É já esta sexta-feira que a seleção nacional portuguesa defronta, pela primeira vez, a seleção da Escócia nesta fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2022. A última vez que as duas equipas se encontraram foi no Campeonato da Europa e num jogo que vai ficar, para sempre, na história do futebol feminino português... Agora, é só preciso repetir a fórmula.
A equipa das Quinas é atualmente segunda classificada do Grupo E, com mais um ponto do que as escocesas, e com menos três do que a líder Finlândia. Nesse sentido, e tendo em conta que Portugal ainda vai ter de viajar até à Escócia, este é um jogo que assume especial importância nas contas lusas, apesar de Francisco Neto não o considerar «decisivo».
Na teoria, a seleção escocesa vai entrar em campo com uma ligeira vantagem. A equipa do Reino Unido ocupa atualmente o 21º lugar no Ranking FIFA, 11 lugares acima de Portugal. Além disso, conta ainda com várias jogadoras de referência na Liga Inglesa.
Se olharmos para os confrontos entre as duas equipas, o registo também não é muito favorável. Ainda assim, o histórico mais recente deixa a equipa portuguesa mais tranquila. Em 11 jogos, as escocesas venceram por cinco vezes, empataram três e a vitória pendeu para Portugal em três ocasiões...e uma delas foi histórica.
Pois, foi precisamente contra a seleção da Escócia que Portugal conquistou a sua primeira (e única) vitória numa fase final do Campeonato da Europa (2x1), em 2017. Recorde-se que essa foi, até ao momento, a única participação da equipa das Quinas num Europeu.
Assim, e ainda que os prognósticos sejam feitos só no final do jogo, espera-se um encontro muito equilibrado e que vai exigir muito da equipa orientada por Francisco Neto, que já trabalha na Cidade do Futebol desde a passada segunda-feira.
Em caso de vitória, Portugal aumenta a vantagem para o terceiro lugar e pode igualar a líder Finlândia, que tem mais um jogo e 13 pontos conquistados. Por outro lado, em caso de derrota, o apuramento não fica comprometido, mas a tarefa fica mais complicada para a equipa lusa, que ainda tem duas deslocações marcadas para a Escócia e Finlândia.
Por tudo isto, e tendo em conta que se trata de um jogo especialmente importante para as contas do apuramento, o zerozero apresenta-lhe agora o onze provável para o encontro desta sexta-feira, no Estádio do Restelo: Patrícia Morais, Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Alícia Correia, Dolores Silva, Tatiana Pinto, Cláudia Neto, Vanessa Marques, Andreia Norton e Diana Silva.
1-0 | ||
Ana Borges 69' |