betclicpt
      Análise
      Lesão afasta lateral durante alguns meses

      Quem vai render André Almeida? Há quatro opções e estes são os argumentos de cada um

      2020/10/20 09:10
      Texto por Redação

      É capitão e uma das presenças assíduas no onze encarnado ao longo das últimas 10 temporadas, mas não vai ser opção para Jorge Jesus nos próximos tempos, depois do internacional português ter sofrido, frente ao Rio Ave, uma lesão que o seu próprio técnico descreveu como «grave»: uma dupla rotura, no ligamento cruzado anterior e ligamento lateral interno, que vai tirar André Almeida dos relvados durante vários meses.

      É peça muitas vezes contestada pelos adeptos da Luz, que não viram a lateral direita da equipa a evoluir ao ritmo das restantes posições, mas não é por isso que André Almeida deixa de ser opção com todos os técnicos que passam pelo Benfica, numa clara amostra de que oferece à equipa algo que mais ninguém dá. 

      Esta temporada leva já cinco jogos a titular, o mesmo número de partidas das águias, mas a última, em Vila do Conde, durou apenas 14 minutos para André Almeida, que saiu lesionado ainda no início de um jogo que os encarnados venceriam por 0x3.

      Agora, com muitos jogos pela frente, há uma posição em aberto no onze do Benfica e o zerozero traz-lhe as quatro opções mais prováveis para render o português de 30 anos, ainda que, naturalmente, a decisão seja sempre de Jorge Jesus.

      Gilberto

      © Benfica

      A favor: O que Gilberto tem a favor, em comparação com os restantes nomes nesta lista, é o facto de ser atualmente o único lateral direito de raiz que integra o plantel principal das águias. O ex-Fluminense chegou este verão a pedido de Jorge Jesus, que bem o conhece do Brasileirão, e já teve a oportunidade de se mostrar em campo, tendo cumprido os 76 minutos de jogo frente ao Rio Ave após a lesão de André Almeida. Por estes motivos parte em vantagem para ser titular nos próximos jogos, mas não será necessariamente opção durante toda a ausência de Almeida...

      Contra: O reforço do Benfica para 2020/21 não esteve em grande plano nos minutos que teve durante a pré-temporada, o que levantou logo alguns pontos de interrogação acerca do potencial sucesso de Gilberto no Benfica. Frente ao Rio Ave, o lateral brasileiro já teve uma estreia mais «convincente», mas ainda assim com algumas falhas no momento defensivo, como próprio Jorge Jesus afirmou.

      Diogo Gonçalves

      © Kapta+

      A favor: Não é defesa de raiz, mas Diogo já jogou a lateral direito na seleção sub-21, adaptado por Rui Jorge, e também na Taça de Portugal ao serviço do Famalicão, pelo que não é uma posição estranha ao jovem português. Também Jorge Jesus, que não é conhecido por se opor à adaptação de um jogador a lateral, já admitiu adaptar o jogador à nova posição. Aos 23 anos de idade, Diogo Gonçalves é quatro anos mais novo do que Gilberto, o que aliado ao facto de ser um produto da formação do Seixal torna-o numa opção mais atraente do que o lateral brasileiro.

      Contra: O facto de lateral direito não ser a posição natural de Diogo Gonçalves pode ser um fator impeditivo, pelo menos numa fase inicial. O jovem extremo conseguiu garantir lugar no plantel encarnado, num ano em que as opções abundam, e isso deve-se também à sua polivalência, mas para já deverá ver de fora enquanto ganha calo defensivo nos treinos, para mais tarde ser opção.

      João Ferreira

      © SL Benfica

      A Favor: Trata-se de um jovem bem cotado pelos responsáveis da Academia do Benfica, no Seixal, que vêm em João Ferreira o potencial para chegar à equipa principal. É um jogador que fez a formação na posição de lateral direito e tem tudo para ser chamado ao plantel principal na ausência de André Almeida. Recorde-se, João Ferreira já esteve no banco de suplentes do Benfica em três ocasiões, incluindo no dérbi frente ao Sporting na última jornada de 2019/20, mas nunca se chegou a estrear na equipa A, pelo que para já vai jogando na LigaPro às ordens de Renato Paiva.

      Contra: Uma aposta em João Ferreira nesta altura surgiria mais pela oportunidade do que pela forma atual do jogador que, não estando mal, já teve momentos de maior destaque com a camisola encarnada. Pesa também a juventude e inexperiência, de um jogador que tem apenas 19 anos e não tem estado a trabalhar com o plantel principal.

      Filipe Cruz

      © Getty / Jonathan Moscrop

      A Favor: Filipe Cruz é um jovem com muito potencial da formação do Benfica, que está em boa forma no início de temporada da equipa sub-23. Aos 18 anos é um lateral direito com uma enorme capacidade atacante, a desequilibrar a partir do corredor, como já o fazia quando jogava a extremo. É mais novo que João Ferreira, mas mesmo assim foi titular na final da UEFA Youth League, atirando Ferreira para a lateral esquerda dos encarnados, nesse jogo e em outros da prova.

      Contra: Se para João Ferreira foi argumentada juventude e inexperiência, mais ainda se aplica a Filipe Cruz, que não só é mais novo como nunca chegou a representar a equipa B das águias, sequer. Trata-se de um jogador com um potencial enorme, mas talvez seja cedo demais para uma inclusão no plantel de Jorge Jesus.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      RIO AVE
      EMPATE
      BENFICA

      Fotografias

      Liga NOS: Rio Ave x Benfica
      Liga NOS: Rio Ave x Benfica
      Comentários (51)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      SI
      Diogo Gonçalves
      2020-10-22 00h22m por simaoandrade1997
      Não sendo Benfiquista, mas conhecendo o Diogo Gonçalves do Famalicão (clube da minha terra), adorava vê-lo a ser titular no Benfica, mesmo sendo na posição de lateral direito.
      É um jogador com uma enorme raça e uma capacidade técnica fantástica. Outra fator a favor é a sua predisposição para atuar seja onde for. Pode estar uma réplica do Fábio Coentrão. E todos sabemos o que foi o Coentrão nas mãos do Jorge Jesus
      3D
      Desempenho , Lateral e Capitão
      2020-10-20 19h38m por 3deUMAvez
      Boas referências e bons argumentos escritos aqui por diversos utilizadores quer positivos, quer negativos(mas realistas) tanto para AA (que tenha boa recuperação, mas é escasso para titular) e "Pizzi".

      (Luis Miguel teve números muito bons, mas neste momento nada. E esforço ou espirito combativo é uma nulidade. Mastiga muito o jogo também actualmente) 8 nem pensar! Suplente para SA, e com sorte.

      A minha escolha para a Lateral Direita de momento:
      1- Di...ler comentário completo »
      Lateral-direito do Benfica
      2020-10-20 18h41m por ReturnoftheEagle
      Até janeiro (já volto a falar sobre isto), as opções reais são Gilberto e Diogo Gonçalves. O brasileiro, claro, é um lateral-direito de raiz, contratado para concorrer com André Almeida. Apesar de ter feito uma pré-época pouco convincente, entrou bem contra o Rio Ave, cumprindo no ataque e tapando tanto Mané como Gabrielzinho (teve mais dificuldade em travar este último nos duelos individuais, mas tirou-lhe um golo). Está longe de ser perfeito, mas mostrou capacidade para, no mínimo,...ler comentário completo »
      manuelamaro
      2020-10-20 17h57m por Markes88
      Aqui neste site já fui dos mais defensores de Pizzi e o próprio A. Almeida durante muitas épocas. . . .

      Agora há jogos e jogos, há épocas e épocas e se já reconheci em Pizzi números praticamente imbatíveis, desde a época passada que eles, sendo dois dos capitães, não souberam incentivar a equipa na 2metade da época, até se percebe pelo que jogaram que não parecia nada com eles.

      Lembra-se da justificação do Almeida quando os resultados estavam uma lástima e m...ler comentário completo »
      FU
      Então um contra é só a juventude?
      2020-10-20 17h35m por FutebolMaravilha1
      E o Lindelof, Ederson, Nelson Semedo, etc etc, que tambem se estrearam super novinhos? a idade nao quer dizer nada se o jogador entrar e convencer. se nao tiverem oportunidade é que não vão passar de "se's"
      FE
      josebrito123
      2020-10-20 17h26m por Fernandinho
      Amem
      JO
      manuelamaro
      2020-10-20 15h46m por josebrito123
      Desses 30 golos quantos é que foram de penalti? E blablablá os penaltis existem e alguém tem que os marcar, sim tudo bem, mas jogo jogado? Bola!
      Bate os penaltis todos, tá sempre na mama, ajudar a defender tá quieto e atacar também, só faz é queimar jogadas! Depois quando tá à mama lá na frente é só encostar. . . .
      Ah e já agora as assistências, bate os livres e os cantos todos, se calhar em 10 manda 1 em condições, mas com tanta quantidade acaba por ir lá bater alguma co...ler comentário completo »
      JO
      gotballs
      2020-10-20 15h39m por josebrito123
      "sempre que entra mexe com o jogo" ele jogou uns 15 minutos até agora. . . Deve ter sido uma loucura de futebol. . . .
      E não tem nem vai ter qualidade para a equipa principal
      MA
      Markes88
      2020-10-20 14h53m por manuelamaro
      Os males do Benfica são sempre André Almeida ou Pizzi agora vai ficar só Pizzi parece incrível um médio que ainda o ano passado marcou trinta golos seja sempre mal amado. Digam-me outro médio do Benfica que já consegui isso. Não é nenhum fora de série não, mas basta só ver as últimas épocas quando ele não estava bem o que acontecia ao Benfica.
      Eu cria ser o primeiro. . .
      2020-10-20 14h47m por AcaroInformatico
      Pois cria. . . !

      Bem, não se pode ter tudo, parabéns ao @Menteportista. . . que a liderança portista seja apenas neste aspeto!

      Afinal sempre há alternativa aos slides re-carregadores de página. Embora esta seja uma boa alternativa no caso da amostra ser pequena.
      Lateral Direito
      2020-10-20 14h46m por AfonsoMSLB
      SItuação estranha, porque para mim João Ferreira é o que melhor defende (posicionamento defensivo e abordagem aos lances) mas optaria mais rapidamente pelas outras soluções. Atenção que João Ferreira teve minutos na pré-época e Diogo nunca foi testado em jogo a lateral direito pelo JJ, apesar de este já ter admitido que o utilizaria ali.
      Assim, acho que na hierarquia JJ o cenário é:

      1- Gilberto;
      2- Diogo Gonçalves;
      3- João Ferreira;
      4- Felipe Cruz. (vai dar jogador)
      Gilberto
      2020-10-20 14h34m por Markes88
      Aqui não há grandes dúvidas.

      Gilberto irá ser titular, e se falhar muito com o tempo virá o Gonçalves. . . .

      Os putos da formação duvido que sejam a opção.

      O único da formação que poderia se os outros dois falhassem, jogar, seria o Nuno Tavares porque já jogou ali na época passada, mas seria o típico atestado de incompetência a Gilberto e teria caminho livre para sair em Janeiro. . . . .

      Para todos os efeitos, o Benfica mesmo ...ler comentário completo »
      GO
      quinta opção a direita
      2020-10-20 14h15m por gotballs
      Olhem para o Fabinho da Equipa B, suplente do Joao Ferreira, sempre que entra em campo mexe com o jogo.

      Zero zero, por favor registem, eu fui o primeiro a dizer que este miúdo pode vir a ser craque,

      ninguém ainda pode afirmar, porque o Renato Paiva, esta a fazer o politicamente correcto.
      Mente portista
      2020-10-20 13h57m por Mais_informacao
      Amen
      afinal
      2020-10-20 13h47m por Menteportista
      há ou não há solução para os slides?
      GI
      Fácil
      2020-10-20 13h09m por giuvc
      Neste momento nem adianta complicar. Neste momento é o Gilberto dono e senhor do lugar, ainda mais porque esteve bem no último jogo. Se as exibições fracasserem aí sim, será um problema e talvez uma oportunidade para testar o Diogo Gonçalves.
      josebrito123
      2020-10-20 12h57m por MisticaEncarnada
      Se eu ver o jogo de quinta vou estar atento a isso mas como te disse até agora, dos que estavam, a melhor impressão que tenho/tinha era do Vlachodimos
      Titular
      2020-10-20 12h52m por Mais_informacao
      Deve ser o gilbertão. O diogo deve ir fazendo uns joguinhos aqui e ali.
      SL
      Jogo com o Belenenses
      2020-10-20 12h49m por slb786
      Fazia descansar o Cebolinha e o Jan . Apostava no Pedrinho e Todibo . E testava o Diogo Goncalves a defesa direito .
      JO
      MisticaEncarnad a
      2020-10-20 12h47m por josebrito123
      Voltando o taarabt acho que não há qualquer hipótese do Pizzi continuar em campo. . . A não ser que seja ele o novo lateral direito, e tendo em conta que ele é uma das vacas sagradas do clube, nem me admirava. . . .
      Gabriel farta-se de enterrar e volta e meia decide que não lhe apetece correr. . .
      Acho que em termos de perfil seria vertonghen. . . Se for pela antiguidade seria Grimaldo ou Rafa. . .
      Se for um misto dos dois. . . Vlachodimos ou taarabt. . .
      A ...ler comentário completo »
      SL
      Outro jogador que acredito muito
      2020-10-20 12h45m por slb786
      É o Pedrinho pé esquerdo fabuloso . Só ganhar massa muscular e habituar se as rotinas em termos tacticos porque o talento está lá. . .
      SL
      Andre Almeida
      2020-10-20 12h42m por slb786
      Desejo lhe as melhoras mas é banal para ser titular do Benfica . Pizzi idem idem . Pizzi intitulava se a estrela do Benfica com JJ baixou a crista . Marcava golos marcava . Porém travava jogadas rapidas com as tabelinhas dele . Nunca marcou um canto ou um livre tenso só balões não ajudava o amigo e irmão AA a defender diga se de verdade outro manco .
      Agora com o Waldchmith Cebolinha Darwin acabou o estatuto de estrela do clube . Se viesse uma proposta da China e das Arabias era vender . Nunca será rentabilizado .
      josebrito123
      2020-10-20 12h39m por MisticaEncarnada
      Talvez seja Gabriel, ou Pizzi fique mesmo no 11. No entanto eu preferia Vlachodimmos por aquilo que puxa pela equipa em campo, ou pelo menos puxava em épocas anteriores. Além disso é um jogador que dá confiança à restante equipa porque não falha muito e isso é importante em qualquer capitão. Se o capitão fosse, por exemplo, Seferovic, pelos golos que falha ninguém lhe reconheceria credibilidade nenhuma. E se eu fosse jogador do Benfica, avaliando pela entrega do Pizzi, eu não iria lev...ler comentário completo »
      slb786
      2020-10-20 12h36m por Migas29
      Mas de longe, Filipe Cruz é muito superior ao João Ferreira. . . Nunca percebi muito bem o hype todo em volta do João Ferreira
      SL
      Felipe Cruz muito mas muito superior
      2020-10-20 12h33m por slb786
      Ao João Ferreira .
      jogos em destaque
      U Domingo, 18 Outubro 2020 - 20:00
      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      João Pinheiro
      0-3
      Luca Waldschmidt 6' 45'
      Gabriel 84'
      VIDEOS
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      com video
      Carlos Carvalhal elogiou a equipa
      O SC Braga bateu o Farense e Carlos Carvalhal falou da justiça do resultado.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      ReturnoftheEagle 30-11-2020, 02:45
      ACastro6 30-11-2020, 01:41
      JD
      JDABM 30-11-2020, 00:57
      BestInTheWRLD 30-11-2020, 00:56
      BestInTheWRLD 30-11-2020, 00:55
      BestInTheWRLD 30-11-2020, 00:51
      KE
      Kempes 30-11-2020, 00:41
      FCP-Logic 30-11-2020, 00:39
      RU
      rupecor 30-11-2020, 00:38
      JM
      jmfbraga 30-11-2020, 00:32
      zlatan_21 30-11-2020, 00:30
      Sirius_13 30-11-2020, 00:24
      zlatan_21 30-11-2020, 00:24
      lvr1vsc 30-11-2020, 00:10
      LA
      lalaland 30-11-2020, 00:05
      SO
      Soulgrind 29-11-2020, 23:55