betclicpt
      SC Braga derrota Benfica

      Rei imune à peste

      2021/01/20 21:46
      Luís Rocha Rodrigues

      O atual detentor da Allianz Cup tem acesso garantido para sábado. Diante de uma equipa com claro subrendimento por causa do surto de COVID-19 que se abateu sobre as águias, a formação de Carlos Carvalhal foi mais forte no plano físico e também no mental e, assim, conseguiu o acesso ao jogo decisivo. Em circunstâncias diferentes, especiais e nada abonatórias, Jorge Jesus montou um plano alternativo, mas não teve argumentos para um segundo tempo bem conseguido do atual rei da competição.

      Pelo quinto ano seguido, o Benfica falha a final da prova que ainda domina, embora, desta vez, as circunstâncias possam ajudar a desculpar a queda da equipa encarnada, a pisar terrenos desconhecidos e pantanosos na sua defesa e sem continuidade no ataque.

      Primeiro a tática, depois os golos

      Não havia como prever, embora não fosse assim tão improvável adivinhar: sem centrais titulares, Todibo ganhou a Ferro e juntou-se a Jardel; sem laterais disponíveis, Cervi recuperou a tempo e foi para a esquerda, João Ferreira à direita. Podia ser este o desenho de Jorge Jesus numa linha de quatro, mas o treinador do Benfica, que terá passado por um período complicado na preparação do jogo, com toda a indefinição por jogadores (na véspera Vertonghen, Diogo Gonçalves, Grimaldo, Gilberto e Waldschmidt, no próprio dia Otamendi e Nuno Tavares com COVID-19) e ainda pela ausência do seu corpo técnico, pelo surto que assolou o grupo encarnado, trouxe uma inovação.

      Weigl jogou a central ©Kapta+ / Movephoto
      A atacar já era habitual, mas a defender também se verificou a presença de Weigl no centro da defesa, com Jardel à sua esquerda e Todibo à direita. Trazemos isso porquê? Porque o começo de jogo foi assim, a tentar entender as posições dos benfiquistas, arrumados em 3x4x3, tal como o SC Braga (bem mais habitual na equipa de Carvalhal). Eram sistemas iguais, mas dinâmicas diferentes: nos arsenalistas, Fransérgio saía muitas vezes da posição atacante para auxiliar um Galeno que correu todo o campo - e foi por aí que o SC Braga mais apostou; nos benfiquistas, João Ferreira e Cervi não arriscavam tanto nas subidas e era o trio da frente a receber e procurar o espaço.

      Ora, com o jogo amarrado, percebia-se onde mais fazia vento na chuvosa noite de Leiria. A defesa do Benfica, claro, com ausência de rotinas e num sistema novo, até podia ter momentos em que a qualidade dos jogadores chegava para resolver os problemas, mas também tinha períodos em que fazia lembrar um primeiro jogo de pré-época, tal a ausência de uma matriz. Jardel, fora de fora, foi quem mais escorregou.

      Jardel teve vida difícil ©Kapta+ / Movephoto
      Aproveitou o SC Braga, numa saída de posição de Horta, que foi à esquerda cruzar para subtil desvio de Abel Ruiz. Com Paulinho no banco, o espanhol teve mais uma oportunidade e abrilhantou a sua ainda cinzenta passagem pelo clube. Só que, se o SC Braga começou por aproveitar, naturalmente se viu o crescimento do Benfica pela força dos seus avançados. A reação foi boa, teve uma e outra oportunidade - Darwin ao poste, Rafa a permitir corte - e a seguir o golo que se adivinhava, num penálti concretizado por Pizzi.

      Pernas, mas também cabeça

      Com o Benfica a acabar por cima, o intervalo foi bem mais proveitoso para os arsenalistas. Mais frescos e entrosados, os homens de Carlos Carvalhal renovada intensidade, colocaram-na em jogo e, com o adversário a tentar bater-se da mesma forma em vez de optar por abrandar o jogo. E isso desequilibrou.

      Pizzi pediu atitude, mas não foi fácil ©Kapta+ / Movephoto
      Instalado no meio-campo contrário, o conjunto de Carvalhal não precisou de muito para encontrar brechas na defesa encarnada (ora pois...) e, depois de Helton Leite e do poste, o destino seguinte foi mesmo a rede, com outra boa assistência de Ricardo Horta.

      Jorge Jesus foi ao banco e lançou três de uma vez (um bocado difícil perceber a saída de Rafa), mas, com mais pernas, o SC Braga teve também mais cabeça para não permitir uma reação tão forte como a que as águias tiveram no primeiro tempo. Conseguiram-no.

      Aliás, num penoso arrastar do Benfica para os últimos minutos, nem se podia dizer que o empate tinha mais probabilidade do que o 3x1. Havia controlo minhoto, sentia-se isso, e cada vez menor discernimento, visível até em quem entrava - impressionante a coleção de erros de Ferro.

      U Quarta, 20 Janeiro 2021 - 19:45
      Estádio Dr. Magalhães Pessoa
      Fábio Veríssimo
      2-1
      Abel Ruiz 28'
      Vítor Tormena 59'
      Pizzi 45' (g.p.)
      Estádio Dr. Magalhães Pessoa
      Lotação23 888
      Medidas105x68
      Inauguração1958
      FaseMeias-Finais
      VIDEOS
      Lances Capitais
      28´
      GOLO SC Braga!
      Abel Ruiz marca
      Abel Ruiz marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      45´
      GOLO Benfica
      Pizzi marca de grande penalidade!
      Pizzi marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
      59´
      GOLO SC Braga!
      Vítor Tormena marca
      Vítor Tormena marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      69´
      GOLO INVALIDADO
      Fransérgio apareceu nas costas da defesa encarnada e bateu Helton Leite. No entanto, Fábio Veríssimo assinalou fora de jogo e teve confirmação do VAR
      A Chave

      Maior frescura do SC Braga, bem visível no segundo tempo, em que carregou, marcou e conseguiu neutralizar as tentativas do Benfica se colocar no meio-campo contrário.

      O Árbitro

      Arbitragem globalmente positiva, mas que deixou escapar o segundo amarelo a Weigl, na maior mancha - Castro também arriscou o segundo, mas em menor escala. Bem no penálti e no golo anulado ao SC Braga.

      O Melhor
      Um Braga que quer

      Alheio aos problemas do adversário, o SC Braga atirou-se ao jogo como o deve fazer: a fazer tudo para chegar à final e defender o seu estatuto de campeão. Conseguiu-o e foi justo, justíssimo. Resistiu à típica tentação de recuar para defender e arriscou-se a acabar o jogo com mais golos, tivesse tido outra frieza na finalização.

      O Pior
      Limitações

      De quem é a culpa? De ninguém. Devia ter sido adiado? Basta olhar para o calendário para ver o quão difícil seria. Mas, neste caso, como em tantos jogos e com tantas equipas aconteceu, o futebol conheceu a invasão em massa do vírus e ficou muito condicionado. Foi um Benfica bem mais curto e não é difícil perceber porquê.

      Forma
      SC Braga
      2020/2021
      25J
      18V
      1E
      6D
      56-28G
      Benfica
      2020/2021
      27J
      16V
      6E
      5D
      60-30G
      Sabia que...by playmaker stats
      O SC Braga chega à final da Taça da Liga pela 4.ª vez na sua história, a primeira de forma consecutiva.

      Na época passada, também chegaram ao jogo decisivo 100% vitoriosos
      Final inédita entre o Sporting e SC Braga na Taça da Liga.

      Em campo, o treinador detentor do título (Rúben Amorim) frente à equipa campeã de inverno (SC Braga).
      É 11.ª final da história do SC Braga:
      1 Europa League
      4 Taça da Liga (2 títulos)
      5 Taça de Portugal (2 títulos)
      Carlos Carvalhal regressa à final da Taça da Liga 13 anos depois.

      Foi o primeiro técnico a vencer a prova em 2007/08 com o Vitória FC no Estádio do Algarve frente ao Sporting no desempate das grandes penalidades
      Treinadores em finais da Taça da Liga por dois clubes diferentes:
      Carlos Carvalhal (Vitória FC e SC Braga)
      Rúben Amorim (SC Braga e Sporting)
      Jorge Jesus (Benfica e Sporting)
      Rui Vitória (P. Ferreira e Benfica)

      Fotografias(38)

      Taça da Liga: SC Braga x Benfica
      Taça da Liga: SC Braga x Benfica
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SC BRAGA
      EMPATE
      BENFICA
      Comentários (174)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      jorslb1
      2021-01-21 17h51m por Markes88
      O Benfica investiu imenso antes, nesta época se quisermos comprar ainda teríamos de vender algum dos conotados como mais importantes, e como esses são os que chegaram esta época, duvida-se que além do Veríssimo chegue mais alguém. . . .

      Deve-se até ao fim do mês resolver um dos centrais, todibo ou Ferro, Cervi ou Chiquinho provavelmente. . . . os que mais causam irritação aos adeptos vão lá ficar todos pela certa. . . . .
      JO
      Taraabt
      2021-01-21 16h37m por jorslb1
      Essa é que é essa. Com este no 11 inicial é muito mais provavel perder ou empatar.
      Os numeros não enganam, só não vê quem nao quer.
      Ja deve estar numa probabilidade de 20% de ganharmos com ele em campo.

      10 dias para fecho de mercado
      vendas? compras?

      TT do Alaves para Farense
      Possivel chegada do Lucas Verissimo

      É muito pouco para um clube profissional que luta por titulos.
      OLobomau
      2021-01-21 16h03m por Markes88
      Sim, o treinador tem a culpa. . . . ontem bastou ver no 11 inicial o Taarabt para ter logo a noção que aquilo ou dava empate e penaltis ou derrota. É sempre igual com o marroquino. . . .

      Bela prenda do Lage. . . . . . .
      Análise
      2021-01-21 15h13m por zirel
      Jogo ingrato para o Benfica que se bateu bem apesar das muitas ausências. O Braga foi mais feliz e aproveitou para chegar a mais uma final.

      O Braga fez o que lhe competia e o jogo foi mais ou menos equilibrado embora o Benfica tivesse quase sempre a iniciativa de jogo, mais posse de bola e oportunidades de golo. Soa a desculpa mas o Benfica também se pode queixar de alguma falta de sorte nos últimos tempos, incluindo este jogo, não só por causa do covid mas também dentro do ...ler comentário completo »
      Markes88
      2021-01-21 15h12m por OLobomau
      Isso é tudo culpa do treinador. O ataque não é tão bom porque o génio manda embora o melhor marcador da liga da época passada. Joga com um Taarabt que destrói o jogo ofensivo do Benfica e permite aos adversários fazerem contra ataques.
      Darwin e Luca não sobem de rendimento, estão piores do que quando começaram o campeonato. Darwin continua sem saber quando remata e quando passa.
      Cebolinha joga sempre e sempre e também não sobe de rendimento.
      O Rafa continua a fazer...ler comentário completo »
      wantorp
      2021-01-21 15h09m por MisticaEncarnada
      Subscrevo o teu comentário. Os avançados/extremos que o Benfica contratou são bons jogadores do ponto de vista técnico, é verdade, mas os problemas do Benfica praticamente não se resolveram, a equipa continua praticamente igual ao que era. O Vinícius foi emprestado com opção de compra sabe-se lá para quê, devem pensar que o Tottenham vai pegar nele. . .
      O JJ teima em investir no seu 4-4-2 e não tem jogadores para isso tirando Darwin e Waldschmidt, que também podiam jogar perfeita...ler comentário completo »
      JJ
      2021-01-21 14h23m por wantorp
      Eu não gosto de discutir opções ténicas, mas JJ errou e muito desde que está no Benfica. Reparem no Amorim comprou jogadores paras as posições mais necessitadas da equipa e o Sporting melhorou.
      JJ não, chegou aqui como o maior da terra dele, tudo dele. Não percebeu o problema do Benfica. O melhor que o Benfica tinha era o ataque, mas ele investiu 20 no Cebola, 15 no Alemão, 18 no pedrinho e 25 no Darwin num total de 78M. Investiu 78M tem de os por os jogadores a jogar, empres...ler comentário completo »
      NO
      JJ a inventar. . .
      2021-01-21 14h22m por norbertofaria
      . . . agora que se nota e muito a influência do Weigl, no meio campo, eis que o mestre da táctica, resolveu inventar e puxou-o cá para trás, quando o meio campo precisava do melhor Weigl. De resto, e com tantas baixas, é natural o pouco entrosamento entre os jogadores menos utilizados! Neste tempo de pandemia, é natural existirem plantéis maiores, para fazer face ao calendário apertado, contudo há jogadores que o Benfica necessita de "despachar", para melhor equilíbrio e gestão do pl...ler comentário completo »
      Tutaemeia
      2021-01-21 14h11m por MisticaEncarnada
      Já só quero que o Abel vença a Libertadores mas se vencesse o Brasileirão seria óptimo também. O Palmeiras tem de vencer hoje porque caso contrário não fica assim tão perto do primeiro classificado. O campeonato este ano está muito equilibrado, todos os pontinhos contam.
      O facto do Abel já ter entrado tarde pode ter tido influência na classificação mas é esperar para ver.
      OLobomau
      2021-01-21 13h54m por Markes88
      Não se ganha tanto porque o ataque também não está tão poderoso como noutras épocas.

      Para todos os efeitos, Darwin parece mais um gajo de assistências do que propriamente o avançado centro, nota-se que procura mais linhas de passe do que o golo muitas vezes.

      Waldschmit tem vindo a ser irregular e atualmente até Seferovic já lhe ganhou o lugar apesar de ser outro jogador que tem de falhar 3 oportunidades para marcar um a seguir. . . .

      Rafa, que m...ler comentário completo »
      Cansado
      2021-01-21 13h29m por OLobomau
      Esta época tem sido uma desilusão, tanto nos resultados como nas exibições.
      Jesus está pior que nunca. Não suporto ouvir este homem. Está completamente fora deste mundo. Vive na sua realidade alternativa, onde tudo está bem, a equipa joga maravilhas e estamos sempre mais perto da vitória. Só que nunca ganhamos. . . .
      Tenho de voltar a reforçar, esta época ainda não vencemos a uma equipa acima da média. Nem contra as equipas do nosso campeonato conseguimos exibições sóli...ler comentário completo »
      Samaris
      2021-01-21 14h14m por Markes88
      Acho que está na altura de os responsáveis tecnicos do Benfica darem um parecer aos benfiquistas sobre o porquê deste jogador estar no plantel para nunca jogar.

      Não se sabe o que se passa com ele, mas não é aposta desde o Rui Vitória, e só ganhou o lugar com Lage porque o campeonato até já era dado como perdido naquele ano, pois depois do título nunca mais foi opção chave.

      Antes da renovação esteve para sair a custo zero, mas essa súbita motivação que lhe deu ...ler comentário completo »
      Mau jogar
      2021-01-21 13h50m por wantorp
      Apesar de todas as limitações o Benfica tinha obrigação de fazer mais. Eu acho. Mas a minha critica é sempre a mesma. Arrumem o Taarabt de vez. No jogo de ontem o João Ferreira, o Todibo e o Jardel estiveram mal, mas o Taarabt é todos os jogos. Não percebo e digo isto a duas ou três épocas. Será que só o RV é que viu isto ? Para mim ele é um problema grande.
      TU
      Off Abel Ferreira Abel Braga
      2021-01-21 03h54m por Tutaemeia
      Resultado de última hora.
      O Internacional acaba de golear o São Paulo em pleno Morumbi.

      O Palmeiras de Abel Ferreira em Porto Alegre levou um banho de bola. . . perdendo só por dois golos. Treinado pelo nosso conhecido Abel Braga, este Internacional forte fisicamente em que os jogadores do Palmeiras por ex não ganharam uma bola sequer, vai ser sem dúvida o campeão brasileiro. E não me enganei desde o jogo em dezembro com o Palmeiras.

      Palmeiras poderá ...ler comentário completo »
      JDABM
      2021-01-21 02h24m por MisticaEncarnada
      Na minha opinião as Supertaças são um troféu como outro qualquer. O Benfica só não tem maior vantagem para o Porto porque tem perdido muitos títulos nos últimos anos e nem só. O Benfica perdeu 7 finais Europeias, salvo erro. Já perdeu muitas Supertaças e nos últimos anos perdeu títulos nacionais por demérito próprio tendo em várias ocasiões praticamente o título garantido. Já perdi a conta ao número de títulos que perdemos directamente para o Porto só com o JJ.
      Finalizando, e isto...ler comentário completo »
      Jogo
      2021-01-21 01h28m por Maxaqueen
      Fui vendo aos soluços este jogo não só para ver quem seria o outro finalista mas também para ver o que fazia este Benfica remendado.
      Do que vi, Weigl foi o mais esclarecido apesar de ter sido "engolido" na parte final do jogo pelos contra-ataques do Braga. Cervi foi uma surpresa na lateral esquerda, muito equilibrado a atacar e a defender (mais até que o Grimaldo. . . ). Rafa e Pizzi como jogadores com mais anos de casa tentaram puxar pelo grupo, um pouco em vão. . .
      Pela ne...ler comentário completo »
      JDABM
      2021-01-21 00h23m por champions2004
      Quando disse que considero mais importantes, não me referia a supertaças, apesar de gostar IMENSO de as ganhar. Referia-me aos títulos internacionais que me orgulham muito.
      Troféus internos concordo contigo, é campeonato e taça de Portugal.
      Mas eu quero ganhar tudo, taça da liga inclusive. Troféu é troféu.
      E voltando ao início de tudo isto, o Benfica é o nosso rival porque é o único clube português com uma comparação possível ao Porto, está com mais 4 títulos que nós.
      JD
      champions2004
      2021-01-21 00h15m por JDABM
      Tudo bem, coloca os teus títulos internacionais todos então. Não vou discutir a importância que cada um deles tem. Fica 65 vs 53. Não há muita diferença. . .

      Quanto à supertaça, é como já expliquei, pode ser muito giro, mas não passa de uma competição criada a partir dos anos 80, ou seja, não existe desde sempre, e pode ser jogada por uma equipa que não tenha ganho nada no ano anterior. Ponto final. Basicamente é isto. . . Mas compreendo que gostes da Supertaça, cla...ler comentário completo »
      LA
      yharnam
      2021-01-21 00h12m por lalaland
      Sim é verdade, o weigl tava nos a safar aquilo xd ate comentei q n estava a desgostar nada do jogo q estavamos a fazer em relaçao ao q esperava e ate digo q com o q fizemos na primeira parte (mostrar q jogámos decentemente e ate fomos mais perigosos com alguns jogadores mudados) entao ja n havia razao para termos sido comidos na segunda parte xd se tivessemos sido cilindrados nas duas partes, era mais q obvio o porquê e tinhamos mais desculpa. Assim ate podemos dizer (e digo xd) q seria mto d...ler comentário completo »
      EN
      BestInTheWRLD
      2021-01-21 00h12m por EnormeSCB
      Como disse foi um jogo equilibrado e o benfica mesmo dadas das circunstancias bateu se bem o que ainda dá mais sabor à vitória que independente de tudo parece me ajustar se quanto ao resto se jogasse este ou aquele nunca saberíamos o que aconteceria embora teoricamente seria claro mais difícil mas o "ses" de nada valem. E parabéns pelo Fair Play, .
      JDABM
      2021-01-21 00h08m por champions2004
      Meu amigo, não incluíres nessas contas os campeonatos do mundo e supertaças europeias, até me custa argumentar contigo.
      A supertaça é um jogo, facto. Mas é um jogo que até me ferve o intestino senão a jogar. Não digo isto por por ter muitas. Digo, porque é logo a abrir a época e só lá conseguem chegar aqueles dois que foram melhores na época anterior, não é de borla como todas as outras onde chegamos sem fazer nada. É como as competições europeias, quem andar a nanar nem apura...ler comentário completo »
      EnormeSCB
      2021-01-21 00h05m por BestInTheWRLD
      sim, o Darwin tb meteu uma nos ferros (nem falei nesses lances pq pronto, 1 por 1, portanto fair enough)

      cm disse, parabens, nao tenho problema nenhum com a vitoria do braga. Mas tendo em conta as baixas (e quem eram, pq mais valia ter 6 de fora mas espalhados pelo 11, nao td no msm sitio) acho que fizemos o suficiente para ganhar
      DepoisPago
      2021-01-21 00h04m por ReidosFiados
      Venho aqui apenas para demonstrar solidariedade para com o teu nome
      e as estatisticas
      2021-01-21 00h01m por BestInTheWRLD
      para quem gosta, apoiam o que digo: mais remates, mais remates a baliza e mais posse

      parabens ao braga pela vitoria nonetheless, cm disse antes do jogo, sao uma boa equipa e mt fortes no contra ataque. A tatica que o Carvalhal utiliza sobretudo nestes jogos contra grandes coloca os homens dos corredores qse num corredor por si proprio. E msm assim, acho que hj fizemos bom trabalho a anular (o melhor possivel) isso. . . Os laterais do braga nao apareceram no ataque, o Gale...ler comentário completo »
      JD
      champions2004
      2021-01-21 00h00m por JDABM
      O Porto tem menos 4 troféus que o Benfica, não menos 3.

      Mas essas contas têm muito que se lhe diga. . . O Benfica tem as 7 Taças da Liga, mas o Porto tem as 22 Supertaças. . . Já aqui disse, para essas contas, o que devia contar mesmo eram os títulos importantes, e estes, na minha opinião, são campeonato, Taça de Portugal, Liga dos Campeões e Liga Europa. Isto são títulos. O resto são troféus. . . A Supertaça percebo que lhe dêem valor, mas é um jogo. . . No máxim...ler comentário completo »
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Inglês
      Galês marcou dois golos contra o Crystal Palace
      O Tottenham venceu, nesta jornada da Premier League, o Crystal Palace por 4x1 e uma das figuras do jogo foi o extremo Gareth Bale, que se tem exibido a grandes nível nos últimos tempos. ...
      07-03-2021 23:00E5
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Rui_Malheiro1998 08-03-2021, 00:00
      Hidetoshi_Nakata7 07-03-2021, 23:58
      O_REGRESSADOCDC 07-03-2021, 23:52
      ReturnoftheEagle 07-03-2021, 23:52
      MisticaEncarnada 07-03-2021, 23:51
      Ruben_Ferreira 07-03-2021, 23:51
      CreedEinsteinBratton 07-03-2021, 23:49
      MisticaEncarnada 07-03-2021, 23:48
      Rui_Malheiro1998 07-03-2021, 23:45
      rochafut 07-03-2021, 23:43
      Ruben_Ferreira 07-03-2021, 23:39
      DS
      Ds8 07-03-2021, 23:39
      Markes88 07-03-2021, 23:34
      DS
      Ds8 07-03-2021, 23:33
      Ruben_Ferreira 07-03-2021, 23:23
      bludouro 07-03-2021, 23:20