e ao longo de 1983/84 e foi mesmo o responsável por lançar Paulo Futre na equipa principal do Sporting, no seu segundo ano em Alvalade. Venceu um total de 28 jogos em 44 possíveis, mas acabou por não conseguir conquistar qualquer título e deixou o Sporting no final da época.
A FIFA já reagiu ao falecimento de Jozef Venglos, destacando os seus feitos no comando da antiga seleção da Checoslováquia: «A FIFA está muito triste pelo falecimento de Jozef Vengloš. Entre as suas muitas conquistas, destaque por ter levado a Checoslováquia aos quartos-de-final do Mundial de 1990, em Itália. As nossas condolências estão com a sua família e amigos neste momento. Descanse em paz»
Ao longo da sua carreira, Venglos orientou clubes e seleções um pouco por todo o mundo. Ao nível de clubes comandou FC VSS Kosice e o Slovan Brastislava, da Eslováquia, o Sporting, o Fenerbahçe, o Aston Villa, o Celtic e o JEF United, do Japão, onde terminou a sua carreira. Enquanto selecionador liderou a Austrália, Checoslováquia, Malásia, Kuala Lumpur, Eslováquia e Omã.