placardpt
    A propósito de Nuno Mendes e Sporar

    FC Porto acusa Sporting de querer «cometer atentado à saúde pública» e ameaça não participar na final four

    2021/01/18 21:22

    O FC Porto reagiu através de comunicado oficial à divulgação de testes negativos de Nuno Mendes e Sporar por parte do Sporting, defendendo que os leões manifestaram desta forma «a intenção de cometer um atentado à saúde pública» tendo em conta a possível utilização dos jogadores no clássico da Taça da Liga. Os dragões indicam mesmo que terão de «repensar» a participação na final four se não houver intervenção das autoridades.

    O clube portuense lembra os testes com resultado positivo dos referidos jogadores há quatro dias, salientando que estes testes «têm uma taxa de fiabilidade muito próxima dos 100%» e que o facto de os jogadores terem sido dado como disponíveis para o jogo com os dragões «significa que não cumprirão os dez dias de isolamento que são obrigatórios para quem testou positivo para Covid-19».

    O FC Porto defende mesmo que a situação se trata de um «crime público», «ainda mais incompreensível por ser cometido por um clube presidido por um médico». 

    O clube informa ter comunicado a situação à Liga e à DGS e ter intenção de comunicar também à Ordem dos Médicos, esperando uma reação por parte das autoridades, «sob pena de ter de repensar a participação na final four da Taça da Liga».

    Comunicado na íntegra:

    «No dia em que o governo comunicou um reforço das medidas de combate à propagação da covid-19, o Sporting anunciou a intenção de cometer um atentado à saúde pública.

    Há apenas quatro dias, os jogadores Nuno Mendes e Sporar testaram positivo para covid-19, na sequência da realização de testes PCR, que, segundo a literatura científica, têm uma taxa de fiabilidade muito próxima dos 100%.

    Esta tarde, o Sporting anunciou que os dois atletas estarão em condições de enfrentar o FC Porto já amanhã, em jogo da Taça da Liga, o que significa que não cumprirão os dez dias de isolamento que são obrigatórios para quem testou positivo para covid-19, de acordo com o protocolo da Direção-Geral da Saúde assinado pela diretora-geral Graça Freitas. 

    Esta antecipação em seis dias do fim do isolamento dos dois jogadores do Sporting é um crime público, inaceitável numa altura em que Portugal é líder mundial do número de novos casos de covid-19 por milhão de habitantes e numa fase em que todos os dias se bate o recorde nacional de mortes por esta doença. E é ainda mais incompreensível por ser cometido por um clube presidido por um médico.

    O FC Porto comunicou esta situação à Liga e à Direção-Geral da Saúde e vai participá-la à Ordem dos Médicos, na expectativa de que as autoridades façam cumprir a lei, sob pena de ter de repensar a participação na final four da Taça da Liga, para defesa de todos os intervenientes. É uma questão de saúde pública».

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    FC PORTO

    Fotografias

    Taça da Liga: Sporting x FC Porto
    Taça da Liga: Sporting x FC Porto

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Bem. . .
    2021-01-19 13h12m por _Marcos_18
    Parece que o Sporting já está na Final da Taça da Liga. GG
    Não comparência
    2021-01-19 09h48m por rravv
    Eu enquanto portista penso que o Porto não devia ir a jogo. O erro já está feito. Mesmo que a liga, a dgs ou o prorpio sporting decidam que os dois jogadores não joguem, o erro já foi feito. os dois jogadores estão junto com os outros. estão na comitiva. Não vou discutir que tem ou não tem covid. mas caso tenham a esta hora já contaminaram os colegas. só por essa duvida já é suficiente para o Porto não ir a jogo. Eu não ia. nada garante a 100% se eles tem covid ou não. há mais probab...ler comentário completo »
    *
    2021-01-19 08h39m por joaosousa367
    resultados
    CR28
    2021-01-19 08h31m por joaosousa367
    Dificuldade em perceber? Acho que ainda não conseguiste entender que as datas não batem certo.
    Director clinico do Sporting apenas recebe os testes positivos dia 14, o resto do país soube desses resultdos dia 13.
    Moralistas
    2021-01-19 07h27m por wantorp
    A vida do clube tuga não e jogar a bola. E fazer comunicados e arranjar estratagemas para condicionar sejam políticos árbitros dgs tudo vale. Depois a culpa e sempre do vizinho do rival. E um que festeja como se ganhasse a Champions outros são falsos positivos. E vocês? Como diz a música assobiam para o lado. Joguem á bola e deixem se de ser falsos moralistas. Discordo de tudo que seja extra futebol e aqui e um caso bem claro disso. Joguem a bola e deixem se de tretas. Será medo? Conta tudo e contra todos. Enfim
    *
    2021-01-19 02h54m por Darox
    A realizar o jogol*
    FC Porto
    2021-01-19 02h53m por Darox
    Corre o sério risco de perder o jogo na secretaria se realmente se recusar a realizar o teste, se a DGS comprovar que o resultado é falso positivo, os jogadores podem jogar e não cabe ao FC Porto de forma alguma alegar algo sobre o assunto.
    CR28
    2021-01-19 00h43m por joaosousa367
    72h continuam a não ser 5 dias
    *
    2021-01-19 00h10m por joaosousa367
    laboratórios
    Comunicado SCP
    2021-01-19 00h09m por joaosousa367
    Pelo que li no comunicado do Sporting pediram de imediato segundas opiniões em outros lboratórios quando receberam os testes positivos. Demora 5 dias a serem conhecidos os resultados dos testes?
    FL
    Vergonha
    2021-01-18 23h24m por fllcortez
    esperava esta atitude de benfiquistas. Agora dos portistas. . é escrupuloso o porto querer tirar vantagem de algo tao grave do que aquilo que o país atravessa. Está a acontecer com os jogadores o mesmo que se passou com o presidente e o homem andou por ai na boa a fazer campanha. Tão baixo que vai o porto, a ver se se safa nos bastidores
    Que Porto Ridiculo
    2021-01-18 23h15m por LeoMindSet
    Quem devia estar indignidado e chateado é o Sporting que não contou com 2 titulares e empatou o jogo do campeonato por falsos positivos, mas tudo normal, agora vir o Porto fazer-se de vítima é mesmo rídiculo.
    Olhe-se para o presidente Marcelo Rebelo de Sousa que deu um falso positivo e foi na mesma aos debates porque os outros N testes deram negativo.
    Isto acontece porque o teste tem fiabilidade de 99%, ou seja, 1 em cada 100 testes é mentiroso.
    Neste caso o Sporting ...ler comentário completo »
    MA
    . . .
    2021-01-18 23h07m por Markes88
    A Liga e a DGS têm de assumir se mantêm a regra ou se existe estas excepções para atletas que acusam positivo e depois negativo num espaço mais curto que 10 dias do costume de isolamento. . .

    Pessoalmente, e para evitar trapalhadas, acho que a um positivo há que fazer os 10 dias isolamento sempre, sem qualquer excepção, mesmo que exista erro de laboratório, como parece comprovar pelo que foi indicado pelo tipo da comunicação do Scp. . . .

    Se vamos optar por e...ler comentário completo »
    CR28
    2021-01-18 23h00m por champions2004
    Há quem trabalhe até bem mais tarde que as 17 horas
    redlegion
    2021-01-18 22h54m por Gund0gan
    Eu estava no municipal de Braga e festejei, era suposto ter-me ido embora em vez de ver os jogadores levantar a taça?
    Braguilha___com edia
    2021-01-18 22h52m por Gund0gan
    O teste não deu falso positivo pq "tinha lá qualquer coisa", o teste deu falso positivo pq houve contaminação da amostra por parte do laboratório.
    Sporting
    2021-01-18 22h43m por Ultras-__FCP
    Não vão ganhar mais nada, portanto divirtam-se com a Taça da Liga.
    SO
    Como sportinguista
    2021-01-18 22h41m por SoulPunisher
    Por mim o sporting apresentava-se nessa competição com juniores e sub-23. Nem vou entrar nas falacias da "literatura cientifica" pois uso o zerozero para falar de bola. Sporar e Nuno Mendes nao deveriam jogar contra o Porto porque a taça lucilio nao corresponde em nada aos interesses do Sporting. Representa apenas desgaste gratuito num plantel já pequeno.
    Braguilha___com edia
    2021-01-18 22h39m por Gund0gan
    Nem me vou dar ao trabalho de explicar novamente o que significa falso positivo, já que está tão a par dos meus comentários, informe-se um bocadinho em vez de usar como único meio de informação os comunicados do seu clube. Tudo de bom!
    Creed
    2021-01-18 22h32m por champions2004
    É #contratudoecontratodos, sem medo.
    Enquanto não for o Liverpool, estaremos longe de ser goleados.
    O que importa é fazer a vontade aos meninos, as regras não contam.
    Como todos os outros clubes, o nosso receio, é ficar com o plantel todo infetado. Porque só #somosporto se tivermos um plantel para jogar, topas?
    Braguilha___com edia
    2021-01-18 22h31m por Gund0gan
    Lá vem a vitimização habitual. Que eu saiba, o ataque veio neste comunicado. Os orgãos do Sporting vieram a público explicar o erro sucedido, quem saiu prejudicado foi o Sporting e os atletas que não poderam realizar o último jogo.
    Só vejo uma razão para o Porto vir com este comunicado, arranjar uma forma fácil de fugir ao jogo de amanhã ou pressionar o Sporting a não usar os atletas.
    O Porto desceu muito baixo ao vir com este tipo de acusações sem fundamento.
    Só teorias cómicas
    2021-01-18 22h28m por champions2004
    A regra é:
    Testou positivo? 10 dias em quarentena.
    Mas está claro, o sol quando nasce não é para todos.
    Uns querem dominar tudo inclusive tribunais, outros querem estar acima das leis e regras sanitárias.
    Fomos ao clássico com o Benfica sem Otávio, que muita falta fez e estava fresquinho depois de 2 jogos de castigo. Fomos ao mesmo jogo sem Manafá, porque ainda não tinha cumprido os 10 dias de isolamento. Mas todos sabemos que as regras só o Porto tem de as c...ler comentário completo »
    MA
    Inform
    2021-01-18 22h28m por Markes88
    Estás aqui também queres hehehe
    Tutaemeia
    2021-01-18 22h21m por CreedEinsteinBratton
    Então? Não se esqueça de acabar com aquele #contratudoecontratodos
    TU
    Vergonha
    2021-01-18 22h18m por Tutaemeia
    O futebol português através da desliga tá bonito tá!!

    Como está o assunto das declarações de Tiago Pinto???
    A CMTV já foi investigar?
    O sexta às nove da RTP já foi investigar??

    Esta taça Lucílio só foi criada para o Benfica ter mais títulos que o FC Porto no total de conquistas.
    O resto é conversa fiada.

    O objetivo desta época é deitar o FCPorto abaixo, seja de que maneira for!

    Mas os dirigentes do FC Porto, como é seu apanágio, estão atentos. . . !
    12
    jogos históricos
    U Terça, 19 Janeiro 2021 - 19:45
    Estádio Dr. Magalhães Pessoa
    João Pinheiro
    2-1
    Jovane Cabral 86' 90'
    Moussa Marega 79'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Sul-Americano
    com video
    Perdeu 1-0 contra o Argentinos Juniors
    É a maior crise da era António Oliveira e disso ninguém duvida. Esta madrugada, na Copa Sudamericana, o Corinthians perdeu por 1-0 na casa do Argentinos Juniors e somou a ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Avalanche27 24-04-2024, 08:02
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 07:00
    betosousa 24-04-2024, 06:59
    BL
    Bluetrain 24-04-2024, 06:33
    moumu 24-04-2024, 04:39
    zlatan_21 24-04-2024, 03:09
    Acolito_Andrade 24-04-2024, 02:56
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 02:08
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 01:52
    PedroBorgas 24-04-2024, 00:55
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:25
    RV
    RVL22 24-04-2024, 00:08
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 23:45
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:37
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:32