placardpt
    Rio Ave recebe Benfica

    Deixar para trás o empate ou aproveitá-lo?

    O empate é um resultado que não deixará ninguém feliz (ouça-se o que disseram os representantes das duas equipas), mas que de certa forma paira sobre o confronto que se avizinha. Explicando: o Rio Ave soma por empates os três jogos já realizados nesta Liga, enquanto o Benfica vê nesta deslocação a Vila do Conde uma excelente oportunidade para aproveitar o recente empate dos rivais e ganhar terreno na luta pelo título.

    Frente a frente estarão duas formações com novas equipas técnicas, ainda em fase de consolidação de processos apesar de já terem uma série de jogos nas pernas... e que o diga o Rio Ave de Mário Silva, para quem a paragem internacional veio em boa altura depois do arranque de época alucinante entre jogos nacionais e europeus.

    Jorge Jesus procura ainda (re)construir um Benfica à sua imagem, tentando que a insegurança que se sentiu contra o Farense não se repita e que as vitórias - que até agora foram constantes em jogos da Liga - passem a ser tão arrasadoras quanto aquilo que o treinador regressado à Luz pretende.

    Bendito descanso

    Os rio-avistas bem precisavam de um período de calmaria, não só para descansar as pernas mas talvez acima de tudo a cabeça, deixando para trás a imensa e inesquecível frustração da forma como a eliminação europeia aconteceu, diante do super-favorito AC Milan. Sair da Europa daquela forma não deixou ninguém satisfeito, mas há sempre forma de ver o copo meio cheio: deixa de ser obrigatório mudar a equipa jogo sim, jogo sim.

    Mário Silva pôde, por fim, ter algum tempo para descansar e trabalhar a equipa ©Catarina Morais / Kapta +

    Com quase todo o plantel à disposição, Mário Silva pode pela primeira vez pensar nas melhores opções para o jogo olhando quase em exclusivo para o que cada jogador pode dar ao jogo, não tanto para o que as pernas permitem dar. O técnico teve algum tempo para preparar o seu primeiro grande desafio no primeiro escalão do futebol português e isso aumenta o nível de imprevisibilidade do jogo.

    Os vila-condenses vão já numa longa série de cinco empates entre todas as provas (tirando das contas os desempates por penáltis) e querem potenciar mais do que nunca a ideia de jogo do novo treinador para surpreender um fortíssimo candidato ao título nacional.

    Por outra vitória, com outra segurança

    A equipa de Jorge Jesus conseguiu não entrar em depressão depois da potencialmente depressiva eliminação na Liga dos Campeões e soma por vitórias os três jogos já realizados no campeonato nacional. No entanto, o técnico quererá a segurança que nem sempre se viu, em particular na tal receção recente ao Farense.

    O Benfica venceu os três jogos na Liga, mas Jesus quer ver melhor em campo ©Kapta+

    O Benfica foi feliz nas deslocações a Vila do Conde das últimas duas épocas, mas também esses encontros foram de resultados arrancados a ferros, pelo que também nesse ponto de vista os adeptos encarnados quererão uma resposta convincente e um resultado que expresse isso mesmo.

    Jorge Jesus não tem Samaris nem Taarabt, mas talvez a grande questão a nível de escolhas seja o centro da defesa: apenas três centrais foram convocados, sendo eles Jardel, Otamendi e Vertonghen, e o experiente belga vem de uma lesão que o deixou fora da última partida e o fez deixar a concentração da respetiva seleção. Sabendo-se que Otamendi tremeu no primeiro jogo e que Jardel não completou a partida, quais serão as escolhas numa zona que pode ser decisiva?
     

    U Domingo, 18 Outubro 2020 - 20:00
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    João Pinheiro
    0-3
    Luca Waldschmidt 6' 45'
    Gabriel 84'
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Lotação5 300
    Medidas105x68
    Inauguração1984
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 4
    Forma
    Rio Ave
    2020/2021
    6J
    1V
    5E
    0D
    7-5G
    Benfica
    2020/2021
    4J
    3V
    0E
    1D
    11-5G
    A diferença passa por...
    Rio Ave
    Definição a meio-campo

    Com a chegada de Pelé, o setor intermédio ficou definitivamente o mais forte na equipa de Marco Silva. Há Filipe Augusto, Tarantini, Jambor, Diego Lopes e Geraldes, o que pressupõe abundância de boas opções e possibilidade de surpreender. Mais do que isso, há elementos à altura do desafio de estancar a dinâmica do Benfica.

    Benfica
    Questão central

    Jorge Jesus apenas chamou três centrais, o que quererá dizer que Vertonghen terá, pelo menos, condições mínimas de ir a jogo. Ainda assim, antes do último jogo, contra o Farense, o treinador escolheu Jardel (com o belga lesionado) com base na argumentação de que o brasileiro está familiarizado com as suas ideias. É uma dúvida que vai, ainda assim, subsistir até ao início do jogo e que pode fazer toda a diferença.

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Liga NOS 2020/21)

    Rio AveBenfica
    813Posição17
    83Pontos97
    82Golos marcados107
    72Golos sofridos38
    3
    Jogos
    3
    8
    1
    Golos Marcados
    3
    7
    Sabia que...by playmaker stats
    CONFRONTOSRio Ave and Benfica faced 63 times, with a clear advantage of the reds, who won 75% of the games played (47 wins). The Vilacondense team won on five occasions
    CONFRONTOSAt Rio Ave, the two teams faced each other 31 times, with the Reds having a positive history: 20 wins, against five wins by the home team
    CONFRONTOSIn Liga NOS, there were 26 games between the two teams, with four wins for Rio Ave and 16 for the reds.
    CONFRONTOSBenfica won the last seven games against Rio Ave
    CONFRONTOSIn the last 13 games between the two teams, Rio Ave won only once (3x2 after extra time, in 2017/18, in the Portuguese Cup)
    CONFRONTOSIn Liga NOS, Rio Ave's last win against Benfica was in 2014/15, when they won 2-1 at home
    CONFRONTOSDespite the great advantage they have in their encounters with Rio Ave, Benfica usually feel great difficulties in Vila do Conde: in the last 11 games, they have lost twice, added two draws and won on seven occasions - always by one goal of difference
    JOGADORESWith 10 goals in 14 games, Oscar Cardozo is the best scorer in the duels between Rio Ave and Benfica
    EQUIPASRio Ave still haven't lost this season, after six games
    EQUIPASRio Ave tied three games in this edition of Liga NOS
    EQUIPASRio Ave have drawn the last five games
    EQUIPASRio Ave haven't lost in 10 games
    EQUIPASRio Ave have drawn the last three home games
    EQUIPASBenfica won the three games held in this edition of Liga NOS
    EQUIPASBenfica has six consecutive wins in Liga NOS
    EQUIPASBenfica won the only game they played away from home in this edition of Liga NOS: 1x5 to FC Famalicão
    JOGADORESDarwin Nuñez assisted in each of the three games played in this edition of Liga NOS
    TREINADORESMário Silva will face Benfica as a coach for the first time in his career, but as a player he has faced the Reds eight times - and has never lost (four wins and four draws)
    TREINADORESMário Silva vai defrontar o Benfica enquanto treinador pela primeira vez na carreira, mas enquanto jogador defrontou os encarnados por oito vezes - e nunca perdeu (quatro vitórias e quatro empates)
    JOGADORESDarwin Nuñez fez uma assistência em cada um dos três jogos realizados nesta edição da Liga NOS
    EQUIPASO Benfica venceu o único jogo que disputou fora de casa nesta edição da Liga NOS: 1x5 ao FC Famalicão
    EQUIPASO Benfica soma seis vitórias consecutivas na Liga NOS
    EQUIPASO Benfica venceu os três jogos realizados nesta edição da Liga NOS
    EQUIPASO Rio Ave empatou os três últimos jogos realizados em casa
    EQUIPASO Rio Ave não perde há 10 jogos
    EQUIPASO Rio Ave empatou os cinco últimos jogos
    EQUIPASO Rio Ave empatou os três jogos realizados nesta edição da Liga NOS
    EQUIPASO Rio Ave ainda não perdeu esta época, após seis jogos
    JOGADORESCom 10 golos em 14 jogos, Oscar Cardozo é o melhor marcador dos duelos entre Rio Ave e Benfica
    CONFRONTOSApesar da grande vantagem que apresenta nos confrontos com o Rio Ave, o Benfica sente, por norma, grandes dificuldades em Vila do Conde: nos 11 últimos jogos, perdeu por duas vezes, somou dois empates e venceu em sete ocasiões - sempre por um golo de diferença
    CONFRONTOSNa Liga NOS, a última vitória do Rio Ave frente ao Benfica foi em 2014/15, quando ganhou por 2x1 em casa
    CONFRONTOSNos 13 últimos jogos entre as duas equipas, o Rio Ave só venceu por uma vez (3x2 após prolongamento, em 2017/18, na Taça de Portugal)
    CONFRONTOSO Benfica venceu os sete últimos jogos frente ao Rio Ave
    CONFRONTOSNa Liga NOS, foram 26 os jogos entre as duas equipas, com quatro vitórias para o Rio Ave e 16 para os encarnados
    CONFRONTOSEm casa do Rio Ave, as duas equipas defrontaram-se por 31 vezes, com os encarnados a apresentarem um histórico positivo: 20 vitórias, contra cinco triunfos da equipa da casa
    CONFRONTOSRio Ave e Benfica defrontaram-se por 63 vezes, com clara vantagem dos encarnados, que venceu 75% dos jogos disputados (47 vitórias). A equipa vilacondense ganhou em cinco ocasiões

    Fotografias(19)

    Liga NOS: Rio Ave x Benfica
    Liga NOS: Rio Ave x Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIO AVE
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Justo
    2020-10-18 22h07m por jaimepacheco
    O Rio Ave ainda teve 2 boas oportunidades enquanto o jog estava 0-2 mas não conseguiu concretizar.

    Quanto ao lance de fora de jogo, pela repetição que vi no vídeo parece mesmo que as linhas estão mal colocadas e isto a ser verdade é um erro gravíssimo que o VAR não pode cometer.
    slbmeireles
    2020-10-18 22h04m por matrioska_russa
    Nos vídeos do zz
    Ao rever o 2º golo anulado
    2020-10-18 22h04m por matrioska_russa
    É a mesma conclusão: ou as linhas do relvado são diagonais ou há li um grande erro. As linhas traçadas para o fora de jogo distanciam-se da linha do relvado à medida que se afasta, enquanto que pela perspectiva deviam aproximar-se. No mínimo muito estranho.
    matrioska_russa
    2020-10-18 22h00m por slbmeireles
    manda-me a imagem/video, eu tambem acho impossivel
    Ao rever os 42cm
    2020-10-18 21h59m por matrioska_russa
    É simplesmente impossível. Ou as linhas do relvado são diagonais ou há aqui um grande erro.
    matrioska_russa
    2020-10-18 21h38m por slbmeireles
    mesmo pensei o mesmo
    as linhas do relvado tem de estar muito tortas
    42 cm?
    2020-10-18 21h38m por slbmeireles
    [. . . ] mostrem la as linhas outra vez é impossivel
    42 cm
    2020-10-18 21h37m por matrioska_russa
    As linhas do relvado estão muito tortas!!!
    fora de jogo?
    2020-10-18 21h36m por slbmeireles
    aonde esta fora de jogo agora?
    matrioska_russa
    2020-10-18 21h10m por slbmeireles
    Não concordo, é dos PL menos egoistas que ja vi. Raul de Tomas estava sempre a tentar a sorte para marcar, ja Darwin oferece golos de bandeja aos colegas de equipa.
    So vi 2 remates do Darwin nesta primeira parte se nao me engano, o do golo anulado e um que atirou contra um jogador, porque nao tinha ninguem melhor colocado para passar.
    Waldschmit Cebolinha e Corona
    2020-10-18 21h08m por slb786
    Os melhores jogadores a actuarem em Portugal . . .
    Darwin
    2020-10-18 21h02m por matrioska_russa
    Ou o rapaz marca ou ainda pede para sair como o Raul de Tomás. Mesmo participando em todos os golos, nota-se a pressão para fazer um golo e aposto que se entrar o Seferovic, o suiço marca só para chatear ainda mais o Darwin.
    Justiça
    2020-10-18 21h01m por slbmeireles
    Ja estava a ver que ia ser dos jogos que ia aziar no fim, as bolas a entrar e a vantagem a ficar curta. Vantagem justissima.
    Pena aquele primeiro golo anulado, mal ali waldschmitd, devia ter progredido com bola e depois fazer passe atrasado, quis retribuir as assistencias de Darwin e acaba por o meter em fora de jogo.
    No segundo anulado nada a dizer sao 10 cm, opa 1 segundo mais cedo nao ficava fora de jogo. Mas os 2 bem anulados.

    A equipa esta toda bem, d...ler comentário completo »
    Waldschmit
    2020-10-18 20h58m por slb786
    É duma frieza na cara do golo. Este e o Cebolinha vão valer muitos milhões ao Benfica
    Intervalo
    2020-10-18 20h55m por jaimepacheco
    Lá se vai a minha esperança num empate.
    O Benfica entrou bem no jogo a pressionar e o Rio Ave não consegue construir jogo.

    Tenta sempre pelo lado do Mane mas depois não sai nada dali.

    Só se o Rio Ave marcar um golo cedo na segunda parte para colocar o Benfica menos tranquilo porque para já mesmo não correndo muito estão confortáveis
    Benfica
    2020-10-18 20h21m por petitor
    Muita qualidade na frente, este PL trabalha imenso, o alemão tem uma grande tecnica, acho que vai surpreender, o Cebolinha já se sabia que era craque. Prevejo um Benfica consistente com JJ, estiveram muito bem no mercado.
    ReturnoftheEagl e
    2020-10-18 20h20m por matrioska_russa
    Sendo que Pedrinho e Chiquinho estão no banco e também fazem essa posição, portanto quando é que Gonçalo Ramos vai entrar? Viu-se no jogo anterior que não é opção, talvez entre se houver uma vitória confortável.

    Mas acho que terá mais futuro a PL, onde estava a ser adaptado e a ganhar dinâmicas na B. A não jogar está a estagnar.
    Ferro e Diogo Gonçalves
    2020-10-18 19h21m por matrioska_russa
    Nem no banco.

    Jardel, que com 34 anos não aguenta um jogo inteiro, é preferível ao Ferro que, com 23, deve ter sido o único culpado pelo desaire do ano passado.

    Gonçalo Ramos que vai para o banco por pressão dos media/adeptos, sem ser uma opção real com o Seferovic ali, tira o lugar ao Diogo e assim se estagna o desenvolvimento de dois jogadores.
    Ganhar
    2020-10-18 18h17m por slbmeireles
    Apenas isto que se tem de focar. Podemos sair desta jornada com 5 pontos de avanço sobre toda a gente, apesar de gil e sporting terem 1 jogo a menos.
    Por isso é aproveitar, e ter uma distancia segura ja de inicio.

    Quanto á equipa acho que não vai haver muitas duvidas.
    Vlacho na baliza, laterais AA e Grimaldo, centrais Otamendi e Vertonghen (a confirmar-se apto, caso contrario, ai sim pode haver alguma duvida entre os outros), Gabriel e Pizzi (duvido que j...ler comentário completo »
    Benfica
    2020-10-18 15h34m por Migas29
    Bonito bonito era ver um jogo com o Almeidinhos e Pizzi no banco. . . Começava já a festejar ainda nem tinha começado o jogo
    CreedEinsteinBr atton
    2020-10-18 15h32m por Migas29
    Não me admirava nada é se o Gonçalo Ramos em pelo menos um dos próximos 3 jogos fosse titular. . . Digo isto de modo a que o discurso do JJ seja coerente: ele disse que não se deveria apressar a sua maturação como jogador e que se fosse para não jogar na A mais valia continuar a ser o titular da B. . .
    ReturnoftheEagl e
    2020-10-18 14h46m por CreedEinsteinBratton
    Não é questão de rodar ou não rodar. Acho que Luca não tem merecido ser sempre titular e tem poucas semanas de trabalho por estar sempre na Seleção (bom problema obviamente). Como Pedrinho tem ficado sempre cá a trabalhar e tem obviamente valor acho que é uma alteração não de poupança mas sim de gestão normal.

    Em relação a Chiquinho é mesmo porque ainda não tivemos uma dupla no meio que me agradasse e uma dupla Gabriel-Chiquinho suscita-me curiosidade.

    E não co...ler comentário completo »
    BestInTheWRLD
    2020-10-18 14h33m por CreedEinsteinBratton
    Entra no lugar de Everton então já que o brasileiro também ainda não parou entre Grêmio, SL Benfica e Seleção.
    11
    2020-10-18 14h10m por CreedEinsteinBratton
    GR: Ody
    DC: Otomendes
    DC: SuperJan
    DD: AA
    DE : Grimaldo
    MC: Gabriel
    MC: Chiquinho
    ED: Pedrinho
    EE: Everton
    MO: Pizzi
    PL: Darwin

    Luca não tem estado assim tão bem, apesar de se notar facilmente a sua qualidade, e tem ido sempre à Seleção perdendo muito tempo de treino cá. Tendo Pedrinho, não há problema algum em rodar aqui um pouco.
    Também não me surpreenderia se jogasse Seferovic na frente.


    11 SLB
    2020-10-18 13h50m por pedrobalo
    Vlacho
    AA e Grimaldo
    Vertonghen e Otamendi
    Weigl e Chiquinho
    Everton e Rafa
    Darwin e Waldschmidt
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Destaque
    Confira a lista
    Medalha de vencedor ao pescoço e história feita: Eis o FC Porto em 2019, mais precisamente a 29 de abril, a vencer o Chelsea (3-1) na final da Youth League. Os dragões, com esta ...