O Observatório de Futebol CIES apresentou um relatório onde apresenta as dez origens estrangeiras mais representadas em todas as 126 ligas de futebol profissional no mundo.
A nível global, «a rota de migração mais frequentada é a que liga o Brasil a Portugal: 141 brasileiros jogam na primeira divisão portuguesa e 106 na segunda. Os outros três canais migratórios principais ligam ligas vizinhas: de Inglaterra para a primeira divisão galesa (100 jogadores), de França para o Luxemburgo (93), bem como da Inglaterra à Liga Escocesa (90)».
Relativamente aos portugueses espalhados nas principais ligas europeias, destaque para Premier League (Inglaterra), em que Portugal ocupa o quarto posto com 23 portugueses em competição, segue-se a La Liga (Espanha) com 14 e por último a Ligue 1 (França) com 13. Em Itália e na Alemanha, o número de portugueses não é suficiente para entrar no top 10.
New @CIES_Football Weekly Post reveals the most represented foreign origins in 1⃣2⃣6⃣ leagues😃French 🇫🇷 are the most numerous in the European big-5; Brazilians 🇧🇷 in the European next-5 & Asia, Argentineans 🇦🇷 in South & North America, full tables https://t.co/o6LjuhWdj6 pic.twitter.com/wPX1yKsNjE
— CIES Football Obs (@CIES_Football) November 23, 2020