O Benfica está apurado para os oitavos de final da UEFA Futsal Champions League. A equipa encarnada defrontou este sábado o Futsal Minerva, em Berna, e venceu por 1x5. Os comandados de Joel Rocha não forçaram muito o andamento, mas ainda assim foram superiores ao conjunto suíço.
A equipa portuguesa entrou bem no encontro e, logo no primeiro minuto, Robinho obrigou Nuno Rodrigues à primeira grande defesa da tarde. O Futsal Minerva respondeu de imediato, com Evangelos Marcoyannakis a aparecer na cara de Marco Tavares - um dos juniores chamados para colmatar as ausências de Diego Roncaglio, Martim Figueira e André Sousa - e a rematar para uma grande intervenção do jovem guarda-redes português.
Depois da primeira ameaça, os suíços recuaram e as melhores oportunidades pertenceram ao Benfica. Contudo, a equipa orientada por Pedro Santos adotou uma estratégia peculiar: o 5x4+GR em grande parte dos momentos com bola, não para forçar o andamento e procurar o golo, mas sim para uma circulação mais segura. Os homens da casa, através desse plano, conseguiram reduzir a intensidade na quadra durante a maior parte do encontro. Ainda assim, em cima do minuto cinco, Arthur deu uma "sacudidela" no ritmo, ao acelerar para fazer o 0x1 com um remate colocado.
Até ao intervalo, os melhores lances pertenceram ao Benfica e só aos 18 minutos é que os anfitriões conseguiram chegar com perigo à baliza de Marco Tavares. Contudo, Rafael Henmi surgiu na altura certa e evitou males maiores para a equipa da Luz. Na resposta, Henmi, Fits e Arthur trabalharam bem juntos e o último aproveitou para bisar no encontro. Ao intervalo, o Benfica vencia por 0x2.
O ritmo da primeira parte transitou para a segunda e a intensidade nunca foi muita na quadra. Ainda assim, o Benfica foi dando uso à qualidade individual para marcar as diferenças e, ao minuto 24, chegou ao terceiro golo. A equipa do Futsal Minerva estava a jogar em 5x4+GR, não conseguiu trocar o guarda-redes aquando da perda da bola e Cláudio Lumbú teve de ficar na baliza. O português ainda travou o primeiro remate de Chishkala, mas Tiago Brito surgiu para fazer a recarga e assinar o 0x3.
À medida que o tempo avançou, o duelo individual entre Fits e Nuno Rodrigues conheceu novos capítulos. Na primeira parte, o guarda-redes do Futsal Minerva levou sempre a melhor e, na etapa complementar, não foi exceção. Ao minuto 28, porém, o Benfica chegou ao 0x4. Numa das poucas vezes em que conseguiu recuperar a bola na defesa do 5x4+GR e apanhar a baliza deserta, as águias dilataram a vantagem com um tiro certeiro de Chishkala.
Nos últimos minutos, o Futsal Minerva tornou-se mais atrevido em busca de um golo de honra e acabou por ser feliz. A dois minutos do fim do encontro, o capitão Yves Mezger rematou de meia distância e a bola só parou no fundo da baliza de Marco Tavares. A sete segundos do fim, e já quando o resultado parecia feito, Fábio Cecílio descobriu Jacaré livre de marcação e o pivot brasileiro fechou as contas da partida.
Com uma exibição q.b., onde a vitória nunca esteve em causa, o Benfica segue para os oitavos de final da UEFA Futsal Champions League. Os encarnados voltam agora a focar-se na Liga Placard e, na próxima terça-feira, têm visita marcada ao pavilhão do Futsal Azeméis.
1-5 | ||