betclicpt
      Antevisão
      Rio Ave recebe Benfica

      Deixar para trás o empate ou aproveitá-lo?

      2020/10/18 02:01
      Texto por Gaspar Castro com Luís Rocha Rodrigues

      O empate é um resultado que não deixará ninguém feliz (ouça-se o que disseram os representantes das duas equipas), mas que de certa forma paira sobre o confronto que se avizinha. Explicando: o Rio Ave soma por empates os três jogos já realizados nesta Liga, enquanto o Benfica vê nesta deslocação a Vila do Conde uma excelente oportunidade para aproveitar o recente empate dos rivais e ganhar terreno na luta pelo título.

      Frente a frente estarão duas formações com novas equipas técnicas, ainda em fase de consolidação de processos apesar de já terem uma série de jogos nas pernas... e que o diga o Rio Ave de Mário Silva, para quem a paragem internacional veio em boa altura depois do arranque de época alucinante entre jogos nacionais e europeus.

      Jorge Jesus procura ainda (re)construir um Benfica à sua imagem, tentando que a insegurança que se sentiu contra o Farense não se repita e que as vitórias - que até agora foram constantes em jogos da Liga - passem a ser tão arrasadoras quanto aquilo que o treinador regressado à Luz pretende.

      Bendito descanso

      Os rio-avistas bem precisavam de um período de calmaria, não só para descansar as pernas mas talvez acima de tudo a cabeça, deixando para trás a imensa e inesquecível frustração da forma como a eliminação europeia aconteceu, diante do super-favorito AC Milan. Sair da Europa daquela forma não deixou ninguém satisfeito, mas há sempre forma de ver o copo meio cheio: deixa de ser obrigatório mudar a equipa jogo sim, jogo sim.

      Mário Silva pôde, por fim, ter algum tempo para descansar e trabalhar a equipa ©Catarina Morais / Kapta +

      Com quase todo o plantel à disposição, Mário Silva pode pela primeira vez pensar nas melhores opções para o jogo olhando quase em exclusivo para o que cada jogador pode dar ao jogo, não tanto para o que as pernas permitem dar. O técnico teve algum tempo para preparar o seu primeiro grande desafio no primeiro escalão do futebol português e isso aumenta o nível de imprevisibilidade do jogo.

      Os vila-condenses vão já numa longa série de cinco empates entre todas as provas (tirando das contas os desempates por penáltis) e querem potenciar mais do que nunca a ideia de jogo do novo treinador para surpreender um fortíssimo candidato ao título nacional.

      Por outra vitória, com outra segurança

      A equipa de Jorge Jesus conseguiu não entrar em depressão depois da potencialmente depressiva eliminação na Liga dos Campeões e soma por vitórias os três jogos já realizados no campeonato nacional. No entanto, o técnico quererá a segurança que nem sempre se viu, em particular na tal receção recente ao Farense.

      O Benfica venceu os três jogos na Liga, mas Jesus quer ver melhor em campo ©Kapta+

      O Benfica foi feliz nas deslocações a Vila do Conde das últimas duas épocas, mas também esses encontros foram de resultados arrancados a ferros, pelo que também nesse ponto de vista os adeptos encarnados quererão uma resposta convincente e um resultado que expresse isso mesmo.

      Jorge Jesus não tem Samaris nem Taarabt, mas talvez a grande questão a nível de escolhas seja o centro da defesa: apenas três centrais foram convocados, sendo eles Jardel, Otamendi e Vertonghen, e o experiente belga vem de uma lesão que o deixou fora da última partida e o fez deixar a concentração da respetiva seleção. Sabendo-se que Otamendi tremeu no primeiro jogo e que Jardel não completou a partida, quais serão as escolhas numa zona que pode ser decisiva?
       

      U Domingo, 18 Outubro 2020 - 20:00
      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      João Pinheiro
      0-3
      Luca Waldschmidt 6' 45'
      Gabriel 84'
      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      Lotação9 065
      Medidas105x68
      Inauguração1984
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 4
      VIDEOS
      Forma
      Rio Ave
      2020/2021
      6J
      1V
      5E
      0D
      7-5G
      Benfica
      2020/2021
      4J
      3V
      0E
      1D
      11-5G
      A diferença passa por...
      Rio Ave
      Definição a meio-campo

      Com a chegada de Pelé, o setor intermédio ficou definitivamente o mais forte na equipa de Marco Silva. Há Filipe Augusto, Tarantini, Jambor, Diego Lopes e Geraldes, o que pressupõe abundância de boas opções e possibilidade de surpreender. Mais do que isso, há elementos à altura do desafio de estancar a dinâmica do Benfica.

      Benfica
      Questão central

      Jorge Jesus apenas chamou três centrais, o que quererá dizer que Vertonghen terá, pelo menos, condições mínimas de ir a jogo. Ainda assim, antes do último jogo, contra o Farense, o treinador escolheu Jardel (com o belga lesionado) com base na argumentação de que o brasileiro está familiarizado com as suas ideias. É uma dúvida que vai, ainda assim, subsistir até ao início do jogo e que pode fazer toda a diferença.

      Confrontos

      Golos
      Resultados

      Estatísticas (Liga NOS 2020/21)

      Rio AveBenfica
      813Posição17
      83Pontos97
      82Golos marcados107
      72Golos sofridos38
      3
      Jogos
      3
      8
      1
      Golos Marcados
      3
      7
      Sabia que...by playmaker stats
      CONFRONTOSRio Ave and Benfica faced 63 times, with a clear advantage of the reds, who won 75% of the games played (47 wins). The Vilacondense team won on five occasions
      CONFRONTOSAt Rio Ave, the two teams faced each other 31 times, with the Reds having a positive history: 20 wins, against five wins by the home team
      CONFRONTOSIn Liga NOS, there were 26 games between the two teams, with four wins for Rio Ave and 16 for the reds.
      CONFRONTOSBenfica won the last seven games against Rio Ave
      CONFRONTOSIn the last 13 games between the two teams, Rio Ave won only once (3x2 after extra time, in 2017/18, in the Portuguese Cup)
      CONFRONTOSIn Liga NOS, Rio Ave's last win against Benfica was in 2014/15, when they won 2-1 at home
      CONFRONTOSDespite the great advantage they have in their encounters with Rio Ave, Benfica usually feel great difficulties in Vila do Conde: in the last 11 games, they have lost twice, added two draws and won on seven occasions - always by one goal of difference
      JOGADORESWith 10 goals in 14 games, Oscar Cardozo is the best scorer in the duels between Rio Ave and Benfica
      EQUIPASRio Ave still haven't lost this season, after six games
      EQUIPASRio Ave tied three games in this edition of Liga NOS
      EQUIPASRio Ave have drawn the last five games
      EQUIPASRio Ave haven't lost in 10 games
      EQUIPASRio Ave have drawn the last three home games
      EQUIPASBenfica won the three games held in this edition of Liga NOS
      EQUIPASBenfica has six consecutive wins in Liga NOS
      EQUIPASBenfica won the only game they played away from home in this edition of Liga NOS: 1x5 to FC Famalicão
      JOGADORESDarwin Nuñez assisted in each of the three games played in this edition of Liga NOS
      TREINADORESMário Silva will face Benfica as a coach for the first time in his career, but as a player he has faced the Reds eight times - and has never lost (four wins and four draws)
      TREINADORESMário Silva vai defrontar o Benfica enquanto treinador pela primeira vez na carreira, mas enquanto jogador defrontou os encarnados por oito vezes - e nunca perdeu (quatro vitórias e quatro empates)
      JOGADORESDarwin Nuñez fez uma assistência em cada um dos três jogos realizados nesta edição da Liga NOS
      EQUIPASO Benfica venceu o único jogo que disputou fora de casa nesta edição da Liga NOS: 1x5 ao FC Famalicão
      EQUIPASO Benfica soma seis vitórias consecutivas na Liga NOS
      EQUIPASO Benfica venceu os três jogos realizados nesta edição da Liga NOS
      EQUIPASO Rio Ave empatou os três últimos jogos realizados em casa
      EQUIPASO Rio Ave não perde há 10 jogos
      EQUIPASO Rio Ave empatou os cinco últimos jogos
      EQUIPASO Rio Ave empatou os três jogos realizados nesta edição da Liga NOS
      EQUIPASO Rio Ave ainda não perdeu esta época, após seis jogos
      JOGADORESCom 10 golos em 14 jogos, Oscar Cardozo é o melhor marcador dos duelos entre Rio Ave e Benfica
      CONFRONTOSApesar da grande vantagem que apresenta nos confrontos com o Rio Ave, o Benfica sente, por norma, grandes dificuldades em Vila do Conde: nos 11 últimos jogos, perdeu por duas vezes, somou dois empates e venceu em sete ocasiões - sempre por um golo de diferença
      CONFRONTOSNa Liga NOS, a última vitória do Rio Ave frente ao Benfica foi em 2014/15, quando ganhou por 2x1 em casa
      CONFRONTOSNos 13 últimos jogos entre as duas equipas, o Rio Ave só venceu por uma vez (3x2 após prolongamento, em 2017/18, na Taça de Portugal)
      CONFRONTOSO Benfica venceu os sete últimos jogos frente ao Rio Ave
      CONFRONTOSNa Liga NOS, foram 26 os jogos entre as duas equipas, com quatro vitórias para o Rio Ave e 16 para os encarnados
      CONFRONTOSEm casa do Rio Ave, as duas equipas defrontaram-se por 31 vezes, com os encarnados a apresentarem um histórico positivo: 20 vitórias, contra cinco triunfos da equipa da casa
      CONFRONTOSRio Ave e Benfica defrontaram-se por 63 vezes, com clara vantagem dos encarnados, que venceu 75% dos jogos disputados (47 vitórias). A equipa vilacondense ganhou em cinco ocasiões

      Fotografias(19)

      Liga NOS: Rio Ave x Benfica
      Liga NOS: Rio Ave x Benfica
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      RIO AVE
      EMPATE
      BENFICA
      Comentários (60)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      BestInTheWRLD
      2020-10-18 22h14m por ReturnoftheEagle
      Entendo. Entre Porto e Benfica, não costuma haver um muito mais ajudado que outro (nos últimos anos- nos 'tempos negros' do Benfica nem disfarçavam) que o outro, mas nestas últimas duas jornadas pode argumentar-se que houve uma tendência pró-FCP, sim.

      P. S. Acabei de ouvir que a lesão do 'Almeidinhos' pode ser grave. . . Gilberto até se estreou bem, por isso não estou preocupado, mas espero que não seja grave.
      ReturnoftheEagl e
      2020-10-18 22h10m por BestInTheWRLD
      nao, ate dou de borla que foram tds bem anulados (exceto o lance do penalty, aquilo foi ridiculo). Mas la esta, se fossemos outra equipa eram 2 golos + 1 penalty e provavel golo, se é que me entendes ;)
      BestInTheWRLD
      2020-10-18 22h07m por ReturnoftheEagle
      Arriscar quando não se deve na frente de ataque até aceito. Agora, arriscar sem necessidade no meio-campo defensivo não passa de uma perfeita idiotice. Concordo que a dupla esteve surpreendentemente bem, até porque nenhum jogador está na posição ideal tendo em conta as características de cada um, mas não é por isso que se deve perdoar tudo.
      Já agora, 6-0? Percebo de onde viria um 5-0, mas 6? O primeiro 2-0, de Darwin, não me parece- não me parece, mas já não digo nada- mal anulado.
      Justo
      2020-10-18 22h07m por jaimepacheco
      O Rio Ave ainda teve 2 boas oportunidades enquanto o jog estava 0-2 mas não conseguiu concretizar.

      Quanto ao lance de fora de jogo, pela repetição que vi no vídeo parece mesmo que as linhas estão mal colocadas e isto a ser verdade é um erro gravíssimo que o VAR não pode cometer.
      slbmeireles
      2020-10-18 22h04m por matrioska_russa
      Nos vídeos do zz
      Ao rever o 2º golo anulado
      2020-10-18 22h04m por matrioska_russa
      É a mesma conclusão: ou as linhas do relvado são diagonais ou há li um grande erro. As linhas traçadas para o fora de jogo distanciam-se da linha do relvado à medida que se afasta, enquanto que pela perspectiva deviam aproximar-se. No mínimo muito estranho.
      linhas mal feitas
      2020-10-18 22h01m por BestInTheWRLD
      o pe do ultimo jogador do rio ave esta para la da linha do relvado. Na repetiçao a linha foi feita atras do pe dele!!

      e o pior é que foi um jogador do rio ave a tocar na bola, nem ha hipotese de fora de jogo desde logo

      é o habitual, se vestissemos de azul e branco hj tinhamos dado 6-0. O var estaria desligado.
      matrioska_russa
      2020-10-18 22h00m por slbmeireles
      manda-me a imagem/video, eu tambem acho impossivel
      Ao rever os 42cm
      2020-10-18 21h59m por matrioska_russa
      É simplesmente impossível. Ou as linhas do relvado são diagonais ou há aqui um grande erro.
      Pinheiro
      2020-10-18 21h57m por ReturnoftheEagle
      Amarelos para Otamendi e Weigl está bem, agora amarelo para o Pelé está quieto. Enfim, a qualidade deste Benfica é tal que isso não faz diferença.
      Gabriel
      2020-10-18 21h48m por ReturnoftheEagle
      Sempre te adorei [. . . ] !
      Falando mais a sério, ele tem qualidade. Isso nunca neguei. Agora, não me esqueço que, por vezes, é capaz de tomar as decisões mais parvas.
      Pinheiro
      2020-10-18 21h41m por ReturnoftheEagle
      Parece que gosta do jogo 'pontapé no Darwin', pela forma como permite que este aconteça sem mais nem menos. . .
      Fora-de-jogo
      2020-10-18 21h38m por ReturnoftheEagle
      Estamos com um azar do c[. . . ]o, também. . .
      Já agora, ouvi dizer que o Darwin quis bater o pênalti e o Pizzi não o deixou. Nada que surpreenda. Um gajo que falhou pênaltis que podem ter custado o título ao Benfica na época passada (e não é um bom marcador de bolas paradas) não deixa o jovem companheiro, que no Almería batia bem os pênaltis, ter uma oportunidade flagrante de quebrar o enguiço e marcar o tão importante primeiro golo. Espero que JJ, depois do jogo, mostre ao Piz...ler comentário completo »
      matrioska_russa
      2020-10-18 21h38m por slbmeireles
      mesmo pensei o mesmo
      as linhas do relvado tem de estar muito tortas
      42 cm?
      2020-10-18 21h38m por slbmeireles
      [. . . ] mostrem la as linhas outra vez é impossivel
      42 cm
      2020-10-18 21h37m por matrioska_russa
      As linhas do relvado estão muito tortas!!!
      fora de jogo?
      2020-10-18 21h36m por slbmeireles
      aonde esta fora de jogo agora?
      que roubalheira
      2020-10-18 21h36m por BestInTheWRLD
      um fora de jogo tirado ao Darwin qd o ultimo jogador a tocar é do rio ave

      novas regras suponho?
      slb786
      2020-10-18 21h33m por Dragunners
      Pepe it's a joke for you?
      ReturnoftheEagl e
      2020-10-18 21h10m por BestInTheWRLD
      sim mas um jogador que arrisca, por vezes num jogo, vais arriscar qd nao deve. . . É cm um extremo que encara smp o lateral as vezes ir no 1 pra 1 qd nao deve, certinho xD

      tds sabemos que Pizzi nao é 8 e que uma dupla Gabriel/Pizzi nao é ideal. Mas pronto, hj acho que estao bem no jogo, pelo menos posicionalmente têm estado irrepreensiveis
      matrioska_russa
      2020-10-18 21h10m por slbmeireles
      Não concordo, é dos PL menos egoistas que ja vi. Raul de Tomas estava sempre a tentar a sorte para marcar, ja Darwin oferece golos de bandeja aos colegas de equipa.
      So vi 2 remates do Darwin nesta primeira parte se nao me engano, o do golo anulado e um que atirou contra um jogador, porque nao tinha ninguem melhor colocado para passar.
      Braguilha__come dia
      2020-10-18 21h09m por ReturnoftheEagle
      O primeiro é indiscutivelmente bem anulado. O segundo. . . talvez seja, mas as linhas são mal colocadas tantas vezes que já não dá para confiar, sendo que os pés parecem estar alinhados.
      SL
      Waldschmit Cebolinha e Corona
      2020-10-18 21h08m por slb786
      Os melhores jogadores a actuarem em Portugal . . .
      BestInTheWRLD
      2020-10-18 21h06m por ReturnoftheEagle
      Eles têm qualidade, mas tomam decisões completamente incompreensíveis. Há momentos em que arriscam de forma inacreditável. Eu gosto que os jogadores arrisquem, mas quando há necessidade para tal. Riscos desnecessários são do que mais me irrita.
      matrioska_russa
      2020-10-18 21h06m por BestInTheWRLD
      nah, o RDT podia voltar para espanha simplesmente. O Darwin lutou mt para vir para a europa e esta oportunidade que o benfica lhe deu significa mt para ele, nota-se bem

      o golo vai aparecer mais cedo ou mais tarde, ate la continuara a fazer grandes assistencias cm hj
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga dos Campeões
      com video
      Após vitória do Manchester City
      Na sequência da vitória do Manchester City por 3x1 diante do FC Porto, o zerozero quis saber o que Pep Guardiola achou da abordagem tática de Sérgio Conceição ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      PapoReto 22-10-2020, 06:39
      AZ
      azulado 22-10-2020, 06:21
      FU
      Furiosovp 22-10-2020, 05:10
      dasilva533 22-10-2020, 04:24
      GI
      giuvc 22-10-2020, 04:07
      GI
      giuvc 22-10-2020, 04:03
      crashbandicoot 22-10-2020, 04:01
      Bracara_Avgvsta 22-10-2020, 03:58
      GI
      giuvc 22-10-2020, 03:57
      zlatan_21 22-10-2020, 03:57
      GI
      giuvc 22-10-2020, 03:48
      GI
      giuvc 22-10-2020, 03:36
      GI
      giuvc 22-10-2020, 03:34
      champions2004 22-10-2020, 03:16
      GERRARDandRONALDINHO 22-10-2020, 03:13
      PO
      PortoDragao 22-10-2020, 03:02