betclicpt
      Sporting conquista a Allianz Cup

      Chuva tapou a estrelinha, mas São Pedro abriu o céu

      2021/01/23 21:49
      Luís Rocha Rodrigues

      O Sporting ganhou a Taça da Liga! Num jogo marcado pela muita chuva e pelo terreno pesado, foi Pedro Porro a decidir e a dar a Rúben Amorim o seu segundo título como treinador, um ano depois de ter vencido a competição pelo SC Braga. Num jogo intenso e emocionante, não faltaram bons condimentos e alguma polémica.

      Ui?! O que temos aqui???

      Talvez não tenha sido totalmente assim que as equipas encararam o impacto inicial do jogo, porque já tinham aquecido no relvado. Mas não terá sido muito diferente da que tivemos desde a bancada, ou os telespectadores a partir de casa. De facto, o dilúvio que se verificou ao longo do dia, e que não deu tréguas no arranque do jogo, encharcou o campo e fez com que tudo o que fossem estratégias e dinânicas ficassem para segundo plano. Era um outro jogo.

      Por isso, não se viu o jogo que se esperava. Em 3x4x3, as duas equipas tiveram de fazer sobressair o músculo em detrimento da técnica. É que, com técnica, houve traição recorrente do pesado relvado e o perigo de aproveitamento do adversário - difícil, pois a dificuldade era a mesma.

      Tiago Martins foi protagonista ©Kapta+ / Movephoto
      Numa primeira fase, a equipa do Sporting entrou melhor, com Palhinha a assumir um papel mais preponderante, com a colaboração de um Coates fortíssimo na leitura dos lances. Depois, o SC Braga equilibrou, percebendo que as laterais estavam mais fluídas - Esgaio melhor do que Galeno. Porém, foi nessa altura que o Sporting chegou ao golo, na primeira oportunidade do jogo, com Porro a aproveitar precisamente essa fluidez.

      Um momento que só não foi único para os resumos de televisão da primeira parte porque, logo depois, Pedro Gonçalves teve um grande lance que Matheus parou. Ah, e aquele que, ainda antes do golo, deu na expulsão dos dois treinadores. Amorim e Carvalhal trocaram argumentos e não terão sido leves nos insultos, mas fizeram-no à distância, num momento típico de emoções de uma final, e que podia ser ajuizado de uma forma mais fria por Tiago Martins. Por alguma razão se instituíram os cartões amarelos para os bancos...

      Chuva e muita luta ©Kapta+ / Movephoto
      Para a segunda parte, o jogo teve mudanças logo a abrir. E com bons efeitos: Paulinho trouxe mais personalidade ao ataque de um SC Braga que se apoderou da bola e do meio-campo contrário, que estava menos encharcado e que permitia a Galeno arrancar com menor probabilidade de ser travado pelo outro adversário; Nuno Santos trouxe grande capacidade para o contra-ataque, perante um Matheus a jogar a meio do seu meio-campo e, como tal, a correr riscos.

      Iam surgindo, tímidas, algumas oportunidades, embora pouco flagrantes.

      Assalto final

      Já com maior perceção das características do terreno, as duas equipas passaram a ter de lidar com o maior desgaste. Veja-se o caso de João Mário, que caiu muito de produção e que foi rendido por Matheus Nunes, já depois de Castro também dar vez a Iuri Medeiros. Aliás, em matéria de substituições, os dois treinadores mexeram bem (benefícios da bancada?).

      Pote brilhou, mas acabou expulso ©Kapta+ / Movephoto
      Chegaram aí as oportunidades. Pedro Gonçalves abriu novamente o livro para defesa de Matheus, Iuri respondeu do outro lado para parada de Adán e depois foi Paulinho a testar a trave, num fortíssimo pontapé. Sporar também cheirou o golo, Esgaio marcou mesmo, mas em fora de jogo.

      Os últimos minutos foram muito assim. Oportunidades dos dois lados, muitos nervos sempre que a bola chegava a zona de decisão ou sempre que o apito ecoava no despido Dr. Magalhães Pessoa - uma pena não haver público (já sabemos que estamos a ser repetitivos, mas...). Ainda houve mais expulsões, em campo (Pedro Gonçalves) e no banco (um adjunto bracarense), mas a taça não fugiu ao leão!

      U Sábado, 23 Janeiro 2021 - 19:45
      Estádio Dr. Magalhães Pessoa
      Tiago Martins
      1-0
      Pedro Porro 41'
      Estádio Dr. Magalhães Pessoa
      Lotação23 888
      Medidas105x68
      Inauguração1958
      FaseFinal
      VIDEOS
      Lances Capitais
      41´
      GOLO Sporting!
      Pedro Porro marca
      Pedro Porro marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      71´
      Paulinho (SC Braga) remata ao ferro!!! O avançado é servido em profundidade e atira com estrondo à trave! Parecia estar em posição irregular
      85´
      GOLO INVALIDADO SC Braga
      Ricardo Esgaio marca, em fora de jogo, na recarga a uma complicada defesa de Adán, depois de Iuri Medeiros rematar forte
      90´
      +6
      Cartão vermelho para Pedro Gonçalves (Sporting) Pedro Gonçalves vê o seu 1º vermelho na prova (3 jogos)
      A Chave

      Que belo passe de Inácio, que intensa corrida de Porro, que remate afirmativo. Ficar com ele em definitivo custa quanto mesmo?

      O Árbitro

      Arbitragem fraca, sem categoria para uma final. Tiago Martins não soube segurar o jogo, não teve critério coerente nos cartões e ficou clara a ideia de que exagerou ao expulsar os dois treinadores.

      O Melhor
      As substituições

      Estarem na bancada pode ter ajudado, ou não. A verdade é que, e isto é possível, os dois treinadores mexeram muito bem nas equipas, que para a missão que tinham pela frente, melhoraram: o Sporting a defender a vantagem e a criar o suficiente para ampliar; o SC Braga a tentar chegar ao empate, para o qual teve oportunidades suficientes.

      O Pior
      O dilúvio que não se conseguiu contrariar

      Difícil em condições normais, ainda mais complicado num relvado que tem tido pouco futebol de primeira. Ninguém pode controlar a natureza e, por isso, é injusto atribuir culpas, mas o facto de o relvado ter muitas zonas onde a bola travava foi um entrave ao normal desenrolar do jogo. Obrigou a adaptações, o que também faz parte do futebol.

      Forma
      Sporting
      2020/2021
      22J
      17V
      3E
      2D
      48-17G
      SC Braga
      2020/2021
      26J
      18V
      1E
      7D
      56-29G
      Sabia que...by playmaker stats
      Sporting conquista a 3.ª Taça da Liga.

      É a quarta vez, em quatro finais, que os leões conquistam uma taça frente ao SC Braga (Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça)
      Sporting conquistou 3 das últimas quatro edições da Taça da Liga, duas delas com Francisco Varandas.

      Os bracarenses perdem a sua segunda final da prova em cinco anos (2017 Moreirense e 2021 Sporting)
      Rúben Amorim é o primeiro treinador a conquistar duas Taças da Liga consecutivas por dois clubes diferentes (Sporting e SC Braga).
      Rúben Amorim conquistou a 8.ª Taça da Liga da carreira, 6 como jogador e 2 como treinador.

      Mais ninguém conquistou do que Amorim nesta prova.
      Rúben Amorim na Taça da Liga:
      2 títulos (100%)
      5 jogos
      5 vitórias (100%)
      8 golos marcados
      2 golos sofridos
      O Sporting conquistou mais títulos (4) do que o Benfica (3) nas últimas quatro épocas.

      Com Francisco Varandas na presidência, os leões somam os mesmos títulos (3) que as águias desde 2018/19.
      Francisco Varandas igualou Bruno de Carvalho em número de títulos no Sporting (3).
      Franciso Varandas - Taça de Portugal, Taça da Liga (2)
      Bruno de Carvalho - Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça

      Fotografias(45)

      Final da Taça da Liga: Sporting x SC Braga
      Final da Taça da Liga: Sporting x SC Braga
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SPORTING
      EMPATE
      SC BRAGA
      Comentários (178)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      TomPen94
      2021-01-24 15h17m por ReidosFiados
      Mas farpas todos as mandam (o meu primeiro comentário aqui foi a felicitar-vos pela conquista da Champions por exemplo). Agora uma coisa são farpas, outra é tom incendiário e de insulto fácil e o teu comentário mostrou uma sobriedade que cá costuma ser cada vez mais rara infelizmente
      jsilva77
      2021-01-24 14h53m por CR28
      Mostras-te sempre muito ativo contra o Sporting, é bom sinal.

      Apesar do testamento, ia ler tudo e responder aos pontos mais importantes, mas cheguei ao segundo paragrafo e vi tanta barbaridade que desisti, não li mais nada, parei na parte em que nos acusas de falta de humildade. Não vou perder o meu tempo com uma pessoa que já mostrou anteriormente que tira as coisas do contexto.
      ReidosFiados
      2021-01-24 14h45m por TomPen94
      Há uma razão que raramente me meto nas discussões. Eu tou é cansado com esta baboseira. Ironicamente considero esse comentário que elogiaste mais puxado do que estes que tive com o redlegion. Nesse comentário mandei a farpa do "tivessem pontaria" enquanto que nestes eu escolhi as minhas palavras com cuidado para não fazer parecer que qq sportinguista, só por ser sportunguista, é automaticamente melhor.
      EnormeSCB
      2021-01-24 14h45m por redlegion
      Exatamente. Acho que nos podíamos focar na Taça de Portugal, não é fácil, mas não é impossível.

      Boa tarde e um abraço
      EN
      redlegion
      2021-01-24 14h42m por EnormeSCB
      Coisas de tuga, quando a coisa corre bem o peito incha e achamos-nos mais do que aquilo que realmente somos. Mas isso em Portugal somos todos iguais, só quando a queda for grande nos apercebemos disso. É esperar ainda há muita época pela frente e nós temos 3 competições para jogar.
      EnormeSCB
      2021-01-24 14h39m por redlegion
      Não sei mais o que dizer sobre esta malta. Os users do Braga chegaram aqui a dizer que tivemos azar, merecíamos ter ganho (poucos se queixaram da falta que dá origem ao golo do Sporting) e o que os users do Sporting fazem? Insultam-nos, rebaixam-nos dizem que estamos com azia, usam a conversa do "é lidar" porque acham que o Sporting jogou melhor e merecia ganhar por mais e não sei quê. Só porque achamos que merecíamos mais sorte!

      Andaram a semana toda a dizer que a Taça da L...ler comentário completo »
      JS
      CR28 . . . É verdade não sou sabichão
      2021-01-24 14h33m por jsilva77
      Nem tenho pretensão de o ser, os atos e as palavras ficam com quem as diz, já as interpretações . . .

      Mas só para esclarecer . . . O Sporting já pagou o Rubem Amorim ??? Quanto tempo teve o Braga à espera de um cêntimo do Sporting para começar a pagar ??? Não foi preciso uma reunião entre os clubes para o Braga não fazer uma exposição à UEFA ??? Pois . . . Parecem-me evidências, é que depois os outros é que são mal intencionados e invejosos quando vejo Sportinguistas aqui a...ler comentário completo »
      GS
      Sporting e Braga
      2021-01-24 14h32m por GSCGrandeamor
      O presidente do Braga diz que o seu clube é superior ao Sporting. E que o Sporting se sente pequeno ao lado do Braga.
      Era para rir? Se era conseguiu!!!!
      O Braga é um clube com história no futebol português, mas ainda está longe do Sporting, la por o Sporting não ser campeão à vários anos não deixa de ser superior ao Braga que nunca foi campeão. O Sporting tem um estatuto muito superior.
      Tenho imenso respeito por esses dois clubes mas querer fazer o Braga superior ao Sp...ler comentário completo »
      EN
      redlegion
      2021-01-24 14h26m por EnormeSCB
      Gabo-te a paciência de debater com quem nem sequer se apercebe que há muito no futebol nacional é de terceiro plano e de terceiro plano não passará. O Salvador diz muitos disparates mas até tem a sua razão desde que é presidente do Braga foi tantas vezes campeão como o sporting, ou seja. . . 0! Resto de boa época.
      CR28
      2021-01-24 14h22m por redlegion
      [. . . ]
      redlegion
      2021-01-24 14h20m por CR28
      O facto do teu presidente ter vindo falar dos casos de covid do Sporting quando nem era nada com ele nem era jogo com vocês mostra bem quem vive com quem na cabeça!
      Eu gostei que tivesses chamado o Porto e o Benfica para a conversa, mostra que ao menos tens noção que não podes comparar o teu clube com o Sporting, então tiveste que ir buscar os verdadeiros rivais do Sporting. Mas olha, que nem estamos a baixo, estamos à frente, e quanto à relevância, basta olhar para a história. ler comentário completo »
      CR28
      2021-01-24 14h04m por redlegion
      Já vocês vivem connosco no pensamento, seja porque motivo for. Além disso continuam muito abaixo do Porto e do Benfica e ainda se acham relevantes.

      Obrigado e continuação de boa tarde
      redlegion
      2021-01-24 13h55m por CR28
      Sim, frustrados, por isso estão aqui a arranjar mil e uma desculpas, ou é o árbitro, ou é o zé da esquina que se esqueceu de dar água às galinhas, tudo desculpas. Dar os parabéns a quem venceu? Isso tá quieto, depois os Sportinguistas é que são uns mauzões. . . as palavras de presidente do Braga ontem, ou o facto de Carvalhal nem ter aparecido no relvado no final do jogo mostra bem a frustração e o mau perder do clube. O mais ridículo é que ainda fomos criticados pelo presidente do Brag...ler comentário completo »
      cont.
      2021-01-24 13h50m por ReidosFiados
      Da mesma forma que não estou a dizer isto para picar, também não me estou a referir a vocês em particular (a ti TomPen já deixei o elogio num comentário que fiz ontem à noite por seres um dos poucos sportinguistas de comentário sóbrio que ainda cá anda)
      TomPen94, redlegion
      2021-01-24 13h47m por ReidosFiados
      Não estou a dizer isto para picar, mas neste momento ambos os clubes parecem crianças à bulha em bicos de pés para verem quem é 'mais grande'

      Na minha opinião o Sporting actualmente é mais histórico que grande enquanto o Braga ainda está em processo de evolução reputacional apesar de já ser uma equipa desportivamente mais que consolidada pelas prestações desde 2010
      redlegion
      2021-01-24 13h19m por TomPen94
      Tu. E o resto? Achas mesmo que as palavras do presidente não incentivam a comportamentos destes?

      Tens o exemplo do próprio Sporting. O BdC era tão radical que até virou os adeptos contra a própria equipa.

      Mano eu não falei bem de nenhum adepto do Sporting. Eu sei o que a casa gasta. Estou só a apontar que vocês, colectivo dos adeptos do Sporting Clube de Braga, estão a ficar iguais.
      TomPen94
      2021-01-24 13h08m por redlegion
      Nós? O que o presidente diz não se escreve amigo. Aliás nem gosto dele, já votei contra e votarei contra ele outra vez (sobretudo depois da forma como deixou o Amorim ir para o Sporting).
      Humildade é saber ganhar e perder. E se leres atentamente os comentários verás a quantidade de adeptos do Sporting a bater em nós e a gozar connosco. Se fossem humildes não estavam aqui a descarregar e chamar nomes.

      Eu não acho que o somos grandes e ainda falta muito para o ser, mas para isso é preciso que nos deixem tentar sê-lo. . .
      redlegion
      2021-01-24 13h01m por TomPen94
      E vocês estão a ficar iguais. Incentivados pelo vosso presidente que acha que para ser "grande" é preciso andar à batatada com outro clube. Não sois anjinhos, muito menos humildes.
      Tiveram uma década de futebol em que se tornaram num clube temivel em Portugal e já acham que estão ao nivel do Sporting que acabou de ter a pior década da sua história.
      Crédito onde vocês merecem, estão-se a portar como adeptos dos ditos "grandes", pelo menos são bons a imitar todos os aspectos negativos.
      CR28
      2021-01-24 12h54m por redlegion
      Frustrados? Basta ver os comentários de Sportinguistas aqui a insultar os adeptos do Braga. Infelizmente em Portugal não se festeja porque se ganhou, festeja-se para esfregar na cara de quem perde
      Vitoria Justa
      2021-01-24 12h15m por wantorp
      Vitória justa do Sporting. Continua a ganhar taças e o bom trabalho o RA. parabéns
      GERRARDandRONAL DINHO
      2021-01-24 11h21m por ReidosFiados
      Eu quando disse que foi a primeira vez estava simplesmente a referir-me ao facto de só este ano poder ser considerado treinador principal à luz dos regulamentos
      OPINIÃO SEM OUVIR
      2021-01-24 11h13m por johnmartin
      O Rodrigues, jornalista do Site, adianta que o árbitro não esteve bem nas expulsões. . .
      Bom, como sabemos isso? Ouviu? A troca de palavras. . . . apesar de não haver público, alguma coisa se ouve, , , mas, quem ouviu(quarto árbitro) considerou haver violação dos regulamentos da arbitragem, temos que aceitar. . . . e foram os dois para a rua.
      O cavalheiro, Carvalhal, levado ao colo pelos jornalistas do Norte, pressentia que não ia ganhar nada. . . nunca ganhou. . . o Am...ler comentário completo »
      FINAL DA TAÇA DA LIGA
      2021-01-24 11h06m por PORTO__INVICTUS
      Por mim, e digo com toda a sinceridade, esta final já valeu a pena só por causa do circo todo! :D
      CR
      Conclusão
      2021-01-24 10h45m por Crato
      O que se observa esta época é que, estando o Sporting a fazer uma boa época no futebol, passamos da displicência e do humor para a raiva e para o ataque e provocação constantes em relação a tudo o que tem a ver com o clube. Sendo isto Portugal, é bom sinal.
      CR
      Rp12
      2021-01-24 10h39m por Crato
      A receita para ti é a mesma que para alguns adeptos do Braga. É lidar com o desgosto e aguentar.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Taça de Portugal
      com video
      Técnico analisou triunfo
      Técnico do Benfica analisou a vitória por 2x0 frente ao Estoril, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, deixando vários elogios aos canarinhos, ...
      05-03-2021 00:00E5
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      DepoisPago 05-03-2021, 04:38
      ST
      Staples 05-03-2021, 03:46
      Galo1924 05-03-2021, 03:21
      The_Kop_End 05-03-2021, 02:05
      The_Kop_End 05-03-2021, 02:02
      Josnei 05-03-2021, 01:58
      Josnei 05-03-2021, 01:54
      Drifter00 05-03-2021, 01:53
      Josnei 05-03-2021, 01:53
      Josnei 05-03-2021, 01:51
      LeoMindSet 05-03-2021, 01:28
      LeoMindSet 05-03-2021, 01:22
      diogomoura983 05-03-2021, 01:19
      SCP4Lyfe 05-03-2021, 01:19
      squarium 05-03-2021, 01:18
      diogomoura983 05-03-2021, 01:17