placardpt
    Portugal está no Europeu sub-21

    Apuramento sem selo de qualidade

    Exibição pobre, resultado suficiente e apuramento consumado. Portugal entrou para o encontro com a seleção de Chipre a precisar apenas de um empate para confirmar o apuramento para o Europeu de sub-21 que se vai realizar em 2021. Se o triunfo foi natural, o sofrimento e a má exibição portuguesa acabou por ser surpreendente.

    Portugal com nota suficiente

    Rui Jorge tinha avisado os jogadores portugueses para a necessidade de manter o foco nesta partida, apesar de o apuramento estar praticamente selado, retirando das atenções o jogo com a Holanda que pode levar a seleção nacional até ao primeiro lugar do grupo, mas os sub-21 lusos tiveram um começo de partida sem o tal foco necessário. 

    À primeira oportunidade, Artymatas antecipou-se a Diogo Leite e abriu a contagem para a seleção de Chipre, na sequência de um livre lateral que acabou com cabeceamento do jogador cipriota e com intensos festejos perante a diferença de valores entre as duas seleções. É certo que a partir do golo cipriota Portugal tomou o controlo das operações, mas ao contrário do que tinha acontecido com a Bielorrússia a equipa de Rui Jorge teve pouca qualidade no seu jogo ofensivo, sempre previsível e com precipitação no cruzamento para uma área bastante povoada.

    Gedson fez o golo do empate ©Getty / VI-Images

    Sem ideias e com o Chipre a tentar sair uma vez ou outra em contra-ataque, um lance com Diogo Queirós na área portuguesa ainda motivou alguns protestos cipriotas, mas foi na área contrária que surgiu a grande penalidade que abriu o caminho da reviravolta à seleção portuguesa. De regresso aos sub-21, Thierry Correia foi na insistência e foi travado de forma clara por Jack Roles. Menos clara foi a marcação de Gedson, que bateu fraco e à figura, com o guardião cipriota a deixar a bola fugir por baixo do corpo. Mais uma vez, os protestos cipriotas foram audíveis, tal a dúvida que surgiu sobre se a bola tinha ultrapassado ou não a linha de golo, mas a equipa de arbitragem validou o lance e antes do intervalo Portugal respirou de alívio por ter conseguido chegar ao empate - a vantagem esteve perto, não fosse o remate de Jota ter sido travado por Paraskevas.

    Apesar do golo algo fortuito, Rui Jorge estava claramente descontente com a forma como Portugal estava a ter dificuldades para criar lances de perigo frente à seleção de Chipre e fez alterações no ataque, retirando Dany Mota e Rafael Leão para as entradas de João Mário e Gonçalo Ramos no início da segunda parte. As melhorias não foram evidentes, mas foram suficientes para bater uma seleção cipriota que na segunda parte raramente conseguiu sair do seu meio-campo defensivo.

    Os lances de perigo para a seleção portuguesa voltaram a ser raros, mas Diogo Queirós, que num lance de bola parada já tinha atirado ao poste, conseguiu chegar ao golo da reviravolta. O final do encontro foi difícil para a seleção de Chipre, em visíveis dificuldades físicas, mas a derrota pela margem mínima acaba por ser um prémio justo perante a atitude de uma equipa com qualidades claramente inferiores às portuguesas, mas que em campo conseguiu suster a equipa de Rui Jorge, que festeja o apuramento, mas que ao mesmo tempo leva sinais negativos para o encontro com a Holanda que pode levar a seleção portuguesa ao primeiro lugar do grupo.

    U Domingo, 15 Novembro 2020 - 19:30
    Estádio Municipal da Bela Vista
    Luca Barbeno
    2-1
    Gedson Fernandes 45' (g.p.)
    Diogo Queirós 68'
    Panayiotis Artymatas 2'
    Estádio Municipal da Bela Vista
    Lotação1 000
    Medidas106mx66
    Inauguração2009
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo 7
    Lances Capitais
    GOLO Chipre!
    Panayiotis Artymatas marca
    Panayiotis Artymatas marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
    45´
    +1
    GOLO Portugal
    Gedson Fernandes marca de grande penalidade!
    Gedson Fernandes marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
    68´
    GOLO Portugal!
    Diogo Queirós marca
    Diogo Queirós marca o seu 3º golo na prova (8 jogos)
    A Chave

    O golo de Diogo Queirós deu o triunfo à seleção portuguesa, que para além do apuramento continua na luta pelo primeiro lugar do grupo.

    O Árbitro

    Alguns lances polémicos e que motivaram queixas da seleção de Chipre. Primeiro ao não ser assinalada grande penalidade num lance com Diogo Queirós e depois no penálti de Gedson, com dúvidas se a bola passa ou não por completo a linha de golo.

    O Melhor
    Vitinha

    Rui Jorge tinha elogiado o médio, um dos mais utilizados nesta qualificação, e o jogador do Wolverhampton mostrou os motivos que o levam a ser indiscutível. Exibição de encher o olho, até porque foi o único com lucidez no meio-campo para criar lances de golo e encontrar colegas soltos.

    O Pior
    Tantas dificuldades

    Foi um triunfo que não deixa grandes indicadores a Rui Jorge. Os sub-21 portugueses tiveram muitas dificuldades para criar lances de perigo perante uma seleção vários patamares abaixo. Depois de, diante da Bielorrússia, Portugal ter tido várias oportunidades desperdiçadas desta vez nem foi esse o caso. Exibição muito pobre a nível ofensivo.

    Forma
    Portugal
    2020/2021
    8J
    7V
    0E
    1D
    25-7G
    Chipre
    2020/2021
    8J
    2V
    1E
    5D
    7-22G
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    CHIPRE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    QU
    .
    2020-11-16 17h46m por questoes
    Então com um onze com jogadores com muitos jogos de 1a Liga nas pernas íamos falhar o apuramento assim do nada?
    Estamos a falar de alguns jogadores como o Nuno Santos (Boavista) que também fazia parte do grupo que ganhou o Euro Sub19 e disputou o Mundial. Estamos a falar de um Filipe Soares titular na 1a Liga.
    O Quina era parte do grupo campeão europeu.

    Ou seja, todos estes são mais fracos do que os que jogaram.
    sub 21
    2020-11-16 17h31m por fut_master
    embora alguns jogadores perceba-se pela importancia que têm, mais de metade desta convocatoria foi injusta. e o rui jorge ja ha muito que devia ter saido, com geraçoes de ouro falha sempre os objetivos e ainda mantém o tacho
    QU
    .
    2020-11-16 13h21m por questoes
    Todos nós temos direito à nossa opinião. Não é necessário usar o insulto apenas porque os demais não concordam.

    Portugal tem bons jogadores e esta geração é apenas mais um exemplo disso.
    Ganhar os últimos 2 jogos era uma obrigação pois, volto a repetir, há equipas mais fortes no nossa Liga Revelação.

    Leite e Queiros são jogadores de qualidade. Jogaram muitos anos juntos, mas isso não pode ser o ponto de decisão pois o Ferro e o Ruben Dias tiveram um p...ler comentário completo »
    Sub-21
    2020-11-16 13h10m por SCBFAN
    Para mim este é mais um selecionador fraco q só se mantém no cargo devido à geração de ouro q temos. Já para nem falar das suas convocatórias duvidosas onde prefere convocar 3 laterais direitos invés do Moura, e prefere os Diogos e o Djalo em q os três juntos não têm o msm número de jogos q o Carmo.
    Questoes
    2020-11-16 12h44m por ricardocunha251
    Excelente comentário!
    ST
    Melhor Marcador Sub21
    2020-11-16 10h23m por Staples
    Fui agora mesmo consultar as estatísticas dos melhores marcadores da qualificação e qual não é o meu espanto ao verificar que o melhor marcador de Portugal é o Dany Mota com apenas 4 golos em 9 jogos. Tendo em conta que jogámos contra Bielorússias, Noruegas e Chipres, não se compreendem tão poucos golos, até porque o 2º melhor são o DC Diogo Queirós e o fantabulástico "tarda em se afirmar" Jota, com 3 golos.
    Joga quem joga
    2020-11-16 10h04m por OLobomau
    Nas selecções devem jogar quem tem tido minutos nos seus clubes e está em melhor forma.
    Para mim ninguém devia ter lugar cativo no onze. Joga quem estiver em melhor forma e acabou. Se algum jogador estiver insatisfeito com isso então quando tiver oportunidade que o justifique.
    A verdade é que foi um jogo sofrível, estes miúdos não têm instinto matador. Muitos deles jogam como se estivessem nos juniores onde a bola há-de eventualmente entrar.
    Imagino o que vai acontec...ler comentário completo »
    QU
    .
    2020-11-16 09h55m por questoes
    O Rui Jorge demonstra ser um fraco Treinador e uma pessoa frustrada a nível pessoal.
    Passo a explicar.
    Sobre o Pedro Gonçalves, que é talvez a situação mais flagrante, é apenas o Rui Jorge a tentar ser mais inteligente que todos os outros e a mostrar que ele é que sabe. Como não o convocou no Famalicão, este ano convoca por uma quase obrigação perante as prestações do miúdo, mas apenas para o deixar no banco. Da mesma forma, para mostrar que percebe mais que por exemplo o...ler comentário completo »
    BR
    Rui Jorge
    2020-11-15 23h19m por Briosa_Amor
    * Em 2013, Rui Jorge falha o apuramento para o europeu de sub 21 à custa de dois empates contra Polónia e Albânia e uma derrota perante a Rússia. A seu dispor tinha a geração de Anthony Lopes, André Almeida, Wilson Eduardo, Pedro Mendes, e ainda a base da então nova "geração de ouro" vice-campeã do mundo de 2011 com Danilo Pereira, Mário Rui, Cédric Soares e a eterna promessa Nélson Oliveira.

    * Em 2015, munido de uma incrível geração com nomes como Raphael Guerreiro, Ca...ler comentário completo »
    GS
    Apuramento mas. . . .
    2020-11-15 22h48m por GSCGrandeamor
    O jogo foi pobre mas chegou para ganhar. Uma coisa temos que ter presente, a jogar assim no Europeu não vamos longe. Muita coisa precisa de ser melhorada e acho que vai ser.
    Vamos ver.
    Parabéns pelo apuramento

    Saudações
    Isto e incrível
    2020-11-15 22h25m por OneWinner
    Dany Mota oferece zero ao jogo marcou 2 golos acho eu numa equipa que 70 por cento dos jogos está no meio campo adversário Jota para mim também e um misterio foi titular em todas as esquipas de formação de Portugal deve ser por isso neste momento sub 21 não jogava.
    Fábio Vieira tem lugar nesta equipa Bragança também tem, e depois a minha maior questão, como e que o melhor médio que joga a avançando e jogador da liga nos considerado pelo rendimento dos ultimos meses que tem quase um gol...ler comentário completo »
    Correcao
    2020-11-15 22h05m por andyves
    Falhou*
    Quando falou a classificacao
    2020-11-15 22h00m por andyves
    Para o outro europeu, eu defendi a sua saida devido a que Portugal tem a obrigacao de sempre se classificar para o europeu
    BE
    Seleção
    2020-11-15 21h38m por Bertorocha10
    Gedson, Thierry Correia, Dany Mota, Jota. . . fraquinhos.
    Não se compreende Dalot, Pote e Fábio Vieira no banco.
    Rui Jorge tem mais sorte que juízo, com bons jogadores nestes anos todos e quase sempre futebol pouco convincente.
    0
    2020-11-15 21h34m por andyves
    Esta selecao joga zero. 2-1 contra Chipre? Por amor de Deus. Repois do europeu vai ser preciso um novo seleccionador

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Praia
    Antevisão
    SC Braga vs AFD Torre
    Foi há quase sete meses que a época 2023 teve o seu fim, com a final da Taça de Portugal. Pelo meio houve Mundial, mas a última aparição dos clubes foi mesmo ...