betclicpt
      Presidente apresentou candidatura

      Luís Filipe Vieira deixa garantia em caso de reeleição: «Será o meu último mandato»

      2020/09/30 19:33
      Texto por Redação

      Luís Filipe Vieira apresentou esta quarta-feira a sua candidatura à presidência do Benfica e assegurou que no caso de ser reeleito cumprirá o seu «último mandato» na liderança do clube da Luz.

      «Tenho orgulho no trabalho realizado nestes 17 anos e estou aqui para anunciar a recandidatura ao meu último mandato como presidente do Sport Lisboa e Benfica», indicou Vieira, que lidera o Benfica desde 2003.

      «Nos próximos quatro anos continuaremos a crescer, a inovar, a ser pioneiros em muitas áreas, mas serão quatro anos em que o principal foco será a vertente desportiva», explicou o dirigente.

      Discurso na íntegra, citado pelo jornal A Bola:

      «Tenho 71 anos, a 4.ª classe, não falo inglês, tenho orgulho no trabalho realizado nestes 17 anos e estou aqui para anunciar a recandidatura ao meu último mandato como presidente do Sport Lisboa e Benfica!

      Sempre trabalhei para unir os benfiquistas, porque acho que só assim podemos continuar a crescer e a ter futuro. 

      Esta candidatura tem um passado, tem uma história, mas, acima de tudo, tem futuro, e é por isso que aqui estou!

      Nos próximos quatro anos continuaremos a crescer, a inovar, a ser pioneiros em muitas áreas, mas serão quatro anos em que o principal foco será a vertente desportiva.

      O próximo mandato será a base e ponto de partida para superarmos o que fizemos na última década. 

      E o que fizemos foi extraordinário!

      Foi a segunda melhor década da nossa história no futebol, a melhor década da nossa história nas modalidades e a melhor década da nossa história no capítulo financeiro. 

      Uma década em que reforçámos o nosso prestígio internacional, a nossa credibilidade, em que nos afirmámos como um dos melhores clubes a nível mundial. 

      Uma década em que tivemos contas positivas em sete anos– repito – sete anos!

      É isto que quero que o Benfica supere na próxima década, e é para isso que vou trabalhar no meu último mandato!

      Pela primeira vez em muitos anos, há vários candidatos. É algo que deve ser saudado, porque mostra a vitalidade do Benfica e reforça as garantias em relação ao futuro do clube.

      Gostaria, no entanto, de expressar o meu desejo para que a campanha decorra pela positiva, uma campanha de propostas, de ideias, uma campanha construtiva. 

      É esse o caminho que vou seguir, e espero que os restantes candidatos também o sigam!

      Não esqueço as críticas, porque elas fazem parte do percurso, e porque, quando elas são sérias, devem ser ouvidas. 

      Quem está à frente de uma instituição com a grandeza do Benfica também erra em algumas decisões e eu não sou exceção. 

      Errei, porque sou humano. Errei, porque quem decide não acerta sempre. Só não erra quem não decide. Por isso, a primeira garantia que quero aqui deixar é a de que estou disponível para ouvir, para acolher as boas ideias, venham elas de onde vierem. 

      As boas propostas têm sempre a porta aberta e cabem nos próximos quatro anos do Benfica, como couberam nos últimos 17.

      Já li e ouvi algumas das propostas das outras candidaturas. Há propostas que são boas, mas não são novas e já foram implementadas e há propostas novas que não são boas!

      Não podemos passar os próximos 30 dias apenas a deitar abaixo, a desvalorizar o trabalho feito, a menorizar resultados, a criticar tudo e todos, porque aqueles que só criticam raramente conseguem construir.

      Criticam as compras, criticam as vendas, criticam o equipamento, a falta de transparência das contas, a democracia do clube, o voto eletrónico, a Benfica TV, criticam...

      Não pode ser, porque estas críticas não atingem apenas o presidente do Benfica, atingem o Benfica enquanto instituição e todo o trabalho realizado nos últimos 20 anos. E é isso que eu não posso admitir.

      A nossa história é uma história de caráter, de superação, de querer. É uma história de resistência, de sucesso. É uma história que não admite nem fações, nem hipocrisia ou falsidades.

      Somos o clube português mais saudável do ponto de vista financeiro e mais preparado para enfrentar os próximos anos.

      Vão ser anos exigentes, mas já passei por situações bem mais complicadas e anos mais exigentes quando aqui cheguei.

      As contas do Benfica são auditadas anualmente, com relatórios detalhados e públicos, pelo que não percebo a crítica recorrente de alguns candidatos da oposição, mas estou disponível a acolher na minha lista para o Conselho Fiscal um elemento de cada uma das candidaturas da oposição para que possam perceber a transparência e o rigor das nossas contas. A porta está aberta. Não estejam apenas permanentemente a criticar.

      Já ouvi, também, falar em fim de ciclo. Mas como compreender que alguém possa falar em fim de ciclo quando o clube está hoje mais preparado, mais dinâmico, forte, estruturado, ambicioso e vencedor do que alguma vez foi?

      Não. Não é o fim de um ciclo, é a continuação de um ciclo de sucesso. É essa a minha ambição e a minha promessa.

      Já ouvi, igualmente, falar de que o Benfica não pode ser negócio. Pois bem, se o Benfica não for também negócio, não haverá nem sucesso desportivo, nem infraestruturas, nem formação, nem modalidades, nem medalhas olímpicas. 

      O Benfica é alma, é paixão, o Benfica são os sócios, mas também tem de ser negócio. Quem diz o contrário está apenas a usar uma frase vazia de sentido e de puro oportunismo eleitoral.

      Quero partilhar agora algumas notas finais:

      – O dono do clube são os sócios, e foi deles que recebi mandato e legitimidade para liderar o Benfica nos últimos 17 anos. Quando cheguei ao clube o dono do Benfica eram os credores. Foi comigo que se devolveu o Benfica aos sócios. Estou aqui, e conto continuar a estar, pelo voto dos benfiquistas;

      – Não festejo nem vendas nem contratações de jogadores! Se hoje há um projeto de formação conhecido e reconhecido a nível internacional, é porque ele foi construído ao longo da última década, quando muitos não acreditavam nele! E esse projeto é para continuar!;

      – Irei debater as minhas propostas com os sócios, e é assim que deve ser. São os sócios que devem ser esclarecidos, e todos os candidatos o podem e devem fazer. Irei nas próximas três semanas percorrer o país, falar com os sócios, debater com eles as minhas ideias para os próximos quatro anos;

      – O Benfica tem o sistema mais inovador a nível de voto. Mas, para calar insinuações que roçam o insulto, e para reforçar a possibilidade de todos os sócios do Benfica participarem nestas eleições, não só haverá, a par do voto eletrónico, o voto em papel, como os sócios do Benfica vão poder votar em todas as capitais de distrito de Portugal continental. Espero que o ruído à volta do processo eleitoral termine de vez;

      – O Benfica é hoje dos clubes com maior credibilidade a nível mundial. Cumpre com os compromissos assumidos, não tem ordenados em atraso, nem modalidades em risco de desaparecer. E quanto a mim, tenho a consciência tranquila, porque as insinuações não são um facto, e a justiça não se faz nos jornais ou nas televisões.

      - O Benfica são as pessoas e essa sempre foi a minha prioridade. Por isso a minha aposta, desde que aqui cheguei, no crescimento e modernização das Casas do Benfica. Sempre foi claro para mim a importância destas na divulgação da nossa mística, dos nossos valores, da nossa história! A aposta é para continuar!

      - Haverá nos próximos quatro anos um Conselho Estratégico que nos vai ajudar a pensar em novos desafios e a auxiliar nas dificuldades que possam surgir. Um Conselho Estratégico constituído por benfiquistas que representem uma inegável mais-valia para o clube.

      O ato eleitoral é o momento em que se dá a palavra aos sócios, é fundamental que os sócios exerçam esse direito, porque representam a base fundadora e a essência deste clube!

      Os próximos anos devem ser de união, por isso, depois das eleições, quem ganhar será presidente de todos os benfiquistas. O nosso futuro depende disso!

      Depois das eleições, não haverá vencedores ou vencidos, mas apenas benfiquistas.

      O Benfica de hoje é um clube vanguardista, moderno, inovador, mas é ao mesmo tempo um clube com espírito crítico, em que nos orgulhamos do trabalho feito e da nossa história, mas pensamos sempre no futuro e no que ainda podemos fazer. 

      Por isso “a história com futuro” que assumi como lema da minha campanha.

      Tenho a certeza – e é assim que termino – de que o meu pai, esteja onde estiver, estará orgulhoso do filho. 

      Cumpri a promessa que lhe fiz quando assumi a liderança do Benfica. Recuperei a mística e a grandeza do Benfica e isso é a melhor recompensa que posso ter destes 17 anos!»

      Portugal
      Luís Filipe Vieira
      NomeLuís Filipe Ferreira Vieira
      Nascimento1949-06-22(71 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      FunçãoPresidente

      Fotografias(97)

      Comentários (45)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      JC
      El-Mago-10
      2020-10-03 12h13m por JCCortez
      Podia continuar o bate-boca, mas para mim, estas notícias têm a validade de 24h. Entretanto, teste de realidade: Tem 1 milhão de Euros no bolso para pagar quotas aos Super-dragões?Se tem, assim de repente estou a lembrar-me de investimentos melhores para fazer. Se não, então nem como hipótese académica vale a pena perder tempo com isso. Saudações Benfiquistas
      JCCortez
      2020-10-02 13h46m por El-Mago-10
      Não disse nada disso. . .
      Esqueça o hacker. Pego em 1M de euros e pago as quotas aos super dragões para irem ao voto físico e adulterarem as eleições. Assim percebe melhor?
      Dizer que um sócio de um dia é igual a um sócio de 20 anos não faz sentido nenhum. Quando tinha 20 anos, a sua palavra tinha o mesmo peso na família que os mais velhos? Até podia ter, mas na generalidade não tem. O estatuto na família consegue-se ao longo do tempo e na família Benfiquista é igual. Os que hoje apenas têm um voto, daqui a alguns anos terão 50.
      JC
      El-Mago-10
      2020-10-02 11h33m por JCCortez
      O que você diz, não invalida em nada o que eu digo, aliás, e pelo contrário, reforça: se acha que um hacker pode modificar um voto "que vale 1", também pode modificar 1 voto "que valha 50", certo? É para isso que o sistema prevê presença física. Quanto ao resto, reafirmo o que disse: um sócio, um voto! Isto dos 50 votos pode vir de antes de LFV, mas não significa que não esteja mal. Se os "benfiquistas há muitos anos defendem o Clube", ninguém pode chegar e dizer que "os Benfiquistas...ler comentário completo »
      JCCortez
      2020-10-01 23h09m por El-Mago-10
      E se um rival que tem dinheiro para contratar hackers pagar quotas para falsificar uma eleição devido ao modelo uma quota - um voto?
      Isto é apenas um mecanismo de auto-defesa do clube e já existia muito antes da era LFV e na mesma foram eleitos diversos presidentes. Os Benfiquistas “velhos do restelo” como lhes chama, pagam quotas e defendem o Benfica há muitos anos. Um pouco mais de respeito por favor por aqueles que ajudaram o Benfica a ser o grande clube que é hoje.
      JC
      Está mal
      2020-10-01 20h20m por JCCortez
      Um caso a pensar são os associados com 50 votos. O voto de um único deles, implica que 50 associados - tão benfiquistas como eles, apenas com menor idade - que queiram mudança, fiquem logo ali anulados. Isto devia ser ilegal. Todos são benfiquistas. Um sócio, um voto. E não venham com a cantiga do tempo de sócio: pode-se ser sócio há 3 anos e ter feito mais pelo Clube que um que seja sócio há 30. Isto só significa que quem controlar "os velhos do Restelo" tem a Eleição no papo. Está ...ler comentário completo »
      Críticos
      2020-10-01 10h18m por zirel
      O Vieira tem inegavelmente obra feita:

      - o Benfica é um clube que está a léguas da concorrência em termos de saúde financeira, recuperou milhões do passivo e aumentou o activo
      - tem infraestruturas ao nível dos melhores mundo onde jogadores e treinadores têm tudo para trabalhar bem
      - tem vencido campeonatos e está preparado para continuar a vencer. Há-de perder alguns, tal como o campeonato passado
      - a formação passou a ser das melhores do mundo, ultrapass...ler comentário completo »
      FR
      El-Mago-10
      2020-10-01 01h38m por Fragha
      Muito bem!
      Campanhas
      2020-10-01 01h33m por El-Mago-10
      Estas eleições resumem-se a 2 candidatos: LFV e NL.

      Noronha Lopes é um candidato interessante, que na minha opinião tem sido mal aconselhado. Começou bem, mas ultimamente tem focado demasiado a sua campanha em ataques pessoais ao LFV. Gostava que focasse mais no Benfica e nos Benfiquistas. Uma coisa é apresentar ideias, outra é lidar com a realidade sempre muito complexa que envolve um clube gigantesco como o Benfica e em particular o futebol. E agradar aos Benfiquistas qu...ler comentário completo »
      Discurso LFV
      2020-09-30 23h38m por matrioska_russa
      Grande discurso, muito bem elaborado. . . pena não dar para acreditar, depois do longo historial de promessas que depois não eram bem promessas e afinal acontece o oposto.

      É caso para dizer que é um discurso "para inglês ver" (Man Citys ontem, hoje o Tottenham, amanhã o Wolves quem sabe)
      FR
      3deUMAvez
      2020-09-30 22h55m por Fragha
      Todos concordamos que era fundamental, mas só porque não se fez o que estava ao nosso alcance. As maratonas não se corrigem com sprints esporádicos, que foi aquilo que nos aconteceu. Tinha tudo para correr mal e correu. Como já alguém disse em baixo, em 10 jogos contra o PAOK ganharíamos 8. Estou certo de que, jogando duas semanas depois, teríamos passado com mais ou menos dificuldade. Aconteceu futebol, para mal dos nossos pecados, mas acho que isso não hipoteca nada do nosso futuro...ler comentário completo »
      Luís Filipe Vieira
      2020-09-30 22h34m por ReturnoftheEagle
      Em 2024 bate a amnésia e candidata-se outra vez. . . penso que, infelizmente, já todos vimos este filme.
      Falando mais a sério, não gosto do homem (apesar de lhe estar grato por tudo aquilo que deu ao Benfica numa fase dificílima da história do clube) e penso que o seu ciclo já chegou ao fim. Ainda assim, aquilo que quero é, simplesmente, o melhor para o Benfica. Se todos os outros candidatos forem (ainda) piores que Vieira, não vou desejar a sua saída só porque não gosto dele.
      3deUMAvez
      2020-09-30 22h33m por slbmeireles
      Mas foi investido na equipa, gastou-se mais de 60 milhões na equipa na época passada.
      Mas o futebol praticado foi horrivel. JJ mesmo com o plantel da época passada metia aquilo a jogar nao tenho qualquer duvida.
      MisticaEncarnad a
      2020-09-30 22h27m por Markes88
      E claro que também estou a gozar na última tirada.

      Mas concordo, a energia pode não ser a mesma, é sim visível no PdC. . . .
      MisticaEncarnad a
      2020-09-30 22h23m por Markes88
      Sim. . . . talvez fosse obrigado a cortar o bigode. . . .
      Markes88
      2020-09-30 22h17m por MisticaEncarnada
      Claro que estou aqui a gozar mas uma pessoa pode sentir que já não tem mesmo energia. É notório que o Pinto da Costa, por exemplo, aparece menos, está mais calmo, etc que há 15 anos atrás
      3D
      Fragha
      2020-09-30 22h17m por 3deUMAvez
      Completamente de acordo. Como é evidente esse era o cerne da questão: Ter vencido o campeonato.
      Basilar, o apuramento, no contexto de que era fundamental para as aspirações, em virtude de não terem acesso directo por terem falhado a conquista do título.

      Também é verdade acerca das decisões
      Markes88
      2020-09-30 22h15m por MisticaEncarnada
      Caso deixe de ser presidente a saúde é capaz de piorar. . . digo eu, não sei.
      MisticaEncarnad a
      2020-09-30 22h13m por Markes88
      É provável. Mas repara. . . . daqui a 4 anos ele terá 75 anos. Nem todas as pessoas chegam aos 80 anos com saúde. . .

      Verdade que no futebol há um exemplo sobejamente conhecido que atingiu e continua, mas não acho que LFV queira competir nessa questão de idades, quem fica como o maior dinossauro do futebol português de sempre. . . . .
      3D
      slbmeireles
      2020-09-30 22h09m por 3deUMAvez
      O futebol é mesmo o momento. . . E esta época transacta foi mesmo atípica, estranha até no que diz respeito ao Benfica.
      Lage foi Campeão e bem. Depois perdeu-se, e perdeu a equipa. A sequência de jogos ganhos ia disfarçando o futebol sofrível, e tudo fica entornado no jogo com o Fcp. Nunca mais, de forma surreal, conseguiram emendar o mal. Mesmo com o rival a perder bastantes pontos.
      Mas devia ter investido na equipa, antes de chegar a esse desfecho. Tal como deveria ...ler comentário completo »
      Correcção
      2020-09-30 22h02m por MisticaEncarnada
      ". . . a minha paixão" e "presidente"
      Fragha
      2020-09-30 22h01m por slbmeireles
      nem mais eu vejo pela mesma perspetiva

      Eu acredito que temos tudo para ser campeões este ano, temos treinador, temos melhor plantel, mais experiência. Obvio que não vai ser um passeio o Porto tambem vai andar la em cima, seja a jogar bem ou mal, eles vao andar la em cima, porque a realidade é que ja se viu o ano passado na primeira volta, mesmo a jogar mal, Benfica e Porto ganhavam.
      Ja na Liga Europa acredito que podemos fazer uma grande campanha, não digo ganha...ler comentário completo »
      Palavras de LFV
      2020-09-30 22h01m por MisticaEncarnada
      Hoje:
      "estou aqui para anunciar a recandidatura ao meu último mandato como presidente do Sport Lisboa e Benfica".
      Daqui a 4 anos:
      "Bem sabem que a minha intenção era de não cumprir mais nenhum mandato mas minha paixão pelo Benfica e a certeza de que vamos no rumo certo, bem como o facto de não haver uma candidatura à altura da grandeza do Spór Lisboa e Benfica levam-me a candidatar outra vez ao cargo de presenidente deste grandioso clube. . .
      A obra. . .
      ...ler comentário completo »
      FR
      3deUMAvez
      2020-09-30 21h48m por Fragha
      O objetivo basilar era ter ganho o campeonato anterior.
      Ser eliminado num jogo com as características como o do PAOK, não é nenhum escândalo.
      O erro foi cometido o ano passado, quando mantivemos o Laje, mas a verdade é que Vieira ficou refém da recuperação histórica de 2018/19. Perder um campeonato para uma equipa intervencionada que tem como estrela o Marega, foi o pior que poderia acontecer na situação atual, pesadas todas as circunstâncias. Esse sim, foi grande erro de...ler comentário completo »
      3deUMAvez
      2020-09-30 21h47m por slbmeireles
      Sim mas o problema foi Lage ser campeão na época que entrou a meio e deu a reviravolta. Isso fez mante-lo como aposta e manter a aposta na formação.

      É um pouco como aconteceu no Porto este ano, se SC não tivesse dado a volta a este campeonato podes ter a certeza que tinha ido de vela no fim desta época, ele nao foi a meio por um triz, ate chegou a colocar o lugar á disposição. Aquele jogo com o Porto em fevereiro foi a reviravolta. Se por um lado no Benfica nao se falava em...ler comentário completo »
      FR
      Arrasou
      2020-09-30 21h43m por Fragha
      Quer gostem, quer não, é um texto que deixa qualquer um dos outros candidatos a apanhar bonés. É normal, está numa posição confortável e joga com as fraquezas dos outros, mas não deixa de lhes abrir as portas, o que é revelador daquilo que tem feito ao longo destes anos.
      O único candidato que me deixava na expectativa era o Noronha, mas tem-me desiludido, e esta tirada de hoje ainda mais.

      As críticas de que não haveria debate, a polémica ridícula dos votos (quand...ler comentário completo »
      12
      Tópicos Relacionados
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      em direto
      PFE 3-2 FCP em direto!
      GOLO FC Porto! Otávio marca Acompanhe aqui o Paços de Ferreira x FC Porto em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      EgoFragil 30-10-2020, 22:20
      carloscorreia368 30-10-2020, 22:19
      ReturnoftheEagle 30-10-2020, 22:19
      SI
      simaoandrade1997 30-10-2020, 22:19
      CH
      Cheguei_Agora 30-10-2020, 22:19
      EgoFragil 30-10-2020, 22:18
      Roby_O_Imperador 30-10-2020, 22:18
      slbmeireles 30-10-2020, 22:17
      mikinhasrota 30-10-2020, 22:17
      ReturnoftheEagle 30-10-2020, 22:16
      SCB1375 30-10-2020, 22:15
      EgoFragil 30-10-2020, 22:15
      EgoFragil 30-10-2020, 22:13
      carloscorreia368 30-10-2020, 22:11
      slbmeireles 30-10-2020, 22:11
      PE
      PeterSundays 30-10-2020, 22:10