placardpt
    Empate a duas bolas entre Sporting e FC Porto

    Ninguém se quis largar

    Terminou empatado o primeiro clássico da época 2020/21. Em Alvalade, Sporting e FC Porto igualaram-se a duas bolas, num jogo com emoção, nem sempre bem jogado, mas que termina com um sorriso leonino pelo ponto resgatado por Vietto perto do final, num jogo que ficou marcado por estreias, regressos e alguma polémica antes do intervalo.

    A arte de aproveitar 

    Muitas vezes aguardado com ansiedade, o Clássico não é apenas um jogo, mas é inegável que perde encanto sem adeptos. Antes do encontro, os jogadores do Sporting ainda receberam o apoio de membros das claques e outros adeptos que se juntaram, numa recordação que este é um jogo especial, com história, a mais recente bem negativa para os leões. Há três épocas e meia sem vencer o FC Porto para a Liga, o Sporting procurava inverter uma tendência e mostrar que, apesar de ser apontado como estando num patamar abaixo dos dois principais candidatos ao título ainda é um dos grandes do nosso futebol. 

    Do outro lado estava o campeão nacional. O momento da equipa de Sérgio Conceição era delicado, pela derrota antes da paragem e pelas saídas de Danilo e de Alex Telles. Se Uribe foi um substituto natural para o internacional português, a aposta em Zaidu foi uma ligeira surpresa e o nigeriano deu muito que falar na primeira parte.

    Se havia quem estivesse à espera de um início expectante de ambos os lados cedo isso foi contrariado. Na baliza do leão, Adán foi obrigado a uma grande defesa quando ainda nem estava completado o primeiro minuto de jogo. Do outro lado, Marchesín mostrou que a recuperação tinha sido um sucesso e impediu Matheus Nunes de abrir o marcador. Inícios equilibrados, com o primeiro erro a dar vantagem aos leões. Mbemba cortou para as suas costas a contar com o auxílio de um colega, mas foi Nuno Santos a encontrar a bola e a rematar de primeira. Desta vez o argentino Marchesín não conseguiu evitar o 1x0, mas ainda havia muito para jogar.

    Arte de Corona foi diferenciadora ©Kapta+

    Em desvantagem, o FC Porto assumiu o jogo, algo que parecia agradar à formação leonina, que procurava sair com perigo em transição. Da subida de rendimento da equipa portista ao golo da igualdade não tardou muito e foi Uribe, que já tinha avisado com uma aproximação à baliza de Adán, a fazer o 1x1 de pé esquerdo, após excelente assistência de Zaidu. O nigeriano tinha tido um arranque algo nervoso, com uma falta perigosa sobre Porro, mas o passe para o golo do colombiano por momentos fez esquecer os cruzamentos teleguiados de Alex Telles.

    Apesar de não estar a ser um jogo brilhante, a partida estava interessante. Pela ânsia de chegar ao golo, havia erros de parte a parte, mas à medida que o jogo foi passando a equipa portista estabilizou, enquanto o Sporting continuava a «dar casas» no setor mais recuado e isso viria a ser fatal, até porque lá na frente o acerto não estava a ser o desejado. Depois de um desperdício de Pedro Gonçalves, sempre muito encostado ao flanco direito, o talento de Luis Diaz e Corona foi diferenciador. O colombiano aproveitou um par de erros na transição leonina após um canto e o mexicano fez o que melhor sabe. Drible e finalização de classe a levar os dragões em vantagem para o intervalo. No entanto, tal não aconteceu sem a polémica pimenta que tempera qualquer clássico - Pedro Gonçalves caiu na área, Zaidu viu segundo amarelo e foi assinalado penálti a favor dos leões. O VAR interviu, a decisão de Luís Godinho foi duplamente revertida e quem acabou por sair de cena foi Rúben Amorim, expulso na sequência dos protestos. Um fechar do pano que deixava água na boca para a cena final, mas a verdade é que a segunda parte esteve sempre longe do nível da primeira.

    Pepe estava a fechar as portas até que...

    Desde a bancada, Rúben Amorim era um espetador priveligiado, até por ser, juntamente com um adjunto, o único presente nas bancadas de Alvalade. Era daí que o técnico procurava intervir e mexer com o jogo, mas a verdade é que as alterações do treinador tardaram a resultar e em certos períodos pareceram até deixar os jogadores leoninos confusos. Do outro lado, Sérgio Conceição foi assistindo impávido e sereno a um jogo controlado por parte da sua equipa, sempre com Pepe pronto a suster qualquer ímpeto leonino.

    Defesa leonina passou por muitas dificuldades ©Kapta+

    Pelo tamanho da crónica facilmente percebe que a primeira parte teve muito mais para contar do que a segunda. É fácil de explicar. O Sporting continuou a cometer erros atrás, mas do outro lado o FC Porto também esteve longe de ser eficaz no aproveitamento. Em suma, eram duas equipas diferentes da postura da primeira parte e o jogo parecia mesmo arrastar-se para um final entediante, sem história para contar para lá das alterações - João Mário voltou a vestir a verde e branca, Toni Martínez, Nanu e Felipe Anderson estrearam-se nos dragões -, mas os últimos minutos fizeram-nos lembrar que isto era um Clássico e aqui as histórias duram até ao apito final.

    Quando as alterações de Amorim pareciam estar longe de fazer efeito, Tiago Tomás apareceu solto na direita e colocou na grande área, onde desta vez apareceu alguém para mexer com o leão. Jovane tinha sido uma sombra de avançado durante os 56 minutos que esteve em campo. Sporar, pelo contrário, apareceu para um desvio de calcanhar que Marchesin defendeu para a frente, onde apareceu Vietto para um empate que poucos já esperavam. Conceição ainda reagiu com a entrada de Taremi, que quase marcava a seguir, mas a história do Clássico acabou minutos depois.

    Sem adeptos, com muitos erros, mas com emoção até ao fim num resultado que, apesar de fora de casa, dói mais aos dragões do que aos leões. A equipa de Sérgio Conceição parecia ter o jogo controlado quando o Sporting chegou ao empate e, claro, tão cedo no campeonato, o FC Porto pode acabar a quarta jornada a cinco pontos do Benfica, algo que não estaria certamente nos planos azuis e brancos...

    U Sábado, 17 Outubro 2020 - 20:30
    Estádio José Alvalade
    Luís Godinho
    2-2
    Nuno Santos 9'
    Luciano Vietto 87'
    Matheus Uribe 25'
    Jesús Corona 45'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 4
    Lances Capitais
    GOLO Sporting!
    Nuno Santos marca
    Nuno Santos marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    25´
    GOLO FC Porto!
    Matheus Uribe marca
    Matheus Uribe marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    45´
    GOLO FC Porto!
    Jesús Corona marca
    Jesús Corona marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    87´
    GOLO Sporting!
    Luciano Vietto marca
    Luciano Vietto marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    A Chave

    Golo de Vietto: O FC Porto procurava fechar as portas e de repente o Sporting chegou ao empate. Os dragões ainda tentaram reagir, mas foi demasiado tarde.

    O Árbitro

    Dois lances polémicos na primeira parte, ambos a envolverem Zaidu. O nigeriano teve uma entrada sura sobre Pedro Porro que acabou por valer o amarelo e depois chegou a ver o segundo amarelo por penálti sobre Pedro Gonçalves. O lance foi revisto, o penálti anulado e o amarelo retirado, mas nem o VAR ajudou a tirar todas as dúvidas.

    O Melhor
    Ninguém queria perder

    O pior está relacionado com o melhor. Os erros defensivos surgem também pela vontade de ambas as equipas de conquistar os três pontos. Os leões arriscaram muito e foram premiados no final do encontro, os dragões assumiram o jogo após estarem em desvantagem e conseguiram uma reviravolta que não durou até final.

    O Pior
    Erros defensivos

    O Sporting pecou mais neste aspeto, mas o FC Porto não esteve isento de também os cometer, sendo que Pepe ajudou a disfarçar as falhas da equipa de Conceição. Neto e Coates tiveram um jogo de baixo nível e na direita Porro não ajudou. Nuno Mendes, o mais certinho na defesa leonina, também facilitou uma vez e daí resultou o golo. Para ganhar é preciso errar o mínimo possível e esta noite houve demasiados erros que impediram o triunfo de leões ou dragões

    Forma
    Sporting
    2020/2021
    5J
    3V
    1E
    1D
    8-6G
    FC Porto
    2020/2021
    4J
    2V
    1E
    1D
    12-6G
    Sabia que...by playmaker stats
    6 golos sofridos após 4 jogos na Liga: pior registo do FC Porto desde 1969/70
    7 pontos após 4 jornadas: pior arranque do FC Porto na Liga desde 2004/05
    FC Porto soma o 2.º jogo consecutivo sem vencer na Liga
    O Sporting voltou a pontuar num Clássico, depois de 6 derrotas consecutivas na Liga
    FC Porto volta a perder pontos num Clássico, o que não aconteceu na época passada
    3.º empate nos 4 últimos jogos entre as duas equipas em Alvalade na Liga

    Fotografias(20)

    Liga NOS: Sporting CP x FC Porto
    Liga NOS: Sporting CP x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PO
    @EgoFragil
    2020-10-19 02h18m por PortoDragao
    E toda a maneira como a equipa joga que esta errada. Estou convencido que se tivessemos jogadores de mias qualidade nas laterias e no meio campo, ele jogaria sempre da mesma maneira. Com este sistema e quase indiferente quem joga no meio campo, Loum, Baro, Uribe, Oliveira, Danilo. VItinha, etc. O Conceicao nao quer, porque nao sabe como o conseguir, ter um meio campo controlador e que marque o ritmo da equipa. O que o Conceicao espera do meio campo e que pare as investidas do adve...ler comentário completo »
    Dobradinha
    2020-10-18 22h20m por moreno07
    Eu não sei porque voces estao a criticar pessoal, sendo que :
    - Voces nao percebem nada de futebol
    - Voces sao adeptos do benfica
    - A culpa é do calendario
    - Ganhamos a dobradinha por isso não se preocupem
    JS
    matrioska_russa , é verdade
    2020-10-18 18h54m por jsilva77
    Quando se fala aqui do lance do segundo golo do Sporting, fica a nítida sensação que é um erro grosseiro de Anderson, mas não . . . É sim um grande corte, e bem arriscado, de Palhinha, salvo erro . . . Erro grave é o de Zaidu que naquela fase do jogo deveria estar a cobrir o seu flanco na saída da bola para o ataque, até porque ela estava longe de estar controlada, mas não . . . Vai como uma bala, mas recuperar está quieto, enfim . . . Ainda é novo e pode aprender a defender, tenha...ler comentário completo »
    Felipe Anderson - golo empate
    2020-10-18 17h53m por matrioska_russa
    Não vi o jogo todo, nem o golo do empate. Mas depois de tanto ler o nome do Anderson e as críticas, fui ver a jogada. Pensava que tinha feito alguma estupidez, perdido a bola de forma parva a armar-se em craque, com fintas e infantilidades, mas não, nada disso, nem a bola tinha controlada! Disputa uma bola, chega primeiro e dá um primeiro toque para tentar sair com a bola controlada e criar um contra-ataque de perigo, já bem longe da sua baliza, mas o Palhinha corta de carrinho e tem...ler comentário completo »
    Drifter e restantes users
    2020-10-18 17h30m por The_Knick
    A vantagem do Sérgio Oliveira, que com a saída do Alex Telles se vai acentuar ainda mais, são as bolas paradas. Para o SC é imprescindível ter alguém em campo para as bolas paradas, porque em muitos jogos e por muitas vezes, só assim consegue criar perigo. Até por aqui se vê a sua limitação. Sim, o Porto melhorou muito nesse capítulo, admito, mas isso deve ser um acréscimo a um bom futebol, e não uma das poucas "armas" para se criar perigo.

    Penso que, só essa justifi...ler comentário completo »
    rew
    2020-10-18 17h25m por moreno07
    Passamos de ricardo pereira - felipe - marcano - alex telles
    Para zaidu - pepe - mbemba - manafá
    Mas há alguma desculpa para isto? Querem ver que não o SC o culpado por isto?
    Ah espera eles vão ser os próximos nunos valentes e a culpa é da calendarização e não do treinador
    Kempes
    2020-10-18 16h38m por moreno07
    Para min a culpa nesse golo é do felipe anderson e do zaidu que não sei onde estava
    Eu não me importo que joguem os mesmos desde que tenham alguma qualidade (agora não aceito é que jogue por exemplo o marega quando temos o taremi)
    Para já dou o beneficio de dúvida ao felipe anderson mas não percebo porque saiu o diaz quando estava a ser o melhor
    SC
    2020-10-18 16h19m por moreno07
    O culpado desta derrota é o SC e não os jogadores. Quem criou o plantel e quem mete constantemente o mesmo 11 e marega, SO e o manafá a titulares é quem? É a minha avô?
    Quem decidiu que carraça, manafá, zaidu e nanu eram bons laterais para o nível fcp foi quem? Porque o saravia e o tomás esteves são piores em que mundo por acaso. .
    O SC é teimoso mete sempre os mesmos a jogar, tem a mania que o futebol é so corrida e sprints e não percebe que o que interessa são as individua...ler comentário completo »
    The_Knick
    2020-10-18 15h38m por MisticaEncarnada
    Concordo, em parte, contigo. Na temporada passada vi alguns jogos do Porto, inclusivé, o da vitória por 1-2 em Alvalade, e na minha opinião ganharam quase "sem saber ler nem escrever". Mas a verdade é que o campeonato da temporada passada foi muito fraco, tanto para os 3 grandes como para outros clubes, excepto Rio Ave, Famalicão e pouco mais.
    Cansa-me um pouco às vezes ler coisas vindas do Sérgio como "é preciso identidade", "os jogadores têm de saber o que é o Porto", etc,...ler comentário completo »
    JS
    The_Knick o meu aplauso para ti
    2020-10-18 15h08m por jsilva77
    E para a tua análise, já o escrevi aqui, nos mais variados tópicos do clube e concordo contigo a 100% . . .

    Muitos parabéns pela clarividência e pelo não seguimento de uma qualquer cartilha que desconheço . . . Colocando acima de tudo o clube tudo aquilo que deve representar, bem como o grau de exigência dos adeptos nas derrotas e nas vitórias, mesmo com toda a gratidão que temos para quem tanto deu ao clube . . .
    IF
    Comunicaçao social e afins. .
    2020-10-18 15h01m por ifcp27
    É ridiculo o destaque que dão ao suposto penalti para o sporting, quando nas imagens se ve claramente que nao existe qualquer penalti, e quem diz o contrario nao sabe ver futebol, o jogador do sporting atira-se claramente para o chao, zaidu nao o empurra nem puxa, e a decisão de reverter o penalti foi muito bem ajuizado, escandalo era se aquilo fosse penalti, agora. . existiu um penalti, e esse sim nem direito a var teve, mas desse ninguem fala, a comunicao social fecha os olhos, most...ler comentário completo »
    JS
    Engraçado como SC manda recadinhos
    2020-10-18 14h59m por jsilva77
    Em praça pública a determinados jogadores, mas nunca o fez em relação a jogadores como Marega, Sergio Oliveira ou Manafá . . . Já agora, a entrada de Toni naquele momento de jogo é revelador de quem fez pressão que o jogador vir, novela à lá Zé Luís e, já todos sabemos como acaba, em detrimento de um jogador que entra sempre bem nos jogos, como Taremi . . .

    Já agora, 4 avancados para quê ??? Quando todos sabemos que só jogamos com um e tem lugar indiscutível . . . Mareg...ler comentário completo »
    AS
    Halibut
    2020-10-18 14h57m por ASNL
    Nas duas primeiras épocas do SC não esquecer que fomos uma vez aos oitavos e outra aos quartos da Champions. Não esquecer que pusemos em sentido durante 45 minutos o Liverpool. Tens razão na questão Marega, se tivesse sido o Jackson no seu lugar, muito provavelmente teríamos conseguido chegar ao intervalo em vantagem nesse jogo. O problema é que neste momento os avançados dessa qualidade são caríssimos e mesmo sem o ser também não são nada baratos. Só ver os preços que o SLB pagou pelos jo...ler comentário completo »
    Fartinho do SC
    2020-10-18 14h56m por The_Knick
    SC é muito limitado. Ponto! Não chega para um clube como o Porto. Há 3 anos que dou o benefício. Este ano não dou mais. Chega!!

    Repito para os esquecidos, este é o QUARTO ANO do treinador no clube. O futebol praticado parece que pegou na equipa no início desta época. Onde estão as rotinas que tanto fala? Da equipa titular, só Zaidu não estava na época passada. Os jogadores conhecem-se. Foram campeões. E o futebol é sempre o mesmo época após época.
    Andamos nós, ...ler comentário completo »
    HA
    Plantel
    2020-10-18 14h52m por Halibut
    No início de época sempre defendi que renovações prioritárias tinham de ser feitas antes do fecho do mercado, falo de Sérgio e Otávio porque o meio campo precisa deles, quanto ao Marega sempre o inclui nas vendas junto com Zé, Aboubakar e Soares. . . Caso Sérgio e Otávio não renovassem eram imediatamente vendidos. . . O Telles já sabíamos que ia sair. . .

    Sempre disse que para além de Zaidu devia vir outro lateral esquerdo, quando vejo o Vinagre ser emprestado ao Olympiaco...ler comentário completo »
    AS
    Pirisca
    2020-10-18 14h50m por ASNL
    Acho que o protocolo foi seguido. Vendo o meu comentário abaixo, o VAR indicou ao árbitro que embora o braço estava nas costas do jogador do SCP, em nenhum momento se vê ação de empurrar, nem se colocando a questão de intensidade.
    AS
    rmrfernandes
    2020-10-18 14h48m por ASNL
    Eu por acaso vou me socorre da física. Não vejo em nenhum momento acção do braço quando esse "descola" do corpo do pote. Vamos então ver se houve reação do corpo do zaidu que indique que houve ação que leve a se quer pensar que pode ter havido empurrão. Não, o corpo do zaidu não ficou parado ou foi para traz indicando ação de empurrar.
    Pedro Gonçalves apenas foi para a frente tentar cabecear ou pontapear (não se percebe o que quis fazer) e como não chegou a bola reclamou do braço junto as costas dele.
    AS
    erwinsanchezfre king
    2020-10-18 14h42m por ASNL
    O SC exaltou se com um anti jogo de uma equipa que andou o jogo todo a simular lesões. O GR deve ter ficado umas 4 ou 5 vezes no chão. Essa equipa foi altamente criticada por imprensa internacional.
    Como disse um user mais abaixo, o Marche levou amarelo na primeira vez que demorou quando para as equipas ditas mais pequenas são preciso 4 ou 5 vezes para levar com a cartolina. E mais a partir daí está descansado da vida que não irá levar o segundo.
    HA
    Próximos jogos
    2020-10-18 14h34m por Halibut
    Fosse eu o treinador e no próximo jogo tirava imediatamente o Marega e colocava um ponta de lança de raiz, já no meio campo metia Grujic, dá outra pujança defensiva, Uribe ou Sérgio um deles saia.

    Para já dava um desconto ao Zaidu, ontem não jogou mal, não foi brilhante mas deve merecer mais oportunidades. . .

    O treinador que meta Marega no banco de vez.
    PORTO
    2020-10-18 14h32m por PORTO__INVICTUS
    ____________Marché____________
    _Manafá__Pepe___Sarr__Zaid u_
    ________Uribe_____Otávio _______
    __Corona___________ _____Díaz__
    ______Marega___ _Evanilson_____

    SC ainda estás a tempo!!!!! Já que a questao dos laterais já nao dá para fazer nada. . . .
    PI
    DJROCKER
    2020-10-18 13h47m por Pirisca
    São analizados, mas só devem ser comunicados ao árbitro se o VAR tiver visto algo de diferente do árbitro. Aqui o q está em causa, é a intencidade e essa não se vê se foi maior ou menor pelo VAR ou pelo árbitro, como tal o VAR n deveria ter intervido neste caso.

    Porto vs Sporting
    2020-10-18 13h44m por estaramosold
    A única coisa que continuo a pensar é como é que este Porto de SC ganhou 2 dos últimos 3 campeonatos, a jogar assim ou pior. . . Que atestado de incompetência aos rivais. . .

    Pessoalmente acho que o futebol é um jogo de contacto, logo 80% dos penaltis que se marcam em Portugal (ou que se reclamam que não são marcados) para mim não existem.

    Um aplauso ao VAR que optou por intervir num lance de dúvida e de interpretação, "minando" completamente o protocolo ou c...ler comentário completo »
    Treinador
    2020-10-18 13h34m por moreno07
    Um treinador que tira o luis diaz quando estava a ser o melhor em campo aos 57 minutos
    Um treinador que perde telles e pede. . . . . . nanu, formando o quarteto de atletismo e de laterais pior de sempre no fcp
    Depois coloca o marega sempre a titular quando tem taremi e evanilson mas isto lembra a alguem?
    Alguem consegue entender como vamos atacar a época com estes laterais? Com este meio campo e com o sérgio oliveira e marega a titulares? Os melhores jogadores estão no banco so o burro do SC não vê isso
    HA
    Escolhas
    2020-10-18 13h22m por Halibut
    Enquanto o treinador for teimoso vamos levar com o Marega quer jogue bem ou mal, para quem já teve pontas de lança como Falcao Jardel Domingos Gomes Jackson etc etc é um desrespeito meter o Marega sozinho na frente. . . O jogador nem renovou tem lugar de indiscutível, a sério que não percebo. . .

    Digam me o que disserem o treinador a mim nunca me convenceu, a lenga lenga de que voltou a dar títulos ao Porto passados 4 anos, na 1 época fez o óbvio, chamar Ricardo e Aboubaka...ler comentário completo »
    PI
    FCP-Logic
    2020-10-18 13h05m por Pirisca
    Não foi cumprido, o VAR só pode intervir se tiver um facto diferente do do árbitro para avaliar o lance o que não foi o caso.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...