placardpt
      Vitória SC derrota Boavista

      Um Bessa à inglesa

      2020/10/19 22:09

      O Estádio do Bessa, palco de três jogos do Euro2004 e nesta noite palco do último jogo da jornada 4, é sobejamente conhecido pela construção à inglesa, com ângulos retos entre bancadas e com o público (agora ausente) bem próximo da ação. Desta vez, foi à inglesa também por outra razão: porque foi aqui que Marcus Edwards renasceu para a Liga e garantiu três pontos num duelo clássico do futebol português. 

      A saída logo aos 57 minutos do extremo inglês que agora veste a camisola 7 confundiu o próprio jogador, mas mesmo essa alteração por parte do novo treinador não lhe retirou o protagonismo num jogo em que um golo bem ao jeito de um fantasista foi decisivo.

      João Henriques não podia ter pedido melhor estreia no banco de suplentes do Vitória: triunfo na visita a um rival histórico, já com muitas melhorias à vista apesar do pouco tempo de trabalho com a equipa. Para Vasco Seabra, continua a ser adiada a primeira vitória e os axadrezados ainda não pontuaram em casa.

      O regresso de um Rei

      Uma troca de treinador após apenas três jornadas não é comum, ainda para mais não sendo os resultados dramáticos, e por isso grande parte da curiosidade neste jogo assentava nas opções do treinador estreante João Henriques, a quem foi entregue a pasta que Tiago não quis continuar a assumir. Dentro dos possíveis - as ausências nas laterais limitavam as escolhas, estreou-se Zié Ouattara à direita -, o técnico manteve a base do onze, embora com a curiosidade de ter em simultâneo Quaresma, Edwards e Rochinha, com o terceiro a partir do meio-campo para a frente e os outros dois a assumirem as faixas do ataque.

      João Henriques estreou-se com uma vitória no Vitória ©Vítor Parente / Kapta+

      Vasco Seabra queria «provar o crescimento» da equipa e também nos axadrezados não houve grandes surpresas, mas sim um ajuste cirúrgico: na ausência de Angel Gomes, o técnico apostou em Show, procurando construir um meio-campo mais sólido e sacrificando a criatividade. Na defesa começavam os quatro de Moreira de Cónegos, mas o setor teve um revés bem cedo na partida: Adil Rami não aguentou sequer cinco minutos em campo, sendo rendido pelo estreante Cristian Castro, um colombiano de 19 anos que andava pelo Vizela na época passada.

      Quaresma e Javi García encontraram-se no Bessa ©Vítor Parente / Kapta+
      Além de ter tido essa lesão precoce, o arranque da partida só foi clássico no papel. Algumas faltas duras, jogo muito partido, nada de grandes ocasiões até ao momento do desequilíbrio criado do flanco direito para o centro: Zié Ouattara, o tal jovem estreante na lateral, levantou com qualidade para Bruno Duarte, que trabalhou em esforço sobre a direita e conseguiu desencantar um cruzamento direitinho aos dois pés de Edwards. E o inglês usou os dois: domínio de classe com o esquerdo, um tiro com o direito e Léo Jardim a não conseguir responder.

      O Boavista queria assumir o jogo em casa, mas faltava fantasia - que falta faz Angel Gomes... - e a forma rápida como os vitorianos chegavam a posições de ataque causava problemas à linha defensiva axadrezada. Rochinha, vagabundeando entre o meio-campo e o ataque, ia ganhando cantos e faltas. Quaresma colocava a trivela ao serviço da equipa, muito mais em cruzamentos venenosos do que em remates, Bruno Duarte servia de apoio aos criativos dos flancos. Do lado oposto, Bruno Varela tinha pouco trabalho, mas suspirou de alívio aos 34' quando Benguché, com tudo para encostar, se atrapalhou e falhou a finalização.

      Mais estreias e um Boavista a querer mais

      Vasco Seabra exasperava no banco, a querer a tal vitória que vai sendo adiada e que podia ter ficado ainda mais longe quando Rochinha se isolou e, perante Léo Jardim, lembrou-se de sacar um chapéu que não acertou na baliza.

      Vasco Seabra continua sem vitórias ©Vítor Parente / Kapta+
      O Boavista livrou-se dessa e foi em frente em  busca do empate. Os axadrezados aumentaram muito o nível de pressão sobre o adversário, que acabaria por se ver obrigado a baixar mais as linhas e manter na raça a vantagem mínima. Apesar das melhorias evidentes dos boavisteiros, que queriam ter bola e fazer o melhor possível com ela, a equipa de Guimarães ia segurando essa vantagem, também graças a um Jorge Fernandes em grande plano na defesa.

      Vasco Seabra estreou mais duas peças, Yanis Hamache e Musa Juwara, a equipa axadrezada somou uma série de investidas nos minutos finais e chegou a estar próxima desse golo do empate, num remate de Nuno Santos por cima e numa outra bola que caiu dentro da grande área vitoriana nos descontos, mas a equipa de Guimarães conseguiu mesmo festejar o segundo triunfo no campeonato, o primeiro numa nova era.

      jogos históricos
      U Segunda, 19 Outubro 2020 - 20:15
      Estádio do Bessa Séc. XXI
      Nuno Almeida
      0-1
      Marcus Edwards 19'

      ESTÁDIO

      Estádio do Bessa Séc. XXI
      Lotação28 263
      Medidas105x68
      Inauguração1910
      Positivo
      Melhorias à vista

      João Henriques teve pouco tempo para trabalhar a equipa, mas as melhorias notaram-se: a nível ofensivo no primeiro tempo, em particular, e a nível defensivo no segundo. O jogo era de elevado nível de dificuldade e a equipa vitoriana arrancou um ótimo resultado.

      Negativo
      Arranque problemático

      O título desta secção tem dois sentidos: primeiro, o jogo teve um arranque desinteressante, com faltas duras, um amarelo para Quaresma logo a abrir e a lesão de Rami; segundo, o próprio Boavista soma apenas dois pontos após quatro jogos e o novo projeto anseia pela primeira vitória.

      Forma
      Boavista
      2020/2021
      4J
      0V
      2E
      2D
      4-10G
      V. Guimarães
      2020/2021
      4J
      2V
      1E
      1D
      2-1G
      O Árbitro

      Nada de muito relevante a apontar, talvez pudesse ter tido melhor controlo do encontro no início quezilento, com muitas faltas.

      Fotografias(15)

      Liga NOS: Boavista x V. Guimarães
      Liga NOS: Boavista x V. Guimarães
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BOAVISTA
      EMPATE
      VITÓRIA SC

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Kurika
      2020-10-20 16h40m por Bracara_Avgvsta
      O lance do quaresma é para vermelho. Onde é que está o VAR ? No Vitoria 0 - 2 Braga o Al Musrati fez exatamente a mesma coisa e só levou amarelo.
      Espero que no domingo não seja assim.
      JN1933
      2020-10-20 10h56m por shoeprano
      O Silvio até agora nem tem estado mal, não tem as andanças de outros tempos mas a defender tem estado bem, é preciso alguém assim se for para o Edwards jogar mais à frente possível. Quando o Mensah voltar muito provavelmente será o dono do lugar.
      Ghost
      2020-10-20 10h01m por Quadradinhos
      Por acaso conheces a zona mais bonita e distinta da cidade do Porto???
      Só dizes asneiras. Cultiva-te!
      Vitória
      2020-10-20 09h27m por JN1933
      Alguém me pode explicar a ausencia de aposta no Jonas Carls? Ele não esteve bem com o B Sad?
      Excelente vitória
      2020-10-19 23h29m por vmsportsbranding
      Feliz pelo miudo Nico ter somado mais alguns minutos. Não percam o seu vídeo de highlights no meu canal de youtube se quiserem ver mais da sua magia!
      tink
      2020-10-19 23h27m por MisticaEncarnada
      Não me acredito que 4 equipas façam mais de 75 pontos. 3 ainda acredito, 4 não. . .
      Do tipo 86, 83, 79 e 77, esquece. . . para já ainda não acredito que seja desta que o campeão, seja ele qual for, chegue aos 90 pontos, ou seja, lá que fique entre os 84 e os 87/88, depois considerando que mais 3 equipas farão no mínimo 76 pontos, não acredito que 4 equipas fiquem separadas por 8/10 pontos. A nossa liga não tem esse nível de competitividade.
      Se tu me disseres que é ...ler comentário completo »
      Irv
      2020-10-19 23h21m por Quadradinhos
      Tás confuso. . .
      Ghost
      2020-10-19 23h20m por Quadradinhos
      És ordinário e mal educado.
      Mas como ės um Ghost, não incomodas ninguém. . .
      TI
      Comentam sem ver. . .
      2020-10-19 23h02m por tink
      Há aqui pessoal que anda a querer fazer a cama ao treinador do Boavista e não percebo porquê! Os jogadores são todos novos, vindos de todos os lados, chegaram tarde e tiveram um início de campeonato muito complicado. O Boavista está a produzir um futebol positivo e com grande qualidade. Ninguém esperava que lutassem pelo título. Aliás acho que andar na luta pela Europa já vai ser positivo. Benfica, FC Porto, Sporting e Braga vão fazer mais de 75 pontos e no Natal já vão andar longe da co...ler comentário completo »
      Roby_O_Imperado r
      2020-10-19 22h54m por Bracara_Avgvsta
      Sempre foi assim e sempre será. xD Mas depois é sempre a mesma coisa . . . Vitoria do Braga.

      Primeiro temos o AEK depois o Vitolia. Se ganharmos ao Vitolia com os reservas vai ser bonito vai.



      Checkmate
      2020-10-19 22h54m por amo-te-vitoria
      7 pontos, nada mau para uma equipa em pré época fruto de um erro tremendo de casting.
      Do jogo de hoje dominamos até ao minuto 52, com uma perdida escandalosa do rochinha. Daí para a frente a equipa caiu muito, inclusive a nível físico. Apesar do domínio territorial nos últimos 35 minutos o Boavista não criou nenhuma ocasião flagrante de golo.
      EN
      BFC
      2020-10-19 22h41m por EnormeSCB
      Parece me a mim que sentiu e muito a falta de Angel Gomes na primeira parte, é já o farol da equipa o miúdo que tem muita classe. E depois a lesão de Rami também atrapalhou ainda mais as contas, parece me sinceramente que o Boavista joga bem mais que aquilo que se reflecte em pontos mas é a vida. Tem de começar a materializar. De restou pareceu me um jogo muito atabalhoado de um lado e do outro com o Edwards a fazer a diferença e com um Boavista a apertar imenso na segunda parte mas pareceu...ler comentário completo »
      Já agora
      2020-10-19 22h40m por shoeprano
      Falta ao Boavista alguns gajos experientes, um pouco de veterania não faziam mal nenhum. Pena o Angel estar lesionado também, gostava de o ter visto um fazer un duelo com o outro craque inglês do campeonato.
      Ghost
      2020-10-19 22h39m por Quadradinhos
      Respeito é bonito e eu gosto!
      O meu clube tem nome e é bem: BOAVISTA FUTEBOL CLUBE.
      O Guimarães ainda tem muito que andar para igualar o nosso palmarés.
      Vitoria
      2020-10-19 22h39m por shoeprano
      Já se notou melhorias, ao menos o Edwards já joga na posição que rende mais, gostei do Rochinha no meio (se bem que tem de melhorar imenso no último passe e que lance sozinho é horrível), Ouattata foi uma surpresa agradável e o Varela a mostar imensa confiança, não me admirava nada que fosse capitão na época que vem.

      Alguém sabe porque o Edwards saiu tão cedo, se estava tocado, senão é uma substituição estúpida.
      Há aqui gente
      2020-10-19 22h31m por Roby_O_Imperador
      Que anda de papo feito.
      Domingo lá iremos fazer o que normalmente acontece, ou seja, passear em Guimarães.

      Alguém que diga ao Quaresma a hora do jogo senão ainda se perde na Santa Tecla.
      jaimepacheco
      2020-10-19 22h30m por rayman
      Também só sofreu 1. Se o Vitória ganhar todos os jogos por 1-0 até ao fim do campeonato não me importo nada.
      Já se notou muitas melhorias neste jogo. Primeira parte de superioridade e segunda de gestão. É um facto que apesar do Boavista ter estado bem por cima não teve grandes oportunidades sendo que a melhor da segunda parte até foi do Rochinha.
      Boa estreia do Zié na lateral direita. Esteve seguro.
      Boavista
      2020-10-19 22h29m por Rui_Malheiro1998
      Ou começam a ganhar ou correm o risco de desmoralizar. Isto do ''jogámos muito melhor mas perdemos por azar'' não pode durar para sempre. Ou o Seabra ganha uns joguinhos ou vai já de sopa e o projeto fica destabilizado. De qualquer dos modos as coisas vão mal
      jaimepacheco
      2020-10-19 22h22m por Kurika
      Quem me dera ter 7 pontos e apenas dois golos marcados. Não me importava nada. Estás a manchar a memória do teu avatar com esse comentário. ;)
      Enfim, é rir para não chorar. Sempre disse que o plantel foi mal planeado, muita miudagem no banco, um treinador também relativamente inexperiente e pouco "rato". É ter paciência, que foi o que sempre pedi, sobretudo depois de o calendário melhorar, a seguir à próxima paragem de selecções, aí é que começa a não haver desculpa para ganha...ler comentário completo »
      Injusto
      2020-10-19 22h18m por Quadradinhos
      Resultado injusto.
      Ditadura dos pontos pode vir a ser decisiva para treinador.
      Massacre
      2020-10-19 22h16m por ricardocunha251
      Fez me lembrar os jogos da taça quando uma equipa da 3a divisão consegue vencer uma da primeira! :D
      Jogo
      2020-10-19 22h14m por jaimepacheco
      Até foi bem disputado em certos momentos do encontro.
      O resultado é penalizador para o Boavista que foi a equipa com mais posse de bola e com mais remates no decorrer da partida.

      Acho que o Seabra não é o homem certo para este novo Boavista.

      De salientar também que o Vitória tem 7 pontos em 4 jogos e só marcou 2 golos, muito pobre.

      Domingo temos jogo grande em Guimarães, derby do Minho onde o Braga parte como favorito devido à sua supe...ler comentário completo »

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Espanhol
      Nemanja Guldej, antigo jogador do Sporting CP, lesionou-se de novo e pode terminar a época mais cedo. Na última partida do Sevilla, diante do Mallorca, o jogador sérvio saiu ...