betclicpt
      FC Porto eliminou o Nacional da Taça de Portugal

      Não ganharam para o susto

      2021/01/12 20:46
      João Gonçalo Silva

      Esteve muito perto de haver Taça na Choupana. O FC Porto teve de se esforçar para bater um Nacional atrevido e que esteve na liderança durante muito tempo. A expulsão de Rui Correia acabou por condicionar os insulares, que jogaram grande parte da segunda parte com menos um jogador. 

      Evanilson salvou o dragão bem perto do fim, Oliveira e Taremi confirmaram uma vitória (2x4) bem sofrida, que podia ter deitado por terra a defesa da Taça de Portugal. Rochéz e Riascos marcaram para os insulares.

      Opções responderam à oportunidade

      O estado do relvado, o clássico em três dias e a habitual gestão a que Taça convida. Motivos de preocupação não faltaram a Sérgio Conceição na preparação para a partida. Foi quase de forma natural que o técnico apresentou mais de metade da equipa alterada, em relação à última vitória no campeonato. Mais surpreendente foi a permanência de Corona, talvez o portista mais influente, ele que tinha saído queixoso desse mesmo jogo.

      Ainda que com as alterações, intensidade foi algo que não faltou a um Dragão com pressa de resolver a eliminatória. E quando se fala deste FC Porto, essa intensidade é uma característica muito distintiva e esteve presente logo ao apito inicial, com uma pressão em todo o terreno. Bem cientes da intenção do Nacional em ter bola e sair a jogar de forma construída, os visitante iam, à vez, obrigando o adversário a abdicar dessas ideias. 

      Luis Díaz materializou o domínio em golos ©Catarina Morais / Kapta +
      Luis Díaz, uma das caras novas no onze e desequilibrador do costume, começou por aparecer no jogo desde bem cedo. Com a ala, praticamente, à sua mercê, devido à incapacidade (ou instrução) de Sarr subir no terreno, o colombiano correu e dançou até que... marcou. Numa altura em que o Dragão vivia um bom momento, Nanu encontrou o camisola 7 no outro flanco, que voltou a trocar as voltas a Rúben Freitas e rematou em arco para o primeiro, aos 22 minutos.

      Ao Nacional tinha faltado algum atrevimento nas outras partidas frente aos grandes e não foi por falta de executantes de qualidade. Frente ao Sporting tinha ficado a incapacidade de aparecer em zonas perigosas, mas Riascos tratou de mudar isso. Partiu para cima de Sarr e encontrou Rochéz na área, que, com uma simulação de corpo, tirou Pepe do caminho e atirou a responder da melhor forma, no primeiro remate à baliza.

      Na teoria, o mais difícil estava feito para o Nacional, que conseguiu aguentar o primeiro murro, mas os dragões foram capazes de reagir bem e voltar a assumir um domínio ainda mais consequente e perigoso. A diferença foi que Leite e Díaz (outra vez ele) não conseguiram acertar enquadrado. 

      E tudo o cartão levou...

      O momento que marca o jogo ©Catarina Morais / Kapta +
      O recomeço voltou a trazer um FC Porto mais forte e com olhos na baliza adversária. Mais velocidade nos processos e chegada à área, só que, mais uma vez, com pouco critério. Intenção não faltava, é certo, a mesma de resolver rápido, mas sem acerto. E a velha máxima do futebol, aquela que acerta muitas vezes, voltou a fazer estragos. 

      Não marcou o dragão, aproveitou o Nacional. Gorré partiu para cima de Pepe e virou tudo para Riascos, solto de marcação. O colombiano, habituado a marcar na Taça, encheu o pé de intenção e rematou para o segundo dos insulares.

      Aos 62', o momento que marca o jogo. Toni Martínez cai numa disputa com Rui Correia e, ainda que tenha havido contacto, ficou a ideia que a carga foi legal. António Nobre assim não entendeu e expulsou o central dos insulares, por acumulação de amarelos. Na situação, o VAR nada podia fazer, por não ter sido direto. 

      Se as diferenças já eram muitas, com um a menos, ainda mais acentuadas ficaram. Sérgio Conceição arriscou tudo para continuar a caminhar na Taça e até tirou um central para ir atrás do golo. Com a avalanche normal nestas situações, os insulares ainda aguentaram até perto do fim, mas um FC Porto já sem tática, com três avançados na frente, viu Evanilson rematar para o empate no primeiro toque na bola. Antes do fim, oportunidade para mais um lance polémico, desta vez com a queda de Taremi. Pareciam haver razões para assinalar, mas Nobre nada assinalou.

      Ao primeiro toque e ao cair do pano ©Catarina Morais / Kapta +
      Não é justo comparar o que as duas equipas conseguiram fazer no prolongamento, até porque acabou por acontecer o esperado. Muito mais azul num conjunto de camisolas alvinegras entregues à sua própria área. A defesa do Nacional apenas conseguiu atrasar um golo que chegou no fim da primeira das duas partes. Sérgio Oliveira apareceu na área, numa desatenção, e rematou para o terceiro. 

      Até ao fim, mais um golo portista, com Taremi a fazer o quarto e Thill a desperdiçar uma grande penalidade mesmo em cima do apito final. Vitória para o FC Porto, pelo que fez, a carimbar a presença na próxima ronda da Taça.

      U Terça, 12 Janeiro 2021 - 18:00
      Estádio da Madeira
      António Nobre
      2-4
      Bryan Róchez 25'
      Brayan Riascos 62'
      Luis Díaz 22'
      Evanilson 88'
      Sérgio Oliveira 101'
      Mehdi Taremi 115'
      Estádio da Madeira
      Estádio da Madeira
      Portugal
      Choupana - Funchal
      Lotação5 586
      Medidas105x66
      Inauguração1998
      FaseOitavos-de-Final
      VIDEOS
      Lances Capitais
      Sérgio Oliveira bate o canto e a bola vai à barra! Que oportunidade para os visitantes!
      22´
      GOLO FC Porto!
      Luis Díaz marca
      Luis Díaz marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      25´
      GOLO Nacional!
      Bryan Róchez marca
      Bryan Róchez marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      30´
      Diogo Leite (FC Porto) atira ao ferro!!! Que grande momento!!!
      62´
      GOLO Nacional!
      Brayan Riascos marca
      Brayan Riascos marca o seu 5º golo na prova (3 jogos)
      88´
      GOLO FC Porto!
      Evanilson marca
      Evanilson marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      101´
      GOLO FC Porto!
      Sérgio Oliveira marca
      Sérgio Oliveira marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      115´
      GOLO FC Porto!
      Mehdi Taremi marca
      Mehdi Taremi marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
      119´
      Vincent Thill (Nacional) falha a grande penalidade!
      A Chave

      Minuto 65: Rui Correia vê o segundo amarelo e é expulso, deixando o Nacional reduzido a dez elementos, numa altura em que liderava o marcador

      O Árbitro

      Arbitragem muito negativa de António Nobre. O árbitro errou várias vezes, todas elas em decisões fulcrais. Primeiro na expulsão ao Nacional, em que parece não haver razão para falta, depois num lance em que Taremi parece ser derrubado em falta. Jogo para esquecer. 

      O Melhor
      Emoção até ao fim

      Apesar de todas as circunstâncias à volta do jogo (e dentro também), Nacional e FC Porto foram capazes de disputar um bom jogo de futebol, com oportunidades, defesas, bons momentos... em campo. Das três equipas, alvinegros e azuis e brancos foram os grandes destaques do fim de tarde na Choupana. 

      O Pior
      Festa manchada

      Tinha tudo para ser uma boa representação da festa da Taça de Portugal, mas os lances polémicos de António Nobre começaram a festa, mas dos bancos. Muitos protestos de ambos os lados, representantes de cada banco pegados uns com os outros e, no geral, tudo muito feio fora de campo.

      Forma
      Nacional
      2020/2021
      15J
      5V
      4E
      6D
      19-22G
      FC Porto
      2020/2021
      24J
      19V
      2E
      3D
      57-23G
      Sabia que...by playmaker stats
      2.º jogo consecutivo do FC Porto a marcar 4 golos
      4.º jogo consecutivo em que o FC Porto marca 3 + golos
      10.º jogo consecutivo em que o FC Porto marca 2 + golos
      16.º jogo consecutivo do FC Porto sem perder
      Mais de 8 anos de depois, o Nacional volta a perder em casa na Taça: curiosamente, a última vitória tinha sido frente ao FC Porto, em novembro de 2012
      8.ª vitória consecutiva do FC Porto frente ao Nacional
      Na Taça Portugal, o último guarda-redes do FC Porto a defender um penalti tinha sido Helton, frente ao Boavista, em 2015/16
      Desde 2018/19 que um guarda-redes do FC Porto não defendia uma grande penalidade: Casillas, frente ao Lokomotiv, na Champions
      FC Porto volta a eliminar o Nacional na Choupana: é a 3.ª vez que acontece, em 3 eliminatórias
      FC Porto nos quartos de final da Taça pela 4.ª época consecutiva: nas 3 últimas chegou sempre, pelo menos, às meias-finais da prova
      Última vez que o FC Porto foi a prolongamento na Taça de Portugal: frente ao Sporting, na final da prova, em 2018/19

      Fotografias(45)

      Taça de Portugal: Nacional x FC Porto
      Taça de Portugal: Nacional x FC Porto
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      NACIONAL
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (159)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      FR
      Legalidade 2 golo
      2021-01-13 18h27m por franscisquinho342
      https:// tribunaexpresso. pt/cronica/2021-01-13-FC-Porto -o-golo-marcado-por-Evanilson- tinha-tudo-para-ser-ilegal. -So-que-nao-foi
      CarracaFCP
      2021-01-13 18h14m por Markes88
      É justo. Ver se abstenho sim. . . . desculpa a trapalhada. . .
      KE
      Eu já vi
      2021-01-13 17h50m por Kempes
      O Jonas cair sozinho na grande área do Paços de Ferreira e a ser marcado penalti.
      Markes88
      2021-01-13 17h42m por CarracaFCP
      Vejo todos os jogos do FCP e nunca vi a equipa técnica do FCP a mandar alguém cair. Caso me mostrem imagens disso serei o primeiro a condenar mas até lá isso não passam de acusações infundadas. Insinuar que um clube como o FCP contrata jogadores pelo facto de serem "mergulhadores" é simplesmente ridículo e uma falta de respeito. Se queres ser levado a sério tenta não fazer comentários desse género.
      CarracaFCP
      2021-01-13 17h25m por Markes88
      Quem eu vi fazer o gesto para ir ao chão foram o preparador físico Eduardo Oliveira e o treinador de GR Diamantino.

      Não tenho imagens disponíveis, mas foi o jogo da supertaça frente ao Benfica, depois de estarem a ganhar. . .

      Quando pedem para eles irem ao chão, é estar atento aos jogos porque sem público dá para ouvir por vezes, e isso não foi exclusivo a esse jogo. . . .

      Eu não estou a inventar nada, mas sem provas concretas percebo que pelo menos aqui é dificil de poder indicar mais do que isto. . . .
      FR
      Markes88
      2021-01-13 17h09m por franscisquinho342
      Certo, e também não gostei dos jogadores suplentes do Porto a fazerem isso contra o Vitória (penso eu) e ainda bem que nenhum jogador dentro de campo seguiu as instruções.

      Eu já fui árbitro e posso-te dizer que são faltas que os árbitros não gostam de marcar porque sabem que o jogador é que as cria, mas são faltas e acabou. Todos os penaltis marcados sobre o Taremi foram bem marcados, os GR é que deviam ter mais cuidado para não se porem a jeito. . ontem para mim não era, m...ler comentário completo »
      francisquinho34 2
      2021-01-13 16h59m por Markes88
      Isso do Artur também é condenável claro. . . . normalmente os treinadores optam pelo GR porque implica que o jogo pare mesmo por ser, precisamente, o GR. . . . .

      Mas aí acontece mais nas equipas pequenas, equipas à Lito Vidigal Petit etc. . . . se acontece num jogo de um Grande, é porque o adversário é outro Grande ou o Braga, e um deles está a ganhar. . . . e não que isto sirva de justificação, é como é nestes casos, qualquer equipa a ganhar tende a perder mais tempo, e ...ler comentário completo »
      Markes88
      2021-01-13 16h46m por CarracaFCP
      Presumo então que não levas a sério a equipa técnica do teu clube. . .

      E já agora queria ver essas imagens do banco do FCP a pedir aos jogadores para caírem, é que eu não vi nada disso. Deu na CMTV? Ou viste no blog do Hugo Gil?
      FR
      Fazer gestos
      2021-01-13 16h40m por franscisquinho342
      O que nunca mais se esquece é o JJ a dizer ao Artur para ele se atirar para o chão e ele fingir uma lesão a seguir. .
      FR
      Markes88
      2021-01-13 16h37m por franscisquinho342
      Certo, mas a maior parte das vezes é mesmo falta ou o Rio Ave também controla isto tudo agora?

      Isso é porque eles tentavam simular, o Taremi tenta colocar o corpo de maneira a que batam nele para ganhar falta, é uma grande diferença. .



      CarracaFCP
      2021-01-13 16h36m por Markes88
      Levado a sério? Então diz-me lá se uma equipa tecnica pode ser levada a sério quando pede aos seus jogadores para se mandaram para o chão? Há imagens disso, e com a pandemia dá para perceber totalmente o que pedem aos jogadores. Até o gesto do ir ao chão com as mãos faziam. . . .

      Ter-me lembrado dessa frase que escrevi tem tudo a ver com o registo do banco do Fcp, relacionar um piscineiro com o que pedem aos jogadores, porque ele já o fazia no Rio Ave. . . . .

      ...ler comentário completo »
      Devespensar
      2021-01-13 16h26m por CarracaFCP
      Ahahahahah ahahahahah
      carraca
      2021-01-13 16h22m por Devespensar
      ahahahahhahhahahah



















      .












      ahahahahahah ahhahahahahah
      Markes88
      2021-01-13 16h21m por CarracaFCP
      Claro que são verdadeiras nessas cabecinhas benficóides. Podia argumentar cada um desses casos mas não vou perder tempo com alguém que faz uma afirmação destas:

      "a ver ele se mandar tanto ao chão foi meio caminho andado para ser o principal escolhido para o vosso ataque. . . "

      Alguém que diz isto nem pode ser levado a sério. Tens um ódio primário ao Porto como muitos que aqui comentam hoje, passar bem e recomendo rennie.
      Devespensar
      2021-01-13 16h15m por CarracaFCP
      CMTV eu deixo para gente como tu. Aliás nem faço ideia de quem é o Aníbal mas não me surpreende que tu saibas. . . Tu deves ver CMTV todos os dias, já eu nunca vejo esse canal execrável.
      franscisquinho3 42
      2021-01-13 16h09m por Markes88
      Aí dou-te razão. Há o bom e o mau dos jogadores sempre. . . . O Taremi finaliza bem e apesar de mergulhador, nos Grandes, dadas as circunstâncias de protecção do clube Grande pelos árbitros, dá muito jeito ter esse tipo de jogador, para mal dos clubes pequenos. . . .

      Eu entendo o porquê de falarem geralmente no Jonas e no Cervi porque ganhavam muitas faltas que eram piscinas, mas raras vezes, pelo menos no caso do Jonas, Cervi não me lembro, ganharam penaltis, que acab...ler comentário completo »
      Taremi
      2021-01-13 16h06m por MAREMI
      Sempre foi "pro" em sacar faltas e penaltis, o ano passado foi disparado o jogador do campeonato que mais penaltis sacou. Mas segundo a cartilha só este ano é que isso se tornou o maior mal do futebol, até os vamos ver a fazer petições para não assinalarem penaltis em lances em que ele é abalroado pelos GRs como na supertaça e no passado jogo contra o Famalicão (acreditem, vi vários comentários do género lol)
      CarracaFCP
      2021-01-13 16h02m por Markes88
      Mas todas essas cartilhas são verdadeiras. É preciso ser do Benfica ou do Scp para perceber que Otávio é um fiteiro (já no empréstimo ao Vitória o era, no Fcp teve é de aprender a defender mais. . . ), que o Pepe além de fiteiro esbracejador já teve muitas paragens cerebrais à assassino (as no Real Madrid então valeram-lhe suspensões) e idem aspas para o Felipe, mesmo que esse fosse em muito menor escala que o Pepe? O que não faltam é aqui adeptos que ao longo dos anos constataram isso, de ...ler comentário completo »
      francisco
      2021-01-13 16h00m por Devespensar
      taremi é maquina!
      carraca
      2021-01-13 15h59m por Devespensar
      andas a ver muita cmtv à segunda há noite.
      vê noutros dias mas à segunda não. . . é o pior dia para veres. aqueles gajos não percebem nada de bola.
      tens mesmo conversa de anibal
      FR
      Markes88
      2021-01-13 15h56m por franscisquinho342
      Estava no gozo, a grande diferença é que o Taremi sabe sacar muito bem penaltis, o Jonas tentava sacar sempre daqueles como ontem o Taremi tentou ou pior. . só de me lembrar aquele contra o Paços com o Ferreira a apitar até me arrepio. . .

      Sei que é lixado, eu também ficaria, mas quem dera ao Benfica neste momento ter o Taremi porque o gajo é muito bom não só em sacar faltas, como a finalizar, entre outras coisas.
      *
      2021-01-13 15h42m por Markes88
      Aliás, 32 penaltis convertidos, 4 falhados em 5 épocas.

      https://www. transfermarkt. pt/jonas/elfmetertore/spieler/ 50143
      drifter
      2021-01-13 15h40m por Devespensar
      não é por mal, mas acho que não percebeu bem o que eu quis dizer. ou eu é que não me fiz entender. quando afirmei que não se queixam, são as direcções dos clubes pequenos. raramente se vê as direcções de um clube pequeno insurgirem-se contra as arbitragens quando são prejudicados num jogo com um grande. a não ser quando já existam más relações institucionais, raramente reclamam. ou porque têm jogadores emprestados, ou porque vão ter, ou porque querem vender-lhes um jogador. . . «N» r...ler comentário completo »
      francisquinho34 2
      2021-01-13 15h37m por Markes88
      O Jonas dispôs de 25 penaltis pelo Benfica no total de competições (ver no transfermarket), marcou 22 vezes em 5 épocas. Foi ele que sofreu todos? Não.

      Queres comparar os números? O Jonas, em 183 jogos, 8 penaltis sofridos.

      Queres comparar com o Taremi? Eu até dou de barato que o Jonas por vezes se atirava, mas não esteve em tantos lances, por comparação, com o Taremi em duas épocas, que em Rio Ave e Fcp se não igualou, anda muito perto e há-de bater esta...ler comentário completo »
      Quem acredita
      2021-01-13 15h04m por wutangclan
      Em marco pina so pode ser anti. Este marco pina foi colocado na cmtv por um clube e esta aí a defender interesses de um clube.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Espanhol
      com video
      Félix começou no banco
      Sim, leu bem, houve mesmo um guarda-redes a marcar um golo, mas já lá vamos. O Atlético Madrid, com João Félix a sair do banco ao intervalo, consolidou a ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      JD
      JDABM 21-01-2021, 22:58
      reginacosta 21-01-2021, 22:47
      filipevinhas 21-01-2021, 22:46
      PE
      PeterSundays 21-01-2021, 22:45
      JO
      jorslb1 21-01-2021, 22:36
      Insane1994 21-01-2021, 22:33
      VSC_1922_ 21-01-2021, 22:27
      lvr1vsc 21-01-2021, 22:27
      shoeprano 21-01-2021, 22:20
      tomasfl 21-01-2021, 22:19
      JD
      JDABM 21-01-2021, 22:14
      MisticaEncarnada 21-01-2021, 22:13
      shoeprano 21-01-2021, 22:06
      MisticaEncarnada 21-01-2021, 22:06
      Meret1 21-01-2021, 22:04
      Meret1 21-01-2021, 22:01