Quase um ano depois de chegar a Alvalade - chegou em março de 2020, estreando-se na vitória por 2x0 frente ao Desportivo das Aves - Rúben Amorim já se encontra inscrito e a frequentar o curso do grau IV/UEFA PRO e pode, assim, assumir as funções de treinador do Sporting na sua plenitude.
De acordo com o artigo 82.º do regulamento das competições da Liga, basta «que o treinador principal esteja a frequentar o curso para obtenção do grau exigido, devidamente comprovado por declaração emitida pela FPF», para que possa ser inscrito como treinador principal. Ora, Rúben Amorim concluiu este mês a formação geral do curso, faltando-lhe apenas concluir a formação específica, o que poderá ser feito em julho deste ano, no final da presente temporada.
Desta forma, o treinador de 35 pode, já a partir desta jornada, em que os líderes do campeonato vão receber o Rio Ave, constar na ficha de jogo como o treinador principal da equipa, o que lhe permite exercer as várias funções que lhe estão destinadas, e que até aqui tinham que ser feitas por Emanuel Ferro, treinador-adjunto, como é o caso de dar instruções para o relvado ou estar presente nas flash interviews.
Além do treinador dos leões, também César Peixoto, Mário Silva e Pedro Cunha, segundo avançou o Record, estão inscritos no nível 4 de treinadores da UEFA; podendo também eles exercer as funções de técnico em pleno, sendo que desses três, apenas o último exerce neste momento.
![]() | ![]() |
![]() |