placardpt
    Benfica venceu o Marítimo por 1x2

    Há Esperança depois de tantas tormentas

    2020/11/30 21:05

    Depois de várias resultados negativos, o Benfica voltou às vitórias para a Liga NOS, ao bater o Marítimo por 1x2. Num jogo onde voltou a não convencer, a equipa de Jorge Jesus conseguiu virar o resultado, depois de uma autêntica oferta de Otamendi ter feito os verderubros adiantarem-se no marcador.

    Uma prenda de Natal antecipada

    Rodrigo Pinho voltou a marcar a um grande ©Peter Spark / Kapta+
    A agressividade (no bom sentido) é uma característica que muitos treinadores apreciam nos jogadores e que, muitas vezes, faz a diferença entre duas equipas. Na ilha da Madeira, não foi preciso esperar muito tempo para perceber que havia uma equipa bem mais agressiva (outra vez, no bom sentido) que outra. Nos duelos, nas faltas, nas segundas bolas e naqueles sprints, era o Marítimo que estava por cima e não demorou muito tempo a tirar partido disso.

    E nem foi por estar melhor no jogo, porque aí o Benfica, de uma forma ou de outra, arranjava maneira de chegar à área, mas Rodrigo Pinho acreditou, num daqueles tais sprints que parecem inofensivos, que Otamendi ia errar... e bem. De regresso ao onze três semanas depois, o argentino voltou a fazer das suas - tem um número preocupante de erros individuais na temporada - e ofereceu a bola ao avançado brasileiro, que já sabe bem o que é marcar aos grandes. Com toda a classe, Pinho fez um chapéu a Odysseas para adiantar os homens da casa. Acrescente-se mais um episódio à permeabilidade defensiva do Benfica.

    Erro à parte, até porque isso não pode controlar, Jorge Jesus mostrava-se muito insatisfeito com os seus jogadores. Muitos passes falhados, com Pizzi à cabeça, eram a principal razão. A reação ao golo sofrido foi complicada, os encarnados (a jogar de negro) eram lentos e previsíveis e dependiam muito dos desequilíbrios dos laterais para criar situações de superioridade, mas que tinham pouco efeito.

    Para aumentar a ansiedade do banco benfiquista, o jogo parava constantemente, com sucessivos jogadores dos insulares no chão. A principal paragem foi a de Rodrigo Pinho, que ficou mesmo com o olho em mau estado depois de um choque com Otamendi.

    Apesar de um domínio com pouca consequência, a insistência acabou por dar frutos. Numa das habituais incursões no ataque, Grimaldo combinou com Everton e serviu Pizzi, solto na área, que bateu Charles pela primeira vez. A igualdade ao intervalo justificava-se, pela atitude, de um lado, e pela diferença em qualidade, no outro.

    Marcar e... aguentar

    Mostrar outra face, foi o que devem ter pedido ambos os treinadores ao intervalo. Lito Vidigal deixou de ver a equipa procurar mais do que o aproveitamento do erro e Jorge Jesus, ainda que no empate, teve a sua equipa sem ideias durante grande parte do tempo.

    Jorge Jesus dirigiu-se a Lito com palavras pouco simpáticas ©Peter Spark / Kapta+
    O treinador dos encarnados dificilmente podia esperar um melhor arranque de segunda parte, porque, ainda nem estavam corridos cinco minutos, e já o resultado estava alterado. Seferovic encontrou Cebolinha num movimento interior e o brasileiro, que tem sido criticado pelas recentes exibições, num belo remate, fez o segundo do Benfica. Nota para a falta que origina o golo ter surgido de uma suposta falta de Irmer, quando as repetições mostraram que o infrator foi Gabriel.

    O golo motivou uma reação emotiva dos jogadores e do próprio banco encarnado, porque uma vantagem no resultado não tem sido propriamente habitual por estes lados. No relvado, contudo, a reação não foi replicada, com a partida a transformar-se algo feia. Não só por culpa das águias, que pareciam satisifeitas com o resultado e não arriscavam tanto, mas também porque o adversário pouco conseguia fazer.

    Mexidas de parte a parte, Lito a abdicar do sistema de cinco para tentar outro resultado, mas Jorge Jesus a fazer o oposto e a segurar o resultado. No final, ainda algum aperto para os visitantes, mas o resultado não mais se alterou e o Benfica voltou às vitórias para a Liga.

    U Segunda, 30 Novembro 2020 - 19:00
    Estádio do Marítimo
    Manuel Mota
    1-2
    Rodrigo Pinho 14'
    Pizzi 32'
    Everton 51'
    Estádio do Marítimo
    Lotação10 565
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 8
    Lances Capitais
    14´
    GOLO Marítimo!
    Rodrigo Pinho marca
    Rodrigo Pinho marca o seu 6º golo na prova (8 jogos)
    32´
    GOLO Benfica!
    Pizzi marca
    Pizzi marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
    51´
    GOLO Benfica!
    Everton marca
    Everton marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
    A Chave

    Minuto 32: Depois de algumas dificuldades em chegar com perigo à baliza, uma combinação entre Cebolinha e Grimaldo permite Pizzi receber na área e fazer o empate.

    O Árbitro

    Arbitragem muito negativa de Manuel Mota. Sempre com dificuldade em decidir quando deixar jogar ou marcar, ignorou várias faltas para ambos os lados, com destaque para duas de Otamendi na primeira parte. Assinalou falta ao contrário no livre que precede o segundo golo.

    O Melhor
    Reação perante a adversidade

    O passado recente não era fácil e um erro individual ofereceu um golo numa altura onde até nem era inferior. Ainda assim, o Benfica foi capaz de, numa exibição q.b., conseguir um reviravolta num estádio onde já teve vários pesadelos e voltar às vitórias para não perder a corrida na Liga.

    O Pior
    Continuam a oferecer

    Eram onze golos sofridos em cinco jogos, à partida para esta jornada. Se a consistência defensiva está a demorar a aparecer, ofertas como a que se viu não vão melhorar a situação. Otamendi facilitou quando podia ter simplificado e podia ter custado

    Forma
    Marítimo
    2020/2021
    9J
    3V
    1E
    5D
    12-15G
    Benfica
    2020/2021
    14J
    9V
    2E
    3D
    33-19G
    Sabia que...by playmaker stats
    Após duas derrotas consecutivas, o Benfica regressa aos triunfos na Liga NOS 2020/21 um mês depois.

    Os encarnados igualam o SC Braga no 2.º lugar, estão agora a 4 pontos do líder Sporting.
    Há 5 épocas que o Benfica não marcava dois golos nos Barreiros.

    Em 2015/16, a vitória por 0-2, colocava os encarnados na rota do tricampeonato com Rui Vitória, enquanto isso, Jorge Jesus estava no Sporting (2.º)
    Everton fez o 10.º golo da vitória na carreira, metade deles foram no Campeonato Brasileiro.

    Há 2 anos que não fazia o golo decisivo para conquistar os três pontos num campeonato nacional:
    Fluminense, Brasileirão 2018
    Marítimo, Liga NOS 20/21

    Fotografias(31)

    Liga NOS: Maritimo x Benfica
    Liga NOS: Maritimo x Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARÍTIMO
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FR
    da_ni82
    2020-12-01 20h38m por Fragha
    O português e a capacidade de interpretação não são o teu forte, mas é norma(L), porque o fanatismo e a desonestidade intelectual toldam o raciocínio.
    Eu é que sou um idiota, porque ainda te respondo. . . prometo não voltar a cometer o mesmo erro.
    Como é possível o senhor Manuel Mota. . .
    2020-12-01 18h55m por PeevesThePoltergeist
    . . . Não ver o pisão do Gabriel e marcar falta ao contrário. Como é possível no último lance do jogo marcar uma mão numa recarga de um jogador do Marítimo quando ele não dá mão e podia haver um lance para grande penalidade a favor do Marítimo, isto ninguém vê, só se vê quando é contra o Porto. A palhaçada continua! Saudações!
    FR
    SomosPorto1989
    2020-12-01 17h55m por Fragha
    Por muito que tentem branquear os andores que já tiveram esta época (nem é preciso voltar muito atrás, como vês), comparar o que houve ontem com o que se passou em Paços e contra o Marítimo no Dragão não tem qualificação possível. Querer comparar dois jogos onde a intenção foi roubar descaradamente para beneficiar uma equipa, com um (UM) lance de uma falta a meio-campo, num jogo com dezenas de faltas e outras tantas por assinalar, num jogo onde há um lance de penálti claro que o inenarráve...ler comentário completo »
    SO
    Minnowkr
    2020-12-01 14h29m por SomosPorto1989
    "Recordo só aqui o pontapé do Marega á perna do adversário que, dá penálti para o Porto, o VAR estava a dormir. . . "

    Realmente um grande escândalo e que influência é que esse lance teve no resultado final? É que eu saiba esse lance nem golo deu e o Porto saiu com 0 pontos desse jogo tal como no jogo frente ao Paços, já ontem. . .
    PE
    Lances polémicos
    2020-12-01 12h29m por PeterSundays
    Ambos os lances com os GR não me parecem ser motivo para penalti.

    No lance que dá o segundo golo do Benfica, a haver falta seria de facto favorável ao Marítimo. O árbitro em campo pensou (e tem motivos para isso) que o Gabriel tinha sido rasteirado, quando na verdade o que aconteceu é que o Gabriel ao tentar proteger a bola acaba por pisar o jogador do Marítimo e escorregar (magoando o adversário no processo). Falhou o árbitro, o VAR já não poderia intervir porque o árbitro ...ler comentário completo »
    JJ O mestre
    2020-12-01 10h08m por OLobomau
    Jogo fraco de ambas as partes.
    Gabriel e Pizzi fartaram-se de fazer passes errados e perder bolas como sempre. Até comecei a contar mas perdi-me a meio.
    Gilberto é menos um.
    Otamendi?? Eu sempre disse que era uma contratação desastrosa mas ele continua a surpreender-me. Alguém acredita que se fosse um jovem não era queimado pelo JJ?
    Como é que é possível um treinador experiente como JJ aceitar que um central de 32 anos cometa este tipo de erros? Como é que é ca...ler comentário completo »
    Bater no ceguinho
    2020-12-01 09h48m por matrioska_russa
    Ontem não consegui comentar e hoje não sabia se valia a pena estar aqui a bater no ceguinho. . . mas vou mesmo porque JJ não tem emenda e vai continuar a apostar nessa b€st@ que é o Otamendi. Critiquei muito a sua contratação porque não percebi o investimento, mas nunca imaginei que fosse enterrar em todos os jogos.

    Não interessa se o argentino tem qualidade para 80% do jogo se naqueles 20% tem paragens cerebrais e coloca em risco o jogo com golos oferecidos ou expulsões infan...ler comentário completo »
    Pois
    2020-12-01 09h43m por Heimdallr
    Já ninguém fica surpreendido quando o Benfica ou Porto são beneficiados pela arbitragem, a "guerra" entre portistas e benfiquistas sobre quem é o mais beneficiado (são os 2) é normal. O que não é normal é 1 destes 2 clubes não liderar o campeonato e isso está a deixá-los nervosos.
    *
    2020-12-01 08h55m por ruipatricio
    Gilberto DD
    Benfica
    2020-12-01 08h53m por ruipatricio
    A esperada Vitória.
    Aquele lance do 2o golo deixa dúvidas, parece haver pisão de Gabriel, ao mesmo tempo que há toque do jogador do Marítimo. Pode-se aceitar o pisão do 8 do Benfica e falta para o Marítimo. Se não desse em nada, o lance seria irrelevante.
    Como digo sempre, Vertoghen, que classe. Sozinho não pode jogar, a dupla com Otamendi não lhe dá confiança. Ele está bem, vai a todas. Em Glasgow não largou Morelos, mas sem um bom companheiro ( Veríssimo praticame...ler comentário completo »
    Minnowkr
    2020-12-01 08h13m por PORTO__INVICTUS
    Até Janeiro. . .
    Benfica
    2020-12-01 07h58m por Minnowkr
    Quanto ao jogo, Benfica claramente ainda sem grande confiança e segurança e por isso foi um jogo sofrido, mas pareceu me começar a ver melhorias na equipa, especialmente a nível atacante, e no meio campo. Já se nota o ataque mais solto e a chegar com maior facilidade a zonas de finalização, no meio campo também se viu algumas melhorias. Na defesa é que continua o buraco no lado direito, espero que o Diogo Gonçalves se adapte rápido à posição, pois o Gilberto é péssimo.
    De resto...ler comentário completo »
    Jogo
    2020-12-01 07h48m por Minnowkr
    Acho piada aos portistas que por aqui se queixam. . . o Benfica foi beneficiado diretamente num golo pela primeira vez esta época, por uma falta onde o VAR não pode fazer nada, e em lance corrido é difícil ao árbitro ver. Mas quero relembrar aqui aos azuis, da vergonha que foram as primeiras 6 jornadas, é que aí nem eram lances discutíveis nem faltas de jogadas anteriores aos golos, eram erros claríssimos de árbitros e VAR sempre a favor do mesmo. Recordo só aqui o pontapé do Marega á pe...ler comentário completo »
    Sendo Benfiquista. . .
    2020-12-01 02h33m por dava
    Tortura. . . Tortura minha gente. . . . E porque digo isto?! Esta defesa nao para de falhar! O lado direito. . . caramba. . . assusta. . . os centrais. . . bons nomes, e. . . ?! O Belga. . . lá vai indo. . . Mas epá. . . o Otamendi. . . esperava mt mais!!! São muitos jogos a falhar caramba. . . tem que acordar!!! É encostar para abrir os olhos!!! Que metam o Ferro!! Sei lá!! Médios. . . É tudo a cuspir no Pizzi. . . mas metam o homem a jogar. . . pode jogar mal, seja o que for. ....ler comentário completo »
    Kempes
    2020-12-01 02h26m por luisFilipe791
    Atenção, quem vinha ate em grande velocidade, não muita, mas correu mais, foi o guarda redes, o Cebolinha rematou, e o guarda redes chega perto dele, e atropela o, mas pode rever o lance todo se quiseres
    Kempes
    2020-12-01 02h18m por luisFilipe791
    Foi mais o contrario, foi o guarda redes que foi contra o Cebolinha, alem disso o Cebolinha não vinha em grande velocidade, ele já estava na área do Marítimo, foi um remate de um jogador do Benfica, que ressaltou num jogador do Marítimo e foi ter com o Cebolinha, e o Cebolinha, deu uns passos a frente, preparou o remate, acabou por tocar na bola primeiro, e o guarda redes chega la, e atropela o, mas prontos, podes ir rever o lance, e vês que o Cebolinha já estava dentro da área, e não vinha em grande velocidade
    apsd93
    2020-12-01 02h08m por luisFilipe791
    Se fores ver o lance, o Cebolinha chuta a bola primeiro, e o guarda redes do Marítimo vai ter com ele, e atropela o, e como disseste e bem, foi uma entrada forte, se fosse o lance da mesma forma com outro clube, diria que era penalti na mesma, o jogador chega primeiro, chuta a bola, e o guarda redes a seguir, atropela o jogador adversário, alem disso vou deixar aqui um exemplo, se calhar ate pode nem ser o melhor, mas prontos, um jogo entre o Sporting vs Benfica, em ficou 4-2 pa...ler comentário completo »
    AP
    Luisfilipe/Asco
    2020-12-01 01h48m por apsd93
    Sinceramente é um daqueles lances que se for a nossa equipa vamos sempre dizer que é penalty até entendo isso mas vejamos com olhos de ver
    Como é que o guarda redes não toca na bola se num dos momentos a bola fica presa entre os dois jogadores? Foi um entrada forte foi, mas travando a tentativa de remate/cruzamento antes do contacto entre os 2
    AsCo
    2020-12-01 01h40m por luisFilipe791
    Achas mesmo que alguém aqui, ia dizer que aquele lance sobre o Cebolinha era penalti, só se fosse a favor do clube dessa gente, e na mesma assim, eram capaz de inventar qualquer coisa, só para continuarem a dizer que não era penalti, porque o envolvido aqui continua a ser o Benfica, pior ainda, no dia em que o Porto jogou contra o Marítimo, em que houve um penalti a favor, em que o Marega chuta o pé do adversário, e o arbitro marca penalti a favor do Porto, e teve gente nas redes so...ler comentário completo »
    Lance sobre o Everton
    2020-12-01 01h29m por luisFilipe791
    Claramente penalti, vejam bem as imagens, eu ate já vi uma por trás da baliza, aquilo foi tipo um atropelamento e fuga, vir com as desculpas, de ser dentro da pequena área, se fosse falta sobre o guarda redes, ainda percebia, mas foi o contrario, o guarda redes nem jogou a bola, e atropela o Cebolinha, mas la esta penalti só mesmo aquele, no jogo do Porto contra o Marítimo, em que o Marega chuta o pé do adversário, e o arbitro marca penalti a favor do Porto, o VAR nesse dia estava...ler comentário completo »
    E aos que vêm destilar veneno. . .
    2020-12-01 00h58m por diogomoura983
    . . . Sobre a arbitragem, desde já dizer-vos que até parecia mal serem sempre os mesmos benificiados. É melhor ser assim repartido ou querem mesmo que o Apito Dourado Volte?Não sejam invejosos, aprendam a partilhar.
    Mas a culpa não é dele. . .
    2020-12-01 00h50m por diogomoura983
    . . . É de quem o mete a jogar. Nesse aspecto a culpa tem der ser atribuída TODA a Jorge Jesus. Não foram 1, nem 2 jogos. Tem sido constantemente e não é possível que uma pessoa que diz perceber tanto de futebol, não consiga ver. Sinceramente preferia ver Ferro a enterrar(É um jogador ainda jovem e com margem de progressão)do que este pré-reformado. Quanto ao jogo, mais um sofrível á semelhança do que nos têm habituado.
    Mais uma prendinha. . .
    2020-12-01 00h31m por diogomoura983
    . . . De natal do Otamendi. Temos que dar mérito por ele já andar a distribuir prendinhas desde Agosto. . . Simplesmente Ridículo!Se não é o 008, disfarça bem. Tinha tempo e espaço para conseguir meter a bola no Vlachodimos, mas isso era fácil demais para o craque. Se for tão bom a fazer assistências no ataque como é na defesa, ficávamos com mais uma solução atacante. Foi comprado a preço de avançado mesmo. . .
    FR
    ReturnoftheEagl e
    2020-12-01 00h17m por Fragha
    Responder ao maior cego do ZZ é complicado. Não digas que não te avisaram. . .
    FR
    TheFCPorto
    2020-12-01 00h16m por Fragha
    Vindo de um adepto que tem um treinador "frontal" que insulta, esmurra e cospe em colegas de profissão, não deixa de ter a sua piada o teu comentário.
    Os outros treinadores do Benfica eram uns sonsos, uns bananas, uns yes mans, palavras vossas e de alguns benfiquistos. Quando apanham com alguém que não se deixa comer de cebolada, já não gostam. Nada de novo a oeste de Pecos. . .
    A entrevistadora não tem de dar opiniões, tem de fazer perguntas factuais. A pergunta dela é...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Praia
    Antevisão
    SC Braga vs AFD Torre
    Foi há quase sete meses que a época 2023 teve o seu fim, com a final da Taça de Portugal. Pelo meio houve Mundial, mas a última aparição dos clubes foi mesmo ...