placardpt
    Sporting x Gil Vicente

    Cinco jornadas (e uns testes negativos) depois

    Demorou praticamente um mês e meio, foi preciso passar por alguns testes, e quando nos referimos a testes estamos mesmo a falar de testes a sério, aqueles que desde março ninguém quer realizar mas aos quais os jogadores de futebol estão cada vez mais habituados. O início foi estranho e quis o destino que as duas equipas mais afetadas fossem aquelas que se iam defrontar na primeira jornada do campeonato.

    Atualmente sem casos de covid-19, Sporting e Gil Vicente encerram finalmente a primeira jornada da Liga NOS 2020/21. Para os leões este jogo em atraso pode ter um sabor especial, isto porque os outros jogos realizaram-se, a equipa Rúben Amorim ainda não perderam (são uma das equipas do top 10 europeu sem derrotas na Liga) e pode isolar-se no segundo lugar do campeonato.

    Matheus Nunes deve manter-se no onze ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Bem sabemos que a prova ainda é longa e que o futuro vai trazer muitos mais testes (à covid-19 e ao futebol leonino) à equipa de Rúben Amorim, mas é sempre melhor estar sozinho no segundo lugar do que igualado no terceiro. Se antes havia quem desconfiasse da equipa montada pelos leões, os últimos jogos deixaram bons sinais a este Sporting, que à partida irá jogar como fez nos Açores, até porque João Mário e Tabata, mas sobretudo João Mário, ainda não tinham assinado pelos leões na altura desta partida (era suposto jogar-se a 19 de setembro) e por isso não pode ser utilizado.

    A mudança no miolo leonino terá de ficar para outro dia, pelo que as dúvidas maiores residem na frente de ataque. Jovane tem sido o escolhido, mas a experiência não tem corrido propriamente bem ao cabo verdiano, muitas vezes longe do jogo e do protagonismo que apresentou na reta final da época passada. A existir surpresa de Rúben Amorim tudo indica que seja neste setor.

    Lino tem estado em destaque ©Vítor Parente / Kapta+

    Do lado do Gil Vicente, que depois do adiamento entrou bem na Liga, com um triunfo diante do Portimonense, mas desde então não mais venceu, também não se esperam grandes mexidas. O plantel de Rui Almeida não é muito extenso e tal como nos leões a dúvida nos gilistas passa pela frente de ataque - Baraye, tal como João Mário e Tabata, não pode ser utilizado. Lino, à semelhança de Jovane, tem sido o falso avançado e a coisa nem tem corrido propriamente mal ao brasileiro, autor dos únicos dois golos da equipa, mas a ausência do extremo sente-se nos momentos de criatividade, até porque Lourency ainda não conseguiu repetir proezas do passado.

    No momento em que a época vai andando mais rápido do que todas as outras por força das contingências e do calendário bastante movimentado é curioso que a uma quarta-feira, às 21:45 (porquê?!), voltemos a puxar a fita até ao começo do campeonato. Acabem-se os testes e venha daí essa bola, de preferência com público que as luzes para o arranque desta corrida há muito que se apagaram.

    U Quarta, 28 Outubro 2020 - 21:45
    Estádio José Alvalade
    André Narciso
    3-1
    Andraž Šporar 82'
    Tiago Tomás 84'
    Pedro Gonçalves 90'
    Lucas Mineiro 52'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 1
    Convocatória
    Sporting
    Gil Vicente
    R Castigos
    [não há registo]
    [não há registo]
    a Lesionados

    Plata e Antunes

    Henrique Gomes

    p Restrições

    João Mário e Tabata

    Baraye

    R Em risco
    [não há registo]
    [não há registo]
    w Outros convocados
    [não há registo]
    [não há registo]
    Forma
    Sporting
    2020/2021
    6J
    4V
    1E
    1D
    10-7G
    Gil Vicente
    2020/2021
    4J
    1V
    2E
    1D
    2-2G
    A diferença passa por...
    Sporting
    Converter as oportunidades

    Nos Açores esse foi o grande pecado do Sporting, que acabou por regressar ao continente com os três pontos na bagagem muito por culpa do erro do guardião do Santa Clara. Ainda assim, a equipa de Rúben Amorim conseguiu criar mais oportunidades do que tem sido habitual. Se voltar a repetir a faceta, mais eficácia será decisiva.

    Gil Vicente
    Acerto defensivo

    Apesar de sair do Dragão com uma derrota pela margem mínima, o Gil Vicente acabou por permitir várias oportunidades ao FC Porto. Denis acabou por ser o homem do jogo por mérito próprio, mas o guardião brasileiro certamente não quer ter uma noite semelhante à que teve no Dragão, por isso a equipa de Rui Almeida terá de mostrar um maior acerto defensivo para depois pensar no ataque.
     

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Liga NOS 2020/21)

    SportingGil Vicente
    73Posição138
    710Pontos58
    78Golos marcados28
    83Golos sofridos27
    4
    Jogos
    4
    2
    Golos Marcados
    2
    Sabia que...by playmaker stats
    EQUIPASO Gil Vicente ainda não marcou fora de casa esta época
    EQUIPASO Gil Vicente ainda não ganhou fora de casa esta época (um empate e uma derrota)
    EQUIPASO Gil Vicente não ganha há três jogos
    EQUIPASO Gil Vicente vem de uma derrota, a primeira nesta edição da Liga NOS
    EQUIPASNa Liga NOS, o Sporting não perde em casa há 10 jogos
    EQUIPASO Sporting marcou dois golos em cada um dos quatro jogos realizados nesta edição da Liga NOS
    EQUIPASO Sporting não ganhou os dois últimos jogos realizados em casa (todas as competições)
    EQUIPASO Sporting empatou os dois últimos jogos realizados no Estádio José Alvalade na Liga NOS
    EQUIPASO Sporting ainda não perdeu nesta edição da Liga NOS (três vitórias e um empate)
    JOGADORESPaulo Alves, que jogou no Sporting e Gil Vicente, é o goleador dos duelos entre as duas equipas, com cinco golos marcados
    CONFRONTOSO Sporting venceu as oito últimas receções ao Gil Vicente na Liga NOS
    CONFRONTOSNa Liga NOS, o Gil Vicente só ganhou uma vez no Estádio José Alvalade: 0x3 em 2002/03
    CONFRONTOSNa Liga NOS, o Sporting e o Gil Vicente defrontaram-se por 38 vezes, com 25 triunfos da equipa lisboeta e seis dos gilistas
    CONFRONTOSNo Estádio José Alvalade, o Sporting CP apresenta clara vantagem sobre o Gil Vicente FC: em 20 jogos, soma 16 vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
    CONFRONTOSSporting e Gil Vicente defrontaram-se em 41 ocasiões, com clara vantagem dos leões, que somam 26 vitórias, contra apenas oito triunfos dos gilistas

    Fotografias(23)

    Liga NOS: Sporting CP x Gil Vicente FC
    Liga NOS: Sporting CP x Gil Vicente FC
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    GIL VICENTE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PA
    11
    2020-10-28 17h56m por parita
    Eu só peço que o Jovane não jogue a PL. . . ele não é um avançado-centro, e estão a queima-lo se insistem em pô-lo lá. O TT mostra muito mais à vontade para jogar ali, e na minha opinião devia continuar a ser aposta a titular. De resto, repetiria a equipa toda como está.
    PO
    Incrível OO
    2020-10-28 13h01m por PORTOTUGA2
    O FCP, única equipa portuguesa na Champions e tem destaque em 2 itens. . . Félix é endeusado e as referências ao slb são muito mais. . .
    Ontem a RR em vez da conferência do SC , após jogo, passou a entrevista ao Lfv. . .
    Que raio de imprensa portuguesa, que talvez, fosse melhor chamada de lisboeta. . . e ainda acham que não existe centralismo? Arre, que é demais!
    Vai ser bonito, agora que a "suspeita" se desvenda. . . venha a Superliga europeia. . . porque aposto si...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...