O selecionador nacional reagiu ao sorteio para a qualificação europeia do Mundial de 2022, no Catar, onde Portugal calhou no Grupo A, com a Sérvia, República da Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão. Fernando Santos garantiu que Portugal «entra na competição como candidato a campeão do Mundo».
«Se forem adversários com que jogámos recentemente, conhecemos melhor e isso pode ajudar-nos na análise. No caso das duas que não defrontámos recentemente, a República da Irlanda, não a defrontei enquanto selecionador nacional de Portugal e também o Azerbaijão, são equipas que em termos de análise temos de procurar outros meios para conhecer. Portugal entra nesta competição candidato a campeão do Mundo», começou por explicar o técnico campeão da Europa.
Como adversário mais difícil, Fernando Santos escolheu a Sérvia pelo «plantel e jogadores, que estão nos melhores campeonatos e clubes da Europa». Ainda assim, há uma preocupação com a altura em que defronta os vários adversários.
«Não gostava de as encontrar em situações invernosas. São campos difíceis, com tempo de chuva, neve... isso pode condicionar a qualidade técnica dos jogadores. Também queria que a viagem ao Azerbaijão fosse cedo», admitiu.
Questionado acerca das escolhas, o selecionador defendeu: «A Seleção é aberta, não tem idades, não olha para o BI. Olha para a qualidade dos jogadores e depois escolhe 23. Não é por força do que quer que seja.»