placardpt
      Crónica
      FC Porto derrota Portimonense

      Sem Sérgio, houve Sérgio

      2020/11/08 19:33
      Gaspar Castro

      Com Sérgio Conceição ausente do banco devido a suspensão, o FC Porto derrotou este domingo o Portimonense por 3x1, numa partida com duas assistências e um golo para Sérgio Oliveira, que já vai em quatro jogos consecutivos a marcar pelos azuis e brancos.

      A formação algarvia foi a primeira a marcar no Dragão, por Beto aos 14 minutos, mas golos de Mbemba e Taremi (primeiro pelos dragões) consumaram a reviravolta e o capitão dos portistas (por ausência de Pepe) deu sequência ao momento fulgurante.

      A equipa orientada neste domingo por Vítor Bruno voltou a ficar aquém do que tem sido na Liga dos Campeões, mas conseguiu cumprir a obrigação e chegar ao pódio à condição, antes de uma paragem para seleções que terá de servir também para muito trabalho no Olival com os que ficam.

      O aviso de alguém que só queria «ser profissional»

      Permitam-nos, antes de mais, um pouco de promoção a uma entrevista zerozero de há dois anos, mais coisa menos coisa. Norberto, ou Beto no mundo do futebol, andava pelo Campeonato de Portugal ao serviço do Olímpico do Montijo e vinha de dois hat-trick's nas três primeiras jornadas. Ao nosso Rodrigo Coimbra, dizia: «Tenho o objetivo de ser jogador profissional de futebol. É um sonho que tenho. E jogar na Champions League é o meu maior sonho».

      ©Catarina Morais / Kapta +

      O maior sonho de todos ainda terá de esperar, mas dois anos depois Beto fez o seu primeiro golo como profissional, logo aos 14 minutos e em pleno Estádio do Dragão (e ainda meteu a bola na baliza mais uma vez, mas o lance tinha sido anulado por falta do avançado). Como se explicava que uma equipa que há poucos dias tinha derrotado de forma inequívoca o Marselha apanhasse um susto destes contra uma equipa já em apuros na luta pela manutenção?

      Não seria por quaisquer mudanças drásticas no onze, porque o FC Porto não fez nenhuma (ao contrário do que tem sido hábito). Díaz e Marega voltaram a fazer par na frente, Corona e Otávio voltaram a partir das alas para o centro e a abrir espaço às subidas dos laterais. A estratégia era em tudo semelhante à do jogo europeu, mas o adversário era bem diferente.

      ©Catarina Morais / Kapta +

      Com uma linha de cinco defesas, mas nem por isso muito recuada, o Portimonense tinha muitos homens envolvidos no processo defensivo, mas empenhados em recuperar a bola o mais rapidamente possível e chegar com relativa rapidez à baliza de Marchesín. Ainda antes do quarto de hora, enquanto os dragões não encontravam forma de ultrapassar muralhas amarelas, um contra-ataque levou a bola para Moufi (novidade no onze, mas com Anzai no lado oposto) e o marroquino cruzou na perfeição para a cabeça de Beto, que apareceu nas costas de Mbemba e bateu Marchesín.

      Sem grandes espaços para a dupla de ataque conseguir explorar, e também com falta de acerto na tentativa de passes decisivos, a equipa do FC Porto apoiava-se em pouco mais do que nas bolas paradas para ameaçar a baliza dos algarvios. E se ocasionais tentativas de Luis Díaz embatiam nas malhas laterais, Uribe era quem mais tentava acertar na baliza de Samuel Portugal, aparecendo em posição de finalização nos cantos batidos por Sérgio Oliveira... mas foi o primeiro a ser sacrificado. Logo aos 31', Taremi saltava para o campo para dar algo diferente ao ataque e quem saía era o colombiano.

      Sérgio Oliveira na génese de tudo

      As tais bolas paradas tinham muito de Sérgio Oliveira, porque além de envergar a braçadeira de capitão (na ausência de Pepe) voltava a ser ele o homem responsável por cantos e livres. Ainda no primeiro tempo tentou alvejar a baliza, mas foi num canto batido para cabeça de Mbemba que a igualdade foi reposta, bem no fim do primeiro tempo. Era preciso mais, mas o golo em cima do intervalo dava outra perspetiva do jogo à equipa da casa.

      Desta vez com bem mais tempo de jogo do que tem sido habitual, Taremi aproveitou para finalmente conseguir o primeiro golo pelos campeões nacionais, respondendo com a cabeça a um cruzamento exímio de Sérgio Oliveira ainda no arranque do segundo tempo. E assim, em pouquíssimo tempo de jogo, consumava-se a reviravolta.

      ©Catarina Morais / Kapta +

      O Portimonense perdeu Lucas Fernandes por lesão no segundo tempo (saiu de maca), mas ainda fez a bola rasar o poste da baliza de Marchesín perto do fim, num cabeceamento de Dener que deixou de novo os dragões em estado de alerta, mas a tranquilidade chegou com a cereja no topo do bolo de Sérgio Oliveira. Num ataque com intervenção decisiva de Corona, o médio ficou na cara do guarda-redes e atirou a contar, terminando com todas as dúvidas.

      O FC Porto fica agora à espera do desfecho vindo da Luz para saber se consegue pelo menos terminar a jornada no pódio, sabendo que terá de aumentar muito o nível exibicional para reforçar a candidatura ao bicampeonato.

      U Domingo, 08 Novembro 2020 - 17:30
      Estádio do Dragão
      António Nobre
      3-1
      Chancel Mbemba 45'
      Mehdi Taremi 46'
      Sérgio Oliveira 89'
      Beto 14'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 7
      VIDEOS
      Lances Capitais
      14´
      GOLO Portimonense!
      Beto marca
      Beto marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
      45´
      +3
      GOLO FC Porto!
      Chancel Mbemba marca
      Chancel Mbemba marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
      46´
      GOLO FC Porto!
      Mehdi Taremi marca
      Mehdi Taremi marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
      89´
      GOLO FC Porto!
      Sérgio Oliveira marca
      Sérgio Oliveira marca o seu 4º golo na prova (7 jogos)
      A Chave

      Intervalo. A equipa do FC Porto não estava a conseguir criar lances de perigo (exceto em lances de bola parada), o intervalo chegou logo depois da igualdade e veio na altura ideal para refrescar ideias. Não que a segunda parte tenha sido brilhante, mas foi eficaz.

      O Árbitro

      No geral, exibição positiva, com recurso ao VAR em algumas ocasiões e, no fim, decisões corretas. Fica a dúvida a respeito de uma falta de Beto num lance que poderia dar o bis ao avançado.

      O Melhor
      Que forma de Sérgio Oliveira

      Os pés do médio portista serviram para esconder as dificuldades dos dragões, que ainda sentiram a ameaça de ver mais pontos a voar nesta fase inicial do campeonato. Duas assistências e, perto do fim, o golo a fechar o resultado. Que mais se lhe pode pedir?

      O Pior
      Estratégia inicial do FC Porto

      Os dragões voltaram a ter Díaz e Marega como elementos pressionantes e de ataque à profundidade na frente, mas contra muitos elementos defensivos do Portimonense a estratégia não estava de todo a funcionar. Houve ajuste ainda no primeiro tempo.

      Forma
      FC Porto
      2020/2021
      10J
      6V
      1E
      3D
      24-13G
      Portimonense
      2020/2021
      7J
      1V
      1E
      5D
      5-11G
      Sabia que...by playmaker stats
      Treinadores com mais vitórias pelo FC Porto:
      214 José Maria Pedroto
      187 Artur Jorge
      126 Sérgio Conceição
      125 Jesualdo Ferreira
      98 Fernando Santos
      Sérgio Conceição ultrapassa Jesualdo Ferreira e passa a ser o 3º treinador com mais vitórias na história do FC Porto (126)
      3.ª derrota consecutiva do Portimonense
      66.º jogo do FC Porto a marcar no Estádio do Dragão (todas as competições), o 48.º na Liga
      12.ª vitória consecutiva do FC Porto sobre o Portimonense
      FC Porto soma a 21.ª vitória em 21 jogos em casa frente ao Portimonense

      Fotografias(32)

      Liga NOS: FC Porto x Portimonense
      Liga NOS: FC Porto x Portimonense
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      PORTIMONENSE
      Comentários (47)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      HA
      rre
      2020-11-09 14h39m por Halibut
      Sim, mas não entendo porque temos que jogar com 2 médios, não é isso que faz com que joguemos melhor, o que faz com que joguemos melhor são opções do treinador, a qualidade de treino etc etc. . . Agora quando vimos o Marega constantemente a ponta de lança e Manafa titular de caras num Porto eu fico muito desiludido com as opções do treinador e da forma como a equipa joga. . . .
      HA
      rre
      2020-11-09 14h32m por Halibut
      As melhores equipas do Porto jogavam em 4-3-3 com 3 médios contra pequenas ou grandes equipas e jogávamos muito melhor que agora, isso de jogar com 2 médios é só para encher chouriços.
      HA
      Kempes
      2020-11-09 14h16m por Halibut
      Ai é que te enganas, o mal do Porto tem sido deixar os jogadores chegar a um ano de finalizar contrato e depois admiram-se. . . Quando um jogador chega ao Porto devia no minimo assinar contrato de 4 épocas, estando a 2 épocas do término do contrato e se justificar a sua proposta de renovação é nessa altura que se deve propor novo contrato ao jogador, se o jogador não quiser tem guia de marcha, é vender imediatamente porque senão corremos o risco de ficarem a 1 ano do término do mesmo e ai t...ler comentário completo »
      FA
      4-4-2
      2020-11-09 14h13m por fanatic_porto
      Este jogo veio, para quem ainda tinha dúvidas, provar que no campeonato temos que contra 90% das equipas jogar como sempre jogamos nos anos anteriores com marega e taremi na frente neste caso. Não se pode repetir o 11 da Champions contra as nossas equipas a jogar com linhas de 5 na defesa mais 4 no meio em bloco baixo e nós a jogar sem ponta de lança de raiz. Jogar com o marega sozinho na frente compreende se na champions onde se joga com equipas do mesmo calibre ou mais fortes que assumem o j...ler comentário completo »
      HA
      rre
      2020-11-09 14h11m por Halibut
      É como eu digo, o Leite não faz falta nenhuma mais vale ser vendido e contratarmos um lateral direito em condições e se possível um concorrente direto ao Zaidu que não me convence ainda. . .

      Marcano não é fraquissimo, e é seguramente melhor que o Leite que neste momento é o 4º central do plantel, para isso serve bem o Marcano quando estiver apto, coisa que até à abertura do mercado de inverno estará. . !!
      HA
      rre
      2020-11-09 14h08m por Halibut
      Quem tem sido menos um em campo?

      Sérgio Oliveira não é de certeza e se falas de Otávio relembro que veio de lesão. . . Falas de Grujic mas ele ou rouba o lugar ao Uribe ou ao Sérgio o que não me parece, quem pode roubar o lugar ao Otávio é Fábio ou mesmo Nakajima. . .

      Não queiras um meio campo, Grujic, Uribe, Sergio seria mais sólido mas menos criativo. . . Além disso se os jogadores vão sair a custo zero é culpa dos dirigentes do clube por não saberem negociar a tempo e horas.
      rre
      2020-11-09 13h24m por da_ni82
      E no entanto um pedreiro, para ver o professor, tem que se virar para trás. . . E mais, o professor passou 4 anos no clube e o pedreiro nem 3 anos e meio tem. . .
      HA
      Sérgio Oliveira
      2020-11-09 12h30m por Halibut
      Tantos criticos mas ainda não percebi porquê, o Homem está a jogar bem e neste momento não lhe conseguem tirar o lugar, o trio completo será com Uribe e Otavio com Grujic e Fabio a poderem intrometer-se. . .

      De resto o Porto precisa claramente de um lateral direito porque Manafa é fraco para titular, às vezes disfarça com uma exibição melhor mas não chega. . .

      Em Janeiro vendam o Leite e contratem um lateral direito e também esquerdo que faça concorrência ao Za...ler comentário completo »
      rre
      2020-11-09 12h30m por da_ni82
      Para alguém que insulta tudo e todos no clube, diz que tem lugar anual, demonstra uma enorme falta de conhecimento (mais uma vez) do clube que diz apoiar. . . Ainda para mais porque uma das pessoas que ficou para trás é considerado um Deus entre os adeptos portistas e completou 4 anos no clube, e o SC começou apenas agora o quarto ano. . .
      Mas os outros é que são nabos. . .
      Tudo normal e como “Dios manda”
      2020-11-09 08h28m por desdePequeno
      Foi o regresso à normalidade. O FCP ganhou e o Portimonense voltou a perder. Aliás, dificilmente o Portimonense sairia do Dragão com outro resultado que não a derrota. A bem ou a mal a vitória seria sempre para o Porto. São demasiadas contrariedades a contribuir para este resultado negativo. Não bastava estar desfalcado de duas unidades basilares como Pedro Sá e Fabrício e ainda do habitualmente utilizado, Vaz Tê. Teve também Aylton limitado, pois quase ficou sem um pé, num incidente n...ler comentário completo »
      rre
      2020-11-09 00h34m por Dragunners
      Olha eu sei que o SC é teimoso (muitos treinadores o são) mas de burro na minha opinião ele não tem nada, a forma como pressionamos, não temos um tampão no meio campo, jogadores fora de forma, não controlamos o jogo com bola, era perfeitamente evitável aquelas correrias de um lado ao outro que surgiu quando o jogo se partiu, podemos perfeitamente melhorar nisso.
      Não sei quantos jogadores iremos perder nessa paragem para as selecções da treta mas espero que ele aproveite para melhor...ler comentário completo »
      fmn_69
      2020-11-09 00h29m por Dragunners
      Naka foi titular frente ao Gil Vicente e fez uma assistência para o Evanilson
      bludouro
      2020-11-08 23h50m por fmn_69
      Na champions as equipas jogam para o ataque menos contra os colossos. Há mais espaço para jogar. As equipa cá conhecem - se. As pequenas conta grandes jogam a defesa e aposta no contra ataque, as equipas grandes não jogam a defesa logo há mais espaço para estas aproveitar. E para a grande tens td fechado com imensos jogadores atrás da linha da bola. . .
      Ter SC tb não ajuda. Ter Marega contra equipas destas só não dá. Não dos alguns jogadores. Nakajima tem jogado bem e ainda não f...ler comentário completo »
      JAOF
      2020-11-08 23h44m por bludouro
      Vi a segunda parte. Agora o que mais vale é que o Porto ainda acordou a tempo: meia hora dentro do seu jogo. Já o eterno rival acordou apenas quando restava meia hora do seu. . .

      E as lições do passado provem que não é preciso o adversário rematar muitas vezes para "roubar" pontos no Dragão (o jogo mais recente do Rio Ave é exemplo disso).
      BR
      KEMPES
      2020-11-08 23h10m por Braguilha___comedia
      Isso só mesmo uns iluminados , mas o tal sportinguista calou-se logo, pois ficou sem argumentos.
      bludouro
      2020-11-08 23h07m por JAOF
      não sei se viste o jogo. . . FCP podia ter marcado mais 3 ou 4. . . continua a falhar muito na finalização. . .
      . . . demorou foi a acordar, deu meia-hora de avanço, sendo que o Portimonense tinha apenas 2 remates, marcando no único que foi à baliza.

      As estatísticas não deixam duvidas da clara superioridade do FCP. . . mesmo jogando lento colectivamente, com Marega sem espaço a ser um corpo estranho em campo, e Corona em clara fora de forma (ver como está lento e...ler comentário completo »
      Porto não convence
      2020-11-08 22h52m por bludouro
      Mais um jogo sofrível mas vale pelos 3 pontos que mereceu ganhar e pela aproximação ao eterno rival (há duas jornadas poderia estar hipoteticamente a 8 pontos a deriva). Entretanto confesso que tenho muitas dúvidas quanto a validade da falta assinalada contra Beto antes deste marcar o hipotético 0-2: se o golo se mantivesse tenho sérias dúvidas que o Porto teria o animo suficiente para recuperar duma alargada desvantagem. Poderia ter marcado na mesma os 3 golos suficientes para a vitória, ma...ler comentário completo »
      giuvc
      2020-11-08 22h17m por Dragunners
      Sim, que o diga o Porto 1-1 Rio Ave. Golo do Soares e foi anulado por suposto fora de jogo. Calado és um poeta
      SCP_SUPPORTER
      2020-11-08 22h05m por Dragunners
      Desculpa lá que te diga mas parece que ficaste com o clássico entalado e agora em tudo queres fazer parecer que o Porto foi beneficiado. Não é assim, tem mais calma.
      Show do Capitão
      2020-11-08 22h04m por Dragunners
      Ele marca, ele assiste, tem estilo, boa esposa, enfim. . . O que querem mais?
      Taremi entrou muito bem e finalmente marcou, espero que o treinador abra finalmente os olhos e deixe de inventar de colocá-lo no banco.
      Quanto ao resto, meh, há MUITO para melhorar. A defesa treme um pouco, o meio campo parece ainda não estar estável pois muitas vezes é permeável e o ataque é intermitente.

      Eu passo-me com o, e sim já sei que contra autocarros ele é facilmente...ler comentário completo »
      BR
      SCP_SUPPORTER
      2020-11-08 21h57m por Braguilha___comedia
      Então ignoraste a falta que segundo tu, Moufi fez sobre Taremi? Bom ver que as regras vao mudando conforme a cor da camisola.
      Susto
      2020-11-08 21h44m por Quadradinhos
      . . . Não ganharam para o susto. . . Muito bem o Portimonense!
      Agora o Sérgio Oliveira já é muito bom? O futebol é mesmo o melhor espectáculo do mundo!
      Halibut
      2020-11-08 21h15m por carloscorreia368
      Contra equipas que jogam com bloco baixo com linhas muito juntas e ainda por cima com uma linha de 5 defesas, o Marega não pode jogar ponto final é simples.
      Agora temos avançados de grande qualidade técnica Evanilson, Taremi e Toni Martinez por isso não há desculpa.
      O Marega é muito na procura da profundidade e é muito batalhador mas para estes jogos é menos 1.
      HA
      Jogo
      2020-11-08 21h08m por Halibut
      Jogo sofrido sem necessidade, mais do mesmo!

      Insiste em Marega sozinho na frente e em Manafá na lateral, pessoalmente acho que a equipa praticava melhor futebol se jogássemos com Corona na lateral (embora percamos a sua capacidade ofensiva mais à frente), mas mesmo assim ele é um jogador capaz de fazer a linha toda o jogo todo e se quer tanto colocar o Marega que jogue mais descaído na direita, permitindo que jogue um ponta de lança de raiz, Taremi ou Evanilson, já nem digo ...ler comentário completo »
      É desnecessário
      2020-11-08 21h03m por carloscorreia368
      Tanta discussão.
      Hoje o mereceu ganhar e fez por isso, mas, do outro lado estão 11 jogadores que também querem ganhar e isto de não haver adeptos no estádio e uma grande vantagem para as equipas ditas mais pequenas.
      Por exemplo o jogo do Porto no ano passado contra o Portimonense, o Porto não ganharia aquele jogo no dragão se não houvesse adeptos, e acreditem o Sporting está beneficiar muito desse factor pois tem uma equipa muito jovem e esse factor ontem foi crucial para aqu...ler comentário completo »
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      com video
      Termina a partida! Triunfo do Boavista FC por 2-0 frente ao Portimonense, com dois golos do jovem Tiago Morais (8' e 73'). Com este resultado, é a equipa axadrezada que segue para a fase de grupos da ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      resoluto 02-08-2021, 18:45
      AngelEyes 02-08-2021, 18:44
      rmhmp 02-08-2021, 18:41
      NA
      NandoTobias 02-08-2021, 18:40
      resoluto 02-08-2021, 18:39
      Sotkio 02-08-2021, 18:34
      unihark 02-08-2021, 18:31
      Sotkio 02-08-2021, 18:29
      jorslb1 02-08-2021, 18:28
      Tekashi 02-08-2021, 18:24
      Sotkio 02-08-2021, 18:24
      falcom5ever 02-08-2021, 18:18
      RodNeves15 02-08-2021, 18:18
      BI
      bigfcp 02-08-2021, 18:14
      VA
      VanNistelrooy 02-08-2021, 18:12
      Hackerportista 02-08-2021, 18:07