placardpt
      FC Porto segue em frente na Taça

      Nem 1x0, nem 4x3, mas deu Porto outra vez

      Por acaso rima, mas não por acaso corresponde à verdade. O FC Porto voltou a ganhar ao Tondela, conseguiu o objetivo principal de seguir em frente na Taça de Portugal, só que este voltou a ser um jogo tremido e com lacunas visíveis nos portistas, quando tinham condições para mais e melhor. Bom comportamento de um Tondela sem grandes armas e que rodou mais de meia equipa, mas que voltou a ameaçar calafrios no fim.

      Resquícios da semana passada

      Para um jogo em que os treinadores mudaram bastante em relação ao último jogo de cada, mas em que o FC Porto se apresentou com semelhanças em relação à linha escolhida por Conceição para o duelo entre ambos no campeonato (pelo meio houve Champions para os portistas), parecia ser com continuidade que o técnico portista queria corrigir as debilidades defensivas que ficaram evidentes nesse jogo contra os beirões (4x3), cuja vitória foi ameaçada com uma bola à trave nos descontos.

      Taremi foi feliz no chão ©Catarina Morais / Kapta +
      Ora, se um optou pela continuidade, Ayestarán apostou em muitas novas peças: sete, para ser mais preciso. E, mesmo com um golo madrugador, com grande dose de felicidade de Taremi (ainda que na conclusão de uma jogada belíssima do coletivo, a sair da pressão contrária), o Tondela não se descoordenou e apostou em saídas semelhantes... com frutos parecidos.

      Agressivo na pressão, variando entre a alta e a mais recuada, a equipa beirã voltou a tentar causar mossa pela velocidade e conseguiu-o, num canto a favor dos portistas que, de repente, se transformou num três-para-um, contra-ataque que, apesar de boa defesa de Diogo Costa pelo meio, tornou a dar em golo.

      Mendes empatou o jogo ©Catarina Morais / Kapta +
      Não se pode dizer que tenha sido um empate surpreendente, mas, com tanto para jogar, também não foi isso que intranquilizou o FC Porto. Ao sabor de Otávio e Corona, a equipa de Conceição apresentou-se dinâmica, bem projetada na frente e com uma dupla de avançados eficaz: depois da felicidade de Taremi, a qualidade de Marega, num remate acrobático após uma boa movimentação do maliano da direita para dentro.

      Falamos apenas de 25 minutos de jogo e um 2x1 que teve muito de eficácia - não houve muito mais oportunidades além disso. E, até final da primeira parte, com um FC Porto mais alerta, a fazer mais faltas que impedissem sustos na retaguarda e a resolver um ou outro problema defensivo, também não se pode dizer que tenha havido mais lances de golo. Houve intenção, sim, embora maior eficácia defensiva do que criação ofensiva.

      Melhorou na segunda. Depois de ser mais ativo pela direita na primeira parte, o conjunto portista reentrou a solicitar a esquerda. Zaidu serviu três vezes Marega em seis minutos (uma delas deu em grande defesa de Trigueira) e, à terceira, ficou no chão - teve de sair.

      Um bocejo no controlo

      Manafá passou da direita para a esquerda ©Catarina Morais / Kapta +
      Sérgio Conceição refez a equipa, com Manafá à esquerda e Corona recuado à direita, e controlou o jogo, frente a um Tondela incapaz de ter as mesmas saídas do primeiro tempo e que demorou muito a mexer - Rafael Barbosa só aos 73 minutos foi para o jogo.

      Sim, saltámos já para esse minuto porque, até lá, quase nada houve de relevante. Era um controlo que parecia seguro, mas que tinha a margem mínima no marcador. Ainda assim, foi também nesse minuto que Conceição mexeu, lançando Baró e João Mário para baixar as linhas e tentar as saídas rápidas, pelo extremo, por Luis Diaz e por Toni Martínez, também entretanto em campo.

      Mas não foi isso que se viu. O Tondela soube estancar essas saídas e criar os seus momentos, o mais alto dos quais por Souley, a falhar de cabeça o empate. Só que, como no campeonato, não foi mais do que uma vitória moral. Na questão do apuramento, deu azul e branco.

      U Domingo, 13 Dezembro 2020 - 18:30
      Estádio do Dragão
      Fábio Veríssimo
      2-1
      Mehdi Taremi 4'
      Moussa Marega 24'
      João Mendes 20'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      Fase4ª Eliminatória
      Lances Capitais
      GOLO FC Porto!
      Mehdi Taremi marca
      Mehdi Taremi marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
      20´
      GOLO CD Tondela!
      João Mendes marca
      João Mendes marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      24´
      GOLO FC Porto!
      Moussa Marega marca
      Moussa Marega marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      A Chave

      A forma como os dragões congelaram o jogo na segunda parte, apesar de perigosa, resultou e deu à equipa de Conceição o passaporte para os oitavos de final.

      O Árbitro

      Arbitragem sem grandes complicações e com nota positiva, apesar de um ou outro percalço.

      O Melhor
      Dupla com golo

      Marega e Taremi pontuaram naquilo que se quer em avançados e, numa altura em que parece estar a solidificar a dupla, nada melhor para Conceição do que ver que ambos os jogadores se alimentam daquilo que mais gostam.

      O Pior
      Incapacidade de matar o jogo

      Duas vezes na frente do marcador, o FC Porto foi mais intenso na primeira parte do que na segunda. O apuramento foi conseguido, mas com bastante sofrimento, que se poderia perceber se a equipa tivesse sido perdulária. Mas não: pouco ou nada criou para evitar passar por algum aperto no fim.

      Forma
      FC Porto
      2020/2021
      16J
      11V
      2E
      3D
      35-16G
      CD Tondela
      2020/2021
      10J
      3V
      2E
      5D
      10-18G
      Sabia que...by playmaker stats
      9.ª vez que Marega marca o golo da vitória do FC Porto
      12.ª vitória consecutiva do FC Porto em casa na Taça de Portugal
      9.º jogo do FC Porto sem perder
      FC Porto nos oitavos de final da Taça pela 4.ª época consecutiva

      Fotografias(30)

      Taça de Portugal: FC Porto x Tondela
      Taça de Portugal: FC Porto x Tondela
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      CD TONDELA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      FC Porto 2-1 Tondela
      2020-12-14 19h19m por PeevesThePoltergeist
      Estamos nos Oitavos de Final da Taça de Portugal!
      SC
      2020-12-14 10h17m por PORTO__INVICTUS
      Ando há 2 meses a "pedir". . .

      _____________Marche___ _________
      COMPRA__Pepe_Mbem ba__Zaidu
      _________Uribe___ Otávio_________
      _Corona____ ______________Díaz_
      _______ Evanilson__Taremi________
      Manafá
      2020-12-14 08h46m por kropotkin
      O Manafá vai ficar na história do FCP ao lado de nomes como João Pinto, Danilo, Ricardo Pereira e Paulo Ferreira. Incrível.
      AJ
      ReturnoftheEagl e
      2020-12-14 00h25m por AJcompsHD2
      Sabes que os laterais direitos das nossas equipas são tão "bons", quando vês um Porro a chegar a Portugal e afirmar-se logo como melhor lateral direito da liga. . . Entre Gilberto e Manafá, venha o diabo e escolha. . .
      AJ
      Rere
      2020-12-14 00h24m por AJcompsHD2
      Em termos de plantel, o Porto dá uma tareia ao Benfica. Em termos de onze, aí eu acho que o Benfica tem uma ligeira vantagem, até porque têm jogadores de grande nivel na frente. Mas se comparares por exemplo a defesa e o meio campo, até acho que o Porto é superior. . Mesmo o guarda redes!
      Digo isto, porque se alguém importante do Porto se lesionar, nós temos sempre uma alternativa que nos vai fazer esquecer essa ausência, mas se alguém importante no Benfica se lesionar, eles fic...ler comentário completo »
      AJ
      Defesa
      2020-12-14 00h20m por AJcompsHD2
      Basta pensar um bocado, caramba!
      Porque razão o Porto tem menos golos sofridos na champions do que no campeonato?
      Fácil, porque na champions o Porto não toma a iniciativa do jogo, ou pelo menos os jogos foram minimamente divididos e o Porto não coloca 5 ou 6 gajos na área cada vez que ataca. . . No campeonato o Porto arrisca muito mais e sempre que perde a bola é um ai jesus. . . Muitas perdas de bola infantis, principalmente do Sérgio Oliveira (eu até gosto dele) e somos semp...ler comentário completo »
      FCP
      2020-12-13 23h15m por JAM79
      Bom jogo até aos 60 minutos, o Tondela a jogar assim vai ter uma época tranquila, Zaidu foi um achado, os 'grandes' tem de deixar de procurar jogadores duvidosos em campeonatos manhosos e meter os olhos no CP que tem muita matéria prima de qualidade.
      Taremi está a ganhar pontos, Diogo Leite está a subir de produção, Manafá está a regredir. . . não gosto pessoalmente do Grujic, acho que dá lenha a mais, gostava de ver o Loum a jogar em vez de um emprestado, Luiz Diaz podia ser tã...ler comentário completo »
      FC Porto
      2020-12-13 23h14m por CreedEinsteinBratton
      É taça. Interessa passar, o resto é secundário. Principalmente dado o congestionamento do calendário.
      jogo
      2020-12-13 22h43m por Dragaoazulebranco
      Jogo fraco e de pouca qualidade, valou a passagem é proxima fase, diogo costa, diogo leite e mbemba foram os unicos que estiveram bem, tudo o resto e esteve mal, até os que entraram entraram mal.
      Esta gente só sabe dizer mal
      2020-12-13 22h28m por Chupak
      Estou contigo Kempes! Isto é uma vergonha! Deviam falar é do Académico de Viseu, que espetou 3 à Académica, isto sim, grande resultado. E ao grande Santa Clara, a vencer no berço da nação. Previsão: este ano o Santa Clara vai à final da taça, no ano do seu centenário, em 2021, que seria mais que merecido! Por isso, quero que o Santa Clara jogue com o Fafe na próxima ronda!
      Esta gente só sabe dizer mal
      2020-12-13 22h19m por Chupak
      Porque o Porto é uma máquina a jogar! Ganha sempre. O resto é treta! Estou desiludido é com o Benfica. Disse que hoje daria 7-0 e só deu cinco, que desilusão!! Claramente a resguardarem-se para a Taça do Pastilhas. São os jogos favoritos do basófias!!! Vão ver ele comer a pastilha com relva e tudo!!
      ReturnoftheEagl e
      2020-12-13 22h03m por LoboDasNeves
      "dizer que o Tondela pontuou mais vezes na Luz que no Dragão não é mentir, mas de certa forma dei a entender que a diferença é maior do que realmente é"
      Acho que era aí onde o Manto queria chegar com o "Cuidado", dava ideia que era uma margem muuito maior.
      MantoApedrejado Banid
      2020-12-13 21h58m por LoboDasNeves
      Acho que é por demais evidente que abrem ou abriam quando estavam lá os Paneiras, petits e pepas. Agora é ela por ela mas não deixa de ser curioso que o Natxo foi dos que deu mais luta na unica época que esteve lá e foi logo despedido.
      manuelfernando2 81
      2020-12-13 21h40m por manuelfernando281
      Agora é esperar como de costume por mais um sorteio amigo.
      CA
      *
      2020-12-13 21h38m por Carago10
      Faltou acrescentar o Mbemba ao Zaidu e Otávio.
      CA
      MantoApedrejado Ban
      2020-12-13 21h37m por Carago10
      Percebo a equipa titular hoje.
      Já tinha aproveitado para rodar na Champions e o próx jogo é para a taça da liga onde podem jogar os suplentes (espero eu que joguem, pq essa taça só devia servir para isso)

      Com excepção de Otávio e Zaidu, os outros tiveram 1 semana para recuperar baterias.
      BR
      Exigente este público
      2020-12-13 21h34m por BRRIC
      Manafá até tem feito um bom trabalho mas como todos tem dias. 2o jogador mais utilizado. . . mas também à esquerda para suprir lesões e expulsões do Zaidu. Considerando que com a saída tão tardia de Alex Telles perspectivava-se uma época complicada estamos a ter bons resultados em série frenética de jogos. Ainda lutamos por tudo. . . incluindo Liga dos Campeões.
      TA
      Carrega manafa
      2020-12-13 21h05m por talequal
      Mais um jogo brilhante, não sabe posicionar, não sabe atacar, não sabe defender e joga sempre, depois tem o caso Nakajima e Fábio viera, não consigo perceber porque raramente jogam, o Fábio viera está de castigo, porque marcou ao olimpiakos e depois nos sub 21, a partir daí raramente joga
      Mais do mesmo
      2020-12-13 20h53m por telmogomes
      Eu nem sei que comentar porque isto está preocupante
      Esta equipe não cria oportunidades de golo quando as pode criar jogadores como Luiz dias e Corona no 1vs1 só complicam um tropeça nele próprio e o outro só joga pó lado e para traz a maior parte das jogadas morrem nestes dois.
      Manafa tem sido uma nulidade seja a defender ou atacar não sabe definir uma jogada mas não e só ele há vários jogadores que falham no último passe
      NOTA: Oleg tem que voltar em janeiro penso que nos temos metade do passe
      Marega??
      2020-12-13 20h43m por Um_portista_qualquer
      O homem ta maluco. Nem eu nem ele sabíamos que conseguia fazer aquilo.
      CA
      Dupla Marega-Taremi
      2020-12-13 20h42m por Carago10
      Acho que funciona bem. Taremi tem bons pezinhos e movimenta-se bem. Marega beneficia muito mais quando tem um jogador ao lado, capaz de arrastar defesas, e acaba por fazer exibições bem mais consistentes.
      HI
      Isto era um Porto-Tondela?!
      2020-12-13 20h39m por Hidetoshi_Nakata7
      Tive que esfregar os olhos porque mais parecia um Rabo Peixe-Camacha!

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga BETCLIC
      com video
      Termina no Estádio de São Luís! Triunfo do SL Benfica por 3-1 no terreno do SC Farense, jogo que encerrou a 30.ª jornada da Liga Betclic. Kokcu marcou aos 16', Belloumi pouco depois empatou, mas ...