betclicpt
      Análise Tática
      Adversário dos dragões em análise

      No meio de tantos astros, já só falta sonhar com as estrelas

      2020/10/21 11:59
      Texto por João Gonçalo Silva
      E5

      A Liga dos Campeões. O palco dificilmente fica maior que este e, para o FC Porto, o teste inaugural não podia ser mais desafiante. O Manchester City de Pep Guardiola não precisa de apresentações e parte, desde logo, como candidato a erguer o troféu, o único que ainda falta no museu. Para os dragões, o sorteio ditou a visita ao Etihad na primeira jornada.

      Perante um adversário que tão bem caracteriza a alcunha «milionária» da prova, o que podem os homens de Sérgio Conceição fazer para tentar sair de terras de Sua Majestade com uma surpresa? O melhor é tentar perceber como jogam os citizens e o ideal é começar pelo início, que é algo que também defende Guardiola.

      Muito domínio e rotinas bem definidas

      Este Manchester City é uma equipa à imagem do seu treinador, que privilegia um jogo de posse e de construção a partir da sua própria baliza. O guarda-redes Ederson, conhecido do futebol português, é o responsável por iniciar o processo ofensivo com a ajuda dos dois defesas centrais e de Rodri, um dos indispensáveis da equipa, a formarem um losango na presença da pressão adversária. Os laterais funcionam como médios neste desenho, arrastando com eles adversários e libertando espaço para os extremos, sempre bem abertos e encostados às linhas laterais.

      Astronómico. É assim que pode ser caracterizado o plantel ©Getty /
      Ultrapassada a primeira fase de construção, o modelo tático altera-se, com a procura dos movimentos interiores, ora dos extremos, ora dos laterais. O que normalmente acontece neste momento é algo que torna a equipa de Guardiola tão difícil de conter: superioridade numérica. Suportados por médios de uma qualidade colossal, que executam ao nível dos melhores do mundo, a equipa normalmente chega às zonas de decisão com várias opções. De Bruyne é caso mais gritante, mas ainda existe Phil Foden, que desempenha as funções de David Silva, após a saída de El Mago.

      Mas engane-se quem pensa que esta equipa é apenas feita de passes curtos e triangulações. Com a velocidade de Sterling e Mahrez, a bola, muito rapidamente, aparece na área adversária em lances de contragolpe criteriosos e que podem apanhar qualquer um desprevenido.

      Um avançado que não tem por hábito perdoar ©Getty / Mike Egerton
      Outra das peças que torna (e tem tornado) o Manchester City tão letal é Sergio Agüero. O melhor marcador da história de clube, recentemente recuperado de lesão, é uma autêntica dor de cabeça para qualquer linha defensiva e é uma ameaça, tanto na área, como nas suas extremidades. Sem sequer mencionar a velocidade que, aos 32 anos, ainda possui, e pode utilizar nas transições já mencionadas, a qualidade de passe e remate também são características que não lhe faltam. Um craque, muito resumidamente.  

      Um calcanhar de Aquiles?

      Tal como qualquer equipa, e independentemente de toda a qualidade que a faz vencer grande parte das vezes, a turma de Guardiola não é imbatível. Em diferentes ocasiões durante a última temporada, a permeabilidade defensiva ficou visível. Não foi por acaso que o mercado trouxe Rúben Dias e Nathan Aké, dois reforços que, juntos, custaram mais de 110 milhões de euros, numa tentativa de consertar o setor mais problemático.

      Terá Guardiola encontrado a solução para os seus problemas? ©Getty / Jason Cairnduff - PA Images
      Dentro dos problemas defensivos, existe um que se destaca: a transição defensiva. Devido à maneira como ataca, com os dois laterais bem envolvidos no processo ofensivo e os centrais muito subidos no terreno, a equipa deixa sempre um grande espaço nas costas, como, de resto, ficou bem notado na partida frente ao Lyon (1x3), onde os franceses capitalizaram este aspeto.

      Sérgio Conceição terá tirado apontamentos dos desaires dos citizens e quererá colocá-los em prática frente a um gigante que sonha com o título que falta. A montanha é difícil de escalar, mas, certamente, não é impossível.

      U Quarta, 21 Outubro 2020 - 20:00
      Etihad Stadium
      Andris Treimanis
      3-1
      Sergio Agüero 20' (g.p.)
      Ilkay Gundogan 65'
      Ferrán Torres 73'
      Luis Díaz 14'
      Etihad Stadium
      Etihad Stadium
      Inglaterra
      Manchester
      Lotação55 097
      Medidas105x68
      Inauguração2003
      FaseFase de Grupos
      GrupoGrupo C
      VIDEOS
      Ponto Forte
      Superioridade numérica

      O grande trunfo da equipa é ter sempre várias opções de passe nas zonas de decisão. Quer seja em ataque construído ou em velocidade, o ataque torna-se em rolo compressor nas noites inspiradas porque, para além de muito organizado, possui jogadores dotados de técnica elevada.

      Ponto Fraco
      Transição defensiva

      Tanto pendor ofensivo tem a sua consequência. A defesa subida da equipa pode ser apanhada desprevenida se a transição for bem efetuada, como vários adversários já conseguiram provar. Com novas armas para combater esta debilidade, as costas da linha defensiva será posta à prova frente a um Dragão com armas bem velozes.

      Manchester City
      2020/2021
      6J
      4V
      1E
      1D
      12-8G
      Calendário
      História
      Receita para o sucesso

      O Manchester City é um dos mais antigos clubes ingleses e um habitual participante no principal escalão, ocupando o sexto lugar no ranking de presenças. Ainda assim, a chegada de Sheikh Mansour em 2008 está inegavelmente ligada ao sucesso recente do clube, que é agora uma potência do futebol. Para além de recordes e prestações de grande qualidade, os citizens são já um dos clubes mais dominantes da era Premier League em Inglaterra. 

      A Estrela
      Kevin De Bruyne

      Já não passa despercebido a ninguém. O belga é um melhores médios do futebol mundial e foi eleito o melhor jogador da Premier League na temporada de 2019/20, onde, para além de ter apontado 13 golos, assistiu por 20 vezes e igualou o recorde da competição. Com uma qualidade estratosférica, é o principal responsável pelo jogo da equipa, contribuindo de qualquer maneira. Um perigo nas bolas paradas, também é capaz de surpreender qualquer defesa com um remate certeiro do meio da rua ou um passe teleguiado para um colega.

      O Técnico
      Pep Guardiola

      Um dos grandes responsáveis pela transformação e pela maneira como é praticado o futebol nos tempos modernos. O currículo do catalão fala por si, com um palmarés invejável que o coloca na discussão de melhor treinador da história. Depois de dois títulos da Liga dos Campeões no Barcelona, Guardiola procura regressar ao trono da Europa ao serviço do Manchester City, mas tem falhado o objetivo. Será este ano?

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      MANCHESTER CITY
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (4)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Marega
      2020-10-21 20h52m por AsCo
      Fosse outro o avançado e o porto podia estar a ganhar.
      O lance das maozinhas do cancelo no pepe dá vontade de rir depois dos tripas terem um idêntico em alvalade, enfim haja seriedade no futebol.
      O penalty do city, esse sim é precedido de prisão
      Gundogan, marhez e cancelo estão a jogar zero, por isso o city pratica um péssimo futebol.
      O Porto está bem melhor, e se continuar assim arrisca-se a vencer o jogo
      Marcojusto
      2020-10-21 20h36m por AsCo
      Até pode ser, mas que há falta sobre o marchesin há, o city está mal, e o porto está a surpreender, aliás a atitude dos jogadores do Porto é excelente. O oposto vejo no Benfica com aquele morto vivo do Pizzi (jogar sempre com um a menos)
      Oops
      2020-10-21 20h26m por AsCo
      Ia dando mais outro, bola à queima ao ederson e uribe falha de baliza aberta.
      Rúben dias está de pé frio, só os cegis é que não vêm, aliás o jogo de pés é e sempre foi horrível, o Sconceicao sabe disso 😁
      Ruben dias
      2020-10-21 20h22m por AsCo
      Ahah ahah, já ofereceu um golo, é verdade que o Ferro era fraco mas este RD só engana a CS.
      Grande venda e o otamendi em troca, belo business 😁
      OUTRAS NOTÍCIAS
      FC Porto
      Morte de Reinaldo Teles abalou treinador
      Foi um Sérgio Conceição visivelmente emocionado, aquele que se apresentou nas entrevistas rápidas após a vitória em Marselha, por 0x2. O treinador azul e ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      LoboDasNeves 25-11-2020, 22:36
      PE
      PERAMANCA 25-11-2020, 22:35
      LoboDasNeves 25-11-2020, 22:34
      LoboDasNeves 25-11-2020, 22:32
      Dragunners 25-11-2020, 22:23
      welele12 25-11-2020, 22:22
      iSMURF4 25-11-2020, 22:20
      TheFCPorto 25-11-2020, 22:16
      TheFCPorto 25-11-2020, 22:15
      Dragunners 25-11-2020, 22:15
      BestInTheWRLD 25-11-2020, 22:13
      jaimepacheco 25-11-2020, 22:12
      yousandro 25-11-2020, 22:12
      ruipatricio 25-11-2020, 22:11
      iSMURF4 25-11-2020, 22:11
      iSMURF4 25-11-2020, 22:11