placardpt
      entrevista
      Parte III da entrevista a Jota

      Jota: «Se o Bernardo quiser, um dia podemos ser os dois presidentes do Benfica»

      2020/12/25 16:06
      Luís Rocha Rodrigues
      E2

      Nesta terceira parte, o Benfica foi assunto de destaque. Ligado ao clube, Jota evitou fazer planos e quis apenas direcionar a sua atenção em Valladolid, quando questionado sobre o que lhe passava pela cabeça, isto depois de uma época em que, pela mão de Bruno Lage, começou a aparecer na equipa principal.

      Mas ficou evidente (e de que maneira!) a sua ligação afetiva aos encarnados, a sua admiração pela forma como o clube tem crescido e se tem estruturado e também a sua vontade de não ficar por aqui, no que diz respeito ao que pode dar ao Benfica. Um clube que, diga-se, continua a seguir a toda a hora, com toda a atenção.

      Estreia pela equipa principal foi contra o Sertanense ©Rogério Ferreira / Kapta+

      zerozero: Onde é que poderias estar se aquela bola que foi ao poste [contra o FC Porto, nos descontos da final da Taça de Portugal] tivesse entrado?
      Jota:
      [risos] Aquela bola... Não é onde eu podia estar, é com que é que eu podia estar mais... Estávamos hoje com mais um título... [risos] Nós empatávamos, íamos para o prolongamento com mais um e estávamos em cima deles. A minha conversa se calhar torna-se repetitiva, mas se aconteceu é porque tinha de ser. Talvez seja uma indicação de que tenho de treinar mais finalização para que a bola para a próxima bata no poste e entre... [risos] Claro que foi um momento importante, podia ter mudado muita coisa, era uma conquista muito importante para nós nessa época. Há que guardar esses insucessos, para que mais tarde consigamos ainda mais sucessos.

      Nos descontos da final da Taça ©Kapta+

      ZZ: Tens saudades do Benfica?
      J:
      Obviamente, porque o Benfica é o meu clube do coração e vai-me estar no sangue todos os dias, independentemente de onde eu esteja, com quem esteja a jogar. Porque foi aí que eu cresci, a mística entrou-me muito cedo e pronto... vivo Benfica! Vejo todos os jogos, estou lá sempre preparado para ver, ainda para mais porque tenho lá muitos amigos, quer na equipa, quer no corpo técnico, vou mandando mensagens... Portanto, estou a acompanhar, claro.

      ZZ: O que tens achado?
      J:
      Parece-me que está mais competitivo, as equipas estão a bater-se bem. Estou confiante que as coisas nos vão correr bem e que vamos voltar a ter uma época com títulos. Tenho de puxar para o nosso lado.

      ZZ: E relativamente a voltar, pensas nisso?
      J:
      Eu acho que não é o meu pensamento agora. É bom refletirmos e tirarmos ilações, mas nesta altura a minha cabeça está aqui e é aqui que eu quero estar. No futuro, logo se vê.

      ZZ: A tua forma de abordar o Benfica faz um pouco lembrar o Bernardo Silva, que também tem tido posições públicas de amor ao clube. Sentes que ainda tens muita coisa para fazer pelo Benfica?
      J:
      O Bernardo não sabe, mas se ele quiser podemos um dia ser os dois presidentes do Benfica. [risos] Eu nem sei, podemos ser ao mesmo tempo? Pronto, se não der fica ele a presidente e eu a diretor desportivo, ou assim. [risos] Eu estou em Gestão do Desporto, na FMH, tenho a matrícula congelada, quem sabe... Mas tenho sempre esse pensamento de um dia voltar. É o clube do meu coração e, tendo vivido tantos anos lá dentro, percebido a dinâmica, conhecido as pessoas, claro que gostava de um dia poder transmitir isso e participar na aventura que é o Sport Lisboa e Benfica. Mas isso daqui a muitos, muitos anos.

      ZZ: Falaste que estás em Gestão do Desporto. Porquê essa opção?
      J:
      Se calhar a resposta não te vai dar grande conteúdo, mas não há problema. [risos] O que é que aconteceu: eu não queria Gestão do Desporto, queria mesmo Gestão, só que não tinha a prova de ingresso de matemática. No 12.º ano, não tive matemática e, no exame final, tinha de ter 9,5, pelo menos. Ora, não tendo a disciplina durante um ano, ainda por cima com seleções pelo meio, a viajar de um lado para o outro, chegas lá e não vais saber nada. Por mais máquina que pudesse ser na escola, não tinha base. Mas tinha a prova em economia, por isso pensei nessa alternativa.

      ZZ: Mas a gestão está aí. Porquê?
      J:
      Acho que é uma área que se identifica comigo, porque gosto de ter as coisas de uma forma metódica, bem organizadas. O talento vem das pessoas, mas se tu conseguires organizar uma base forte, o talento sobressai mais. E falo um bocado do Benfica, neste caso, porque conseguiu construir uma máquina fantástica, em que cada um pode dar o seu talento da melhor forma possível. Daí saírem muitos jogadores, a máquina está bem montada.

      ZZ: Vejo que pensas muito para além da carreira de futebolista. Bateram-te muito nessa tecla?
      J:
      Eu acho que a educação que tive foi fundamental para isso. Os meus pais sempre me incutiram que tinha de me dedicar na escola, por não saber o dia de amanhã, preciso de ter um backup line. E fui dando o máximo, porque percebi a ideia deles. Mas atenção, que também já houve muito o contrário: gente a tentar afastar-me da escola, dizer-me que não podia ligar muito porque tinha de me focar só no futebol. Ouvires isto, sendo um miúdo (e se calhar isto não é muito falado), de 13 ou 14 anos, em que ainda estás a definir-te como pessoa, que estás a beber de vários lados, aquilo baralha-te. Há pessoas a tentarem dissuadir-te desta ideia da escola...

      ZZ: Ou seja, tiveste o equilíbrio em casa...
      J:
      Exato. Foi de casa que chegou o equilíbrio, e ainda bem. Conheço muita gente que diz que devia ter acabado a escola e que, por uma ou outra razão, se desleixaram e não acabaram. Aconselho todos os jovens jogadores a acabarem a escola. E isto é importante para o futebol: se praticares o raciocínio, jogas melhor. Pensas mais rápido, jogas mais rápido, se praticares a mente. Parece parvo, mas a escola ajuda-te no futebol.

      ZZ: E, pelo que eu percebi de outras entrevistas, tu és mais de livros do que de videojogos.
      J:
      Verdade. Gosto de ler. Na quarentena, foi sempre a limpar páginas. Agora não tanto, porque houve a mudança, tive de conhecer outras áreas, tratar das limpezas e tudo mais... mas sim, sempre que tenho oportunidade, gosto de ler umas coisas.

      ZZ: Eu ia acabar, mas tu falaste aí de limpezas...
      J:
      [risos] No início, tive a minha mãe, que já sabia o que tinha de fazer e que me ajudou. Mas às vezes estou aqui sozinho, preciso de tratar das coisas e já sei quais os detergentes, e tal. E ainda bem, senão era um atadinho aqui sozinho.

      Ler também:

      Parte I - «O Ronaldo veio ter comigo e disse: 'hey Jota, adorei, adorei o que fizeste, foste para cima deles sem medo»
      Parte II - Jota e as novas fornadas do futebol português: «O funil é demasiado apertado»
      Parte III - Jota: «Se o Bernardo quiser, um dia podemos ser os dois presidentes do Benfica»

      Portugal
      Jota
      NomeJoão Pedro Neves Filipe
      Nascimento1999-03-30(22 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      PosiçãoAvançado (Extremo Esquerdo) / Avançado (Extremo Direito)

      Fotografias(50)

      Comentários (2)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      CO
      Vaidoso
      2020-12-26 09h12m por costinhazz
      É um jovem com excesso de vaidade.
      Jota
      2020-12-25 17h45m por Pballantines
      engraçado que a família ainda ele estava a subir a equipa principal e já estava a pensar em o transferir.
      Nunca vai ser um grande jogador! a partir do momento que passou a sénior mostrou que não tem andamento. talentos é o que não falta o dificil e conseguir depois manter o nivel
      Tópicos Relacionados
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Portugueses lá fora
      com video
      Único golo do Beer Sheva no empate deste sábado
      O internacional português, peça fundamental no Hapoel Beer Sheva, marcou o único golo da sua equipa no empate contra o o Kiryat Shmona. Foi o 12º tento esta época
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      PO
      PORTOTUGA2 11-04-2021, 09:54
      PA
      paulotavares981 11-04-2021, 09:54
      ricardojsa17 11-04-2021, 09:49
      PSVIEW 11-04-2021, 09:41
      reginacosta 11-04-2021, 09:18
      reginacosta 11-04-2021, 09:13
      orgulhovermelho 11-04-2021, 08:38
      miguelangelog 11-04-2021, 08:29
      RMCA1994 11-04-2021, 07:51
      zlatan_21 11-04-2021, 07:38
      SP
      Spiderland 11-04-2021, 05:30
      Gambrinus 11-04-2021, 04:38
      VI
      Vilanova1 11-04-2021, 04:27
      Arshavin_Russia 11-04-2021, 03:54
      RATEL 11-04-2021, 03:39
      Arshavin_Russia 11-04-2021, 03:31