placardpt
    Sporting vence nos Açores

    Começou em beleza, acabou na raça

    O Sporting foi ao limite para sair com três pontos da visita ao Açores. Os leões realizaram uma primeira parte de grande nível, mas um erro grave do capitão Coates complicou as contas, com a equipa de Rúben Amorim a ser obrigada a vestir o fato-macaco para voltar a marcar e bater o Santa Clara por 1x2. Com dois tentos e muita dinâmica oferecida, Pedro Gonçalves foi a figura do jogo.

    As visitas ao Estádio de São Miguel continuam a ser sinónimo de felicidade para o conjunto de Alvalade, que continua a realizar um início de campeonato bastante positivo e personalizado. Já o Santa Clara mostrou pouco dos seus argumentos e Daniel Ramos continua a ter abordagens pouco ambiciosas neste tipo de encontros, apesar da tarefa ter ficado bem complicada para os visitantes.

    Capitão manchou a nota artística

    As duas equipas apresentaram-se em campo com sistemas parecidos e a explorar a dinâmica de ambos os ataques. Mais subido no terreno, o Sporting entrou agressivo - Palhinha e Matheus Nunes são uma dupla forte neste capítulo - e teve os primeiros momentos ofensivos de relevo no encontro, sendo Nuno Santos o principal protagonista. O Santa Clara apostava na transição rápida e em tentar aproveitar a lentidão da defesa adversária, apostando também nos cruzamentos para  a referência Thiago Santana.

    Perto de 1000 adeptos estiveram presentes no Estádio de São Miguel ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Os leões recuperavam a bola com facilidade e estavam a entrar com perigo em zonas de finalização. Num rápido lance, Jovane Cabral lançou em velocidade Pedro Gonçalves, que, mesmo sem ângulo, bateu Marco Pereira para dar a justa vantagem à sua equipa. Este tento deu ainda mais confiança aos leões, soltos e criativos nas movimentações ofensivas. Faltava mais foco na definição... e evitar o facilitismo.

    A excelente primeira parte da equipa de Rúben Amorim acabou por ficar manchada por um lance já perto do descanso. Coates facilitou com bola e num passe deixou o esférico nos pés de Lincoln, que serviu em velocidade Thiago Santana. De forma tranquila, o avançado brasileiro ultrapassou Adán e atirou para um golo, num tento que o coloca como anotador máximo da história dos açorianos na Liga NOS. Desfecho ingrato para o rendimento leonino nos 45 minutos inaugurais.

    Amorim não perdeu tempo

    Com dificuldades após o descanso e um futebol amarrado entre as duas equipas - o relvado piorou bastante de qualidade - , Rúben Amorim não demorou muito tempo a mexer na estrutura dos leões e lançou a dupla Tiago Tomás/Sporar em campo. A inspiração dos visitantes desapareceu, mas, na raça, o Sporting conseguiu voltar a partir para cima do adversário na procura dos três pontos.

    Ao seu estilo, o Santa Clara recuou as suas linhas e praticamente abdicou de atacar. Na resposta a um cruzamento de Pedro Porro, o avançado Sporar conseguiu fazer o mais difícil e cabeceou para fora solto de marcação. Já com João Mário em campo, os leões ganharam mais critério na definição dos lances e acabaram por repor a justiça no marcador.

    Feddal bateu longo e, num lance que parecia controlado pela defesa do Santa Clara, a velocidade Pedro Gonçalves colocou o talentoso jogador em posição perigosa. Com calma, ultrapassou a saída algo precipitada do guardião Marco Pereira e fez o justo segundo golo dos leões, que mostraram personalidade ao não desistirem do resultado. Até ao final, o Santa Clara não encontrou argumentos para reverter este desfecho.

    U Sábado, 24 Outubro 2020 - 18:00
    Estádio de São Miguel
    Manuel Mota
    1-2
    Thiago Santana 42'
    Pedro Gonçalves 20' 81'
    Estádio de São Miguel
    Lotação12 500
    Medidas105x70
    Inauguração1930
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 5
    Lances Capitais
    20´
    GOLO Sporting!
    Pedro Gonçalves marca
    Pedro Gonçalves marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    42´
    GOLO Santa Clara!
    Thiago Santana marca
    Thiago Santana marca o seu 5º golo na prova (5 jogos)
    81´
    GOLO Sporting!
    Pedro Gonçalves marca
    Pedro Gonçalves marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    A Chave

    O Sporting parecia lançado para uma vitória tranquila, mas o erro de Coates complicou bastante a tarefa aos leões e mudou completamente o jogo. Continua a pecar na concentração.

    O Árbitro

    Apresentou critério largo ao longo da partida e poupou algumas entradas mais duras. Dúvidas num lance de Matheus Nunes na área do Santa Clara, com Coates perto da expulsão já na compensação. 

    O Melhor
    Primeiro tempo leonino

    Os melhores 45 minutos do Sporting esta época. Personalidade e dinâmicas que criaram muitos problemas ao Santa Clara e permitiram aos leões bastante volume ofensivo. O erro de Coates acabou por intranquilizar bastante a equipa.

    O Pior
    Um filme já visto

    O Santa Clara teve na luta pelo jogo, mas a equipa praticamente não existiu a nível ofensivo na partida, tendo recuado bastante no terreno durante a segunda parte. Jogos como em Braga não acontecem sempre... e os açorianos têm qualidade para mostrar outros argumentos.

    Forma
    Santa Clara
    2020/2021
    5J
    2V
    1E
    2D
    5-4G
    Sporting
    2020/2021
    6J
    4V
    1E
    1D
    10-7G
    Sabia que...by playmaker stats
    Sporting marcou 2 golos em cada jogo da Liga 2020/21
    Sporting soma a 3.ª vitória consecutiva fora de casa, registo que não conseguiu em toda a época passada
    2.ª derrota consecutiva do Santa Clara, num total de 3 jogos sem vencer
    O Sporting venceu as 5 últimas deslocações a casa do Santa Clara
    8.ª vitória consecutiva do Sporting sobre o Santa Clara
    Sporting continua invicto frente ao Santa Clara: 11 jogos, 9 vitórias e 2 empates

    Fotografias(24)

    Liga NOS: Santa Clara x Sporting
    Liga NOS: Santa Clara x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SANTA CLARA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PE
    SCP
    2020-10-26 10h10m por petulantes
    Parece que o scp está mais forte. . . porém questionam-se os 3 centrais contra uma equipa que ataca tão mal. Neto é fraco, feddal e coates são maus. . . aos defensores do coates aenas tenho a dizer que defendem melhor do que ele. e embora os 3 sejam fracos e como se costuma dizer: maus de rins. . . pouco flexiveis, mal posicionaveis, são obrigados por estte sistema a ter muitas vezes a bola na fase de construção. . . e depois aumenta o risco para acontecer o que aconteceu. . . acontece...ler comentário completo »
    Rúben Amorim
    2020-10-25 16h44m por PeevesThePoltergeist
    Declarações no fim do jogo: "Realço a presença do Público, que esteve muito bem sentado, respeitou muito bem as regras e deu um grande exemplo. "
    Os testes sucedem-se mas a resposta é sempre a mesma: Os adeptos dizem presente cumprindo com rigor máximo todas as normas de segurança e higiene. Bravo!!
    Thiago Santana
    2020-10-25 16h36m por PeevesThePoltergeist
    É, neste momento, o melhor marcador de sempre do Santa Clara na Liga. Muitos Parabéns!! Quanto ao Sporting, gostei da exibição de Pedro Gonçalves, concordo em ter sido o "Homem do Jogo". Parabéns ao Sporting pelos 3 pontos, vitória justa!! Saudações Portistas!!
    Sporting
    2020-10-25 00h55m por Maxaqueen
    A equipa parece mais segura de si no ataque, mas a defesa continua a tremer por todos os lados.
    Neto e Feddal têm de sair do onze e dar lugar a Quaresma e Inácio, respectivamente.
    Quanto ao Coates, a culpa foi dele no lance do golo do Santa Clara, mas também me recordo de um corte importante que fez no início do jogo que impediu que Lincoln seguisse para a baliza isolado.
    LE
    Penálti
    2020-10-24 22h02m por leoes18
    Mas se falam desse lance também têm de falar no possível penálti sobre o Matheus Nunes
    LE
    Esse lance
    2020-10-24 22h01m por leoes18
    foi com o Feddal e não com o Coates. Não baralhem tudo.
    Este Sporting. . .
    2020-10-24 21h41m por SPORTlNG
    Não vai longe, infelizmente. 18 remates é só 3 foram na baliza!!! 3 em 18!!! O redes do Santa fez uma defesa. . O Santa Clara fez 5 remates, dois na baliza. . Menos um que o Sporting num jogo em que raramente passou do meio campo. Precisamos de gente na frente com finalização urgentemente, arranjem um Junior ou Juvenil que deve conseguir fazer qualquer coisita. O Amorim continua a insistir nesta triste tática. . 3 centrais fantásticos que temos e jogam todos. . . Que medo!
    Resultado
    2020-10-24 21h36m por berdinho
    Não foi uma má exibição mas foi perdolária. da defesa para a frente tudo bem. Tirando Jovane, que naquela posição acrescenta pouco ao jogo. percebo a ideia de Amorir, mas ele não é um messi. A defesa mete sempre água. Já no jogo contra o Porto foi muito má. Mas estamos com 10 pontos e menos um jogo. Bom campeonato até agora. Precisamos do Sporar de volta ao 11. Parece estar a perder confiança.
    Marco
    2020-10-24 20h27m por SCBFAN
    Tivesse ele defendido assim contra o Braga e saía de lá com o saco cheio. Ainda quer ir à seleção xD
    AC
    Sporting
    2020-10-24 20h24m por acandrecoelho
    A grande base de um possível sucesso do Sporting em algo chama se palhinha, vai ser o leme desta equipa
    MA
    Scp
    2020-10-24 20h23m por Markes88
    Aquele GR Marco. . . . . dois erros, dois golos do Scp, o 2º então parece uma saída à GR de divisão inferior. . . . abalroar o defesa num lance que ainda está a ser protegido por ele, caminho livre para o Pote. . . . . golo.

    Não me pareceu falta no tal lance do Santana com Coates, e a julgar pela qualidade que vimos nele, isolado podia perfeitamente ter marcado. . . . .

    O Scp não permitiu praticamente nada ao Santa Clara na 1parte, foi um golo dos insulares ...ler comentário completo »
    ai o carmo
    2020-10-24 20h17m por Menteportista
    ou karma ou o que quiserem, mas aquela entrada do Coates não fez os sportinguistas lembrarem alguém ou consideram o lance diferente só porque é o Coates?
    jaimepacheco
    2020-10-24 20h17m por amoracamisola
    preocupa-te com o teu clube e os problemas dele.
    rmrfernandes
    2020-10-24 20h06m por TheFCPorto
    Acho que tás a pedir muito xD
    Alguns pontos
    2020-10-24 20h04m por jaimepacheco
    -Jogo fraquinho, também culpa do relvado.

    -Não há falta nenhuma do Santana sobre o Coates que deixava o avançado isolado com o guarda redes e aquilo era golo certo.

    -Este guarda redes do Santa quer ir à seleção? Que piada! Ahah
    Horrível exibição. Os dois golos do Sporting são culpa dele. O primeiro a bola entra pelo lado que até um guarda redes dá distrital sabe que tem de cobrir e no segundo golo, minha nossa senhora, não há palavras, mas que amador ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Destino: Saudade
    Podcast
    Rui Miguel Tovar no zerozero
    O futebol é muitas vezes um elemento de memória coletiva de uma família, de um país, do Mundo. É por isso que o zerozero, em associação com Rui Miguel ...