betclicpt
      X
      Português é a grande esperança madrilena

      Clássico em Espanha à vista: Félix como antídoto para quebrar maldição com 21 anos?

      2020/11/19 11:34
      Ricardo Lestre*
      E1

      *com Diogo Reigota

      Já há algum tempo que em Espanha deixou de haver o Messi x Ronaldo, que era um pouco como os periódicos espanhóis apelidavam o el clasico entre o Real Madrid e o Barcelona, nos tempos em que o português atuava naquele país. Desde então, o mediatismo não se tem centrado tanto no plano individual, mas sim no coletivo. Porém, se há jogo em que nos poderíamos transportar para essa época, o Atlético de Madrid x Barcelona, que vai jogar-se este sábado, é um deles.

      ©Getty /
      duas ausências que marcam este clássico entre colchoneros e blaugranas, o que também aumenta as expectativas noutras figuras: no Barça, o homem golo que acompanhava Messi neste início de temporada, Ansu Fati, está de fora com uma lesão grave. No Atlético, é precisamente um ex-jogador do Barcelona que falha o jogo devido a estar infetado com covid-19: Luis Suárez. Ele que, segundo o próprio treinador dos colchoneros, tem transformado o jogo ofensivo da equipa e, por consequência, o de João Félix, que leva seis golos nos últimos quatro jogos.

      Vão a jogo duas equipas que têm tido inícios de época parecidos, ambos em crescendo, mas com o Atlético Madrid a ser mais regular e, sobretudo, a nível ofensivo, a crescer imenso nos últimos jogos. Conseguirá o clube da capital vencer os culés 21 jogos (para a liga) depois?

      Do menos para o mais, com o patrocínio de João Félix

      Apesar do melhor resultado da temporada do Atlético ter acontecido na primeira jornada, em termos exibicionais, esta tem sido em crescendo para a turma de Diego Simeone. A nova dupla de ataque tem sido o principal combustível desta metamorfose madrilena, com João Félix a começar a cumprir as expectativas que lhe eram atribuídas: marcou seis golos nos últimos quatro jogos, deixando Espanha a seus pés.

      Sempre muito sólida defensivamente, a equipa de Simeone apenas perdeu um jogo esta época e com grande estrondo, por 0x4, frente ao todo poderoso Bayern de Munique. Ainda antes dessa derrota, os rojiblancos somavam dois empates sem golos no campeonato. Desde então, em cinco jogos, o Atlético venceu quatro, tendo marcado 13 golos no total, mostrando uma melhoria ofensiva assinalável.

      Diego Simeone, antes do jogo com o Lokomotiv, atribuiu esta mudança a Luís Suárez, que considera ter transformado o jogo ofensivo da equipa, pois as suas características permitiam à equipa jogar de uma forma mais ofensiva.

      «Creio que tudo isto está a acontecer devido à presença de Suárez. Temos de receber a bola, com Diego Costa e Morata é diferente, tem outras características e precisam de espaço. Agora procuramos outras soluções. Suárez precisa de gente perto dele, para depois estar onde é mais perigoso. As suas características potenciam o futebol ofensivo. Com Falcao jogávamos de um modo, com Costa de outro e com Suárez temos de nos adaptar a uma nova situação», afirmou Simeone, em conferência de Imprensa.

      ©Atlético de Madrid
      Certo é que todos parecem ter beneficiado desta contratação surpreendente. Tanto Suárez que parece ter reencontrado a alegria em jogar futebol após uma época muito turbulenta na Catalunha, como João Félix, que parece ter outro tipo de apoio em campo com o uruguaio, o que lhe permite também estar mais perto das zonas onde pode fazer a diferença.

      No jogo grande do próximo sábado, o uruguaio vai ficar de fora, o que será um grande teste tanto para João Félix como para o Atlético Madrid. Serão os comandados por Simeone capazes de manter o poder ofensivo sem o uruguaio, que, tal como o timoneiro argentino admitiu, foi a grande razão para tal transformação a nível de golos?

      Do menos para o mais... ou menos

      Como já havíamos mencionado na antevisão para o el clasico, este Barcelona ainda é como que um adolescente rebelde a entrar em fase adulta. Após uma estrondosa derrota com o Real Madrid, surgiu o que há muito se esperava na Catalunha: a demissão do ex-presidente Josep María Bartomeu.

      ©Getty / Chris Ricco
      No dia posterior à saída do antigo dirigente, o Barcelona fez aquela que, certamente, será uma das melhores exibições dos últimos anos. Liderado por Messi e pelo novo craque Ansu Fati (que estará de fora durante muito tempo devido a lesão), o Barça vulgarizou a Juventus, ao mesmo tempo que desperdiçou a oportunidade de alcançar uma goleada histórica, tal foi o desperdício no capítulo da finalização.

      No entanto, «Roma e Pavia não se fizeram num dia», e, repetindo também o que já havíamos dito antes do el clasico, «velhos hábitos não se perdem do dia para a noite», e o Barcelona tem muitos velhos hábitos a perder, sobretudo quando falamos de alguns jogadores que têm muito estatuto no balneário mas, em campo, já não conseguem fazer jus à figura. Os catalães empataram com o Alavés e mostraram que as dores de crescimento não passam assim tão facilmente.

      ©FC Barcelona
      Antes da paragem para as seleções, o Barça conseguiu o pleno na Champions e venceu por 5x2 o Bétis, porém, perdeu uma das maiores estrelas da era Koeman: Ansu Fati. O jovem lesionou-se com gravidade no joelho e vai estar de fora quatro meses, deixando no ar a questão de quem vai acompanhar Messi e Coutinho nos desequilíbrios individuais, até porque Griezmann tem estado muito aquém das expectativas e sob escrutínio apertado por parte da imprensa espanhola. O médio Sérgio Busquets, não tão influente como outrora, também vai falhar o jogo grande da jornada devido a uma lesão no joelho, contraída ao serviço da seleção espanhola.

      Um confronto que favorece os catalães

      Se formos pelos confrontos na Liga Espanhola, é claro como a água. A última vitória dos madrilenos frente aos catalães para a Liga foi em 2009/2010, num jogo em que o Atlético ainda contou com Simão, Tiago e Aguero no onze inicial.

      Desde então, os dois portugueses já acabaram a carreira há vários anos, Aguero já se tornou no melhor marcador da história do City, e o Barcelona venceu 15 vezes o Atlético para a Liga, sobrando 5 empates que ajudam no total de 21 jogos para a liga sem que o clube da capital consiga vencer o rival.

      Porém, quando falamos em provas a eliminar, o Atlético consegue equilibrar um bocadinho as contas. Já eliminou por duas vezes o Barcelona na Liga dos Campeões na última década, para além da vitória na meia final da Supertaça Espanhola em 2019.

      Se o resultado deste jogo já era difícil de prever, mais ainda fica com as ausências fundamentais de cada lado e que podem mesmo transformar a abordagem que cada uma das equipas terá ao encontro. Certo é que ambas precisam de vencer, de forma a não ficarem ainda mais afastadas da liderança.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ATLÉTICO MADRID
      EMPATE
      BARCELONA
      Comentários (0)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      jogos em destaque
      U Sábado, 21 Novembro 2020 - 20:00
      Wanda Metropolitano
      Munuera Montero
      1-0
      Ferreira-Carrasco 45'
      VIDEOS
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Feminino
      Águias discutem acesso à final da Taça da Liga
      Depois da meia-final da Taça de Portugal, relativa à época passada, mas disputada em outubro, o Benfica volta a medir forças com o Famalicão, agora na semifinal da ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      AJ
      AJcompsHD2 26-01-2021, 11:37
      MAREMI 26-01-2021, 11:36
      ReturnoftheEagle 26-01-2021, 11:25
      ReturnoftheEagle 26-01-2021, 11:21
      RMCA1994 26-01-2021, 11:18
      suarez28 26-01-2021, 11:15
      ReturnoftheEagle 26-01-2021, 11:15
      TS
      TSG_Hoffenheim_1899 26-01-2021, 11:14
      ReturnoftheEagle 26-01-2021, 11:08
      Tistan 26-01-2021, 11:00
      ReturnoftheEagle 26-01-2021, 10:57
      LI
      lionpride 26-01-2021, 10:52
      MisticaEncarnada 26-01-2021, 10:49
      Sem_Misericordia 26-01-2021, 10:48
      MisticaEncarnada 26-01-2021, 10:45
      YA
      Yazapeyroteu 26-01-2021, 10:45