placardpt
    Análise ao adversário do Benfica

    Jovens ferroviários guiados pelo bom futebol

    2020/10/22 11:59
    E3

    Depois do triunfo por 2x4 na primeira volta da fase de grupos da Liga Europa, o Benfica reencontra o Lech Poznan, uma equipa jovem que apresenta um futebol positivo e que chegou à fase de grupos da segunda maior prova europeia apenas pela segunda vez nos últimos 10 anos – não chegavam a esta fase desde 2015/16.

    De resto, depois de uma temporada muito positiva, na qual terminaram em segundo lugar no campeonato e atingiram as meias-finais da Taça da Polónia, e depois de alguns falhanços nas últimas campanhas europeias, o primeiro objetivo para esta temporada era mesmo atingir a fase de grupos.

    E assim foi. Os ferroviários ultrapassaram quatro eliminatórias e fizeram-no com distinção, com 13 golos marcados e apenas um sofrido. Curiosamente, a boa campanha na Liga Europa contrasta com um início de campeonato difícil – apenas três vitórias em dez jogos – que valem um desapontante 9.º lugar.

    Armas que também são fraquezas

    ©Lech Poznan
    As dificuldades surgem, sobretudo, pela teimosia em sair curto, que, se por vezes é uma arma e permite à equipa começar o ataque organizado, também é, outras tantas vezes, um problema. Isto porque são várias as perdas de bola em zonas proibidas, que originam golos ou lances de transição, onde os polacos também não são particularmente felizes.

    A isto, juntam-se também as bolas paradas defensivas, mas nem tudo é mau, muito pelo contrário. A pressão alta e uma forte reação à perda são pontos positivos e a teimosia em sair curto é também uma das imagens do futebol positivo que os homens de Dariusz Zuraw procuram apresentar, sendo que, se as transições e as bolas paradas são um problema no capítulo defensivo, passam a solução no capítulo ofensivo.

    As armas dos polacos passam também pela qualidade e irreverência de jogadores como Kaminski, pela capacidade de construção e condução de Tiba e pela visão de jogo de Dani Ramírez. Há ainda um poder físico elevado nos homens mais defensivos, um guardião com bom jogo de pés e um avançado que chegou da Bundesliga e tem estado de pé quente.

    U Quinta, 03 Dezembro 2020 - 20:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Srdjan Jovanovic
    4-0
    Jan Vertonghen 36'
    Darwin Núñez 57'
    Pizzi 58'
    Julian Weigl 89'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo D
    Ponto Forte
    Contragolpe

    Apesar de serem uma equipa que procura jogar em ataque posicional, é em contra-ataque que acabam por ser mais perigosos, com a irreverência dos alas, principalmente do jovem Kaminski, a visão de jogo de Dani Ramírez e a capacidade de transporte de Pedro Tiba a virem ao de cima. São ainda uma equipa a ter em conta nas bolas paradas ofensivas.

    Ponto Fraco
    Controlo da profundidade

    Uma equipa com defesas fortes fisicamente sofre (quase) sempre nas transições rápidas e no controlo da profundidade e o Lech Poznan não é exceção, com a falta de velocidade a revelar-se muitas vezes fatal na transição defensiva. Revelam ainda problemas nas bolas paradas defensivas e alguns erros na saída de bola.

    Lech Poznan
    2020/2021
    19J
    9V
    4E
    6D
    40-27G
    Calendário
    História
    Ferroviários em retoma

    Registado oficialmente em 1922, mas formado a agosto de 1920 por um grupo de jovens ativistas, o Lech Poznan é um dos clubes mais populares da Polónia. Os ferroviários viveram o período de maior sucesso entre 1982 e 1993, com a conquista de cinco títulos de campeão nacional - venceram apenas mais dois desde então. Os últimos anos têm sido de retoma, com a equipa a procurar regressar ao topo do futebol polaco.



    Veja a história completa do clube
    A Estrela
    Pedro Tiba

    Com a capacidade de remate, transporte e até mesmo de visão de jogo que demonstrou durante vários anos em Portugal, Pedro Tiba é o grande destaque deste Lech. O médio é muitas vezes responsável pela construção do jogo dos polacos, apresentando-se ainda como uma ameaça nas zonas mais avançadas do terreno com uma boa chegada à área. Nota ainda para Dani Ramírez e para o jovem Kaminski.

    O Técnico
    Dariusz Zuraw

    Proveniente da equipa secundária, Dariusz Zuraw ascendeu à equipa principal durante a campanha de 2018/19 e trouxe consigo uma ideia de jogo positiva, na qual raramente abdica da saída curta e do ataque organizado. É também um dos responsáveis pela aposta nos jovens que têm surgido na equipa principal.

    Fotografias(22)

    Liga Europa: Benfica x Lech Poznan
    Liga Europa: Benfica x Lech Poznan
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    LECH POZNAN

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    LuiKong
    2020-12-03 16h39m por H_miranda
    Realmente concordo, no nosso Sporting ia dar frutos!
    Também gosto muito do Luiz Suarez do Granada
    PL
    2020-12-03 13h10m por LuiKong
    O Lech tem um avançado centro mto bom, encaixava que nem uma luva no meu sporting! E não deve ser caro :)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...