*com Francisco Paulo Carvalho
Depois de ter sido, oficialmente, confirmado a data de início da nova temporada da NBA - 22 de dezembro -, assim como vários importantes detalhes e restantes datas - como o Draft -, as 30 equipas que compõem a liga começam, finalmente, a desenhar as suas equipas e não há melhor mercado para isso do que a famosa Free Agency.
Entre rumores e trocas - a que mais tem sido falada é a possível saída de Westbrook dos Houston Rockets - há uma coisa que qualquer equipa sabe que pode contar. É que no final de cada temporada são vários os jogadores que terminam contrato com as suas respetivas equipas, tornando-se free agents e podendo, portanto, negociar e, consequentemente, assinar por qualquer equipa.
Este ano, as equipas podem iniciar as sempre famosas trocas a partir de dia 16 de novembro, apenas dois dias antes do Draft, podendo ainda iniciar as negociações com os free agents no dia 20. A contratação desses mesmos jogadores poderá ser feita a partir de dia 22.
Contrariamente ao que acontece em quase todas as temporadas, este ano não há jogadores em final de contrato de calibre de MVP - como Giannis Antetokounmpo ou Kawhi Leonard, cujos contratos terminam na próxima época -, mas há, no entanto, jogadores que podem ser bastante úteis para diversas equipas, seja para o cinco inicial, seja para dar uma maior profundidade ou poderio ao banco de suplentes e à sua situação.
O zerozero traz-lhe a lista dos 10 free agents mais apetecíveis e mais interessantes para esta temporada.
Nota: Não foram incluídos nesta lista jogadores cujos contratos terminam esta temporada, mas têm ainda mais um ano de contrato com player ou team option, uma vez que podem ainda continuar nas suas respetivas equipas. É o caso de jogadores como Anthony Davis, dos Los Angeles Lakers, ou DeMar DeRozan, dos San Antonio Spurs.
![]() | ![]() |
![]() |