placardpt
      X
      Vitória sobre o Nacional antes da Supertaça

      Dragão competente, Benfica em mente

      2020/12/20 21:54
      Duarte Monteiro

      Para os mais precipitados, a explicação. O título não insinua que o FC Porto olhou o Nacional com a cabeça a pensar no Benfica. O jogo, esse sim, foi dando essa margem para o dragão se gerir; e dentro dessa gestão, há o jogo seguinte, que diz o calendário é com o eterno rival. 

      Há, claro, também um olhar às opções. Manafá, por exemplo, totalista na Liga até este domingo, sentou-se ao lado de Sérgio Conceição no banco de suplentes. Gestão? Talvez. Grujic, cada vez mais influente nos últimos tempos, também descansou, tal como na Taça da Liga. Mas mais importante do que tudo isto, foi o jogo e aquilo que ele deu. Nomeadamente, um 2x0 ao intervalo.

      Taremi, o desbloqueador de penáltis

      Elogio ao Nacional, antes de mais. Luís Freire tem uma filosofia de jogo e não abdica dela. A bola é para rolar junto à relva e de pé para pé, mesmo que isso custe um lugar desconfortável na classificação. O problema são os riscos inerentes a essa identidade, especialmente quando pela frente há um "tubarão" neste mar do futebol português. 

      E desses riscos resultam erros. O primeiro, aos 20 minutos. Pedrão não foi inteligente na abordagem sobre Taremi e não havia outra castigo que não o da grande penalidade que Sérgio Oliveira converteu. E quem tem Taremi, assim diz a estatística, tem um «tanque» capaz de provocar castigos máximos. Em 2019/20 foram oito penáltis ganhos pelo Rio Ave; esta época já leva dois. 

      O golo deu no seguinte: o FC Porto baixou o ritmo e esperou pacientemente por outro momento oportuno. Aconteceu perto do intervalo, quando Alhassan juntou novo erro que custou caro aos madeirenses. O corte defeituoso acabou com a bola em Taremi, que entregou a Marega; o maliano fez o resto e o FC Porto ia para o descanso com um 2x0. 

      Oliveira, os números - e a atitude - que não mentem

      Sérgio Oliveira fez o sétimo golo da época ©Vítor Parente / Kapta+

      O jogo foi daqueles sem lustre, sem um - ou vários - intérpretes a espalhar grande brilho no relvado do Dragão. Foi, em língua inglesa, another day at the office para a maioria dos jogadores do FC Porto.

      Assim foi para Sérgio Oliveira, por exemplo. Talvez o mais destacado dos funcionários futebolísticos dos dragões. O golo deu-lhe, desde já, um novo marco na carreira: é a melhor na Liga na contabilidade da faturação. Mas é um líder, sobretudo. E viu-se esse pulso na segunda parte, quando a equipa baixou ainda mais os níveis de intensidade, abrindo espaço, aqui e ali, a algum desleixo. Sérgio não gostou e chamou à atenção. 

      Isto aconteceu porque o Nacional tinha mais bola (dentro da filosofia que defende), ainda que Marchesín tenha tido uma noite descansada. O FC Porto geria (porque a seguir vem o Benfica, lá está, e a disputa de um título), mas era preciso fazê-lo com mais bola. E assim foi, depois do "berro" de Sérgio Oliveira. Perigo é que nem vê-lo na segunda parte. Ponto final.

      U Domingo, 20 Dezembro 2020 - 20:00
      Estádio do Dragão
      Manuel Oliveira
      2-0
      Sérgio Oliveira 21' (g.p.)
      Moussa Marega 39'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 10
      VIDEOS
      Lances Capitais
      21´
      GOLO FC Porto
      Sérgio Oliveira marca de grande penalidade!
      Sérgio Oliveira marca o seu 5º golo na prova (10 jogos)
      39´
      GOLO FC Porto!
      Moussa Marega marca
      Moussa Marega marca o seu 5º golo na prova (10 jogos)
      A Chave

      Minuto 20. O FC Porto controlava mas sem perigo, até que Pedrão derrubou Taremi na área do Nacional. Penálti e golo de Sérgio Oliveira, que colocou os dragões em vantagem. 

      O Árbitro

      Uma exibição que teve tudo para ser tranquila, não fosse a génese do segundo golo do FC Porto. Diogo Leite entrou de forma mais ríspida sobre Riascos e o lance terminou com o tento de Marega. Manuel Oliveira e o VAR validaram, embora o lance seja, no mínimo, discutível.

      O Melhor
      Identidade do Nacional

      Há limitações evidentes e o comportamento defensivo é periclitante. Mas mérito à coragem e à convicção. O jogo era no Dragão, mas Luís Freire mandou a sua equipa ter a bola nos pés sempre que podia. E isso, independentemente da crueldade do resultado e dos pontos, é sempre de louvar.

      O Pior
      Segunda parte

      Sinceramente, é daquelas noites de trabalho que não deixam saudades. Chovia, estava frio e os segundos 45 minutos foram um bocejo contínuo, sem perigo nem momentos de rasgo. Pouco mais há a acrescentar.

      Forma
      FC Porto
      2020/2021
      18J
      13V
      2E
      3D
      39-18G
      Nacional
      2020/2021
      10J
      3V
      4E
      3D
      12-13G
      Sabia que...by playmaker stats
      7.ª vitória consecutiva do FC Porto frente ao Nacional
      4.ª vitória consecutiva do FC Porto na Liga

      Fotografias(25)

      Liga NOS: FC Porto x Nacional
      Liga NOS: FC Porto x Nacional
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      NACIONAL
      Comentários (46)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Quanto à supertaça
      2020-12-21 13h55m por da_ni82
      São 90 minutos, e nesse tempo tudo pode acontecer. Não há favoritos, muito menos para haver resultados desnivelados. Pode acontecer, (tudo pode acontecer) mas tanto pode ganhar o Porto como o Benfica. Ter confiança na vitória é legítimo, afirmar que partimos com grande favoritismo é presunção, seja de que clube for.
      SCP_SUPPORTER
      2020-12-21 13h47m por da_ni82
      Se o lance do Coates não dá vermelho directo e no mínimo 3 a 5 jogos suspenso, nada é agressão.
      AJCompsHD2
      2020-12-21 12h29m por ReturnoftheEagle
      Não acho que seja arrogância. Talvez seja um pouco de confiança a mais, mas arrogância já é outra coisa. O 'problema' é que se fosse um benfiquista a dizer o contrário, já tinham aparecido aqui seis portistas a chamá-lo, justamente, de 'arrogante', 'típico fanfarrão do sul', 'lampião bronco', etc.
      ZE
      TAREMI, o desbloqueador de Penaltys!
      2020-12-21 12h18m por Ze_Marnoto
      Zerozero, com um título destes vcs correm com os andrades todos.
      Mas verdade seja dita, foi pra isso que ele foi contratado, não há cavador de penaltys como o Taremi na 1ª liga.
      O Carlos Carvalhal que o diga, já lhe está a fazer muita falta!!
      HA
      Reforços
      2020-12-21 12h16m por Halibut
      Acho que o Porto devia ter em conta e atenção a dois jogadores que estão perto de ficar livres,

      Montiel e Santos Borre, ambos do River.

      Uma boa proposta podia garantir desde já estes dois jogadores de qualidade já em Janeiro, Marega não querendo renovar saia já ou então o Toni. . .

      Na defesa Carraça saia emprestado e ficávamos com Zaidu, Nanu, Manafa (direita e esquerda), Montiel

      Na frente, Taremi, Evanilson, Marega ou Toni,...ler comentário completo »
      AJ
      Supertaça
      2020-12-21 11h31m por AJcompsHD2
      Não querendo parecer arrogante, acho que o Porto vai dar uma lição ao Benfica na quarta feira. É certo que um clássico é sempre um jogo de tripla, mas se há coisa em que o Porto é 100x mais forte do que o Benfica, é nos confrontos com equipas grandes e em jogos de grande exigência.
      HA
      EgoFragil
      2020-12-21 11h31m por Halibut
      Nanu não é melhor nem pior, é mais do mesmo. . . O Porto precisava era de um lateral direito à séria como já não temos algum tempo.
      AJ
      *
      2020-12-21 11h27m por AJcompsHD2
      Não podemos levar a sério
      AJ
      Portistas
      2020-12-21 11h27m por AJcompsHD2
      O melhor remédio é ignorar estes batatas que vêm para aqui espalhar veneno. Não podemos levar os adeptos de um certo clube que nem disputa competições europeias e que já não ganha um campeonato desde 2001. Temos que lhes dar a mesma importância que damos ás equipas mais pequenas.
      SCP_SUPPORTER
      2020-12-21 11h27m por Dragunners
      E o Coates? Gostaria de saber o que pensas daquele lance se for possível.
      SCP_SUPPORTER
      2020-12-21 11h17m por zlatan_21
      Ah ok. Mas nem sempre o que vem nos jornais está correto.
      Para mim, também há penalty sobre o Taremi, talvez outro árbitro não marcasse e não seria, de todo, nenhum escândalo, tal como não foi nenhum nenhum escandalo a não marcação da possível falta sobre o João Mário em Famalicão. Lá está, vai sempre do critério de cada árbitro.

      Quanto ao Gilberto ontem, para mim, e enquanto benfiquista, é vermelho. Teve sorte que o árbitro é dos mais fracos que temos e só lhe deu amarelo.
      Pormenortatico
      2020-12-21 11h01m por da_ni82
      Claro que somos considerados ilegais. Porque este povinho medíocre desvaloriza tudo que fazemos. Porque as pessoas que mandam neste país esconde tudo o que se passa nos clubes da capital e ataca ferozmente o Porto, mas para mal dos vossos pecados o "clube regional" continua a mostrar cá dentro e lá fora quem é verdadeiramente grande.
      Porque vocês gostam muito de falar no apito dourado, mas o que se esquecem é que o Howard King falou que houveram dois clubes a lhe oferecerem regalias ...ler comentário completo »
      HA
      Jogo
      2020-12-21 10h53m por Halibut
      Não foi uma grande exibição mas fomos superiores e ganhámos.

      Diogo Leite se continuar a jogar bem mais vale não vender já, quanto ao Nanu é mais do mesmo, é outro Manafa.

      Na frente já na altura disse, não entendo a contratação do Toni, não o acho jogador para o Porto e vamos lá ver o que Evanilson vai dar, porque até agora não vi nada de especial. . .

      De todos os reforços tenho gostado do Taremi que é um ponta de lança bastante útil e Grujic ...ler comentário completo »
      Vale tudo
      2020-12-21 10h39m por ReturnoftheEagle
      “ e um penalty contra por marcar. ”
      Onde? Onde é que há um pênalti por marcar contra o Benfica? Houve um lance de dúvida dentro da área em todo o jogo, e foi na área do Gil. O único erro do árbitro em todo o jogo foi não ter dado ao Leautey um cartão da mesma cor que Gilberto (amarelo, que se adequou perfeitamente; nunca aquilo é expulsão). Percebo que seja preciso desviar as atenções de certas coisas que aconteceram, mas não é por isso que vou permitir que se espalhem mentiras (porque não passam disso) sobre o Benfica.
      SCP_SUPPORTER
      2020-12-21 10h38m por zlatan_21
      Concordo ao falares da expulsão do Gilberto ( esperando eu que, não te esqueças do que fez o Coates frente ao Farense ) mas falas em penalty?
      Não me digas que consideras falta do Seferović?
      Heimdallr
      2020-12-21 10h23m por da_ni82
      O Coates não "podia" ter sido expulso, "devia" ter sido expulso. Se há lance que não deixa dúvida é esse.

      Quanto ao penalti assinalado a favor do Porto, eu pessoalmente não gosto de lances assim, há contacto, é evidente, mas o jogador tira claramente partido. Aceito a decisão, o jogador do nacional só acerta no Taremi, por ai aceito a decisão.
      Da_ni82
      2020-12-21 09h57m por Heimdallr
      Um erro no jogo do Sporting faz com que o FC Porto não tenha sido beneficiado neste jogo?

      Eu acho que não. Acho que não. . .

      Mas se queres mesmo saber: não, na minha opinião não foi penalti. Não ganho nada em dizer que foi penalti, e não perco nada em dizer que não foi penalti. Em relação ao Coates, sim, podia ter sido expulso.

      Os portistas só admitem a falta no segundo golo porque foi o. . . segundo golo, ou seja, já estava em vantagem....ler comentário completo »
      Heimdallr
      2020-12-21 09h47m por da_ni82
      Esqueci-me de uma coisa.
      Vitória com penalti inventado? Enganou-se na notícia, isso era na noticia do seu clube.
      Tribunal unânime. . .
      2020-12-21 09h40m por AcaroInformatico
      Ler a capa do jornal "O Porto", temos na parte dedicada ao FCP algo do género:

      "Tribunal unânime: segundo golo precedido de falta e vermelho por mostrar a Azouni"

      É verdade que o golo foi precedido de falta. . . mas havia um vermelho para compensar, portanto não há ajudas, nem missas, nem padres. . . . havia um vermelho.

      Já na parte dedicada ao SLB pode-se ler:

      "Tribunal unânime: Gilberto ficou por expulsar"

      Gilber...ler comentário completo »
      Heimdallr
      2020-12-21 09h32m por da_ni82
      P. S. o Coates já foi expulso?

      P. P. S. o choro do jogo contra o Porto já acabou?

      P. P. P. S. o choro do jogo contra o Famalicão, onde até nem têm razão absolutamente nenhuma, já acabou?
      Heimdallr
      2020-12-21 09h30m por da_ni82
      Fala o adepto do clube que este fim-de-semana ganhou como ganhou. Ao menos vejo adeptos portistas a admitir que havia falta no lance do segundo golo, já sportinguistas rebolar e rebolar a justificar o penalti.

      Mas depois atacam os outros que querem ganhar a qualquer custo. Eu bem vos vejo como reagem quando são beneficiados. Tudo uma cambada de hipócritas.
      Todo Poderoso FC Porto
      2020-12-21 09h24m por Heimdallr
      Mais um jogo fraquinho. Mais um jogo levado ao colo. Um penalti inventado. Uma falta por marcar no segundo golo. E. . . uma grande injustiça no final do jogo.
      PSVIEW
      2020-12-21 08h40m por Dragunners
      Concordo, mas convém achar esse lateral coisa que o Porto ainda não o fez.
      JS
      Não convém cotrariar pessoas como bamp1
      2020-12-21 08h22m por jsilva77
      Pode ser perigoso . . . Sim . . . Sim . . . Isso e também ficaram para aí uns dois jogadores do FCPorto por expulsar e umas três grandes penalidades a favor do Nacional por assinalar. Num jogo bem disputado em que o Nacional merecia claramente outro resultado pela sua produção ofensiva e o FCPorto quis sempre marcar mais golos . . .

      Quanto ao jogo, o qb do costume para poder somar dois pontos, estes sem qualquer discussão, uma vez que o Nacional não teve capacidade de apro...ler comentário completo »
      curiosidade
      2020-12-21 06h44m por bamp1
      mesmo var do jogo do sporting, so uma coincidencia claro
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      Destaque
      Quem falha a ronda 33
      De partida para a 33ª jornada, olhamos para aqueles que não vão poder estar (castigados, lesionados ou outras razões de impedimento) e para os que ainda são ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Pballantines 14-05-2021, 12:33
      El_Diablo_Red 14-05-2021, 12:32
      FJAFerreira 14-05-2021, 12:31
      JD
      JDABM 14-05-2021, 12:27
      lvr1vsc 14-05-2021, 12:26
      DepoisPago 14-05-2021, 12:23
      atuamaeeumhomem 14-05-2021, 12:23
      atuamaeeumhomem 14-05-2021, 12:18
      FE
      feka 14-05-2021, 12:18
      DepoisPago 14-05-2021, 12:17
      lvr1vsc 14-05-2021, 12:15
      FE
      feka 14-05-2021, 12:15
      DepoisPago 14-05-2021, 12:09
      sexydriver 14-05-2021, 12:09
      afonsofarense2000 14-05-2021, 12:09
      GS
      GSCGrandeamor 14-05-2021, 12:08