F Bastou um tiro no meio da revolução :: zerozero.pt
      placardpt
      FC Porto derrota Gil Vicente

      Bastou um tiro no meio da revolução

      2020/10/24 22:36

      No meio de uma sequência de jogos nacionais e europeus e no meio de uma aparente revolução tática, o FC Porto conseguiu neste sábado cumprir o objetivo de regressar aos triunfos e levou de vencido o Gil Vicente, pela margem mínima, numa partida com várias mudanças de relevo na equipa escolhida por Sérgio Conceição. Os comandados de Rui Almeida, que disputavam apenas o quarto jogo nesta Liga, somaram no Dragão a primeira derrota.

      Foi Evanilson quem fez a diferença no marcador, no primeiro jogo a titular e na estreia em jogos do campeonato. Uribe não conseguiu, de penálti, dar o conforto aos dragões, mas a equipa de Conceição garantiu os três pontos apesar de ter ficado reduzida a dez aos 73', por expulsão de Zaidu.

      Surpresas no onze... e na tática

      À procura da vitória que tinha faltado nos três jogos anteriores - Liga e Liga dos Campeões - e entre duas jornadas da prova milionária, Sérgio Conceição surpreendeu tanto ou mais do que Manchester. Desde logo na escolha do onze, mantendo Fábio Vieira, promovendo estreias no onze para Evanilson e Toni Martínez e trazendo Nakajima de volta ao lote de titulares. Também surpreendente foi a formação tática: repetiu-se um sistema de três centrais, embora desta vez tenha sido basicamente de três defesas, com Zaidu a fechar a zona central à esquerda. Manafá assumiu todo o corredor esquerdo, Corona o direito, mas viriam a inverter papéis ainda no primeiro tempo. Uribe era o elemento mais recuado de um miolo com Nakajima e Fábio Vieira na construção e dois reforços lá na frente.

      Nakajima assistiu para o primeiro golo de Evanilson no FC Porto ©Catarina Morais / Kapta +

      Pelas características do jogo, Manafá e Corona eram mais médios-ala do que laterais, com muitas oportunidades para subir e continuar em zonas ofensivas... e mesmo no momento defensivo cobriam as subidas dos laterais adversários, com dois dos centrais a taparem caminho aos extremos gilistas. A equipa portista ainda demorou a encontrar-se com o sistema tático, tardando em criar ocasiões e permitindo uma ou outra ameaça ao Gil Vicente na primeira fase do jogo. Aos 26', por exemplo, os gilistas viram-se em superioridade numérica num contra-ataque (Mbemba corria para recuperar a posição), mas nem Lino nem Léautey conseguiram aproveitar a situação. Ainda mais delicadas ficaram as transições defensivas portistas quando tanto Zaidu como Uribe viram amarelos, ali pelo fim da primeira meia hora de jogo. 

      A mudança de Corona para o flanco esquerdo, ainda numa primeira fase do encontro. pareceu servir para esconder algum desconforto portista, graças a iniciativas do extremo (ou ala, neste caso, se preferirem) rumo à zona central. Com o virtuosismo habitual, o mexicano tentou oferecer o golo a Toni Martínez - valeu uma grande defesa de Denis - e começou uma jogada em que Manafá acabou por rematar com perigo a partir da direita, mesmo antes de Evanilson acertar em cheio na trave depois de um pontapé de canto de Fábio Vieira, responsável pelos cantos à direita.

      Os portistas iam crescendo um pouco no jogo... e mesmo que não se livrassem de sustos - como num remate de Samuel Lino que falhou o alvo - conseguiriam descobrir o caminho para o golo. Zaidu e Corona combinaram no flanco esquerdo, Nakajima furou pela grande área adversária e serviu Evanilson para o primeiro golo do avançado brasileiro de dragão ao peito. Um bom golo coletivo que servia para disfarçar a confusão tática vista ao longo de boa parte do primeiro tempo.

      Denis quis algo diferente

      Conceição lançou Romário Baró para o segundo tempo, sacrificando um dos avançados (saiu Toni Martínez), ajustou a formação tática (sendo mais conservador e permitindo a Zaidu mais audácia ofensiva) e a equipa portista conseguiu ter mais controlo da partida em boa parte do segundo tempo, chegando mesmo a somar uma série de oportunidades para dilatar o marcador. Foi até o médio da cantera portista, vindo do banco, quem conquistou um penálti, por mão na bola de Ygor Nogueira.

      Os portistas avistavam uma ocasião de ouro para aumentar a vantagem, mas até no jogador chamado a bater o penálti houve surpresa: chegou-se à frente Uribe, que atirou para boa defesa de Denis, a segurar a equipa visitante na partida. O ascendente dos anfitriões mantinha-se, Fábio Vieira teve remates sucessivos que podiam ter dado em algo e Rui Almeida refrescou a equipa por essa altura para procurar lutar pelo resultado.

      Uribe bateu um penálti que Denis defendeu ©Catarina Morais / Kapta +

      Quando parecia ser questão de tempo até o FC Porto chegar a um segundo golo que poderia trazer tranquilidade, uma entrada de Zaidu sobre Joel Pereira valeu o segundo amarelo ao nigeriano, deixando a equipa reduzida a dez e obrigando Conceição a colocar Sarr para fechar o corredor esquerdo, sacrificando Nakajima, um dos organizadores de jogo.

      O tal segundo golo ficou mais longe, mas o FC Porto conseguiu não sofrer - Lucas Mineiro ainda criou perigo num cabeceamento - e conseguiu assim o mais importante de tudo: o regresso às vitórias e a aproximação provisória ao líder Benfica, somando para já menos dois pontos do que as águias.

      U Sábado, 24 Outubro 2020 - 20:30
      Estádio do Dragão
      Hélder Malheiro
      1-0
      Evanilson 41'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 5
      Lances Capitais
      41´
      GOLO FC Porto!
      Evanilson marca
      Evanilson marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      59´
      Matheus Uribe (FC Porto) falha a grande penalidade! Denis adivinhou o lado e defendeu a tentativa do colombiano
      A Chave

      Minuto 41: Nakajima irrompe pela grande área adversária e serve Evanilson, que estava no sítio certo e só teve de encostar.

      O Árbitro

      Nada de relevante a apontar, tendo a equipa de arbitragem decidido de forma correta no penálti e na expulsão.

      O Melhor
      Combinação Nakajima-Evanilson

      O japonês não era titular há mais de nove meses, o brasileiro foi titular pela primeira vez. A nível ofensivo, foram estas as duas peças mais eficazes, principalmente pelo golo mas não só. Nakajima foi quem mais procurou criar desequilíbrios, Evanilson marcou e ainda acertou duas vezes no ferro.

      O Pior
      Demoraram a encontrar-se com a tática

      De novo com três centrais mas agora com alas mais subidos, o FC Porto demorou a encontrar-se com a tática escolhida para o primeiro tempo, mesmo que o golo tenha surgido nessa primeira etapa. Os jogadores pareceram não entender em pleno como atacar e como lidar com transições rápidas do adversário.

      Forma
      FC Porto
      2020/2021
      6J
      3V
      1E
      2D
      14-9G
      Gil Vicente
      2020/2021
      4J
      1V
      2E
      1D
      2-2G
      Sabia que...by playmaker stats
      O FC Porto continua 100% invicto frente ao Gil Vicente em 24 jogos em casa dos dragões.

      Desde 2008 que os azuis e branco não marcavam tão poucos golos frente aos gilistas (V 1-0, Taça)
      Após 3 jogos sem vencer, o FC Porto regressa às vitórias um mês depois:
      24/10 Gil Vicente 1-0 [C], Liga
      26/09 Boavista 0-5 [F], Liga
      19/09 SC Braga 3-1 [C], Liga
      O FC Porto não vencia pela margem mínima no Dragão em jogos da Liga desde a 26.ª jornada da época passada frente ao Marítimo (10 Junho).

      Nessa partida acabou por jogar os últimos minutos com menos um homem, tal como hoje frente ao Gil.
      Evanilson foi o 9.º jogador do FC Porto a marcar na estreia e dar a vitória num jogo da Liga:
      2017 Soares
      2016 Rui Pedro
      2000 Pena
      1992 Jorge Costa
      1974 Gomes
      1957 Osvaldo Silva
      1954 Avelino
      1949 Ezequiel Batista
      Nakajima volta a ter participação direta num golo do FC Porto sete meses depois:
      vs Santa Clara - Golo [C], Taça
      vs Chaves - Assistência [F], Taça da Liga
      vs Rio Ave - Assistência [C], Liga
      vs Gil Vicente - Assistência [C], Liga

      Fotografias(28)

      Liga NOS: FC Porto x Gil Vicente
      Liga NOS: FC Porto x Gil Vicente
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      GIL VICENTE
      Comentários (65)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      AS
      Contratações
      2020-10-25 23h34m por ASNL
      Falam aqui que fomos de cavalo para burro nas contratações e que só são cepos ao contrário de outros tempos com os exemplos do Danilo e do Alex Sandro. Primeiro falhamos muito antigamente só que tínhamos uma equipa base forte assim como um Timing de venda muito bom. Quem não se lembra do tempo em que se contratou meia dúzia de laterais até acertarmos com o Cissokho? Médios que o pessoal já nem se lembra etc.

      Não esquecer que antigamente os jogadores sul americanos não custavam...ler comentário completo »
      rre
      2020-10-25 15h49m por moreno07
      Ah não tinha visto o janko na lista
      da_ni82
      2020-10-25 15h39m por moreno07
      Mas fomos campeões com este quarteto de laterais atual? Ou fomos campeões com o alex telles e manafá (sim neste caso fomos com ele) e com alex telles e ricardo pereira?
      Depois o carraça não veio a custo zero deve ter recebido algo de prémio de assinatura e uma comissão pro filho do PDC e o Janko custou 2, 2 milhões, por isso foi quase 30M em lixo de laterais
      Kempes
      2020-10-25 15h08m por moreno07
      Por essa lógica porque vamos buscar gajos ao santa clara e ao portimonense?
      Quo vadis Porto?
      2020-10-25 14h19m por bludouro
      Assim não vão longe!
      rre
      2020-10-25 14h11m por moreno07
      Ainda te falta o saidy janko e o carraça nessa lista dos gastos em laterais (embora seja impossível saber os valores)
      Só um burro acha que gastamos bem o dinheiro ultimamente em laterais, mas para os disparates que leio aqui no zz. .
      Reparo
      2020-10-25 11h57m por petitor
      Se juntarmos os ordenados de Carraca e Cláudio ramos, transferência e ordenados de Toni Martinez e Taremi talvez desse para para trazer Alfredo Morelos um jogador de qualidade garantida.

      Não era preciso muitos até porque temos boa formação era preciso trazer poucos e bons.

      rre
      2020-10-25 11h02m por MisticaEncarnada
      1 jogo não são jogos mas a julgar pelo que vi na quarta e depois na quinta, bem como no jogo com o PAOK, e do feedback que recebo acerca dos jogos no campeonato diria que vocês até estão uns furos acima.
      O Benfica não tem meio campo que chegue para vocês nem que joguem com o Sérgio Oliveira e o Otávio e para os vossos extremos estamos bem lixados com os laterais, já para não falar que o Otamendi ainda tem de crescer fisicamente porque esteve mal na Polónia, não acompanhava os avança...ler comentário completo »
      TA
      petitor /Zaidu
      2020-10-25 10h28m por Tantoscasos
      Certo. . . pior é quando vejo alguém a dizer que o Oleg é melhor que ele. Atenção, o luso-moldavo não é mau jogador (inclusive, é bem melhor tecnicamente, menos no controlo de bola em velocidade e na capacidade de cruzamento), mas, neste momento, um jogador como o Zaidu oferece muito mais ao atual modelo de jogo do FC Porto. De referir que os dragões não foram o único clube a manifestar interesse no Sanusi (alguns clubes alemães estavam a monitorizá-lo).
      Rre
      2020-10-25 09h55m por petitor
      Gosto dos teus 11, aceito ainda temos Filipe Anderson.

      Gostava pessoalmente de ver o Loum a 6 acho que tem tudo para ser um grande jogador e quando foi chamado na generalidade respondeu bem, mas tinha Danilo a tapar a posição
      TA
      Giuvc
      2020-10-25 09h25m por Tantoscasos
      Efetivamente, o Zaidu era muito jovem quando esteve no Gil era bastante jovem (proveniente de uma equipa totalmente amadora da Nigéria). Aliás, nem sei se jogava já a lateral (no Mirandela, era central).
      Porém, desde a sua chegada a Portugal que tem evoluído bastante (sobretudo, a partir do ano passado) e, aliado às suas caraterísticas físicas pouco habituais tornam-no num futebolista ímpar em Portugal.
      Rre
      2020-10-25 08h32m por petitor
      Não vale a pena agora andar a falar do mercado, nem da direção já passou, a nossa realidade é esta, daqui a 4 anos vai lá votar eu apoiei JFR, agora apoio e o Porto. A nossa realidade é o plantel que temos, e dentro do que temos, há soluções interessantes, talvez não cheguem para tirar o Benfica do primeiro lugar que tem um 11 muito sólido e excelentes opções mas temos uma equipe competitiva.
      Zaidu
      2020-10-25 07h37m por petitor
      Fico mesmo triste de ver portistas a criticar este jogador, um pulmão incrível, grande capacidade de cruzamento, bom no jogo aéreo e defensivo, as vezes excessivo nas entradas, tem de ser lapidado mas é um diamante e vejo malta a criticar o miúdo que a 2 anos estava no Mirandela 😕
      MA
      Porto
      2020-10-25 01h49m por marcospp
      Exibição fraca, bom jogo do Nakajima e Evanilson, Conceição a inventar muito. Até choro só de saber que vamos ter de apanhar 1 ano inteiro com o mestre Zaidu
      11 PORTO
      2020-10-25 00h22m por PORTO__INVICTUS
      Tou farto de dizer. . .

      _____________Marche___ ___________
      Manafá___Pepe__ Mbemba___Zaidu
      ________Urib e_______Otávio________
      _Cor ona_____________________Díaz_ r
      ________Marega___Evanilson_ ______

      Mbemba OU Sarr
      Otávio OU Grujic
      Marega OU Taremi
      GIL
      2020-10-25 00h20m por PORTO__INVICTUS
      Não me lembro de uma coisa semelhante ao acontecido hoje. . . quantos remates com "selo de golo" foram literalmente cortados por jogadores do Gil Vicente, a maior parte em carrinho?!?!

      Cada remate do Porto era cortado de qualquer maneira, quase sempre em carrinho. . . não me recordo de nada parecido!! É que foram imensos remates!!
      PORTO
      2020-10-25 00h18m por PORTO__INVICTUS
      Inicio de jogo horrível, com uma tática miserável. . . não sei o que deu na cabeça do SC, MAIS UMA VEZ. . . . . .

      Fomos a tempo de alterar a tática e de começar a jogar em condições, até ele se lembrar de voltar a jogar só com 1 PL. . . não consigo perceber. . .

      Toni Martinez não é nada de especial, mas o Porto TEM QUE JOGAR SEMPRE com 2 avançados. . PONTO!!!
      Menteportista
      2020-10-25 00h01m por SCB1375
      Sim, o Alan falhou esse lance. No entanto, o SC viu a equipa de rastos, um deles já sem conseguir correr e mesmo assim demorou a refrescar a equipa. Isso e outras opções fruto do que mencionei no comentário anterior, sabe os jogadores que quer na equipa e confia neles até quando eles já estão mortos;)
      Menteportista
      2020-10-24 23h54m por joaosilva239
      Essa a volumetria ouviste o bacana que está a comentar as faltas depois de acabar na roulotte da stv depois dos jogos acabar. Ora claro , ele tem que fazer o trabalho que lhe mandam, é para isso que lhe pagam. Quanto ou não perceber de futebol, não queiras discutir comigo futebol porque ficas a perder.
      Menteportista
      2020-10-24 23h52m por SCB1375
      O SC pode ter todos os defeitos possíveis e imaginários, e até eu não gosto nada dele pela maneira infantil que nos levou a perder a taça de Portugal. Mas ele não é tolo nenhum a escolher quem quer na equipa. Em relação ao Baró, é outro jogador que reconheço enorme potencial mas que não se afirmou ainda devido a alguns azares
      HA
      Porto
      2020-10-24 23h51m por Halibut
      Fartei me de dizer e volto a dizer, o Porto tem laterais medianos para uma equipa que quer ir longe nas competições europeias e ser campeão sem problemas, Zaidu ainda lhe dou algum benefício da dúvida porque chegou agora e vem de outra realidade, mas o Manafa no máximo era suplente, disse aqui várias vezes para contratarem Tsimikas e o empréstimo de Arias ao Atlético. . . O Tsimikas foi parar ao Liverpool onde jamais será titular e o Arias foi para o Leverkusen onde não vai ganhar nada, ti...ler comentário completo »
      Menteportista
      2020-10-24 23h45m por joaosilva239
      Sabes qual o vosso problema, é que na taça dos campeões os árbitros não gostam de dar " COLINHO" e é por isso que no fim dos jogos miam até dizer chega porque perderam porque o árbitro fez isto. . fez aquilo. . . . a culpa nunca é vossa mesmo estando a jogar uma [. . . ] .
      Dragunners
      2020-10-24 23h45m por SCB1375
      Obrigado pelo esclarecimento mas não sabia que era tão baixa a cláusula. Sendo assim, ou o Porto renova e aumenta a cláusula ou então vai ser bem barato para quem o levar.
      Porto futuro
      2020-10-24 23h42m por Um_portista_qualquer
      4-2-3-1
      GR - Marche/Diogo
      DD - Manafá/Nanu
      DC - Pepe/Leite
      DC- Mbemba/Sarr
      DE- Zaidu/Zé das coives
      MC- Grujic/Oliveira
      MC- Uribe/Baró
      MCO- Fabio/Naka/Otavio/Baró (todos podem jogar nas alas)
      MD- Corona/Algum dos MCOs
      ME- Díaz/Felipe Anderson/Algum dos MCOs
      PL- Evanilson/Taremi
      Manto apedrejado
      2020-10-24 23h40m por SCB1375
      Não estou a ser irónico. Estou mesmo a falar a sério. O miúdo tem mesmo pinta e com mais uma época em cima e estará no ponto. Acho que o Wolves deve estar a pensar que se enganou quando levou o Fábio Silva. Deveriam estar a pensar no Vieira.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      com video
      Moreno destacou crença vitoriana
      Final épico no regresso do Vitória SC aos triunfos. Moreno lembrou Neno, que foi homenageado na partida, e elogiou a crença dos seus jogadores em ainda conseguirem os três ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      moumu 31-01-2023, 05:55
      moumu 31-01-2023, 05:53
      moumu 31-01-2023, 05:50
      moumu 31-01-2023, 04:55
      moumu 31-01-2023, 04:53
      moumu 31-01-2023, 04:52
      Gil_Vicente 31-01-2023, 04:05
      tipmaster 31-01-2023, 03:22
      Bate_Futre 31-01-2023, 03:06
      berdinho 31-01-2023, 03:02
      Bate_Futre 31-01-2023, 02:58
      Bate_Futre 31-01-2023, 02:56
      bludouro 31-01-2023, 02:36
      Areosa 31-01-2023, 01:33
      SCB1375 31-01-2023, 01:27
      Triper 31-01-2023, 01:24