placardpt
      FC Porto está nos «oitavos» da Champions

      Ponto dourado salvo por San Marche

      2020/12/01 21:58
      Duarte Monteiro

      Assunto arrumado para o FC Porto. Os dragões estão nos oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de um empate sem golos na receção ao Manchester City. A noite do Dragão elevou a estatuto de «santo» um novo guarda-redes. Depois de San Iker, Marchesín entrou diretamente nessa linhagem com uma exibição soberba frente aos ingleses. Mas vamos à história.

      Balizas, para que te quero?

      Primeiro, por culpa do City; depois, por mérito do... City. Contraditório? Nem por isso. Que durante mais de meia hora a bola não tenha conhecido o caminho concreto das balizas do Dragão na primeira parte explica-se por dois motivos: a inconsequência inglesa no momento da definição e a boa pressão da equipa de Guardiola sobre os homens do FC Porto.

      O Manchester City circulou, como faz sempre, mas não ter Agüero (lesionado) nem Gabriel Jesus (no banco) roubou-lhes o faro de golo. Por outro lado, o FC Porto sentiu sempre dificuldades em chegar com perigo à baliza de Ederson, porque a primeira zona de pressão dos ingleses fizeram quase sempre bem o seu trabalho, «tirando» do jogo os desequilibradores portistas.

      No deserto de oportunidades que foram os primeiros 30 minutos, o melhor foi mesmo um desvio de Diogo Leite após lançamento de Zaidu; Ederson foi rápido ao chão e evitou males maiores para os visitantes. Aos 32', lance parecido na área contrária, com Marchesín a sacudir um cruzamento de Bernardo Silva e Sterling a travar uma possível recarga de Sérgio Oliveira.

      Zaidu no sítio certo...

      Sem acelerar muito o ritmo, o controlo estava, porém, nos pés do City. E aos 37 minutos podia ter mesmo chegado o desbloqueador do nulo. Sterling ficou com a «sobra» de um canto, fletiu para o meio e só Zaidu salvou o FC Porto da desvantagem. O lateral esquerdo estava onde tinha de estar e sacudiu em cima da linha de golo.

      O remate do inglês deu o mote para uma reta final da primeira parte que conteve em si vários remates, mas todos sem a direção necessária para incomodar as noites de Marchesín e Ederson. A do argentino na baliza do FC Porto, contudo, seria bem menos tranquila na segunda parte.

      Duelo pelos ares no Dragão ©Catarina Morais / Kapta +

      ... e San Marche também

      O trabalho começou a complicar-se aos 58 minutos, quando Sterling lhe apareceu pela frente depois de ganhar um lance aparentemente controlado por Sarr. Isolado perante Marchesín, viu-lhe o golo ser negado por uma excelente «mancha» do argentino. O futebol tricotado do Manchester City estava agora mais objetivo e resultou num lance inacreditável aos 69 minutos.

      Fernandinho teve espaço na esquerda, cruzou para um desvio de Sterling que tirou Marchesín do lance e Rúben Dias, a centímetros da linha de golo, fez um corte involuntário para trás... Ferrán Torres «sacou da bicicleta» mas o guardião portistas já estava novamente a postos e assinou nova defesa sensacional. 

      O jogo era cada vez mais uma espécie de Marchesín contra o mundo. A circulação do City era cada vez mais incontrolável e o perigo cada vez mais real. O próximo a atirar à prova de Marché foi Bernardo Silva e aos 80 minutos nova defesa galática. No prolongamento do lance, Gabriel Jesus (que entretanto entrara) faz golo, mas o VAR tinha as linhas certas para o fora de jogo de Rodri no início da jogada.

      Estava visto. Nada podia bater San Marche e o City aceitou-o. Feitas as contas, o 0x0 selou o apuramento portista e o primeiro lugar do grupo para os britânicos. Até aos «oitavos» basta agora cumprir calendário na ronda final.

      U Terça, 01 Dezembro 2020 - 20:00
      Estádio do Dragão
      Björn Kuipers
      0-0
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseFase de Grupos
      GrupoGrupo C
      VIDEOS
      A Chave

      Minuto 80. A resistência do FC Porto - e de Marchesín - parecia quebrada com o golo de Gabriel Jesus, mas o VAR olhou para o lance e descortinou fora de jogo de Rodri no início do lance. O nulo manteve-se e os dragões seguem em frente na Champions.

      O Árbitro

      O holandês teve alguns lances de difícil análise. No choque entre Ederson e Otávio mandou jogar e o VAR suportou a decisão. No golo de Gabriel Jesus esperou (junto com o auxiliar) a indicação das imagens, acabando por anular o tento do brasileiro. No geral, nota positiva para Kuipers.

      O Melhor
      Augustín Marchesin

      Uma daquelas noites para contar aos filhos e aos netos. No palco maior do futebol de clubes, o internacional argentino fez uma exibição perfeita. Uma mão cheia de defesas (quase) impossíveis seguraram o empate no Estádio do Dragão. Fantástico, Marche.

      O Pior
      Incapacidade ofensiva do FC Porto

      É verdade que o adversário é do melhor que a Europa tem, mas ainda assim houve pouco FC Porto no momento ofensivo. O empate serviu, é certo, mas nunca deu a sensação de que os três pontos podiam cair para o lado português.

      Forma
      FC Porto
      2020/2021
      14J
      9V
      2E
      3D
      29-13G
      Manchester City
      2020/2021
      16J
      10V
      4E
      2D
      30-13G
      Sabia que...by playmaker stats
      FC Porto não sofre golos na Champions há 4 jogos: registo histórico para os portistas na competição
      O Manchester City vence o grupo, enquanto o FC Porto vai terminar o grupo no 2.º lugar
      FC Porto não marcou pela 1.ª vez esta época
      Treinadores do FC Porto que se qualificaram nos grupos da Champions:
      4 Jesualdo Ferreira
      3 SÉRGIO CONCEIÇÃO
      1 Robson, A. Oliveira, F. Santos, Otávio, Mourinho, Fernandez, V. Pereira, Lopetegui, NE
      FC Porto qualificou-se para a fase a eliminar da Champions nas suas 4 últimas presenças na prova
      FC Porto a ultrapassar a fase de grupos da Champions:
      93/94
      96/97
      99/2000
      2001/02
      2003/04
      2004/05
      2006/07
      2007/08
      2008/09
      2009/10
      2012/13
      2014/15
      2016/17
      2017/18
      2018/19
      2020/21
      16.ª vez que o FC Porto passa a fase de grupos da Champions

      Fotografias(36)

      Liga dos Campeões: FC Porto x Man. City
      Liga dos Campeões: FC Porto x Man. City
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      MANCHESTER CITY
      Comentários (108)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      #fcporto
      2020-12-03 18h50m por PeevesThePoltergeist
      Um bem haja aos Campeões Nacionais. Um bem haja aos Vencedores da Taça de Portugal. Um bem haja à única equipa que passa aos 8º's de final da Liga dos Campeões pela 16ª vez. Um bem haja a todos aqueles que levam 29-1 em cantos e que por isso são notícia de abertura de um certo "jornal". Um bem haja também ainda a quem fica chateado pelo o FC Porto ter encarado um jogo defensivo contra uma equipa adversária avaliada em 1 bilião.
      Eles bem tentam, mas há coisas que o dinheiro não compra.
      O FC Porto é de Champions!
      ReturnoftheEagl e
      2020-12-02 17h06m por MisticaEncarnada
      Obrigado. Perguntei isto porque o grupo do Leipzig, United e PSG pode ficar uma grande salganhada e o PSG tem vantagem no confronto directo para com o Leipzig sendo assim. Ou seja, se vencerem por 2 hoje e empatarem o último jogo passam sempre porque independentemente do resultado ficam à frente do United, ou do Leipzig ou dos dois. Mas se hoje empatarem ficam atrás do United mas à frente do Leipzig no confronto direto. Ou seja, caso o PSG empate hoje, ainda assim não tem muitas hipótes...ler comentário completo »
      MisticaEncarnad a
      2020-12-02 16h41m por ReturnoftheEagle
      É isto:
      1. Points in head-to-head matches among tied teams;
      2. Goal difference in head-to-head matches among tied teams;
      3. Goals scored in head-to-head matches among tied teams;
      4. Away goals scored in head-to-head matches among tied teams;
      5. Goal difference in all group matches;
      6. Goals scored in all group matches;
      7. Away goals scored in all group matches;
      8. Wins in all group matches;
      9. Away wins in all group matches;...ler comentário completo »
      slbmeireles
      2020-12-02 15h36m por JAOF
      Nenhum portista desejou a Liga Europa em vez de Liga dos Campeões. . .
      . . . Mas se estamos na 2ª divisão europeia, é para apontar à vitória, não para fazer ainda pior e sair.

      Os portistas querem o FCP na Liga dos Campeões, não que seja eliminado e vá parar à Liga Europa para ter mais oportunidades de ganhar. . .
      . . . O que é diferente de lutar em todas as provas, mesmos uma Liga Europa - desistir de uma competição, mesmo uma 2ª Liga Europeia é que não.
      Apuramentos na fase de grupos
      2020-12-02 15h33m por MisticaEncarnada
      Pessoal, em caso de empate por pontos num grupo quais são os critérios de desempate na Champions? Prevalece o confronto direto ou diferença de golos num caso em que uma equipa vença em casa por 2-1 mas perca fora por 1-0 , por exemplo, o 3-1 e 2-0, etc. . . (se fosse uma eliminatória era eliminada) ?
      Users
      2020-12-02 15h30m por JFreitas90
      Ataquem. . . força, ataquem á vontade.
      A partir de agora então antijogo é o mesmo que tática defensiva.
      Chamem nomes ao Sérgio Conceição e insultem á vontade (Não é que seja grande fã do homem atenção). Durante os ultimos 10, 9, 8 anos em que tivemos um JJ no Benfica, no Sporting e no Benfica de novo, essa falta de humildade e esse hate não existia. . . Podia-se dar bofetadas a jogadores no fim do jogo, podia-se tudo, bazófia e hipocrisia é só agora com o Sérgio Conceição. Tá certo ;)
      São todos uns moralistas agora, Continuem ;)
      zirel
      2020-12-02 15h18m por MisticaEncarnada
      Uma componente muito importante no jogo do Porto e que falta ao Benfica é a capacidade física, o confronto físico. . . os nossos laterais não dão o corpo às balas nem têm corpo para isso, o nosso meio campo idem aspas e na frente o Porto ainda tem Marega, um jogador de elevado porte físico. . .
      Se observarmos bem o Porto tem Zaidu, Manafá, Uribe, Sérgio Oliveira e Mbemba e Sarr e ontem jogaram todos, todos são jogadores com uma componente física muito superior à grande maioria d...ler comentário completo »
      Análise
      2020-12-02 15h06m por zirel
      O Porto está de parabéns pela qualificação. Jogo de sentido único, como seria de esperar. 18-2 em remates e 68%(!) de posse de bola para o City é demonstrativo. Destaco o espírito de sacrifício dos jogadores portistas, correm e defendem como desalmados, mesmo num jogo em que quase nem tocavam na bola.

      O Benfica não é para aqui chamado mas quero falar no Benfica e comparar os estilos de jogo.

      Se fosse o Benfica contra o City, também não tocava na bola mas ia...ler comentário completo »
      MA
      Haddock
      2020-12-02 14h00m por Markes88
      Parece que sim. . . a gente ri e chora infelizmente hehe. . . .
      Markes88
      2020-12-02 13h53m por CapitaoHaddock
      Até deixaram de correr, com medo de deslocar a retina. . .

      LOL
      Para ser respeitado
      2020-12-02 13h46m por ReturnoftheEagle
      É preciso respeitar.
      MA
      Menteportista
      2020-12-02 13h46m por Markes88
      São fases. . . . sabe-se lá se o talhante vê bem. . . . pode ter visto uma mão em vez do rabo. . . .

      O Gabriel do Benfica depois da tal lesão ocular da época passada nunca mais soube fazer um passe de 2 metros, algo que começou por ser excelente e até se indicava para a selecção portuguesa. . . . .

      O Pizzi é outro que também falha passes de 2-3 metros e todos sabemos que ele não vê muito bem, nem ele deve saber como tem autorização para bater as bolas paradas todas. . . . O talhante pode ter esquecido das lentes em casa. . . . .
      Menos azia sff
      2020-12-02 13h39m por champions2004
      Estamos nos oitavos, para fazer lembrar a Europa que Portugal existe. Mais respeito pelo único clube que não envergonha a bandeira nacional nas competições europeias.
      Juntamos o Benfica, o Sporting, o PSG, o City, o Atlético de Madrid e o Tothenham. Estes todos juntos têm um palmarés inferior ao Porto. Percebe-se bem a espuma no canto da boca dos rivais. Respeitem mais e aziem menos.
      Heimdallr
      2020-12-02 11h56m por slbmeireles
      concordo a 100%
      eu ja disse mais que uma vez, qualquer que seja o desporto as equipas tem de entrar em campo para ganhar, nao para nao perder.
      Podia jogar uma equipa da terceira divisao portuguesa contra um Barcelona e eu diria a mesma coisa, se entrou em campo é para ganhar, jogar para nao perder é para os fracos.
      Eu quando jogava futsal na universidade, jogava contra equipas bem melhores, e nunca a minha equipa entrou em campo, a pensar vamos entrar para segurar...ler comentário completo »
      Não deixa de ser impressionante
      2020-12-02 11h44m por Heimdallr
      Como as opiniões mudam. Em pouco tempo vamos ver aqueles que hoje defendem o que o FC Porto fez ontem criticar outras equipas de fazerem o mesmo. O FC Porto ontem não jogou, não quis jogar e ficou feliz por não perder. Eu já vi aqui no - zerozero - as mesmas pessoas criticar e atacar clubes de menor dimensão do futebol português por fazerem exactamente o mesmo que o FC Porto fez no jogo de ontem. Quando o FC Porto jogar contra uma equipa defensiva e não for capaz de vencer - sem anti jogo c...ler comentário completo »
      Lolada total
      2020-12-02 11h32m por MlSTER
      Qual ponto dourado?

      O Porto nem precisava de ponto nenhum para passar de fase.

      Desde o início essa conversa como se sem o ponto fosse impossível passar.

      Fosse o Benfica e a conversa seria outra
      JAOF
      2020-12-02 11h10m por slbmeireles
      Se vamos por essa logica entao o Porto abdicava das 2 Ligas europa que tem por 2 passagens de grupo da champions.
      slbmeireles
      2020-12-02 11h07m por da_ni82
      "ressabiado? tu estas a festejar por ultrapassar fases de grupos"

      Pode ficar descansado que não vamos criar uma taça de cartão a festejar isso. . .
      slbmeireles
      2020-12-02 10h57m por JAOF
      A ver se percebi. . .
      . . . Tu queres que o Benfica desça a 2ª Liga e se recuse a subir a 1ª Liga, pois assim ganharia todas as épocas e teria recorde de Ligas seguidas, todos se lembraram do Rei da 2ª Liga. . .

      . . . Isto seria melhor do que actual panorama, onde FCP tem ganho na 1ª Liga, mais dividida na última década, e o sucesso é incerto, sendo que ninguém se lembra de quem foi 2º.

      Certo!?
      É que a Liga Europa é a 2ª Liga Europeia. . . ...ler comentário completo »
      FC PORTO
      2020-12-02 10h54m por PORTO__INVICTUS
      O maior orgulho do futebol português.
      PO
      A capa do Record é digna de
      2020-12-02 10h47m por PORTOTUGA2
      Se limpar o c#. . .
      A única equipa portuguesa a atingir os oitavos e a capa da ênfase aos berros do JJ. . .
      Que o grupo COFINA destila ódio ao FCP, já sabemos, mas tanto complexo lisboeta, bacoco e badalhaco é que não sabia. . .
      Jornal terceiro mundista!
      SomosPorto1989
      2020-12-02 10h36m por slbmeireles
      La esta respondi isso em baixo, para mim o principal é vencer obviamente, mas estar na final tambem deixa o ser nome marcado na historia mesmo que perca.
      Agora passar fases de grupos chegar as meias ou coisas do genero pouco importa, so do ponto de vista financeiro isso importa. Dou-te um exemplo eu a pouco coloquei ai quantas vezes o Benfica chegou ás quartas, oitavas meias e final. Eu so sabia que tinhamos chegado a 7 finais, o resto tive de pesquisar para saber porque nao fazi...ler comentário completo »
      LAMACHA
      2020-12-02 10h34m por CapitaoHaddock
      Não o acho lento e além do mais é necessário lançar jovens, sobretudo centrais pois a nossa seleção precisa. . . É a posição com menos alternativas
      SO
      slbmeireles
      2020-12-02 10h15m por SomosPorto1989
      Claro que passar os oitavos não dão troféus a menos que se chegue à final e ganhe mas também finais não enchem museus se não forem ganhas e entre ter apenas 2 finais e ter 2 Champions ou ter 7 finais e ter ganho apenas as 2 primeiras claramente prefiro a 1ª opção.
      franscisquinho3 42
      2020-12-02 10h14m por slbmeireles
      para mim taça dos campeoes ou liga dos campeões é a mesma coisa
      formatos diferentes mas para mim é a mesma coisa
      por exemplo agora estao a pensar mudar a estrutura da champions outra vez, apareceu ontem uma noticia sobre isso, então que a historia da atual liga dos campeões tambem vai deixar de existir, é uma competição nova? opa na minha opiniao nao, sao formatos diferentes mas a mesma competição

      Quanto á outra parte, obviamente quantos mais titulos melhor, es...ler comentário completo »
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      moumu 26-10-2021, 03:20
      moumu 26-10-2021, 03:20
      moumu 26-10-2021, 03:17
      moumu 26-10-2021, 03:15
      Aguentazz 26-10-2021, 01:57
      RO
      Rodri_FCP 26-10-2021, 01:54
      Aguentazz 26-10-2021, 01:53
      RO
      Rodri_FCP 26-10-2021, 01:20
      Best1NTheWRLD 26-10-2021, 01:13
      strangeatmosphere 26-10-2021, 01:07
      strangeatmosphere 26-10-2021, 01:04
      redlegion 26-10-2021, 00:51
      yousandro 26-10-2021, 00:51
      redlegion 26-10-2021, 00:43
      Rafa_Nadal 26-10-2021, 00:37
      Aleaotejano 26-10-2021, 00:14