placardpt
    Portugal derrota Croácia

    Há Dias em que basta errar menos

    2020/11/17 21:40

    A despedida do ainda detentor do título da Liga das Nações fez-se com o resultado desejado, a vitória, diante de uma Croácia que conseguiu à justa a manutenção na Liga A. Sem grande brilho, a noite no péssimo relvado de Split mostrou uma partida em que erros defensivos - e um erro de arbitragem favorável a Portugal - saltaram mais à vista do que a valia dos avançados.

    Rúben Dias bisou no encontro, apontando os primeiros golos com a camisola das quinas, João Félix marcou também e o bis de Kovacic serviu apenas para segurar a Croácia no primeiro nível da prova, por via dos golos marcados. Os croatas jogaram quase todo o segundo tempo com menos um homem e também por isso a vitória lusa se justifica.

    A equipa de Fernando Santos despede-se desta edição da Liga das Nações com 13 pontos, menos três do que a seleção francesa, representante deste grupo 3 na fase final. A Croácia mantém-se na Liga A, embora com os mesmos três pontos que a Suécia.

    Primeiro a eficácia...

    Fernando Santos tinha prometido alterações no onze, para este jogo que já de valia para Portugal a nível competitivo, e foram cinco as mudanças na equipa inicial em comparação com a derrota frente à seleção francesa. Mário Rui rendeu o lesionado Raphael Guerreiro na defesa, Rúben Semedo assumiu o lugar de Fonte, Nélson Semedo o de Cancelo, Moutinho o de William Carvalho e Diogo Jota o de Bernardo Silva.

    Kovacic apontou dois golos no jogo © MIGUEL RIOPA / Getty Images

    A equipa portuguesa passou uma maior percentagem do primeiro tempo na grande área adversária e procurava aproveitar as debilidades defensivas da seleção croata - com uma defesa muito remendada - lançando bolas pingadas para a grande área ou criando algum perigo em pontapés de canto.

    Sem efeitos concretos, houve uma ameaça de Ronaldo após cruzamento excelente de Mário Rui, um remate forte de Danilo para defesa difícil de Livakovic, um remate fraco de Félix para defesa fácil e mais umas quantas ligeiras ocasiões, por algumas vezes com passes longos de Bruno Fernandes na origem, mas também com influência ofensiva dos laterais Mário Rui e Nélson Semedo.

    Os croatas, com um esquema com muita fluidez no ataque, tinham menos ocasiões claras, mas quando se aproximavam da baliza de Rui Patrício ficavam perto do golo... e num desses poucos lances chegou mesmo o único golo do primeiro tempo. Rúben Semedo falhou num corte, colocando a bola nos pés de Pasalic, que entregou a um demasiado livre Kovacic, que à segunda tentativa conseguiu bater Patrício e apontar o golo que acabaria por levar a Croácia para o intervalo em vantagem.

    ...depois as falhas graves

    O segundo tempo trouxe um agitador Francisco Trincão, por troca com Bruno Fernandes, e logo nos primeiros minutos trouxe ainda uma expulsão do lado croata que abriu as portas à reviravolta: Marko Rog, uma das novidades no onze, carregou sobre Cristiano Ronaldo e viu o segundo amarelo, deixando a equipa lusa em vantagem numérica para o resto da partida.

    O aproveitamento da situação foi célere: logo no livre que se seguiu, Ronaldo bateu para defesa de Livakovic, a bola sobrou para Rúben Semedo e foi para os pés de Rúben Dias, que apontava o seu primeiro golo pela seleção.

    Rúben Dias bisou também no encontro ©Getty / DENIS LOVROVIC

    Pouco depois, Diogo Jota deu um toque com o braço que o árbitro não viu e entregou a partir da esquerda a João Félix, que atirou para consumar a reviravolta em Split.

    Com onze contra dez, Portugal parecia ter tudo para continuar a ampliar a vantagem, mas ainda permitiu um susto: remate a alguma distância de Kovacic, a dar o bis ao médio e o empate à Croácia, que deixaria fugir a oportunidade de pontuar em mais um erro crasso, para não variar.

    Na sequência de um canto, Livakovic embatou num adversário e deixou a bola cair para a finalização de Rúben Dias, que bisava também e selava a despedida tímida mas triunfante da equipa de Fernando Santos.

    U Terça, 17 Novembro 2020 - 19:45
    Poljud
    Michael Oliver
    2-3
    Mateo Kovacic 29' 65'
    Rúben Dias 52' 90'
    João Félix 60'
    Poljud
    Poljud
    Croácia
    Split
    Lotação35 000
    Medidas-
    Inauguração1979
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo 3
    Lances Capitais
    29´
    GOLO Croácia!
    Mateo Kovacic marca
    Mateo Kovacic marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
    52´
    GOLO Portugal!
    Rúben Dias marca
    Rúben Dias marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
    60´
    GOLO Portugal!
    João Félix marca
    João Félix marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
    65´
    GOLO Croácia!
    Mateo Kovacic marca
    Mateo Kovacic marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
    90´
    +1
    GOLO Portugal!
    Rúben Dias marca
    Rúben Dias marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
    A Chave

    Minuto 51: Marko Rog faz uma falta dura sobre Cristiano Ronaldo e vê o segundo amarelo. Em vantagem numérica, Portugal conseguiria a reviravolta e mesmo depois de um susto arrancaria a vitória.

    O Árbitro

    Erro evidente ao validar o segundo golo de Portugal, que teve com o braço de Diogo Jota antes da finalização de Félix. De resto, boa gestão no capítulo disciplinar, nomeadamente na expulsão.

    O Melhor
    Aproveitamento de bolas paradas

    Num jogo sem grande interesse a nível de combinações ofensivas, Portugal conseguiu marcar dois golos de bola parada. Ainda que erros do adversário o tenham facilitado, o aproveitamento destas situações foi positivo, até porque Portugal criou também perigo numa série de pontapés de canto em que não conseguiu faturar.

    O Pior
    Graves erros defensivos

    O relvado não ajudou, mas as falhas defensivas de parte a parte foram claras. Se Rúben Semedo cometeu alguns erros proibidos, todo o setor defensivo (incluindo o guarda-redes) da Croácia falhou muito, levando a um jogo com muitos golos.

    Forma
    Croácia
    2020/2021
    6J
    1V
    0E
    5D
    9-16G
    Portugal
    2020/2021
    6J
    4V
    1E
    1D
    12-4G
    Sabia que...by playmaker stats
    A Croácia perdeu 5 dos 6 jogos realizados nesta edição da Nations League e sofreu um total de 16 golos
    Portugal encerra a participação na Nations League: 6 jogos, 4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 12 golos marcados, 4 sofridos
    Portugal 100% vitorioso frente à Croácia em competições oficiais (4 jogos)
    Portugal continua invicto frente à Croácia: 7 jogos, 6 vitórias, 1 empate
    Apesar da derrota, a Croácia garante a manutenção na Liga A

    Fotografias(11)

    Treino Seleção Nacional - 16 de novembro
    Treino Seleção Nacional - 16 de novembro
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CROÁCIA
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Nations League
    2020-11-18 10h30m por OLobomau
    No geral fizemos uma boa fase de grupos só pecou mesmo na derrota caseira contra a França. Continuamos a mostrar que somos uma equipa de topo apesar de nem sempre jogarmos bem.
    Acho que o grande problema desta selecção é ainda não ter encontrado um sistema para os jogadores que temos. O que vejo são jogadores perdidos sem saberem que espaços ocupar e temos uma frente de ataque que é simplesmente caótica na maneira como aborda o jogo.
    Temos um Ronaldo que constantemente cai nas...ler comentário completo »
    Croácia 2x3 Portugal
    2020-11-18 01h29m por UK-SPORTING10
    Vi apenas os primeiros 45' minutos de jogo e desapontei-me pelo que vi! Não sei como foram os restantes 45' minutos, mas pelo menos houve mais 4 golos que no primeiro tempo, mas pelo que já li, fica uma mais valia a vitória do que a produtividade do encontro.

    SL
    HI
    Tinha previsto
    2020-11-18 00h15m por Hidetoshi_Nakata7
    Um 3x2 para Portugal e assim foi!
    BR
    Fernando Santos
    2020-11-17 23h13m por Briosa_Amor
    Em vez de jogarmos um futebol direto, agressivo, atacante, a asfixiar o adversário jogamos um futebol podre de posse, altamente defensivo, à procura de espaços que é para caso percamos a bola estarem todos os jogadores já minimamente posicionados para defender bem. Ainda se ao menos houvesse capacidade ofensiva e rotinas para que a dupla de ataque marcasse golos. . . mas não há. Enquanto assim for vamos jogar uma m. . . Mas pronto, o que importa é conseguir ganhar o euro.

    YH
    FIFAforever_ret urns2
    2020-11-17 22h37m por Yharnam
    meu deus tu já não vives na mesma realidade que nós, existes no teu plano existencial privado em que tudo o que os outros dizem é completamente irrelevante porque tu tens toda a razão 100% das vezes xD eu ainda sou dos poucos que tento rebentar a tua bolha apesar do pessoal dizer "n vale a pena falar com esse user", vou ter q lhes dar mais ouvidos
    YH
    FIFAforever_ret urns2
    2020-11-17 22h23m por Yharnam
    "Vêm sempre para aqui os mesmos com as frases feitas do costume, e ficam expostos. . . nota se ao longe que nem os jogos veem"

    a ironia desta frase até me queimou, xD não tomes os medicamentos não meu amigo fifa4evah

    mas pronto, tu és o reflexo perfeito dessa primeira frase do teu comoentário. . . tens sempre o mesmo discurso, quando o ronaldo joga bem é porque é o melhor do mundo, quando não joga bem é porque "a bola quase nao lhe chega e quando chega nao ...ler comentário completo »
    MA
    b. fernandes
    2020-11-17 22h23m por marcop2223
    b. fernandes é grande jogador, mas na seleção não há meio de aparecer, pra além da falta de intensidade.
    Jota
    2020-11-17 22h21m por fabion3
    Jota na direita não faz sentido nenhum. .
    Zerozero
    2020-11-17 22h05m por crashbandicoot
    No princípio da notícia diz que "o empate acaba por saber a pouco a Portugal". . .
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.
    Portugal
    2020-11-17 22h04m por Bracara_Avgvsta
    Grande Jogo! Grande Vitoria! Gostei muito de ver o Ronaldo na ala a cruzar para o feliz.
    Enfim, mais um jogo fraco. . Moutinho e Trincão muito bem.
    MA
    Portugal
    2020-11-17 21h54m por Markes88
    O relvado não ajudou, mas dá para perceber porque Portugal é muito melhor com Pepe. . . . seja Fonte ou Semedo. . . . o primeiro o nível máximo de exigência já não aguenta, o segundo, tem falta de qualidade. . . . .

    Foi um jogo que ambas as equipas falharam golos. . . . e nós aproveitámos bem não haver VAR e uma oferta do GR deles. . . . . uma 2parte muito melhor, até adormecerem novamente. . . . e lá ganhámos no fim.

    Creio que está na altura de vermos mais o ...ler comentário completo »
    GS
    Valeu a vitória
    2020-11-17 21h53m por GSCGrandeamor
    Jogo muito fraco de Portugal, muitos erros defensivos, sempre que a Croácia ia a baliza Portugal tremia.
    Rúben Semedo hoje esteve muito mau. Mas não foi só por culpa dele que Portugal tremeu.
    Devíamos ter jogado muito mais, mas valeu pela vitória.
    Agora é tempo de por as ideias no lugar e em 2021 mostrar algo diferente. Senão o Europeu será uma desgraça e a qualificação para o Mundial pode não ser fácil.

    Saudações
    TI
    A defesa
    2020-11-17 21h53m por tink
    Portugal tem muitas e boas opções para os próximos anos em todas as posições, mas sem Pepe o nível e tranquilidade da defesa cai abrutamente. Temos 2 anos para encontrar uma alternativa até ao mundial do Qatar de forma a podermos lutar pelo título. Espero que Ruben Dias continue a crescer e que ajude alguém ao seu lado, tal como Pepe o ajudou.
    Jogo sem interesse
    2020-11-17 21h47m por iSMURF4
    nem valia a pena tanto esforço. . .

    destaco o golo mal validado ao Felix - mao de Jota e tbm do Livakovic ( este GR nao foi aquele que foi sugerido pelo Casillas? [. . . ] ? treme por todos os cantos. )
    Manto
    2020-11-17 21h47m por SCBFAN
    Ya foi isso q quis dizer xD
    Portugal
    2020-11-17 21h45m por SCBFAN
    Jogo sem interesse mas q deu para perceber q o Ruben Semedo é dos jogadores mais subvalorizados q por aí anda. Hj o Ronaldo tmb lhe deu para praticar natação e o resto do ataque tmb esteve bastante apagado.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Basquetebol
    Equipa de Neemias com eliminatória empatada
    A última madrugada contou com mais dois jogos dos play-offs da NBA. Os Boston Celtics de Neemias Queta (não utilizado) receberam os Miami Heat e acabaram derrotados por 101-111.