placardpt
    Dragões e águias disputaram onze Supertaças entre si

    Clássico é o duelo com mais história na Supertaça... e o vencedor foi quase sempre o mesmo

    2020/12/22 10:39

    Dez anos depois da última vez, os eternos rivais FC Porto e Benfica voltam a disputar uma Supertaça entre si, curiosamente no mesmo recinto: o Estádio Municipal de Aveiro. Em 2010 houve triunfo portista com golos de Falcao e Rolando... e essa tem sido a tendência clara nesta prova, que é de claro domínio azul e branco.

    No total, dragões e águias disputaram entre si onze edições da Supertaça, a maior parte delas a dois jogos (ou até três, quando houve empate, o que explica já se tenham registado 25 partidas entre as duas equipas nesta competição). Dessas onze edições, o vencedor foi o mesmo em dez: o FC Porto, que é de longe a equipa com mais sucesso nesta prova.

    Para encontrarmos a única ocasião em que o Benfica conquistou a Supertaça diante dos dragões temos de recuar até 1985: dessa vez, um único golo de Diamantino Miranda ao longo de duas partidas permitiu à equipa treinada pelo inglês John Mortimore bater os dragões de Artur Jorge e levar o troféu para casa.

    Em todas as outras dez ocasiões, o desfecho foi azul e branco... e já vimos alguns resultados volumosos: a maior diferença foi no célebre 5x0 de 1996, mas também já houve triunfos portistas por 3x0 ou 4x1

    Prova de domínio do Dragão

    Esta é, na verdade, a única competição em que o FC Porto soma mais troféus do que qualquer dos rivais, mas é também a competição em que o domínio a nível histórico é mais avassalador: são já 21 troféus no museu do FC Porto, mais do que todos os outros vencedores... juntos.

    Domingos e Hélder na Supertaça de 1994 ©Getty / PASCAL PAVANI

    Benfica e Sporting conquistaram a competição por oito vezes cada um, havendo apenas mais duas equipas que levantaram este troféu: o Boavista, que o venceu por três vezes, e o Vitória SC, vencedor por uma vez.

    De resto, há onze equipas que já disputaram a competição mas não a conseguiram vencer, com principal destaque para o SC Braga, que já esteve na decisão por três vezes, seguindo-se o Vitória FC (duas vezes finalista vencido). Com uma participação e sem qualquer título há Belenenses, Estrela da Amadora, Beira-Mar, Leixões, União de Leiria, Paços de Ferreira, Académica, Rio Ave e Desportivo das Aves.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    BENFICA

    Fotografias

    Supertaça Cândido de Oliveira: FC Porto x SL Benfica
    Supertaça Cândido de Oliveira: FC Porto x SL Benfica

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Menteportista
    2020-12-23 11h20m por MisticaEncarnada
    Mas eu pico alguém? :D
    malaxeira
    2020-12-23 11h20m por MisticaEncarnada
    Eu não sigo ninguém, sigo o meu clube. Até nem gosto do presidente do meu clube.
    Aquilo que acho contraditório é dizerem que o Varandas está a fazer tudo por tudo para prejudicar o Sporting e até já sobre o Amorim disseram isso (não estou a dizer que foste tu em relação ao Amorim) mas vamos a ver os resultados. . . onde é que o Sporting está a ser prejudicado pelo Rúben Amorim ou pelo Varandas? Se lá estivesse o Sá Pinto ou o Peseiro, se calhar até estavam em 4⁰ lugar nesta al...ler comentário completo »
    malaxeira
    2020-12-22 18h55m por DabidBTV
    Gosto como no espaço de 2 comentários consegues contradizer-te a ti próprio! Tiro-te o chapéu para essa magnifica proeza!
    (Btw, antes que venhas com discurso a espumar da boca, não sou nem apoiante do Varandas nem do Brunalgas)
    Heimdallr
    2020-12-22 18h50m por Gadoxe
    Essa criatura provavelmente nem é do Sporting. Acham mesmo que quem diz que "Benfica e o Porto são duas das equipas que pior jogam em Portugal" pode ser levado a sério?
    Mas se és do Sporting por favor faz me um favor e enterra te. Atrasados que só sabem ser anti-algo e vir cuspir odio aos outros clubes nao fazem falta nenhuma ao Sporting. . . Ou ao mundo

    Quanto ao jogo vou ver com atenção e espero que seja uma boa partida, que ganhe o melhor em campo amanhã (clichê mas ...ler comentário completo »
    Supertaça
    2020-12-22 18h16m por CreedEinsteinBratton
    É o troféu menos importante vá. Jogar nesta altura ainda menos sentido faz.

    Lado positivo: não deixa de ser um clássico que suscita sempre maior interesse.

    Prognóstico: FC Porto mostrará a sua superioridade. Não vou estar a prever resultados muito desequilibrados nem nada que se pareça mas acho que, dadas as características, mentalidade e nível de jogo de ambas, o FC Porto parte claramente à frente.
    KA
    Aposto em Grande jogo
    2020-12-22 16h57m por KATUNGUELAS
    A expectativa 'e que seja um grande jogo e sem casos dos homens do apito, e que ganhe o melhor, nenhum dos dois esta grande coisa, mas o Porto e' mais equilibrado neste momento.
    Roberto
    2020-12-22 14h58m por LelloMarmello
    na imagem . . . que redes!!!
    Espero
    2020-12-22 14h45m por kavujr
    Que seja um grande jogo de futebol a moda inglesa. . . ou alema. . . . tudo menos a moda portuguesa xD

    Mas a serio, que ganhe a melhor equipa e que nos deiam alegria que o futebol e.
    . . .
    2020-12-22 14h43m por carlosfcpfan
    Ver o número de títulos oficiais ainda me deixa com mais asco em relação à Carica Cup lol
    NU
    Taça de Portugal
    2020-12-22 14h33m por NunoLopesI
    Já na Taça de Portugal é um domínio e superioridade do Benfica ainda maior !
    Superioridade FCP. . .
    2020-12-22 14h14m por AcaroInformatico
    É uma superioridade cimentada nos grandes anos 90 e principio de século. . . em que o FCP dominava a seu belo prazer o futebol português e coincidiu com o inicio desta competição (anos 80). Algo semelhante com o que aconteceu com a taça da carica em que o principal vencedor é o SLB, coincidindo com o domínio do SLB na última década (apesar do 5 a 5 em títulos nacionais).

    Resumindo tudo isto. . .
    Títulos do FCP, mérito do FCP pela sua entrega, força querer, vontade, ...ler comentário completo »
    malaxeira
    2020-12-22 14h01m por MisticaEncarnada
    Eu diria mais, o Rúben Amorim está infiltrado no Sporting para vencer os primeiros jogos da liga só para motivar o Benfica e o Porto a vencer jogos porque, caso contrário, o Benfica e o Porto estariam ambos a lutar pela permanência. E quando jogarem com o Benfica o plano é darem tudo para ninguém desconfiar dos planos maléficos do Varandas e do Rúben Amorim mas marcarem 4 autogolos e perderem o jogo por 4-3.
    Depois a liderança ficará dividida entre Benfica e Porto e o Varandas vai r...ler comentário completo »
    HeinDallr
    2020-12-22 13h47m por DepoisPago
    Tambem tenho esse sentimento ao ler os teus comentarios rir todo o dia ahahah
    RMCA1994
    2020-12-22 13h37m por Heimdallr
    Estás enganado a meu respeito. Eu não escrevo o que escrevo porque o Sporting vai em primeiro lugar, eu escrevo o que escrevo, porque é a minha opinião, gostem mais ou menos, concordem mais ou menos, isso para mim é-me indiferente. Não preciso de agradar aos outros, não sinto a necessidade de receber elogios. Enfim. . . Não sou uma pessoa falsa.

    Nunca disse - escrevi - que o Sporting ia ser campeão. Nunca disse - escrevi - que o Sporting era melhor do que os outros. ...ler comentário completo »
    MA
    Heimdallr
    2020-12-22 12h58m por malaxeira
    Anda aqui este c*nalha a mandar bocas e a mandar farpas quando ele próprio tem no clube imensos problemas para resolver. O SCP é um clube que não tem tido identidade nos últimos anos, a não ser na era BDC, em que admito que o SCP era um adversário que estava a crescer porque estava de novo a ganhar identidade. Depois entram o Cintra e o Varandas em cena, e destroem um projecto que estava a dar alguma identidade ao clube. O Varandas, basta perceber, faz parte da elite do sistema, esteve ...ler comentário completo »
    Heimdallr
    2020-12-22 12h06m por RMCA1994
    Cada um faz o que quer e escreve o que quer acho que não estas a pensar bem, mas tudo bem respeito.
    Lembra-te de uma coisa, mesmo a jogar o futebol medíocre que tu queres fazer as pessoas "acreditarem" o Benfica esta a dois pontos do nosso Sporting e o Porto a 4, em 1 jornada tudo pode mudar, o nosso Sporting joga muito bem é verdade, mas em resultados isso não está assim tão vincado senão não estaríamos apenas a 2 pontos de um e a 4 de outro.
    (e antes que fales de arbitrage...ler comentário completo »
    RMCA1994
    2020-12-22 11h59m por Heimdallr
    Cada um faz o que entender. Por mim os rivais podem "meter nojo" na notícia que quiserem. A mim não me incomoda, porque não levo o futebol tão a sério como algumas pessoas.

    Para além disso não escrevi nenhuma mentira. Benfica e FC Porto jogam pouco muito pouco, tendo em conta que um deles é o campeão nacional e o outro investiu 100 milhões. Com tudo o que se tem passado este ano não fico nada admirado se o jogo for fraco, conhecendo o futebol português como conheço no fin...ler comentário completo »
    Heimdallr
    2020-12-22 11h47m por A_MAIS_IMPORTANCIA
    Epá , como a equipa que eu apoio joga na AF Porto divisão de elite II , eu não me importava de ver o Sporting campeão , era bonito . . . mas se vocês só estão a passar o Natal e já ninguém aguenta o ego dos Sportinguistas , imagino se forem campeões , agora tenho lhe medo .
    Heimdallr / Supertaça
    2020-12-22 11h39m por RMCA1994
    Acho que não ganhas nada em vir para aqui mandar postas de pescada, dares a tua opinião sobre o jogo é uma coisa vir "provocar" os rivais é outra, ainda por cima numa noticia que não envolve em nada o nosso Sporting, depois tu, eu, e todos os Sportinguistas ficamos chateados quando os rivais vão para as noticias do nosso Sporting também meter "nojo".
    Quanto ao jogo tenho acompanhado tanto uma equipa como outra, e penso que o Porto esta a jogar melhor futebol que o Benfica e que est...ler comentário completo »
    😴
    2020-12-22 10h56m por Heimdallr
    Este vai ser o jogo mais desinteressante do ano. Um jogo entre duas equipas que pior jogam em Portugal. Felizmente que há outras coisas para nos entreter: tenho a certeza que muita gente vai estar bem atenta ao árbitro. É importante saber quem foi o mais prejudicado neste jogo - vai depender do resultado. Mas o mais espetacular vão ser os bancos, de um lado vai estar JJ a liderar uma equipa de 100 milhões mas que não joga o triplo, do outro lado vai estar SC o senhor frontal a insultar tud...ler comentário completo »
    jogos históricos
    U Quarta, 23 Dezembro 2020 - 20:45
    Estádio Municipal de Aveiro
    Hugo Miguel
    2-0
    Sérgio Oliveira 25' (g.p.)
    Luis Díaz 90'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto de um podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AS
    ASNL 24-04-2024, 12:54
    OJaime_Pacheco 24-04-2024, 12:48
    Sir_jaof 24-04-2024, 12:42
    SN
    SnapYoda 24-04-2024, 12:40
    AL
    AlbertoSerafim 24-04-2024, 12:38
    Ispeaksempolemicas 24-04-2024, 12:24
    ZY
    zyxw4321 24-04-2024, 12:20
    Ispeaksempolemicas 24-04-2024, 12:20
    marconeves559 24-04-2024, 12:12
    fcpinvicta 24-04-2024, 12:11
    joaoboas 24-04-2024, 12:10
    Triper 24-04-2024, 11:56
    ZY
    zyxw4321 24-04-2024, 11:51
    Tobin 24-04-2024, 11:50
    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 11:42
    Echelon77 24-04-2024, 11:41