placardpt
      Comunicado explica motivos

      MAG do Sporting indefere pedidos de assembleias gerais para readmissão de Bruno de Carvalho e destituição de Varandas

      2020/12/09 23:55
      Redação
      E9

      A Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Sporting, presidida por Rogério Alves, indeferiu «por unanimidade» os pedidos de assembleias gerais que foram apresentados àquele organismo no passado mês de outubro.

      Entre os vários pedidos recebidos pela MAG, constava um apresentado por um grupo de associados, liderado por Rui Mestre, que tinha como objetivo a readmissão do ex-presidente Bruno de Carvalho como sócio e ainda outros relativos à revogação dos mandatos dos atuais órgãos sociais, presididos por Frederico Varandas.

      Relativamente ao primeiro, o organismo liderado por Rogério Alves considerou que esse pedido «viola frontalmente a lei e os Estatutos do Sporting CP» e lembra que «os sócios que sejam objeto de uma pena de expulsão e que pretendam ser reintegrados poderão recorrer ao mecanismo previsto na alínea f) do n.º 1 do artigo 43, e alínea c) do n.º 1 do artigo». No que toca ao segundo caso, a MAG deliberou que «os factos imputados aos visados não constituem justa causa» para que tal aconteça.

      A MAG informa ainda que enviou uma «cópia da deliberação para o Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, Sr. Conselheiro Joaquim Baltasar Pinto, para que possam ser apreciadas as condutas em causa e possa ser tomada posição sobre qualquer outro assunto que o CFD entenda conveniente».

      Leia o comunícado da MAG do Sporting:

      «O Sporting CP vem por este meio informar, relativamente aos pedidos de realização de Assembleias Gerais, o seguinte:

      - No que que se refere ao Requerimento 1, mediante o qual se visaria substituir as deliberações tomadas nas Assembleias Gerais de 15 de Dezembro de 2018 e de 6 de Julho de 2019, que julgaram os recursos interpostos de penas disciplinares aplicadas em 2 de Agosto de 2018 e 26 de Fevereiro de 2019, tudo em termos que aqui se dão por reproduzidos, considera a Mesa de Assembleia Geral (MAG) do Sporting CP o seguinte:

      a) As deliberações tomadas nas Assembleias Gerais de 15 de Dezembro de 2018 e de 6 de Julho de 2019 não foram objecto de qualquer tipo de impugnação e, por isso, se consolidaram na ordem jurídica;

      b) O pedido formulado viola frontalmente a lei e os Estatutos do Sporting CP;

      c) De acordo com os Estatutos do Sporting CP, os Sócios que sejam objecto de uma pena de expulsão e que pretendam ser reintegrados poderão recorrer ao mecanismo previsto na alínea f) do n.º 1 do artigo 43, e alínea c) do n.º 1 do artigo;

      d) O requerimento viola, de forma frontal e flagrante, a lei e os Estatutos do Sporting CP (nos artigos citados) procurando criar um figurino de Assembleia e um mecanismo de substituição de deliberações que não está previsto em diploma algum e que, ao invés, contraria princípios jurídicos basilares mormente o da estabilidade das deliberações;

      e) Ao que acresce o facto de a Assembleia Geral ser requerida para ser realizada em moldes exclusivos das Assembleias Gerais eleitorais, únicas para as quais está prevista a existência de listas e de delegados de listas;

      f) E de ser pedida em violação do disposto na parte final da alínea a) do n.º 1 do artigo 51 dos Estatutos do Sporting CP.

      Relativamente aos pedidos destinados à realização de quatro Assembleias Gerais, respectivamente, mas não forçosamente por esta ordem: revogação dos mandatos do Presidente do Conselho Directivo (CD), à revogação dos mandatos do Presidente do CD do Presidente da MAG e dos restantes membros da MAG, à revogação do mandato do Presidente da MAG e finalmente, à revogação do mandato dos demais elementos da MAG, tudo em termos que aqui se dão por reproduzidos, considera a MAG o seguinte:

      a) Os factos imputados aos visados não constituem justa causa para que se opere a revogação dos respectivos mandatos;

      b) Os pedidos apresentados constituem um abuso de direito, tendo em conta, além do que mais se expôs na fundamentação desta peça, a possibilidade de vir a submeter o Sporting CP e respectivos Sócios, à potencial realização consecutiva de quatro Assembleias Gerais no espaço de 22 dias;

      c) A que acresce o facto de as Assembleias Gerais serem requeridas para serem realizadas em moldes exclusivos das Assembleias Gerais eleitorais, únicas para as quais está prevista e existência de listas e de delegados de listas;

      d) Note-se que, em qualquer caso, nunca as Assembleias Gerais se poderiam realizar nos momentos peticionados, isto é, sexta-feira à noite, sábado ou véspera de feriado, tendo em conta as restrições actualmente impostas pelo estado de emergência.

      Nestes termos e pelos motivos expostos, a MAG em deliberação tomada por unanimidade indefere todos os pedidos de marcação de Assembleias Gerais.

      Informa ainda o Sporting CP que a seu tempo e dado que se imputam aos visados diversas infracções disciplinares e que, nesta deliberação, são abordadas diversas questões relativas à interpretação dos Estatutos do Sporting CP e, além do mais, não sendo o Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting CP visado nos pedidos, a MAG enviou cópia da deliberação para o Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, Sr. Conselheiro Joaquim Baltasar Pinto, para que possam ser apreciadas as condutas em causa e possa ser tomada posição sobre qualquer outro assunto que o CFD entenda conveniente».

      Portugal
      Rogério Alves
      NomeRogério Paulo Castanho Alves
      Nascimento1961-11-20(59 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      FunçãoPresidente Assembleia Geral

      Fotografias(4)

      Comentários (6)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Rogério Alves e Companhia. . .
      2020-12-10 22h25m por PeevesThePoltergeist
      A parede dos ouvidos moucos.
      Heimdallr
      2020-12-10 11h59m por hugo_5
      Faço o mesmo pedido à tua pessoa. Não confundas claques com sócios, apesar que esses elementos podem ser sócios na mesma. Quanto aos pedidos, foram feitos e as assinaturas validadas porque eram SÓCIOS do Sporting porque não existem, em democracia, sócios de primeira e sócios de segunda. . .
      E por acaso também foram os Sócios que chumbaram as contas do Clube por larga margem ainda a pouco tempo. . .
      Sporting
      2020-12-10 11h52m por hugo_5
      Este Rogério Alves tem os dias contados. Nao é ele que decide se há ou não justa causa para as Assembleias mas sim os Sócios e só os Sócios, e para isso tem que convocar as Assembleias Gerais pedidas pelos mesmos. Se "mataram" o anterior presidente com esta arma é legítimo que "morram" de igual forma. Pede-se coerência no mínimo ou isto já é uma ditadura e ninguém avisou?!
      154_Nicks
      2020-12-10 11h01m por Heimdallr
      Não confundas os sócios com as claques. Foram os sócios que decidiram expulsar o ídolo de alguns - Bruno de Carvalho -, foram os sócios que votaram em Frederico Varandas e, serão os sócios a decidir o futuro do clube.
      NA
      Sporting
      2020-12-10 08h49m por NandoTobias
      Em 1º e a fazer uma excelente epoca, já não me lembro de um inicio assim do sporting aos anos, e ainda estão a reclamar do varandas? ele não tem feito um trabalho assim tão mau, n se percebe mesmo o pessoal do sporting
      Ridículos
      2020-12-10 08h32m por Heimdallr
      Mas eles não desistem. Vão continuar a forçar o regresso de Bruno de Carvalho ao Sporting e vão continuar a fazer de tudo para prejudicar a presidência do F. Varandas. Há males que vêm por bem. . . a ausência de público beneficiou e muito a equipa, se houvesse público nos estádios muito dificilmente o Sporting estaria em 1°lugar, seria muito difícil jogar contra o adversário com uma claque a puxar a equipa para baixo. Enquanto esta gente tiver interesses próprios (que nada tem a ver com o Sporting) o futuro do clube continuará em risco.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Taça de Portugal
      com video
      Rio Ave com noite épica
      A análise do treinador do Rio Ave à robusta vitória sobre o Boavista, que colocou os axadrezados na próxima eliminatória da Taça de Portugal
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      moumu 18-10-2021, 03:12
      moumu 18-10-2021, 03:09
      DepoisPago 18-10-2021, 03:09
      moumu 18-10-2021, 03:07
      DepoisPago 18-10-2021, 01:59
      DepoisPago 18-10-2021, 01:52
      The_Kop_End 18-10-2021, 01:16
      yellow_ledbetter 18-10-2021, 00:14
      yellow_ledbetter 18-10-2021, 00:08
      Maxaqueen 18-10-2021, 00:00
      Maxaqueen 17-10-2021, 23:57
      Maxaqueen 17-10-2021, 23:55
      jorge1995martins 17-10-2021, 23:52
      MisticaEncarnada 17-10-2021, 23:38
      Arshavin_Gunner_23 17-10-2021, 23:33
      ReturnoftheEagle 17-10-2021, 23:27